segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Exposição 'Saúde em Português no Mundo'

Saúde em Português promove a exposição "Saúde em Português no Mundo", que reflecte o trabalho dos|as voluntários|as ao longo dos seus mais de 17 anos. Esta exposição estará patente na Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, de 1 a 31 de Março, todos os dias das 10H00 às 22H00. 
A sessão de inauguração decorrerá no dia 1 de Março, pelas 18H00, e contará com a presença do Dr. Hernâni Caniço, Presidente de Saúde em Português e do Dr. Humberto Vitorino, Vice-Presidente.
Saúde em Português convida todos|as a visitarem esta exposição.


Local da Exposição:
Estádio Cidade de Coimbra
Rua D. Manuel I, n.° 26 e 28
3030-320 Coimbra
Tel: 239 406 266
Fax: 239 406 312

Ciclo de Conferências em Serviço Social 2011 _ UTAD | CETRAD

O Departamento de Economia, Sociologia e Gestão (DESG) e o Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), vão, no âmbito do 1º Ciclo de Estudos em Serviço Social, realizar o Ciclo de Conferências em Serviço Social – 2011.

A complexidade crescente dos processos de mudança social em que os assistentes sociais e os trabalhadores sociais em geral se vêem envolvidos exige uma reflexão cada vez mais aprofundada quer sobre as transformações e dinâmicas societárias, quer sobre os fundamentos e métodos de intervenção em Serviço Social. Nesta perspectiva é esperada uma resposta qualificada e uma reflexão consistente sobre as novas e velhas realidades sociais bem como sobre os fundamentos de intervenção social nos diversos contextos de intervenção. Ao organizar-se este Ciclo de Conferências que serão feitas por pessoas cujo trabalho se afirmou e é reconhecido social e cientificamente, pretende-se contribuir para que se faça uma reflexão crítica de novos conhecimentos e novas abordagens, com vista a um maior aprofundamento destas novas realidades sociais. Esperamos que as mesmas se constituam como o espaço adequado para esse aprofundamento.

As conferências estão assim agendadas:
- Iª Conferência, dia 17 de Março, das 14:30 às 17:00 h, A Questão do Género em Serviço Social
                        Prof. Doutor Luís Santos, Universidade Fernando Pessoa - Porto
- 2ª Conferência, dia 6 de Abril, das 14:30 às 17:00 h, Os Serviços Sociais e os Profissionais em Contextos de Crise. Para repensar as formas de intervenção
                        Prof. Doutor Pedro Hespanha, Universidade de Coimbra
- 3ª Conferência, dia 13 de Maio, das 14:30 às 17:00 h, Tendências, Enfoques/Modalidades da Prática do Serviço Social
                        Profª. Doutora Berta Granja, Instituto Superior de Serviço Social do Porto

Local: UTAD, Auditório do CIFOP, Vila Real.

As conferências têm entrada livre, no entanto é necessário confirmar a presença.  
 
Informações e Inscrições
UTAD/DESG
Av. Almeida Lucena, 1
5000-660 Vila Real
E-mail: mmourao@utad.pt
Tel.: +351259302200
Fax: +351259302249
http://www.utad.pt/; http://www.cetrad.info/

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Livro "Deficiências / capacidades: manual para parlamentares"

No dia 15 de Fevereiro, terça-feira,  realizou-se, no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República, a cerimónia de lançamento do Manual elaborado pela ONU sob o título Deficiências/ capacidades, com o objectivo de apoiar os parlamentares nos seus esforços e iniciativas para implementar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada pelo Estado Português em 2007 e ratificada em 2009.
A cerimónia  contou com intervenções da Directora do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., do Sr. Professor Catedrático Gomes Canotilho (com contributos relevantes, entre outros, no âmbito dos direitos fundamentais), e  de deputados da 11ª Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública. O encerramento da cerimónia foi feito pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Salvador Serrão. 
A edição deste manual pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, IP é mais um passo na concretização dos direitos das pessoas com deficiência, de que podem beneficiar todos os agentes públicos e privados,  que de algum modo estejam envolvidos nesse processo, designadamente, as organizações não governamentais que representam as pessoas com deficiência e também os vários parceiros governamentais que no domínio das respectivas políticas precisam de ter em devida conta as especificidades das pessoas com deficiência.
   

Subprograma Para Todos 2011

Candidaturas 
As candidaturas ao Subprograma Para Todos 2011 decorrem no período de 25 de Fevereiro a 31 de Março e deverão estar enquadradas nas normas deste subprograma que obriga o preenchimento de um formulário de candidatura por projecto e de uma ficha de caracterização da Entidade / ONG.

O Subprograma Para Todos 2011 tem por objecto apoiar a nível financeiro, projectos enquadrados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, cuja execução e conclusão ocorra durante o ano 2011 e que contribuam para o combate à discriminação com base na deficiência, para a promoção dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência e para a sua efectiva participação na sociedade em igualdade de oportunidades.

