segunda-feira, 28 de maio de 2012

CAMINHADA DA “PRIMAVERA”

A Unidade Funcional da Tocha da APPACDM de Coimbra, com o intuito de promover o convívio/intercâmbio, a prática de exercício físico em grupo num local que convida ao relaxamento e à reflexão, vai realizar a IV Caminhada da “Primavera” no dia 6 de Junho 2012.
A actividade, com uma taxa de inscrição de 3€ por participante, com almoço incluído, destina-se a clientes de todas as idades de Instituições de solidariedade social congéneres.
O percurso apresenta um grau de dificuldade baixo, exigindo porém autonomia de locomoção. Com uma extensão de aproximadamente 6 kms inclui secções de estradões de floresta, alguns trilhos “carreiros” de pinhal, e alguns pequenos troços de ligação em alcatrão.

Data limite de inscrição : 2-06-2012
Recomenda-se o uso de chapéu/boné, roupa e calçado confortável, protecção solar e, sobretudo, boa disposição.

Programa

10h – Concentração (Sede da Unidade Funcional da Tocha, na Quinta da Fonte Quente - freguesia da Tocha, Concelho de Cantanhede)
10h30 – Início da caminhada
13h – Churrasco
 
Inscrições:
Telefone: 231440582

Fonte: Unidade Funcional da Tocha da APPACDM de Coimbra 

sábado, 26 de maio de 2012

Bolsa de Valores Sociais

A Bolsa de Valores Sociais replica o ambiente de uma Bolsa de Valores e o seu papel é facilitar o encontro entre Organizações da Sociedade Civil criteriosamente selecionadas, com trabalhos relevantes e resultados comprovados na área da Educação e do Empreendedorismo, e investidores sociais (doadores) dispostos a apoiar essas Organizações através da compra de suas ações sociais.
Seguindo o exemplo do que ocorre no mercado de capitais, a Bolsa de Valores Sociais é o espaço que promove esse ponto de encontro e que zela pela transparência da relação entre a Organização e o investidor social. Ao fazê-lo, garante que o investimento social seja o mais eficaz possível, com resultados que podem ser acompanhados a qualquer momento pelos investidores sociais.
Ao promover os conceitos de investimento social e investidor social, a Bolsa de Valores Sociais propõe que o apoio às Organizações da Sociedade Civil seja visto não sob a ótica da filantropia e da caridade, mas sim do investimento que deve gerar um novo tipo de lucro: o lucro social.
A Bolsa de Valores Sociais foi criada pela Atitude – Associação pelo Desenvolvimento do Investimento Social, que faz a gestão técnica e de comunicação do programa. A Atitude foi também a criadora no Brasil, em 2003, da primeira Bolsa de Valores Sociais do mundo, a BVS&A para a BM&FBOVESPA – a Bolsa de Valores do Brasil.
A Bolsa de Valores Sociais em Portugal é a segunda no mundo e a primeira na Europa no ambiente de uma Bolsa de Valores.
Para mais informações, consulte o Regulamento da BVS.

Fonte: http://www.bvs.org.pt/

Exposição “Ecos da Imprensa”


 






                                                                        

 


Exposição "Ecos da Imprensa"
Exposição nas Montras do Ministério da Educação e Ciência, durante o mês de maio.
No edifício do Ministério de Educação e Ciência - Av. 5 de Outubro Nº 107, Lisboa - durante todo o mês de maio está patente uma montra com a Exposição comemorativa dos 100 anos do voto de Carolina Beatriz Ângelo da responsabilidade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
A Exposição “Ecos da Imprensa” surge com o propósito de assinalar a comemoração dos 100 anos sobre o exercício do direito de voto de Carolina Beatriz Ângelo. Médica pioneira, ativista republicana, militante feminista Carolina Beatriz Ângelo ficou conhecida por ter sido a primeira mulher que votou em Portugal. A reivindicação do direito de voto para as mulheres constituiu uma dimensão essencial dos movimentos feministas da primeira vaga (fim do séc. XIX inicio do séc. XX), quer a nível internacional quer nacional. Em Portugal, com o novo regime da República, o sufrágio feminino passa, igualmente, a constar das reivindicações das feministas portuguesas. O caminho não foi fácil e a imprensa da época dele faz eco.
A exposição que agora se apresenta, composta por oito painéis, mostra, apenas, alguns dos momentos importantes no processo para o alcance deste direito e que mereceram destaque da imprensa da época. Carolina Beatriz Ângelo foi a protagonista. Votou. Foi a primeira e única portuguesa a votar, naquele dia de 28 de maio de 1911, porque a lei era omissa quanto ao sexo de quem podia votar. A Lei eleitoral é alterada e em 1913 especifica que só podem votar “os portugueses do sexo masculino” afastando as mulheres do direito de voto e consequentemente do exercício de uma cidadania plena.
Estão ainda patentes nas montras do Ministério algumas das Coleções editadas pela CIG. Estas publicações abordam diferentes matérias numa perspetiva de género, nomeadamente: o desporto, a educação, a investigação, a tomada de decisão politica, a informação, etc., e podem ser solicitadas nas instalações da CIG, quer em Lisboa como no Porto.

