sábado, 30 de junho de 2012

Microsite do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância

Já se encontra disponível na página da Direção-Geral da Saúde (DGS) o microsite do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) com ênfase na rede de intervenção e de interação que garante um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, ao nível da prevenção e da reabilitação, em áreas como a educação, a saúde e a ação social.
O SNIPI funciona através da atuação coordenada dos Ministérios da Solidariedade e Segurança Social, Ministério da Saúde e Ministério da Educação e Ciência, conjuntamente com o envolvimento das famílias e da comunidade.
Visite o microsite do SNIPI.

Fonte: Segurança Social

Prova Escolar - Ano letivo 2012/2013

Novo prazo até 31 de julho

Este ano a Prova Escolar tem um novo prazo para ser entregue e a sua realização, através da Segurança Social Direta, é obrigatória para os jovens que recebem as prestações pela Segurança Social.
Até ao dia 31 de julho, faça a Prova Escolar na Segurança Social Direta e garanta o direito às prestações.
Caso não faça a prova durante o mês de julho os pagamentos do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo serão suspensos a partir do mês de setembro.
Para mais informações consulte o Folheto Informativo

Fonte: Segurança Social

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Lançamento dos Prémios do Ano Europeu de 2012

Lançamento dos Prémios do Ano Europeu de 2012
Homenageando as melhores iniciativas de promoção do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações
A Comissão Europeia vai lançar os Prémios do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações para homenagear as organizações e indivíduos que promovem o envelhecimento ativo e a solidariedade entre gerações, através das suas atividades.
Os seis prémios a concurso dividem-se nas seguintes categorias:
Locais de trabalho para todas as idades: Esta categoria reconhece as melhores iniciativas por parte de empregadores, sindicatos e organizações sem fins lucrativos na promoção de melhores condições de trabalho para funcionários mais idosos.
Para a construção/ promoção de ambientes favoráveis aos idosos: Esta categoria reconhece iniciativas notáveis por parte de autoridades regionais ou locais que criam um ambiente local inclusivo e acessível que facilita o envelhecimento ativo e que tem um efeito positivo na saúde e na qualidade de vida de todas as gerações.
Empreendedores sociais: Esta categoria reconhece as iniciativas mais bem-sucedidas realizadas por empreendedores sociais na promoção do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações.
Noticiar o envelhecimento e as relações entre as gerações: Esta categoria reconhece os jornalistas cujo trabalho tenha contribuído de forma significativa para uma melhor compreensão dos desafios de uma sociedade em envelhecimento e da forma como podem ser resolvidos, aumentando assim o nível de debate público e promovendo a criação de melhores políticas.
Concurso de histórias de vida: Esta categoria homenageia as histórias de vida de pessoas mais idosas. Membros das gerações mais novas são convidados a contar a história de alguém mais idoso (um familiar, vizinho, amigo, etc.) e a apresentar a notável contribuição que o "sénior ativo" está a dar junto da sua família, sociedade ou trabalho.
Concurso Generations@school: Lançado em Março de 2012, este concurso convida todas as escolas europeias a abrir as portas das suas salas de aulas a pessoas mais idosas. As crianças e as pessoas mais idosas terão a oportunidade de refletir em conjunto sobre o que podem aprender uns com os outros e como podem trabalhar para alcançar um melhor futuro. As escolas participantes podem carregar fotografias num website dedicado até 30 de Junho de 2012. Os projetos intergeracionais mais criativos serão reconhecidos.
Mais informações sobre os Prémios e sobre como participar encontram-se disponíveis no website do prémio http://europa.eu/ey2012/ey2012main.jsp?catId=1026&langId=pt.
O concurso encontra-se aberto até 1 de Setembro de 2012 e todos os cidadãos dos Estados Membros da UE e da Islândia, Liechtenstein e Noruega poderão participar.
Os finalistas de cada categoria serão convidados a participar na cerimónia de entrega dos Prémios do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo de 2012, que deverá decorrer em Novembro em Bruxelas.