As candidaturas a apresentar no âmbito do Subprograma Para Todos 2011 deverão incidir em projectos criativos e inovadores de acordo com as seguintes áreas temáticas de projecto:
a) Cultural – projectos a realizar pelas pessoas com deficiência, dirigidos à comunidade em geral – ex.: espectáculos, teatros, exposições e outros;
b) Desportiva – projectos a realizar pelas pessoas com deficiência, dirigidos à comunidade em geral e estão relacionadas com o desporto, de âmbito local, concelhio ou distrital, estando excluídos todos os projectos de desporto de alta competição e alto rendimento;
c) Recreativa – Colónias de férias – projectos de carácter lúdico, pedagógico, cultural, desportivo, a realizar pelas pessoas com deficiência preferencialmente em interacção com a comunidade;
d) Divulgação e sensibilização de boas práticas:
- Organização de eventos de sensibilização ou divulgação enquadrados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na política nacional da deficiência (conferências; encontros; seminários; exposições; concursos e outros);
- Publicações (boletins informativos, newsletters, revistas, livros, manuais, guias);
e) Conhecimento – Projectos que visem a realização de estudos que contribuam para o desenvolvimento científico nos vários domínios da deficiência. Os projectos a apresentar em candidatura deverão resultar de parcerias formais com entidades que intervêm na área da investigação e desenvolvimento científico e tecnológico
f) Formação parental e familiar na área da deficiência - Projectos dirigidos a pais, filhos e familiares de pessoas com deficiência.

Documentos disponíveis para descarregar:

Incluir Mais

Incluir Mais

Candidaturas 

As candidaturas ao Subprograma Incluir Mais 2011 decorrem no período de 1 a 28 de Fevereiro e deverão estar enquadradas nas normas deste subprograma que obriga o preenchimento de um formulário de candidatura por projecto e de uma ficha de caracterização da ONG e das delegações ou núcleos.

Documentos disponíveis para descarregar:

Acção Qualidade de Vida 2011

Acção Qualidade de Vida 2011

Período de candidaturas entre 11 de Fevereiro e 29 de AbrilAQV_2011

Muitas pessoas com deficiência motora não possuem os recursos financeiros necessários que lhes permitam ter uma vida com qualidade. Estas pessoas têm projectos de vida, objectivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios.
A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda de pessoas com deficiência motora, os quais obviamente não pode apoiar aleatoriamente sem a definição de critérios e requisitos.
A Acção Qualidade de Vida foi a forma que a Associação Salvador encontrou para ajudar parte destas pessoas a cumprir os seus objectivos de vida. Aspessoas têm que candidatar-se durante um período determinado pela Associação Salvador, e enviar um conjunto de informação acompanhado por um projecto de vida, sujeita a análise de um júri, e avaliada com base nos seguintes critérios: Grau de Incapacidade motora; Condição Sócio Económica; Grau de Necessidade do Apoio; Grau de Integração; Motivação para a Mudança; Impacto na Comunidade.  
Para se candidatar à Acção Qualidade de Vida 2011 é obrigatório que leia o regulamento que está disponível para download aqui .

Fonte: http://www.associacaosalvador.com/index.php?option=com_content&view=article&id=5&Itemid=8&lang=pt



Uma Luz no Meio de Nós - As crianças e os adolescentes perante a morte

Uma Luz no Meio de Nós
As crianças e os adolescentes perante a morte
Um livro de Pedro Strecht
 
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 96
Editor: Assírio & Alvim
ISBN: 9789723714760
 
Sinopse
A morte é emocionalmente sentida desde os primeiros anos de vida. A forma como as crianças e os adolescentes elaboram o conceito de morte depende de fases do seu desenvolvimento emocional e cognitivo. Mas, perante uma situação de perda, é fundamental ajudar os mais novos a organizar um processo de luto para ultrapassarem dificuldades reactivas ou futuras.
 
 

Cruz Vermelha Portuguesa lança projecto de cuidados a idosos e deficientes no domicílio

