sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Desejo a todos/as um Feliz Ano de 2011

Partilho convosco um poema que li e gostei.
Desconheço a autoria.


"O nosso caminho é feito
Pelos nossos próprios passos…
Mas a beleza da caminhada…
Depende dos que vão connosco!

Assim, neste NOVO ANO que se inicia
Possamos caminhar mais e mais juntos…
Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ,
SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR.

O ano se finda e tão logo o outro se inicia…
E neste ciclo do “ir” e “vir”
O tempo passa… e como passa!
Os anos se esvaem…
E nem sempre estamos atentos ao que
Realmente importa.

Deixe a vida fluir
E perceba entre tantas exigências do cotidiano…
O que é indispensável para você!
Ponha de lado o passado e até mesmo o presente!
E crie uma nova vida… um novo dia…

Um novo ano que ora se inicia!
Crie um novo quadro para você!
Crie, parte por parte… em sua mente…
Até que tenha um quadro perfeito para o futuro…"


Feliz ano de 2011 !!

sábado, 25 de dezembro de 2010

Projecto Crescer Seguro

Nós cantamos por uma causa!


A Modalfa e a Operação Triunfo voltam a unir-se para dar voz a uma grande causa: Projecto Crescer Seguro, criado para dar mais força às vidas que começam na Ajuda de Berço e às vidas que recomeçam com a APAV.
Compre o seu cachecol e apoie este projecto.
Junte-se a nós nesta causa. Ao comprar um cachecol por 5€, está a ajudar com 2€ este projecto.
Para mais informações, consulte o site:
modalfa.pt

Fonte: http://www.apav.pt/portal/

Estudo sobre Pobreza

Ficam aqui os links com os resultados de um estudo encomendado pelo Banco Alimentar e pela Entre Ajuda ao Centro de Sondagens da Universidade Católica sobre a situação de pobreza actual do país.


http://www.ucp.pt/site/resources/documents/CESOP/relatorios/Inqu%C3%A9rito%20%C3%A0s%20institui%C3%A7%C3%B5es%20de%20solidariedade%20social%20-%20Relat%C3%B3rio%20Preliminar%20Parcial.pdf


http://www.ucp.pt/site/resources/documents/CESOP/relatorios/Utentes%20de%20Institui%C3%A7%C3%B5es%20de%20Solidariedade%20Social%20-%20Relat%C3%B3rio%20S%C3%ADntese.pdf

Novas Histórias na Protecção das Crianças "Um Modelo Integrado"



Inscrições: Fundação O Século, Gabinete de Formação e Relações Públicas
                 Telefone: 214647770
                 E-mail: erica.violette@oseculo.pt

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

sábado, 18 de dezembro de 2010

Aprovado IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica


No dia 17 de Dezembro de 2010 foi aprovado o IV Plano Nacional contra a violência Doméstica (2011 -2013), estruturado com base nas políticas nacionais e em articulação com orientações internacionais às quais Portugal se encontra vinculado.
 
Consulte o Diário da República: http://dre.pt/pdf1sdip/2010/12/24300/0576305773.pdf

Associação Olhar 21

Associação Olhar 21, com Sede na Escola Primária no Lugar dos Palheiros, Freguesia de Torres do Mondego (Coimbra), solicitou a divulgação da sua iniciativa, Vamos Ajudar Associação Olhar 21, e as crianças com Trissomia 21, adquirindo o Livro “Olhar de Afectos – O Nascimento do João”, da Escritora Natércia Girão, com o Prefácio do Dr. Laborinho Lúcido, no valor de 6,50 Euros.
Esta iniciativa tem como objectivo a angariação alguns fundos, para ajudar no seu funcionamento.
A Junta de Freguesia de Torres do Mondego disponibilizou-se para vender o referido Livro, na sua Sede, durante o período do seu funcionamento, como forma de apoio a esta Associação de carácter social. Visite o seu Site em http://www.olhar21.com/

Participe nesta Iniciativa!