Fonte: Segurança Social

sábado, 23 de junho de 2012

Saúde: Taxas Moderadoras

Decreto-Lei n.º 128/2012

Ministério da Saúde

Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 113/2011, de 29 de novembro, que regula o acesso às prestações do Serviço Nacional de Saúde por parte dos utentes no que respeita ao regime das taxas moderadoras e à aplicação de regimes especiais de benefícios .

Fonte: http://dre.pt/pdf1sdip/2012/06/11900/0307903083.pdf

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Programa de Emergência Alimentar


Na concretização do Programa de Emergência Social e do Protocolo de Cooperação recentemente assinado entre o Estado e as entidades representativas do sector social (CNIS, União das Misericórdias e União das Mutualidades) é reforçada a preocupação da intervenção nas situações mais vulneráveis e fortalecida a lógica de proximidade. Assim, tendo em vista a maximização dos recursos já existentes, foi criado um Programa de Emergência Alimentar, o qual se insere numa Rede Solidária de Cantinas Sociais, que permite assegurar às famílias que mais necessitam o acesso a refeições diárias gratuitas no sentido de garantir a todas as pessoas uma segunda refeição. Entra em vigor neste mês de Março e vigorará até Dezembro, renovando-se sucessivamente pelo período de um ano.

Consideradas algumas particularidades que atingem os novos pobres e para acautelar alguma privacidade, em regra, a disponibilização das refeições será para consumo no domicílio das pessoas; a permanência e uso de refeições na Instituição apenas ocorrerão, excepcionalmente, em respostas abertas, como por exemplo, em centros comunitários, de convívio ou de alojamento temporário e em comunidades de inserção, entre outros.

Apesar da selecção das pessoas para disponibilização de refeições ser realizada pelas Instituições, devem ser atendidos, preferencialmente, os idosos com baixos rendimentos, as famílias expostas ao fenómeno do desemprego ou com filhos a cargo e as pessoas com deficiência ou com dificuldade em ingressar no mercado de trabalho. Ainda devem ser consideradas situações já atendíveis para apoio social (desde que o apoio atribuído não seja no âmbito alimentar), situações recentes de desemprego múltiplo e com despesas fixas com filhos, famílias com baixos salários ou com doenças crónicas e encargos habitacionais fixos e famílias monoparentais ou situações de emergência temporária. Não podem beneficiar do Programa as pessoas utentes da Instituição, que, nessa qualidade, beneficiam de alimentação por via de frequência da resposta social em que se encontram inscritos e pessoas já apoiadas por qualquer estrutura/serviço/resposta social que preste apoio directo ao nível da alimentação (tais como banco alimentar, cantina social, distribuição directa de alimentos a sem-abrigo, entre outras).

Há vontade de apoiar, pelo menos, uma cantina social por concelho, devendo a capacidade e o número de utentes abrangidos ser definidos de acordo com as características específicas do espaço onde funcionará, atendendo à eficaz rentabilização dos recursos existentes e tendo como referencial 50 a 80 refeições diárias por Instituição, entre almoço e jantar, para consumo externo, devendo o número de dias (cinco ou sete) depender do modelo de funcionamento do equipamento social que lhe dá suporte. Com a implementação do Programa, desde que tal não pressuponha novas estruturas, há uma estimativa de criação de mais 947 cantinas pelos 18 distritos: Aveiro – 57, Beja – 20, Braga – 78, Bragança – 14, Castelo Branco – 24, Coimbra – 30, Évora – 20, Faro – 37, Guarda – 21, Leiria – 44, Lisboa – 202, Portalegre – 20, Porto – 175, Santarém – 46, Setúbal – 73, Viana do Castelo – 24, Vila Real – 22 e Viseu – 40.

Para o ano de 2012, a comparticipação financeira do Estado, a título de valor referencial por refeição, corresponderá ao montante unitário de 2,5 €, podendo ser cobrado um valor por refeição, consoante os rendimentos das famílias, até 1 €, mediante critérios a definir pela Instituição.