15-2-2011 - A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lança terça-feira um projecto de cuidados no domicílio para idosos e doentes com "carências" que pretende abranger "alguns milhares" de pessoas em todo o país, disse à agência Lusa o presidente da instituição. O projecto, que será apresentado na cerimónia de encerramento das comemorações dos 100 anos da Bayer em Portugal, surgiu com a "crescente necessidade de serviços de reabilitação e prestação de cuidados aos seniores dependentes, pessoas portadoras de deficiência e crianças". "A população idosa está a aumentar", estimando-se que metade dos idosos com mais de 85 anos tem "uma situação de dependência, o que significa que precisam de ajuda", adiantou Luís Barbosa.A Cruz Vermelha entendeu que "tinha obrigação" de criar um conjunto de métodos e uma rede de referenciação de voluntários e profissionais para dar apoio aos doentes e idosos dependentes e sem recursos.O objectivo, explicou, é ser um "processo mais humanizado, porque as pessoas gostam de estar nas suas casas, junto das famílias". Por outro lado, é "encontrar alternativas que sejam sistemas mistos em que haja apoios do Estado, de esquemas de solidariedade, da família e alguma participação, em matéria dos encargos, das pessoas ou familiares quando tiverem meios para isso"."Há aqui uma necessidade de criarmos um instrumento que existe disperso e pouco referenciado e que a Cruz Vermelha pode ter condições para o poder fazer", salientou o presidente da instituição.A Cruz Vermelha já está a fazer o recrutamento das pessoas que vão integrar o projecto, que vai começar em breve em Lisboa e depois se estenderá ao resto do país.Luís Barbosa manifestou-se convicto de que, "dentro de não muito tempo", umas "largas centenas de pessoas beneficiarão deste serviço". "E se tivermos apoio e ajuda nesse sentido podemos pensar nalguns milhares", acrescenta. Para as pessoas se candidatarem, a Cruz Vermelha vai disponibilizar um número de telefone através do qual vão poder apresentar os seus problemas e necessidades."Tem de se analisar cada caso e definir o apoio necessário para essa situação e encontrar o prestador de serviço que pode encaixar-se nas necessidades da pessoa", explicou Luís Barbosa, acrescentando que o projecto irá criar "largas centenas de postos de trabalho".

Jornadas Ibéricas de Reabilitação

A sociedade de hoje caracteriza-se por uma população cada vez mais envelhecida e com taxas de morbilidade elevada. A reabilitação tem um papel preponderante no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes promovendo no indivíduo uma autonomia de excelência. A essência deste evento centra-se em proporcionar um espaço de formação e debate de práticas sustentadas na evidência científicas, enriquecido com o encontro de vários técnicos e investigadores desta área.

Organização: Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Dias: 3, 4 e 5 de Março de 2011
Local: Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão - IPVC
          Av. do Atlântico
          4900-348 Viana do Castelo

sábado, 26 de fevereiro de 2011

TERTÚLIA - Pode o voluntariado contribuir para a mudança social?

Porto, ATLAS – Cooperativa Cultural
2011/03/26, 15h

Estão abertas inscrições para a participação na Tertúlia acima referida, cujo objectivo é tentar identificar os instrumentos e mecanismos que podem ser utilizados no voluntariado, de forma, a projectar a autonomia dos envolvidos - prestadores e beneficiários, em projectos que promovam a mudança social.
 Os pedidos de informação e inscrições devem ser dirigidos a:
Teresa Rodrigues - Tel.: 222 082 924 / E-mail:
atlascoop.dfp@gmail.com
 

XIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra : Reinventar a cidade

 
Fonte/Mais informação clicar aqui: http://artesaosocial.blogspot.com/2011/02/xiii-semana-cultural-da-universidade-de.html

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Palestra “Discriminação e Vitimação – Direitos e Deveres dos Imigrantes"



No próximo dia 26 Fevereiro, pelas 16h00, tem lugar uma palestra organizada pelo Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Loulé (CLAII).
Subordinada ao tema “Discriminação e Vitimação – Direitos e Deveres dos Imigrantes”, esta palestra terá lugar no Auditório do Centro Autárquico de Loulé, em Quarteira.
Conhecendo o trabalho desenvolvido da APAV no apoio a imigrantes vítimas de crime, o CLAII Loulé convidou a APAV para esta iniciativa, será representada por Rita Bessa, gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Tavira, na qualidade de oradora.


Projecto Envelhecimento e Violência | Anúncio para atribuição de Bolsas de Investigação


No âmbito do Projecto Envelhecimento e Violência, no qual a APAV é instituição participante, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, através do Departamento de Epidemiologia, abre concursos para 2 vagas para atribuição de 2 Bolsas de Investigação (12 meses e 36 meses) no âmbito do Projecto designado por “Envelhecimento e Violência”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A fase de candidatura decorre de 21 de Fevereiro a 7 de Março do corrente ano.


A Emergência do Feminismo de Estado em Portugal

A CIG publica "A Emergência do Feminismo de Estado em Portugal: uma história da criação da Comissão da Condição Feminina", de Rosa Monteiro, no quadro da investigação inerente ao doutoramento em Sociologia no Centro de Estudos Sociais (CES), da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Durante o tempo em que decorreu o estudo, a Comissão acolheu com particular interesse as actividades de pesquisa prosseguidas, partilhou memórias e saber, de entre a ampla informação disponível no Arquivo documental. O resultado, que agora apresentamos e divulgamos, é um notável contributo para o conhecimento da trajectória que esteve na origem deste organismo.



Seminário "Mulheres na Ciência: contributo para o crescimento inteligente"

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) realizará um seminário subordinados ao tema «Mulheres na Ciência: Contributo para o crescimento inteligente». O evento terá lugar no dia 2 de Março, pelas 14h30, nas instalações do CIEJD, no Palacete do Relógio, ao Cais do Sodré, em Lisboa.
Esta iniciativa é uma realização conjunta do CIEJD e da Equipa Interdepartamental para a Igualdade do MNE, em colaboração com o Instituto Diplomático, e que pretende assinalar as Comemorações do Centenário do Dia Internacional da Mulher.
Este seminário abordará o quadro da situação actual das investigadoras portuguesas e a importância do eixo Investigação para o desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e inovação, no quadro da nova Estratégia Europa 2020.