Para prevenir situações de risco: Rui Pereira quer criar Sistema Nacional de Emergência Infantil

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, afirmou hoje que tudo fará para ajudar a criar um Sistema Nacional de Emergência Infantil com a metodologia e modelo desenvolvido e praticado pelo Refúgio Aboim Ascensão, em Faro.

“Essa é uma questão que se dirige a todo o Governo, mas pela minha parte tudo farei para apoiar esse desígnio que já foi apresentado pelo dr. Villas-Boas (director do Refúgio) ao Governo. Sendo uma matéria que diz respeito ao Governo no seu conjunto também diz respeito ao MAI, porque a criança é uma prioridade para nós”, afirmou Rui Pereira aos jornalistas após visitar a instituição.

O Sistema Nacional de Emergência Infantil voltou hoje a ser defendido por Luís Villas-Boas durante a visita de Rui Pereira.

O director do Refúgio Aboim Ascensão considera “essencial” haver uma rede nacional e europeia de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que atuem com a mesma metodologia utilizada pelo Refúgio, que abriga provisoriamente crianças entre os 0 e os 5 anos em situações de risco, por indicação de tribunais, da Segurança Social ou de Comissões de Proteção de Menores de todo o país até poderem regressar às suas famílias.

Rui Pereira disse que a visita serviu para “transmitir uma palavra de apoio e público apreço ao dr. Villas-Boas pelo trabalho magnífico desenvolvido” e defendeu que “esse trabalho deve ser um estímulo para todos para replicar esta experiência em todo o país e no estrangeiro”.

“Vimos aqui dezenas de crianças com histórias muito problemáticas de abandono, de abuso, de maus tratos e, apesar dessas histórias tristes, vimos despertar um sorriso nessas crianças, que resulta do trabalho competente e dedicado do senhor diretor e de toda a sua equipa”, frisou o governante.

Rui Pereira sublinhou ainda que também “na perspetiva do Ministério da Administração Interna (MAI), dos serviços e forças de segurança e dos serviços de Proteção Civil as crianças são consideradas uma primeira prioridade”.

“Desenvolvemos as nossas missões de segurança e Proteção civil a pensar em todos os cidadãos, porque a segurança é um direito de todos, mas à cabeça pensamos nas crianças, com pessoas especialmente vulneráveis e que representam, afinal, o nosso futuro”, afirmou.

O ministro precisou que esta perspetiva “vale para os serviços e forças de segurança, que se empenham em programas de policiamento de proximidade apontados justamente para as crianças, como o Escola Segura”, mas também para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que “está a desenvolver o programa o SEF Vai à Escola” com o objetivo “de retirar o estigma da imigração ilegal das crianças” estrangeiras.

O ministro considerou ainda que o trabalho da instituição de Faro pode ajudar a prevenir a delinquência juvenil.

Fonte: http://www.publico.pt/Sociedade/rui-pereira-quer-criar-sistema-nacional-de-emergencia-infantil_1471510

Jornal Público de 18/12/2010

Cruzamento de dados leva a corte de 15 por cento dos subsídios sociais de desemprego

A Segurança Social cortou 15 por cento dos 67.927 Subsídios Sociais de Desemprego, na sequência do processo de reavaliação destas prestações sociais não contributivas, revelou o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques.


No balanço dos resultados de uma avaliação de rendimentos dos beneficiários, Pedro Marques afirmou que “não se trata de ficar satisfeito por cortar, trata-se do dever de cumprir uma legislação que é preferível a fazer cortes cegos nas prestações de natureza não contributiva”.

A reavaliação das prestações de Subsídio Social de Desemprego e de Rendimento Social de Inserção foi feita nos beneficiários que já efectuaram a prova de condição de recursos, medida que entrou em vigor a 1 de Agosto. Segundo Pedro Marques, esta reavaliação foi também conseguida através do cruzamento integral de dados com o Ministério das Finanças incluindo assim rendimentos de trabalho, capitais e de património imobiliário.