Fonte: CIG

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Transporte de Doentes - Legislação

Legislação, recente, no âmbito do transporte de doentes:

Despacho n.º 6717/2012. DR n.º 96, Série II de 2012-05-17 - PDF - 198 Kb
Ministério da Saúde - Gabinete do Secretário de Estado da Saúde
Atualização de preços, a pagar pelo SNS, pelo transporte não urgente de doentes

Portaria n.º 142-A/2012. DR n.º 94, Suplemento, Série I de 2012-05-15 - PDF - 160 Kb
Ministérios da Administração Interna e da Saúde
Terceira alteração à Portaria n.º 1147/2001, de 28 de setembro, que aprova o Regulamento do Transporte de Doentes

Portaria n.º 142-B/2012. DR n.º 94, Suplemento, Série I de 2012-05-15 - PDF - 222 Kb
Ministério da Saúde
Define as condições em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) assegura os encargos com o transporte não urgente de doentes que seja instrumental à realização das prestações de saúde

Fonte: http://www.sg.min-saude.pt/sg/conteudos/legisaude/legis+transporte.htm

Projeto STOP VIEW

Trata-se de um projeto que visa dar voz e visibilidade à questão dramática da violência contra as mulheres idosas e criar uma forte consciência social, relativamente a este problema.
O projeto tem por objetivos chamar a atenção para esta situação, bem como para as suas causas subjacentes e terríveis consequências. As mulheres idosas precisam de encontrar mais apoio de forma a libertarem-se do silêncio, do medo e da impotência. As organizações e instituições sociais necessitam de assumir novas responsabilidades e implementar salvaguardas e proteções mais eficazes de forma a prevenir e combater a violência contra mulheres idosas.
A iniciativa é promovida pela ANJAF (Associação Nacional para a Ação Familiar) e irá decorrer no dia 23 de maio de 2012, pelas 14:30h, na ANJAF, Avenida Lourenço Peixinho n.º 110 – 3º direito, em Aveiro.

Nota: participação gratuita mas sujeita a inscrição prévia
Contactos:
Susana Santos
Técnica de Projecto
ANJAF - Associação Nacional para a Acção Familiar
Av. dos Aliados, 162 - 5ª, 4000-065 Porto
Tel./Fax. 222 010 381

Fonte: ANJAF

sábado, 5 de maio de 2012

Conferência "A Igualdade de Género em Tempos de Crise"

Local: COIMBRA                          Horário: 10,00 H.                         Data: 11/05/ 2012
 
CASA MUNICIPAL DA CULTURA DE COIMBRA | SALA FRANCISCO DE SÁ DE MIRANDA
 
PROGRAMA
10,00H. - Conferência “Igualdade de Género em Tempos de Crise”
                  Lina Coelho, investigadora do Centro de Estudos Sociais (NECES) e professora auxiliar de Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
12,00H. - Debate
                 Moderadora: Rosa Monteiro, consultora especialista em Igualdade de Género
13,00H. - Almoço Livre
14,30H. - Narrativas de experiências de mainstreaming de género no Desenvolvimento Local
                 José Carlos Correia, coordenador técnico e responsável do centro de formação (ADM Estrela)
                 Marta Santos, coordenadora técnica de projetos (Associação Fernão Mendes Pinto)
                 Célia Lavado, coordenadora de projetos  (Animar)
16,30H. - Debate
                 Moderadora: Tânia Gaspar, técnica de projetos
17,00H - Encerramento e Conclusões
                 Maria do Carmo Bica, responsável do projeto +Igualdade: Novas práticas de cidadania