Data: 2 de Março de 2011
Horário: 14h30 - 17h30
Local: CIEJD, Palacete do Relógio, Cais do Sodré
Acesso: Entrada livre, sujeita a inscrição.
Inscrições: Pode fazer a sua inscrição previamente através do seguinte endereço de correio electrónico:inscricoes@ciejd.pt

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Requisição da Exposição Crianças no Mundo – Com Direitos

Está disponível para requisição a exposição itinerante CRIANÇAS NO MUNDO – COM DIREITOS.
A exposição pode ser requisitada por qualquer instituição, nomeadamente por escolas do Ensino Pré – Escolar, Básico ou Secundário.
Não havendo qualquer marcação, a exposição pode ser requisitada, podendo ficar patente durante um dado período de tempo na instituição requisitante (Consultar o Mapa de Disponibilidade da exposição).
O Termo de Responsabilidade é o único documento que tem de ser imprimido, preenchido, assinado e entregue no acto de levantamento da exposição ou enviado por correio para:

Instituto de Apoio à Criança
CEDI- Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança
Largo da Memória, 14
1349 - 045 Lisboa

Pede - se às escolas/instituições requisitantes que leiam com atenção o regulamento para a requisição da exposição e que tenham ainda em atenção o seguinte: Quando os alunos visitam a exposição devem estar acompanhados por alguém responsável que os possa encaminhar e/ou explicar as actividades propostas;
O local onde a exposição estiver patente deve poder ser fechado (vedado) quando não está presente qualquer responsável;
Quando a exposição terminar, ela deve ser desmontada e acondicionada pelos requisitantes, mantendo - se os baús com os expositores na horizontal, impreterivelmente, e deve ser enviada para IAC sempre nesta posição;
Convém que esteja alguém responsável presente na altura do levantamento da exposição para que sejam prestados alguns esclarecimentos quanto à montagem e desmontagem, e acondicionamento dos materiais.

Clicar para aceder:

Fonte: Instituto de Apoio à Criança

Histórias com Direitos

historias_com_direitos_Um AUDIOLIVRO de António Torrado Inês de Barros Baptista, Inês Pupo, Maria Teresa Maia Gonzalez, Luísa Ducla Soares, Raquel Palermo, José Jorge Letria, António Mota, Augusto Carlos, Rui Zink e José Fanha, com ilustrações de Vera Pyrrait, música de Ricardo Daniel e Tiago Barbosa (dos Cambraia) e narração de Pedro D'Orey.
Ofereça Histórias com Direitos e ajude o Instituto de Apoio à Criança!
Procure numa livraria perto de si ou vá a www.platanoeditora.pt
 

Acção de Formação Parental sobre " A educação emocional"

Nos próximos dias 26 de Março e 2 de Abril, o Serviço de Formação do IAC vai realizar uma acção de Formação Parental subordinada ao tema   " A educação emocional ".
Os objectivos desta acção são:
-Promover a auto-estima e auto-conhecimento;
-Optimizar a comunicação na família;
-Aumentar a percepção de auto-eficácia dos pais;
-Contribuir para o aprofundamento pessoal da parentalidade.

Os destinatários são pais e mães em qualquer situação, com filhos dos 0 aos 18 anos. Será uma formação dinâmica, com uma parte eminentemente prática.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória e a acção decorre na Igreja da Divina Misericórdia - Av. da Força Aérea Portuguesa, lote 13, Alfragide, 2720 Amadora.
Cada participante receberá uma declaração de participação.

Para mais informações, contactar: palmira.carvalho@iacrianca.pt

Fonte: Instituto de Apoio à Criança

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Formação "COACHING: A arte de desenvolver as pessoas”

O coaching pode ser tomado como um processo que visa fomentar no/a colaborador/a o conhecimento de si mesmo e impulsionar o desejo de melhorar ao longo do tempo, bem como a orientação necessária para que a mudança se produza. Trata-se, portanto, de uma filosofia de liderança que assenta na ideia de que o desenvolvimento e a aquisição de competências são processos contínuos e da responsabilidade de todos/as, e não apenas episódios limitados no tempo e despoletados pela hierarquia.