O resultado do processo de reavaliação concretizado no processamento de Dezembro de 2010 abrangeu um universo de 67.927 prestações em curso tendo originado a cessação de 10.291 prestações, o que corresponde a 15 por cento do Subsídio Social de Desemprego. Em termos de despesa, segundo o secretário de Estado, este processo teve um impacto de 3,6 milhões de euros no mês de Dezembro, estimando o Ministério do Trabalho e da Segurança Social um impacto na despesa na ordem dos 33 milhões de euros nos anos seguintes.

Já no que respeita ao Rendimento Social de Inserção, o processo de reavaliação doas prestações de rendimento social de inserção abrangeu um universo de 127.478 requerimentos. Em termos globais, o processo originou a cessão de 8.321 prestações, o que corresponde a 6,5 por cento das prestações de Rendimento Social de Inserção. No âmbito deste processo foi também aumentado o valor pecuniário de 10.994 prestações e diminuído de outras 34.443.

Segundo o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, este processo de reavaliação teve um impacto de 1,7 milhões de euros no mês de Dezembro, estimando o Governo um impacto na despesa na ordem dos 20,4 milhões de euros em 2011. “A aplicação desta legislação permite cumprir o orçamento da Segurança Social em 2010 e ter confiança no cumprimento em 2011”, disse o responsável, adiantando que estas medidas permitem uma poupança de 200 milhões de euros.

Prova de rendimentos
Mais de 800 mil beneficiários de prestações sociais já efectuaram a prova de rendimentos, um procedimento obrigatório até ao final do ano, sob pena de suspensão dos pagamentos. Pedro Marques apelou a todos os beneficiários que ainda não fizeram este procedimento obrigatório para que o efectuem até ao fim de 2010, sob pena de perderem os apoios sociais. “A prova de recurso é uma obrigação legal e tem de ser cumprida até ao final do ano porque temos a obrigação de garantir que os recursos são para quem mais precisa”, disse.

O governante frisou que a não apresentação desta prova extraordinária implica a suspensão de prestações sociais que, para algumas famílias, são essenciais. “Temos feito tudo para que as pessoas compreendam que têm de fazer a prova de condição de recursos e que têm de o fazer até ao final do ano”, disse.

A partir deste ano a entrega da prova de rendimentos passou a ser feita através da Segurança Social Directa, tendo o governo garantido medidas de apoio para ajudar os beneficiários na realização do novo procedimento. Esta prova de rendimentos é necessária para os utilizadores do rendimento social de inserção, subsídio social de desemprego ou abono de família. A prova de Condição de Recurso poderá ser efectuada pelo próprio beneficiário, nas Lojas do Cidadão (desde que apetrechada com quiosque de acesso à Segurança Social Directa) ou em qualquer Serviço de Atendimento da Segurança Social.

Fonte: http://economia.publico.pt/Noticia/mais-de-18-mil-pessoas-perderam-subsidios-de-desemprego-e-rsi_1471559

Jornal Público de 18/12/2010

Sociedade de Promoção Social Obra do Frei Gil precisa do seu apoio

A Sociedade de Promoção Social Obra do Frei Gil é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que conta com 68 anos e dinamiza a resposta social de Lar para Crianças e Jovens. Ao longo dos anos tem subsistido das comparticipações da Segurança Social, da colaboração dos amigos e de empresas que fazem da responsabilidade social um modo de estar na vida.
Esta é uma entidade que se habituou a viver com pouco, mas agora esse pouco começa a faltar.
Neste mês dificilmente irão pagar o subsídio de natal aos seus colaboradores e se a Segurança Social não renegociar em tempo útil os Acordos de Cooperação teme-se pelo futuro da Instituição.

Colabore!