Linha de crédito para IPSS


Pré-candidaturas entre 16 de junho e 6 de julho


No âmbito do programa de reequilíbrio financeiro das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), desenvolvido pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social em colaboração com os representantes destas Instituições, foi constituída uma linha de crédito para promover a sua sustentabilidade financeira, pelo que decorre entre os dias 16 de junho e 6 de julho o período de apresentação de pré-candidaturas.
Esta linha de crédito, no montante global de 50 milhões de Euros, prevê uma taxa de juro bonificada, e um prazo de vigência de sete anos, o qual enquadra um período inicial de dois anos de carência de capital.

Quem pode concorrer
Podem candidatar-se as IPSS que apresentem dificuldades em assegurar os compromissos assumidos com obras, concluídas ou em curso, realizadas preferencialmente no âmbito de programas de investimento, designadamente o Programa PARES (I, II e III), Medida POPH ou outro programa público para a construção, ampliação ou reabilitação de infraestruturais de apoio a respostas sociais.

Como concorrer
Preencher o seguinte formulário e remeter com os devidos anexos comprovativos para o endereço: mailto:IPSS-Linhacredito@seg-social.pt?Subject=Linha de crédito para IPSS

  • Esclarecimentos
    Durante o período de apresentação de pré-candidaturas encontra-se disponível, entre as 9h00 e as 18h00, a seguinte linha de apoio: 220 908 254.

  • Fonte: Segurança Social

    quinta-feira, 14 de junho de 2012

    15.JUN | Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas

    A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), em conjunto com o Ministério da Saúde e a Direção-Geral de Saúde, associa-se à iniciativa anual da /International Network for Prevention of Elder Abuse/ (INPEA), que no dia *15 de Junho*, assinala o *Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas*. Reconhecendo que a violência contra as pessoas idosas constitui um problema social e de saúde pública, considera-se que o seu eficaz combate pode contribuir para um futuro mais inclusivo, onde todos sejam respeitados ao longo do ciclo de vida, nomeadamente no contexto de um envelhecimento ativo e saudável.

    A APAV tem vindo a alertar a sociedade portuguesa para a realidade ainda obscura da violência praticada contra as pessoas idosas. Com o aumento da esperança de vida prevê-se que o número de pessoas com mais de sessenta anos duplique até 2025, passando de 542 milhões em 1995 para 1.200 milhões nessa data. A Organização Mundial de Saúde (OMS) receia que este aumento, associado a uma certa quebra de laços entre as gerações e com o enfraquecimento dos sistemas de proteção social, venha a agravar as situações de violência.

    A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) tem verificado que, desde 2000 até ao ano 2011, houve um aumento de 158 por cento do total das pessoas idosas vítimas de crime. Entre 2000 e 2011 a APAV recebeu 6.240 pessoas idosas vítimas de crime. Com estes processos de apoio a APAV verificou que existe um insuficiente conhecimento do tema por parte das vítimas, familiares e prestadores de cuidados, bem como uma insuficiente informação e capacitação dos profissionais para intervirem nestas situações. Como tal, é fundamental continuar a divulgar e sensibilizar a sociedade para esta temática, a partir da campanha de sensibilização e divulgação pública desenvolvida no *Projecto Títono – Apoio a Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência, financiado pela Direção-Geral de Saúde.*

    Pode fazer o download da pasta ZIP, que inclui os materiais (folhetos, cartazes e spots tv) através de:
    *http://www.apav.pt/portal/tmp/CampanhaTitono.zip

    Fonte: APAV

    quarta-feira, 13 de junho de 2012

    segunda-feira, 11 de junho de 2012

    Cáritas promove encontros sobre o luto - "Unir pontas soltas"


     A Cáritas Diocesana de Coimbra vai promover, nos próximos dias 14 e 21 de Junho, os Encontros sobre o Luto – Unir pontas soltas.
     Dirigidos a cuidadores, estes encontros de final de tarde irão abordar as várias perspetivas do luto – espiritual, filosófica, psicológica, pessoal e profissional – permitindo um olhar diferente sobre o dia-a-dia de quem lida com a perda.
     As sessões terão lugar no Centro Rainha Santa Isabel e a entrada é livre, não sendo necessária inscrição prévia. (mais informações)

    Programa: http://www.caritas.pt/site/coimbra/images/pastapdf/luto.pdf

    Fonte: http://www.caritas.pt/
             

    Projeto "Coimbra sem Violência"