Objetivos
Conhecer e saber aplicar técnicas e ferramentas de Coaching na sua atividade profissional de forma a maximizar resultados e a qualidade dos relacionamentos.
Dominar e saber aplicar convenientemente os passos do Coaching em si e nos outros.
Perceber as vantagens e resultados da aplicação das técnicas de Coaching na área pessoal e profissional


Calendarização:
28 e 31| Março | 04 e 07 | Abril 2011

As pré-inscrições devem ser realizadas até 24 de Março de 2011, para:
Núcleo Distrital de Coimbra
da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza

Estrada de Coselhas, Quinta da Conchada, Lote 19/20, 1º Dto
3000-125 Coimbra


Tel: 239 834 241 | Fax: 239 840 796 | E-mail: coimbra@eapn.pt  

Site: www.eapn.pt

Local: Núcleo Distrital de Coimbra
Data de Início: 2011/03/28
Carga Horária: 24 horas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Semana Comemorativa do Dia Mundial da Trissomia 21

No dia 21 de Março celebra-se o Dia Mundial da Trissomia 21. Como vem sendo hábito e como acontece um pouco por todo o mundo, a APPT21 celebra sempre esta data com a realização de uma reunião.
Este ano fomos mais ambiciosos no programa. Iremos celebrar durante uma semana inteira, de 16 a 26 de Março.
Programámos um conjunto de acções de sensibilização, por todo o país, destinados a instituições de ensino superior e a outros interessados. A calendarização destas acções, bem como os locais onde se irão realizar, serão divulgadas no site da APPT21, oportunamente.
No dia 16 de Março, a Companhia Nacional de Bailado, junta-se a esta causa, levando a efeito uma sessão extra do Bailado Romeu e Julieta, no Teatro Camões, às 21 horas. O espectáculo reverte na integra para a APPT21.
Consulte o folheto de apresentação do bailado. Pode desde já efectuar a sua reserva, utilizando este formulário para o efeito.
No dia 21 de Março, as portas da Instituição estão abertas. Celebramos este dia como um DIA ABERTO, com mostras de produtos, de livros, exposições, e muita conversa e animação pelo meio.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Centro de Formação e Tempos Livres

O CFTL - Centro de Formação e Tempos Livres é uma Associação sem fins lucrativos com o objectivo de promover a educação e formação sociocultural e profissional de crianças e adultos.
Proporcionar qualidade e bem-estar, permitindo o desenvolvimento de valores como a solidariedade, compromisso e a visão de uma sociedade mais justa e sustentável.
Situada na Freguesia de Torres do Mondego, mais concretamente, no lugar de Casal do Lobo, a menos de 10 minutos do centro da cidade de Coimbra, junto à Mata Nacional de Vale de Canas e ainda, a menos de 10 minutos da Praia Fluvial dos Palheiros e Zorro!
ARTESANATO, CULTURA, ANIMAÇÃO, TRADIÇÃO, GASTRONOMIA, HISTÓRIA, ACTIVIDADE, DESPORTO, FORMAÇÃO.....
Tudo isto e muito mais pode conhecer no CFTL, venha conhecer!
Envolvido por espaço verde fantástico...Com estacionamento (até de autocarros).... Ideal para actividades, reuniões, encontros, convívios de grupo!
Desenvolve actividades para os associados e também para a comunidade..... vá estando atento/a em www.cftl-coimbra.org
- Também prestam serviços isolados de alojamento, de diversas formas: quartos duplos, podendo ser triplos ou mesmo individuais, possuem duas camaratas que perfazem um total de 16 camas.
- Com duas salas para reuniões de diferentes tamanhos.
- Servem refeições confeccionadas no próprio local e têm ainda um bar muito acolhedor à sua disposição.
Visite o site em: www.cftl-coimbra.org

Candidaturas ao POPH

A Comissão Directiva do POPH informa que decorre entre os dias 21 de Fevereiro e 11 de Abril de 2011, para as regiões de Convergência, Algarve e Lisboa, o período para apresentação de candidaturas ao POPH no âmbito das Tipologias de Intervenção 6.13, 8.6.13 e 9.6.13 – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, de acordo com o âmbito e as condições fixadas no respectivo aviso de abertura.

Consulte aqui o Aviso de Abertura.

Discriminação no acesso e no exercício do trabalho independente

Diário da República, 1.ª série — N.º 32 — 15 de Fevereiro de 2011
Lei n.º 3/2011: Proíbe qualquer discriminação no acesso e no exercício do trabalho independente e transpõe a Directiva n.º 2000/43/CE, do Conselho, de 29 de Junho, a Directiva n.º 2000/78/CE, do Conselho, de 27 de Novembro, e a Directiva n.º 2006/54/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de Julho.

A Vida Familiar no Masculino: Negociando Velhas e Novas Masculinidades

O livro que agora se apresenta constitui o resultado de vários anos de investigação sobre a “vida familiar no masculino”. Os principais objectivos eram o de observar a diversidade social nas formas de ser homem na família, bem como o de identificar as principais tendências de mudança nas ralações sociais de género na sociedade portuguesa contemporânea.
Procurando encontrar respostas para interrogações ainda pouco pesquisadas pela sociologia em Portugal, tentou-se dar voz aos homens, protagonistas ainda pouco conhecidos da vida familiar e, de uma forma mais geral, compreender as transformações operadas nas práticas, nos valores e nas identidades masculinas.

Download do livro: http://www.cite.gov.pt/asstscite/downloads/publics/A_vida_masculino.pdf

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Workshop: O Tráfico de Mulheres à Luz dos Feminismos

Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti, Universidade de Salamanca
23 de Fevereiro de 2011, 18.00, Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra
Resumo
Como é que a teoria encontra a prática n/do(s) feminismo(s)?
 