NIB: 0036 0188 99100030678 41

S.P.S. - Obra do Frei Gil
3071-908 Praia de Mira
Telefone: 231 471159
Fax: 231 472 531

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Optimismo e Felicidade - na Construção da nossa Realidade

Se considerarmos a felicidade como um percurso de vida gratificante, tendo em conta os descontínuos inerentes, podemos perceber que esta não tem de ser uma meta inalcançável, mas poderá ser consequência da forma como encaramos a nossa realidade e as expectativas que criamos.

Apreciar aquilo que de positivo nos acontece - um sorriso, um telefonema, uma conversa agradável, uma paisagem, uma música... - é um exercício diário que nos pode trazer maior bem-estar. Mesmo em momentos difíceis, temos maior confiança quando nos lembramos dos desafios já ultrapassados, trazendo à consciência as nossas competências para lidar com as diferentes situações, mais ou menos exigentes.

Concebendo as três dimensões da felicidade identificadas por Seligman (2002), director do Centro de Psicologia Positiva, encontramos as emoções positivas, o envolvimento e o sentido para a vida. Assim, ser feliz pode passar por experimentar emoções positivas - sejam elas o prazer do momento presente, o orgulho e contentamento pelas experiências vividas e/ou a esperança e optimismo face ao futuro - o estar envolvido em tudo o que faz nos seus dias (no trabalho, com a sua família ou nas actividades de lazer); bem como encontrar algo que dê sentido à vida - através da família, de uma filosofia de vida, uma religião, uma ideologia política, uma comunidade que o faça mover-se e sentir que dá o seu melhor contributo.

Ao criarmos rotinas que dão sentido aos nossos dias, que nos trazem emoções positivas (como a alegria, o amor, o contentamento, a serenidade) e estarmos envolvidos nas actividades que fazemos, estamos a aumentar o nosso bem-estar, mas também a apostar na prevenção, já que estaremos mais apetrechados para lidar com todos os desafios que surgirem.

Num estudo realizado por Barbara Frederickson (2003), verificou-se que efectivamente as emoções positivas alargam horizontes e potenciam a capacidade para a resolução de problemas, ajudando os indivíduos a encontrarem recursos pessoais.

Ter uma atitude optimista ajuda-nos assim, em termos pessoais mas também profissionais, a acreditar e a desenvolver a capacidade de sonhar, criando uma visão que vai além dos obstáculos. Permite-nos ganhar perspectiva sobre a realidade e considerar os obstáculos como desafios, transformando as dificuldades em potencialidades de crescimento e auto-conhecimento. Para uma perspectiva optimista perante o futuro, será importante reconhecermos as nossas capacidades já demonstradas no passado e valorizarmos o que temos no presente (as relações afectivas familiares e de amizade, o trabalho que temos, a casa, a vizinhança, etc), pois é importante acreditarmos em nós como construtores da nossa realidade.

Se é verdade que a realidade poderá trazer situações muito adversas, o modo como a encaramos está directamente relacionado como a forma como nos percebemos na vida. É importante lembrarmo-nos que somos agentes activos das nossas vidas e que podemos sempre procurar melhorar a nossa realidade.

Adaptar as expectativas que temos à nossa realidade é ainda fundamental neste percurso. Se sonhar potencia um maior bem-estar, desconstruir esse sonho em pequenos objectivos realistas alcançáveis a curto e médio prazos, tendo em conta as nossas circunstâncias do momento, é uma das chaves para manter os níveis de bem-estar e prevenir alguma frustração.

Ser optimista a procurar a felicidade implica assim a capacidade de olhar a realidade e acreditar na nossa capacidade de agir para a melhorar - não será uma panaceia ou uma fórmula milagrosa de estar sempre alegre, mas certamente um modo de ter mais sorrisos nos bons e óptimos momentos, com uma maior capacidade de os apreciar e valorizar, e uma maior serenidade para lidar com situações adversas. O optimismo é assim uma forma de optimizar a nossa visão da realidade, procurando potencialidades e recursos.


Catarina Rivero, Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa.