    1ª Sessão | Abuso Infantil e Negligência. Que respostas?
    Data: 13/06/2012             Local: Auditório Bissaya Barreto (Bencanta - Coimbra)


    No dia 13 de junho de 2012, no Auditório Bissya Barreto (Bencanta - Coimbra), vai decorrer a 1ª sessão do Projeto "Coimbra sem violência".
    A sessão, intitulada "Abuso infantil e negligência. Que respostas?", contará com o seguinte programa:
        
    17:30h | Sessão de Abertura
    17:45h | Conferência "Abuso infantil e negligência. Que respostas?"
    Palestrantes
    Dr. Álvaro Carvalho (Psiquiatra, Diretor do Programa Nacional de Saúde Mental)
    Dr. Rui do Carmo (Procurados Geral da República, Coimbra)
    Moderadora Dr.ª Fátima Mota (Assistente Social, Área Social da FBB; Grupo V!!!)
    Relatora Dr.ª Anabela Fazendeiro (Psicóloga, Hospital Pediátrico-CHUC; Grupo V!!!)
    18:45h | Debate com a participação do Fórum "Coimbra sem Violência"
    19:00h | Encerramento

    Organização: Grupo Violência: Informação, Investigação e Intervenção (Grupo V!!!)
    Colaboração: Serviço de Violência Familiar dos HSC - CHUC | Grupo Violência e Escola
    Apoios: Cáritas Diocesana de Coimbra | Escola Superior de Educação de Coimbra

    Fonte: Jornal Diário As Beiras de 11/06/2012
    Inscrições: fatimamota@fbb.pt

    sexta-feira, 8 de junho de 2012

    Camisola autografada pelos jogadores portugueses vai ser leiloada para ajudar a Olhar 21


    O leilão da camisola autografada cedida pelos jogadores da seleção nacional e que vai reverter integralmente para a Associação Olhar 21 (Trissomia 21) está oficialmente aberto.
    A apresentação pública do leilão está, no entanto, agendada para o próximo dia 11, às 18H30, no Conservatório de Música de Coimbra.
    A iniciativa parte da Associação Justiça Para Todos (AJPT) que vai leiloar uma camisola oficial da seleção nacional assinada por todos os jogadores presentes no Euro’2012.
    As verbas realizadas com o leilão serão integralmente destinadas à Associação Olhar 21, instituição que tem como objetivo “promover e facilitar a inclusão e a integração social global do cidadão com trissomia 21.

    A Sede da Associação fica localizada da antiga Escola Primária da Povoação dos Palheiros, junto à praia fluvial dos Palheiros, mais concretamente na Rua da Escola nº 6, Palheiros, freguesia de Torres do Mondego, concelho de Coimbra.
    Site da Associação Olhar 21: www.olhar21.com

    quarta-feira, 6 de junho de 2012

    Planeamento e Sustentabilidade no Terceiro Sector


    No próximo dia 20 de Junho, a CooLabora - Consultoria e Intervenção Social vai promover a 2ª edição da acção de formação "Planeamento e Sustentabilidade no Terceiro Sector". As inscrições decorrem até 15 de Junho.

    Ficha de Inscrição (DOC)
    Programa (PDF)

    CooLabora CRL – Quinta das Rosas, Lote 6, r/c Esq. 6200-551 Covilhã PT      Tel e Fax: +351 275335427    Website: www.coolabora.pt     E-mail: coolabora@gmail.com

    Montepio e Lusitania reeditam "Prémio Voluntariado Jovem"

    Prémio Voluntariado Jovem - Montepio e Lusitânia

    No Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, a Fundação Montepio e a Lusitania – Companhia de Seguros reeditam o "Prémio Voluntariado Jovem Montepio", no valor de 25 mil euros.


    O Grupo Montepio e os seus mais de 800 colaboradores-voluntários desenvolvem e apoiam, no âmbito da sua política de Responsabilidade Social Empresarial, inúmeros projetos nas áreas de solidariedade e saúde, ambiente, economia social, educação e formação, destinados a promover a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, pessoas idosas e cidadãos portadores de deficiência.