Para se compreender o problema do tráfico sexual de mulheres e o estado no qual grande parcela da população de mulheres vive, faz-se necessário referenciar dados como os da ONU(2004), segundo os quais cerca de 90 milhões de mulheres residem fora de seus países de origem, representando efetivamente quase a metade dos registros de migrantes internacionais do mundo (ZLOTNIK, 2003). Para o ano de 2006, a Organização Internacional do Trabalho – OIT - assinalou que mais de 2,4 milhões de trabalhadores forçados em todo o mundo foram vítimas diretas do Tráfico Internacional de Pessoas. Desse percentual, aproximadamente 43% das pessoas traficadas são usadas na exploração sexual comercial e geram lucros globais de mais de 31 bilhões de dólares por ano ao tráfico. Ainda para demonstrar esses mapeamentos, as Nações Unidas através de programas específicos no combate às Drogas e ao Crime – UNODC - indicaram para o mesmo período que o tráfico internacional de mulheres, crianças e adolescentes movimenta a cada ano entre US$ 7 bilhões e US$ 9 bilhões, ocupando o lugar de uma das atividades que mais rendem. A partir do cruzamento da leitura crítica da entrevista que Gayle Rubin concedeu a Judith Butler acerca dos momentos e movimentos feministas e da prática feminista nos estudos sobre o tráfico de mulheres, conforme realizado por Vanessa Cavalcanti, esta sessão pretende reconsiderar o diálogo teoria-prática no quesito feminismos.

Nota biográfica
Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti é pesquisadora da CAPES/Brasil e da Universidad de Salamanca/Fundación Carolina, Espanha. Doutora em Humanidades pela Universidade de Leon, Espanha, com pós-doutoramento na Universidade de Salamanca. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Juventudes, Identidades, Cidadania e Cultura - NPEJI/UCSAL - e do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade - PUC/SP.

«A Igualdade de Mulheres e Homens no Trabalho e no Emprego em Portugal. Políticas e Circunstâncias»,

No próximo dia 25 de Fevereiro vai ter lugar o lançamento do livro  «A Igualdade de Mulheres e Homens no Trabalho e no Emprego em Portugal. Políticas e Circunstâncias», organizado por Virgínia Ferreira, docente da Faculdade de Economia  da Universidade de Coimbra e Investigadora Permanente do CES. A obra resulta de um projecto de investigação  realizado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Com o patrocínio da Presidência da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e da Direcção do Centro de Investigação e Intervenção Educativas(CIIE) o evento decorrerá a partir das 18 horas, ficando a apresentação do livro a cargo da Professora Doutora Maria do Pilar González, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. A sessão decorrerá na  Sala de Reuniões do CIIE(Sala 120), na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, na Rua Dr. Manuel Pereira da Silva.

Imigrantes idosos: uma nova face da imigração em Portugal

O estudo "Imigrantes idosos: uma nova face da imigração em Portugal" faz a análise  da situação dos imigrantes idosos no Portugal na actualidade, perspectivando, igualmente, a possível evolução da situação nos próximos anos.
Em paralelo com as conclusões apresentadas, o Estudo conduz-nos, igualmente, à necessidade de recordar o dever de solidariedade intergeracional para quem escolheu Portugal como país de destino e aqui colaborou com o seu trabalho para o nosso desenvolvimento comum.

Violência contra mulheres idosas em contexto familiar: Reconhecer e agir

A brochura " Violência contra mulheres idosas em contexto familiar: Reconhecer e agir" é um dos resultado do projecto “Quebrar o Tabu”, co-fi nanciado pela Comissão Europeia e desenvolvido entre 2007 e 2009 pelas entidades parceiras do projecto - Áustria, Finlândia, Itália, Polónia e Alemanha – e com a colaboração de entidades parceiras de França, Bélgica e Portugal.
Esta brochura dirige-se, por um lado, a profissionais que trabalham na área dos cuidados domiciliários (cuidados de  nfermagem no domicílio, apoio domiciliário e outros serviços domésticos), especialmente com pessoas idosas.
Trata-se de um grupo importante porque frequentemente são as únicas pessoas que mantém um contacto continuado com a pessoa idosa e que não pertencem à família, sendo que, muitas vezes, têm uma boa relação de confiança com as pessoas que apoiam. Deste modo, querendo ou não querendo, são por vezes as únicas pessoas que têm a possibilidade de denunciar casos de violência contra pessoas idosas.
Por outro lado, a brochura destina-se às equipas de coordenação que são responsáveis pela organização quotidiana dos serviços, pelo apoio e pela formação do pessoal técnico e pelo seu bem-estar físico e psicológico. Aquelas equipas têm de lidar com as denúncias que lhes são reportadas e encontrar os parceiros e os procedimentos adequados para desenhar soluções apropriadas e eficazes, em situações frequentemente muito delicadas.
Esta brochura pode ainda dar a pessoas de outros campos profissionais (tais como membros de instituições de apoio à vítima ou de casas-abrigo, bem como gestores/as de topo ou decisores/as políticos/as) algumas perspectivas sobre este assunto e, desta forma, contribuir para tornar mais próximos diferentes sectores e níveis de responsabilidade social.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