Fonte: Animar

Concurso Socialspin i3s | 2012

Constitui a tua equipa, elabora a tua ideia de projecto e submete-a a concurso.
Prémio de 5.000 € e apoio técnico da Católica Porto para cada uma das 5 melhores equipas & ideias que o júri seleccionar.
Já temos 15 projectos e empresas sociais em desenvolvimento no ecossistema de empreendedorismo social da Católica Porto maioritariamente com origem no Concurso Social Spin 2010.
REGULAMENTO
1. O Concurso Social Spin é promovido pela Área de Economia Social do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa no âmbito do SpinLogic – programa de promoção do empreendedorismo.
2. O Concurso destina-se a premiar com ‘capital semente‘ equipas com ideias de projecto para a criação de micro-empresas sociais, isto é, projectos que sejam economicamente sustentáveis, cujo objectivo seja contribuir para a resolução de problemas sociais e que reinvistam os seus resultados no desenvolvimento desta sua missão.
3. As propostas a submeter a concurso não deverão ser já projectos técnicos e económicos de micro-empresas, sendo apenas necessário que se se concentrem no seguinte, de forma precisa e concisa:
- exposição da natureza das actividades que serão objecto da empresa a constituir;
- enunciado do problema social que essas actividades vão contribuir para resolver;
- demonstração da capacidade da equipa promotora para serem bem sucedidos;
- exposição dos factores que deverão assegurar a sustentabilidade da empresa.  
4. O concurso destina-se a projectos promovidos por equipas que integrem pelo menos um estudante ou recém formado por um estabelecimento de ensino superior, não sendo obrigatório que este seja da UCP. É um factor muito positivo as equipas de projecto  serem interdisciplinares eevidenciarem claramente as suas motivações, bem como o seu conhecimento e ligações ao território no qual, ou a partir do qual pretendem desenvolver o seu projecto.
5. Os projectos a submeter a concurso devem procurar promover a inovação social, de preferência nas seguintes áreas:
a)    SUSTENTABILIDADE através da organização de formas de PARTILHA e valorização de recursos sub-aproveitados (transportes partilhados, valorização de competências de pessoas desempregadas, voluntariado, reciclagem, agricultura urbana, etc.);
b)   SOLIDARIEDADE através da organização de formas de revitalização das relações interpessoais positivas (apoio a idosos e outras pessoas em situação de solidão, trabalho com jovens que nem estudam, nem trabalham, apoio a jovens em situação de gravidez precoce, etc.);
c)    SAÚDE através da facilitação do acesso à combinação de serviços de saúde e outros complementares de que precisam pessoas e famílias que por falta de meios e/ou de oferta adequada não encontram resposta para os seus problemas de saúde (obesidade, saúde mental, deficiência, gerontologia, etc.).
6. As ideias de projecto apresentadas a concurso serão avaliadas por um júri a escolher pela Católica Porto, que se orientará pelos seguintes critérios de selecção:
Critério 1: Relevância social do problema visado pela ideia de projecto;
Critério 2: Carácter inovador da ideia proposta;
Critério 3: Clareza e boa fundamentação técnica e económica na exposição do projecto;
Critério 4: Demonstração da capacidade dos promotores para serem bem sucedidos;
Critério 5: Referência convincente aos factores de sustentabilidade da empresa.
7. As ideias a submeter a concurso serão apresentadas por escrito e em suporte digital, remetidas por via postal, com data de correio até 25 de Junho de 2012 inclusive, para o seguinte endereço:Projecto Social Spin. Universidade Católica Portuguesa. Campus da Asprela. Rua Dr. António Bernardino de Almeida SN. 4200-072 Porto. Podem ainda ser entregues na mesma morada até dia 2 de Julho pelas 17 horas.
8. A cada uma das cinco melhores propostas seleccionadas pelo júri do concurso será atribuído um prémio de 5.000 euros, com a natureza de financiamento não reembolsável a utilizar como capital-semente para a criação da respectiva micro-empresa.
9. O Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa prestará apoio técnico e disponibilizará instalações aos promotores premiados para o desenvolvimento do seu projecto e durante a fase de vida inicial da sua empresa através do programa SpinLogic de apoio à incubação de empresas.
10. Os interessados que precisem de obter mais informações sobre este concurso deverão enviar mensagem para o seguinte endereço: empreendedorismo@porto.ucp.pt

Workshop "O envelhecimento e a promoção da intergeracionalidade"

O Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal, em parceria com a Rede Social de Cantanhede, no âmbito dos seus Planos de Atividades para 2012, vão organizar um Workshop subordinado ao tema "O envelhecimento e a promoção da intergeracionalidade", no próximo dia 10 de Maio de 2012, no Auditório do Museu da Pedra, em Cantanhede, entre as 10h00 e as 16h30.

Programa

10:00 SESSÃO DE ABERTURA
Paula Duarte –EAPN Portugal - Vice-Coordenadora do Núcleo Distrital de Coimbra
Joaquina Madeira – Coordenadora do Ano europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações*
Pedro Cardoso - Câmara Municipal de Cantanhede - Vereador da Solidariedade e Acção Social

10:30 PAINEL I – Envelhecer Ativamente /Contextualização
José Gomes Ermida, CHUC
Natália Duarte, UNIFAI

11:15 Pausa para Café

11:30 PAINEL II – O Envelhecimento e a Saúde /Doenças degenerativas – Prevenção e acompanhamento
Associação Port. de Familiares e amigos de doentes de Alzheimer*
Diana Silva, Santa Casa Misericórdia de Fátima-Ourém (Gab. Apoio à família)

12:30 Almoço Livre

14:30 PAINEL III – Envelhecer ontem, hoje e amanhã - Processos geracionais, uma questão de cidadania – Boas práticas
Cátia Azevedo - EAPN Guarda / Projeto saltarico
Elsa Branquinho – C. M. Coimbra/ Velhos amigos....Novos Sorrisos
Mónica Teixeira - CASVNM/ Era uma vez...leitura de avós para netos

15:30 Debate
15:45 Pausa para café
16:00 Visita à exposição fotográfica elaborada pelas Instituições

Inscrições:
EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Coimbra
Tel.: 239 834 241
Fax.: 239 840 796
e-mail: coimbra@eapn.pt