    Na concretização desta missão, a Fundação Montepio e a Lusitania – Companhia de Seguros, decidiram lançar a segunda edição do “Prémio Voluntariado Jovem Montepio”, iniciativa destinada a reconhecer, promover e divulgar o voluntariado jovem e as suas atividades e a estimular a apresentação de projetos inovadores ou apoiar a continuidade de projetos já em curso.

    As organizações que desejem candidatar-se a esta iniciativa, e ao prémio que lhe está associado, no valor de 25 mil euros, deverão preencher e enviar a Ficha de Candidatura, até 29 de junho, para o e-mail
    grs@montepio.pt.


    Conheça todos os pormenores desta iniciativa, consultando o
    Regulamento (PDF) do "Prémio Montepio Jovem" e participe, preenchendo a respetiva Ficha de Candidatura (PDF) .


     Fonte: http://www.montepio.pt/SitePublico/pt_PT/institucional/responsabilidade-social/voluntariado/jovem.page

    domingo, 3 de junho de 2012

    Portal +e+i (+ empreendedorismo, + inovação)

    No âmbito do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação, foi recentemente lançado o portal de apoio aos empreendedores nacionais.
    O Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i) é um programa aberto à sociedade civil.
    O +e+i ambiciona uma sociedade mais empreendedora, uma base alargada de empresas inovadoras e com forte componente exportadora, um país em rede e inserido nas redes internacionais de empreendedorismo, conhecimento e inovação, e orientado a resultados.
    São pilares fundamentais: alargamento das competências da população; dinamização da inovação; estímulo ao empreendedorismo; e promoção destes objetivos através de adequados instrumentos de financiamento, com uma repartição justa dos fundos disponíveis pelas iniciativas de excelência.
    Conheça o portal http://www.ei.gov.pt/.

    Fonte: Segurança Social

    Apoio Financeiro do Estado às Associações de Família

    A medida Apoio Financeiro do Estado às Associações de Famílias (AFEAF) promove a “participação das famílias na vida associativa” e fomenta projetos inovadores e centrados nas famílias através do apoio técnico e financeiro a entidades registadas ou elegíveis como "associação de família”.
    O período de candidaturas ao AFEAF inicia a 31 de maio e termina a 16 de julho de 2012. À luz do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, a temática prioritária para 2012 é a “solidariedade intergeracional”.
    O incentivo financeiro será concedido a entidades elegíveis e apenas a uma candidatura com um projeto, devendo-se consultar o “Auxiliar de Preenchimento do Formulário de Candidatura” (mais abaixo) que contém:
    ·  Critérios, prioridades, recomendações, despesas;
    ·  Parâmetros de prioridade e qualidade, pontuação, orçamento previsional e despesas e receitas elegíveis.
    A candidatura é formalizada mediante processo organizado a partir dos formulários abaixo, e outros documentos pertinentes, e é enviada para:
    Exma. Sra. Presidente do Conselho Diretivo do ISS, I.P.
    Mariana Ribeiro Ferreira
    Rua Rosa Araújo, n.º 43
    1250-194 LISBOA
    Qualquer pedido de esclarecimento deverá ser feito para: ISS-AFEAFamilias@seg-social.pt

    i. Formulários-modelo
    iii. Legislação
    ·  Lei n.º 9/97, de 12 de maio
    Estabelece a constituição e os direitos e deveres das associações representativas das famílias.
    ·  Decreto-Lei n.º 247/98, de 11 de agosto
    Define as condições de atribuição de representatividade genérica, de registo e de apoio às associações de família que pretendam usufruir desse estatuto.
    ·  Portaria n.º 935/98, de 29 de outubro
    Aprova os modelos dos impressos oficiais que devem acompanhar a formalização dos pedidos de apoio.