16 Dias de Activismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Muitos lares portugueses são palco de violência doméstica. É um espectáculo inaceitável, não é de todo indicado para crianças e, tragicamente, tem muitas vezes como último acto, a morte. A violência doméstica é o quarto crime mais registado em Portugal. Assistir a tudo isto em silêncio é consentir a violência, é ser um fantoche nas mãos do agressor. Denuncie a violência doméstica! Não faça parte do público, faça parte da solução!
A violência contra as mulheres é uma grave violação dos Direitos Humanos, é inaceitável nos dias de hoje e representa um grave obstáculo ao progresso e desenvolvimento humano e à igualdade de género.
Com o objectivo de contribuir para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência, em colaboração com a Agência de Publicidade DDB – Lisboa, lança a campanha “Não faça parte do Público, Faça parte da Solução” que decorrerá entre o dia 25 de Novembro – Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e o dia 10 de Dezembro – Dia Mundial dos Direitos Humanos.
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres convida a sociedade portuguesa a participar activamente nesta campanha – divulgue-a!

Fonte: http://plataformamulheres.org.pt/

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Maioria dos Idosos são agredidos por cônjuges, filhos e netos


Segundo números da APAV, 649 idosos foram vítimas de crime em 2010, mais dez do que em 2009.
Filho entrou em casa do pai de 72 anos e matou-o com uma foice que estava no quintal. Vila Verde de Raia, Chaves, 12 de Fevereiro de 2011.
Filho de 43 anos espancou e violou a mãe, de 78. As agressões prolongavam-se há anos: o filho atirava R. contra as paredes, empurrava-a pelas escadas abaixo, atirava a sua cama para o meio da rua, como se fosse um móvel velho, acabado e inútil. R. fugia de casa mas calava-se. Tinha sofrido um AVC mas recusava-se a ir para um lar para não deixar o filho sozinho. Proença-a-Nova, Dezembro de 2010.
Filho e nora sequestraram Jacinta, de 66 anos, e um filho deficiente profundo, durante 14 meses. Jacinta, baixa e raquítica, em cima dos seus 30 quilos, esteve trancada a cadeado na sua própria casa, num quarto sem janelas, a tresandar a urina. Durante três meses comeu apenas tomates, jogados pela porta com indiferença. Vinha rente aos muros, como um réptil, pedir um pedaço de pão às vizinhas, mas nunca ninguém fez nada. Enquanto isso, filho e nora extorquiam-lhe o dinheiro da pensão. Fajarda, Coruche, Setembro de 2009.
 Histórias como estas chegam todos os dias à Associação de Apoio à Vítima (APAV). De acordo com os números da associação, 649 idosos foram vítimas de crimes em 2010, mais dez do que em 2009 (639). Das 7711 vítimas de crime assinaladas pela APAV no ano passado, 8,4% têm mais de 65 anos.
A APAV ainda não reuniu os dados detalhados sobre idosos vítimas de crime em 2010. Mas Maria de Oliveira, responsável pela campanha de sensibilização sobre a violência contra os idosos promovida pela APAV, adianta que o cenário é idêntico ao dos anos anteriores: "A maioria é agredida pelos familiares mais próximos."
Em 2009, 72% dos crimes contra idosos foram cometidos pelos filhos, netos, cônjuges ou companheiros das vítimas. São os filhos quem representa a maior fatia do bolo: dos 639 crimes contra idosos 238 foram cometidos por um filho ou filha (37%), seguidos de 207 casos em que foi o cônjuge ou o companheiro o autor do crime.
 A maior parte dos crimes são praticados no âmbito da violência doméstica, embora haja excepções. "São sobretudo situações de violência psicológica e financeira. Casos de abandono, negligência, ameaça e coacção, gestão indevida do património, extorsão ou sequestro", adianta Maria de Oliveira. A responsável explica ainda que nas estatísticas do crime de sequestro não entram só as histórias de cativeiro, mas também, por exemplo, "o internamento num lar contra a vontade do idoso".
Entre 2000 e 2009, o número de casos de idosos vítimas de crime aumentou 120%. Mas quem lida diariamente com estas histórias não duvida que, apesar de as denúncias serem mais frequentes, os números ainda pecam por defeito. A vergonha, o isolamento e a dependência transformam os idosos nas mais silenciosas de todas as vítimas. "O mais frequente é a pessoa não contar porque sente vergonha. Mas também há casos de dependência emocional: tem medo de denunciar e ficar sozinha. Ou até casos em que não entendem os insultos e ameaças como violência e desculpabilizam", esclarece Maria de Oliveira.
Para a responsável da APAV, a crise pode levar a uma maior incidência de certo tipo de violência como "a chantagem emocional ou a extorsão", ao mesmo tempo que o maior número de horas de trabalho promove situações de abandono ou negligência. "Antes as pessoas tinham muito mais tempo para tratar das pessoas idosas."
O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, assumiu em Janeiro que "a violência contra os idosos é a mais silenciosa que há em Portugal". "É grave, escondida, porque os idosos não se queixam", declarou o PGR à Lusa, à margem de um encontro sobre o tema. O Ministério Público abriu num ano e meio 125 inquéritos sobre violência contra idosos só em Lisboa: 45 foram abertos no primeiro semestre de 2010.
Mortes solitárias A história de Augusta Martinho, morta há mais de oito anos no chão da cozinha da sua casa, na companhia de um cão e de dois periquitos, despertou as atenções para o problema da solidão e do abandono dos mais velhos. Juntaram-se à história mais dois casos numa só semana. Augusta Martinho não foi a única a morrer sozinha. No sábado foi encontrado o corpo de um homem de 71 anos morto há três meses na sua casa de Cantanhede; no mesmo dia, os Bombeiros de Matosinhos encontraram morto um homem de 80 anos, em São Mamede Infesta, depois de os vizinhos estranharem ver a luz da sala sempre acesa mas nem sinal do octogenário.
           por Sílvia Caneco, Publicado em 14 de Fevereiro de 2011