Fórum internacional 'Integração de Imigrantes'

O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural - ACIDI, IP organiza o Fórum Internacional “Integração de Imigrantes”,  promovido no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Migrante, que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2010. No quadro desta iniciativa serão lançadas e discutidas cinco novas publicações do Observatório da Imigração, acerca de imigrantes idosos, imigração e sinistralidade laboral, imigração e saúde, imigração e género e imigração e justiça penal.
O Fórum visa promover o debate e a reflexão em torno da integração dos imigrantes, mobilizando o diálogo entre investigadores, decisores políticos, representantes de organizações da sociedade civil, contando, ainda, com a presença de especialistas internacionais desta área.

Consulte, para mais informações, o programa e o convite para o Fórum. As confirmações de presença deverão ser feitas através do e-mail seminarios@acidi.gov.pt ou do telefone 21 810 61 70, até ao dia 14 de Dezembro.

Fonte: http://www.oi.acidi.gov.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=2658

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Protocolo para proteger crianças e jovens em risco

Várias instituições assinaram na terça-feira (23/11/2010) um protocolo de cooperação para melhorar a capacidade de resposta a nível local e regional aos casos de maus tratos a crianças e jovens em contexto de violência doméstica, noticia a agência Lusa.
Vasco Prazeres, coordenador da Comissão de Acompanhamento da Acção de Saúde para Crianças e Jovens em Risco, defende que «o principal objectivo é prevenir os casos de maus tratos, mas quando isso não for possível, dar a melhor resposta para que não haja uma reincidência».
O protocolo integra a Direcção-Geral da Saúde a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, a Coordenação Nacional para a Saúde Mental e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
«Em termos gerais, o que se pretende é fomentar uma maior articulação entre as diversas instituições», esclarece Vasco Prazeres. No decurso deste plano de acção, as instituições outorgantes do protocolo têm de elaborar e divulgar um plano de acção com base em experiências-piloto, bem como monitorizar as suas acções e elaborar um relatório anual.
Vasco Prazeres lembra que a violência doméstica não é só a agressão física, e que a própria lei de protecção de crianças e jovens tipifica o facto de existir risco quando o menor está exposto a maus tratos psíquicos. «Sendo que sempre que há maus tratos físicos há também violência psíquica», sublinha.
Apesar da realidade ainda existente – em 2009 houve 1777 menores vítimas de maus tratos físicos e 3554 de maus tratos psicológicos –, o coordenador da acção refere que as mentalidades estão a mudar.
«Não só na representação social mas também nas diferentes instituições está a perder-se a ideia de que não se deve interferir na intimidade do lar nem nos filhos dos outros», diz Vasco Prazeres. «Já não olhamos para esse fenómeno com indiferença», frisa.

CASA DA ACREDITAR EM COIMBRA

Campanha de Natal 2010 Acreditar RFM
A RFM tem mais um desafio este Natal. É verdade que os tempos não são fáceis mas também é verdade que é nestas alturas que mais pessoas precisam da nossa ajuda.
A Acreditar tem casas que recebem gratuitamente as crianças acompanhadas pelos pais ou outros familiares, que residem longe dos hospitais para que estas possam efectuar os tratamentos necessários. A Casa da Acreditar funciona como “uma casa longe de casa” pelo que as famílias cuidam dos seus quartos, dos espaços comuns da casa e confeccionam as suas refeições.

 Uma das casas da Acreditar, a de Coimbra, precisa da tua ajuda para fazer face às despesas. Tem 20 quartos e cada quarto custa por ano cerca de 10 mil euros.

Neste momento, com o teu contributo, há dinheiro para suportar as despesas anuais de um quarto… Quando passares pelo Multibanco, lembra-te destas crianças e contribui com o que puderes, mesmo que seja pouco. Vai à opção “pagamento de serviços! E preenche os campos “entidade” e “referência” com o número 8. Se preferires faz uma transferência para a conta do Bes “Acreditar RFM”, o nib está no site da RFM.
Obrigada pela tua ajuda… faltam só 19 quartos … já faltou mais e tenho a certeza que vamos conseguir!
 
alt