    Congresso Internacional de Inovação Social

    A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto (UDIPSS-PORTO) promove a 19 e 20 de junho, no Teatro Municipal do Rivoli (Porto), o Congresso Internacional de Inovação Social - Unpacking the Future: Pointing the North towards Social Innovation.
    O evento é lançado na expetativa de acelerar a inovação social, procurando soluções eficientes para desafios como o envelhecimento populacional, a pobreza, a dependência ou a falta de cuidados de saúde. “Pretende-se, acima de tudo, dar o pontapé de saída num processo capaz de conectar, inspirar, capacitar e apoiar os agentes da sociedade civil, escalando a sua capacidade de intervenção, a respetiva sustentabilidade e impacto social”, assume a organização.
    O congresso permitirá o encontro entre especialistas nacionais, europeus e mundiais incluirá a realização de conferências, com a apresentação de modelos eficazes, e de workshops, momentos que deverão promover a interação entre inovadores e potenciais inovadores sociais.

    Programa
    19 de junho
    8h30
    RECEÇÃO DOS PARTICIPANTES

    9h00 – 9h45
    ABERTURA
    Pe. José Lopes Baptista - UDIPSS-PORTO
    Guilhermina Rego - Câmara Municipal do Porto
    Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social*
    9h45 – 11h00
    DEBATE
    Como acelerar a inovação Social? O papel das organizações do Terceiro Setor e dos Empreendedores Sociais
    Moderação: Paul Adamson – E!Sharp
    Emanuel Vallens - European Commission
    Filippo Addarii - EUCLID-NETWORK
    Amândio Rodrigues - ASHOKA PORTUGAL
    11h00 – 11h30
    Coffee Break / Networking
    11h30 – 12h30
    DEBATE
    Investimento Social, Inovação Social e Empreendedorismo Social
    Moderação: Raquel Campos Franco – Impulso Positivo e Universidade Católica Portuguesa
    Paula Guimarães - Montepio
    John Low – Charities Aid Foundation
    Miguel Alves Martins - Instituto de Empreendedorismo Social
    14h30 – 17h00
    MASTERCLASSES PARALELAS
    How to Foster regional Social Innovation?by SIX – Social Innovation Exchange
    (English only)
    Main goal: Transnational network activities. How to create solutions for social problems based on community needs and local resources.
    Chair: Louise Pulford, SiX/João Meneses, CM Lisboa/Chris Sigaloff, Knowledgeland
    Ponto de Partida para a Transformação Social - Dinâmicas inovadoras para soluções efetivas
    Por IES - Centro de Formação e Investigação em Empreendedorismo Social
    (Português apenas)
    Workshop para jovens empreendedores sociais com Young Leading Changemakers
    Por Ashoka Portugal
    (Português/English)
    Moderação: Amândio Rodrigues, Ashoka Portugal
    --
    20 de junho
    9h00 – 10h00
    MOMENTO INSPIRACIONAL
    Monsignor Giampietro Dal Toso - Vaticano
    Secretário do Conselho Pontifício COR UNUM
    Ministro da Santa Sé responsável pelas organizações Católicas de apoio social
    Gustavo Brito – Social Lab, Fundação EDP
    Rui Marques – Instituto Padre António Vieira
    10h00 – 11h00
    PARTILHA
    Momento ES+ (projetos de Empreendedorismo Social)
    Moderação:
    Rita Megre - IES
    Teresa Branco – Programa Aconchego
    Miguel Pavão – Mundo a Sorrir
    Pedro Teiga – Projeto Rios
    Frederico Fezas Vital – Terra dos Sonhos
    11h00 – 11h15
    Coffee Break / Networking
    11h15 – 12h00
    Momento Centro Inovação Social – Fundação Porto Social
    Moderação: Rui Nunes
    Raquel Castello Branco - Centro de Inovação Social
    Projeto Arrebita / Hortas Biológicas / Porto Futuro
    12h00-13h00
    MOMENTO SURPRESA

    14h30 – 15h30Momento “Universidade Católica Portuguesa – Porto”: Um agente de Inovação SocialModeração: Américo Mendes (Universidade Católica Portuguesa - Porto)
    15h30 – 15h45
    Coffee Break / Networking
    15h45 – 16h30
    CONCLUSÕES
    “Forças do Bem”: Um caminho para a Inovação SocialCarlos Azevedo – Host
    Chris Sigaloff - Knowledgeland
    Raquel Castello-Branco – Fundação Porto Social
    16h30 – 17h30
    SESSÃO DE FECHO
    Pe. José Lopes Baptista – UDIPSS - Porto
    António Tomás Correia - Montepio
    António Tavares - Santa Casa da Misericórdia do Porto
    Pe. Lino Maia – CNIS
    Rui Rio – Câmara Municipal do Porto*
    Ministro da Solidariedade e da Segurança Social*
    * A confirmar