Trajectórias de Esperança: percursos das mulheres em situação de violência doméstica

11 a 12 de Março de 2011, 10.00, Picoas Plaza, R. Tomás Ribeiro, 65, CES-Lisboa
Enquadramento
A violência doméstica tem merecido uma atenção crescente por parte dos organismos internacionais e dos governos nacionais. Portugal não é excepção, sendo notório, nos últimos anos, um esforço para aumentar a ajuda institucional às vítimas: com a criação dos Planos Nacionais para a Igualdade e Contra a Violência Doméstica (PNCVD); com a criação de mais casas abrigo; com a multiplicação de estruturas de atendimento; através da formação de núcleos especializados nas polícias; e com uma crescente sensibilização pelos profissionais de saúde. Para além destas medidas, as políticas desenvolvidas em Portugal têm passado por uma forte aposta na mudança legislativa. Se até há uns anos a maioria dos países tendia a negligenciar a existência deste problema, hoje podemos afirmar que o tratamento legal da violência contra as mulheres é uma prioridade (ainda que essa assunção nem sempre seja sinónimo da imediata concretização das medidas desejadas ou previstas). As mulheres são cada vez mais encorajadas pelas diferentes instituições a fazer uma denúncia formal do seu agressor. Mas que ajuda efectiva é dada a estas mulheres? Qual o desempenho e o papel destas instituições na trajectória que as mulheres percorrem a partir do momento que decidem denunciar uma situação de violência? Que caminho percorre a mulher vítima de violência até atingir um patamar de estabilidade?
Neste curso pretendemos reflectir sobre o papel do Estado e da sociedade civil na ajuda às mulheres vítimas de violência doméstica, e o modo como as instituições se articulam, dialogam e estabelecem, ou não, dinâmicas de acção capazes de agilizar processos que contribuam para uma superação das estruturas e relações sociais que fomentam ou perpetuam a violência sobre a mulher.

Programa
11 de Março
10h00 – 10h30 - Apresentação do curso e da temática por Ana Oliveira e Madalena Duarte. 10h30 – 12h30 - Violência de Género em Portugal: que políticas?
Madalena Duarte, Centro de Estudos Sociais e  Representante da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
12h30 – 14h00 – Almoço
 14h00 – 16h30 - O início do percurso: do silêncio à denúncia (i)
Justina Jesus Oliveira, Polícia de Segurança Pública, Representante da Guarda Nacional    Republicana e Representante da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
 16h30 – 16h45 – coffee break
 16h45 – 18h00 - O início do percurso: do silenciamento à denúncia (ii)
Joana Rodrigues, Linha 144, Cruz Vermelha Portuguesa
Alexandra Seabra, Centro Hospitalar de Torres Vedras
Jorge Costa Santos, Instituto Nacional de Medicina Legal
 12 de Março
10h00 – 13h00 - A resposta (diferenciada) da sociedade civil
Elisabete Brasil, União de Mulheres Alternativa e Resposta
Cláudia de Sá, Santa Casa da Misericórdia
Margarida Medina, Associação de Mulheres Contra a Violência
 13h00 – 14h30 – Almoço
 14h30 – 16h30 - Violência doméstica: Ao abrigo da Lei?
Representante da Direcção Geral de Reinserção Social
Representante do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados
Maria Fernanda Alves, Direcção de Investigação e Acção Penal
 16h30 – 16h45 – coffee break
 16h45 – 18h00 - Ao abrigo da Lei? (ii)
Rui do Carmo, Procurador da República
Plácido Conde Fernandes, Centro de Estudos Judiciários
Teresa Féria, Juíza de Direito e Presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas

Prazo de inscrição: 2 de Março
Máximo: 40 inscrições
Preço: 30 euros

Fonte/Inscrições: http://www.ces.uc.pt/formacao/index.php?id=3373&id_lingua=1