    FORMAES – Programa de Formação para a Economia Social

    Formação

    formacaoFORMAES – Programa de Formação para a Economia Social
    É reconhecida a importância da oferta dos bens e serviços disponibilizados pelas organizações do sector da Economia Social em Portugal, para a satisfação das necessidades das populações e para a coesão social, bem como o seu papel ativo e dinamizador na superação da crise económica que o país atravessa.

    Pelas especificidades que apresentam e pela diversidade das atividades realizadas, são exigidas a estas organizações práticas de gestão cada vez mais eficazes e inovadoras, tendo em vista a sustentabilidade e a modernização das suas estruturas. Neste sentido, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) em parceria com as entidades associadas – ANIMAR, CONFAGRI, CONFECOOP, CNIS, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas – desenvolveu o FORMAES – Programa de Formação para a Economia Social, concebendo cursos e conteúdos programáticos ajustados às necessidades ao nível da gestão e adaptados às características próprias das organizações da economia social, cujo percurso histórico confere às mesmas um inquestionável valor para a sociedade portuguesa.

    Curso de Gestão de Organizações da Economia Social


    Objetivos
    : sensibilizar quadros técnicos e dirigentes para a temática da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, logísticos e financeiros; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.                                                                                                                                     

    Destinatários: dirigentes e técnicos/as integrados/as em organizações de economia social, nomeadamente Associações, Cooperativas, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações Mutualistas e Misericórdias.

     Locais de Realização:

    - Castelo Branco: APPACDM Castelo Branco (inscrições encerradas)

    Bragança: Santa Casa da Misericórdia de Bragança

    - Beja: *

    Setúbal: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Entre Tejo e Sado (Balcão Palmela)

    - Faro: *

    - Santarém: *

    - Viana do Castelo: Associação Juvenil de Deão

    - Porto: *

    - Viseu: *

    - Lisboa: Casa António Sérgio

    - Leiria *


    * informação brevemente disponível
    FORMAES - Cronograma 2012

    Duração: 105 horas
    Horário das Sessões: 9:00 – 13:00 / 14:00 – 17:00

    Módulos:

    - A Economia Social (7h)

    - Gestão de Pessoas (21h)

    - Informação Contabilística (21h)

    - Gestão Financeira (21h)

    - Marketing e Comunicação (21h)

    - Ética e Responsabilidade Social (14h)                                                                                                            



    Avaliação e Certificação: avaliação modular formativa e sumativa. A conclusão com aproveitamento confere o direito de emissão de certificado de formação profissional, conforme o modelo previsto na portaria 474/2010 de 8 de julho.

    Inscrições:
    . Preencher formulário de inscrição CASES/FORM05.2012.v2;
    . Anexar cópia do BI/Cartão de Cidadão, Cartão de Contribuinte e Curriculum Vitae;
    . Remeter via e-mail para a estrutura representativa:

                  ANIMAR -
    tania.gaspar@animar-dl.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

                  CONFAGRI -
    aldina.fernandes@confagri.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

                  CONFECOOP -
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    FORMAES – Cronograma 2012

    Curso de Gestão de Organizações da Economia Social – Programa de Formação
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    sexta-feira, 1 de junho de 2012

    "Jovens Contra a Violência no Namoro - Guia para a Acção."

    Publicação: "Jovens Contra a Violência no Namoro - Guia para a Acção."
    Uma ferramenta útil para todos os que queiram entrar em acção pela igualdade, contra a violência no namoro!
    Fonte/Publicação: http://www.graal.org.pt//files/EA_Guia_para_accao.pdf

    Microsoft disponibiliza software gratuito a todo o Terceiro Sector em Portugal

    A Microsoft Portugal assinou no dia 30/05/2012 um Protocolo de Cooperação com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias e a União das Mutualidades Portuguesas, que prevê a expansão do Programa Global de Doação de Software em Portugal e a sua disponibilização alargada a todo o Terceiro Sector em Portugal.

    Trata-se de uma iniciativa pioneira, sendo Portugal o primeiro país a firmar um compromisso público com esta dimensão e com o alto patrocínio do governo de Portugal.

    O Protocolo prevê a disponibilização gratuita de um vasto conjunto de produtos de software Microsoft (cerca de 30) a instituições de cariz social, bem como a legalização de software que esteja a ser indevidamente utilizado, num máximo de 25 licenças por cada produto cedido às instituições previamente identificadas.

    Consciente da importância do Terceiro Sector e do seu papel na resposta às assimetrias sociais que caracterizam o País, a Microsoft prossegue, assim, o seu objetivo de tornar a tecnologia acessível a todas as pessoas e organizações, sobretudo aquelas que não têm capacidade ou condições para a alcançarem em circunstâncias normais.

    O propósito da Microsoft é assim que as diversas Associações com atividade nas áreas sociais e da solidariedade possam melhor responder às solicitações e, simultaneamente, incrementar novos projetos de natureza solidária com recurso ao potencial que a tecnologia encerra.

    Para Marco António Costa, Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Sociala assinatura do presente protocolo simboliza uma nova atuação do sector empresarial no âmbito do que deve ser, também, a responsabilidade social das empresas. Uma atuação que deve ser  atenta e de proximidade com os parceiros sociais, formulando-se parcerias e disponibilizando recursos aos diferentes atores sociais”. O Governante salienta ainda que, apesar das «entidades da economia social» serem geralmente, de pequena e média dimensão, elas contribuem para um modelo económico sustentável, não deslocalizável e que já representa cerca de 5,4% do PIB e 4% do emprego em Portugal.   Assim, cultivar as relações entre o Estado e o terceiro sector é uma aposta fundamental, de forma a contribuir para uma cada vez maior e mais eficaz proteção social. É por isso que dizemos que “a economia social é para nós  a «mão invisível» que sustenta a nossa sociedade.”

    A subsidiária portuguesa da Microsoft pretende, desta forma, facilitar o acesso por parte destas organizações ao software mais atual, permitindo que utilizem os seus recursos financeiros limitados para outras atividades ao serviço das comunidades servidas.

    De acordo com Claudia Goya, Diretora Geral da Microsoft Portugal, “o Terceiro Sector é um dos parceiros capitais da Microsoft, pelo que nesta fase delicada que o país atravessa, é imperativo dotar as ONGs das ferramentas necessárias para que possam enfrentar o embate social da crise económica, mas também para que possam melhor responder às necessidades das comunidades envolventes. É precisamente a este nível que acreditamos que a tecnologia detém um papel crucial, na medida em que ao disponibilizarmos as mais inovadoras tecnologias, estamos a contribuir para uma prática de gestão de excelência e, simultaneamente, a ampliar a capacidade de resposta e intervenção destas organizações.”

    Com este acordo, a Microsoft Portugal planeia vir a doar uma média anual de 4 milhões de euros às instituições portuguesas de solidariedade com a assinatura deste acordo.

    Elegibilidade transparente e automática
    Toda a gestão do Programa de Doação de Software Microsoft é feita através da Internet, num processo totalmente transparente, devendo as instituições candidatas aceder ao sitio www.microsoft.pt/cidadania/softwaredoado e, depois de verificarem os critérios de elegibilidade e reunirem os documentos base solicitados, deverão remeter uma mensagem de correio electrónico para o endereço apresentado e aguardar o envio de uma chave individual de acesso ao de software que gere as doações de produtos Microsoft. Com este acesso poderão então solicitar o número de licenças desejáveis por produto. Após as devidas aprovações, a instituição recebe os produtos solicitados em “media kit” ou o acesso ao site para descarregar o software e as respetivas chaves de ativação, conforme sua opção na candidatura.

    Fonte: https://www.facebook.com/notes/microsoft-portugal/microsoft-disponibiliza-software-gratuito-a-todo-o-terceiro-sector-em-portugal/375924279132031