domingo, 28 de abril de 2013

Guia Prático para a constituição de Instituições Particulares de Solidariedade Social

Guia Prático para a constituição de Instituições Particulares de Solidariedade Social

Clicar para aceder: http://www4.seg-social.pt/documents/10152/15030/constituicao_ipss

Fonte: Segurança Social

quinta-feira, 25 de abril de 2013

PRÉMIO EAPN | CANDIDATURAS ATÉ 28 DE MAIO



PRÉMIO EAPN - “APRENDIZAGEM E INSPIRAÇÃO TRANSNACIONAL NA LUTA CONTRA A POBREZA E A EXCLUSÃO SOCIAL” - CANDIDATURAS ATÉ 28 DE MAIO
Este Prémio tem como principal objetivo por em evidência a capacidade de aprendizagem transnacional e de inspiração na luta contra a pobreza e a exclusão social.
As candidaturas devem ser submetidas até 28 de maio de 2013
A cerimónia de atribuição da primeira edição do Prémio EAPN terá lugar em Bruxelas, durante o mês de setembro de 2013.
Para mais informações, consulte http://www.eapn.pt/ e http://www.eapn.eu/
Fonte: ACEGIS

Conferência “O Modelo Social Europeu e a Economia Social de Mercado” em Lisboa



Promovida pelo Centro de Excelência Jean Monnet da Universidade de Lisboa, a conferência “O Modelo Social Europeu e a Economia Social de Mercado” vai ter lugar nos dias 29 e 30 de abril na Faculdade de Direito da UL.
Coordenada pelos Professores Doutores Fausto de Quadros e Luís Pereira Coutinho, esta Conferência desenvolverá as seguintes temáticas:
- A dimensão social da integração europeia desde a década de 50. O adquirido social da União;
- A Europa social e os seus valores: o atual Modelo Social Europeu;
- O significado e o alcance da inclusão nos Tratados da Economia Social de Mercado como modelo económico e social da União Europeia;
- A coesão económica e social na União Europeia;
- O impacto da atual crise económica no modelo social e nas políticas sociais tanto da UE como dos Estados Membros, tendo em especial consideração os indivíduos mais afetados pela crise;
- Os novos desafios para a política social da União Europeia, sobretudo em tempo de crise.
Consulte o Programa.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através do email: excelencia@ul.pt até 26 de abril.

Para mais informações, clique aqui
Fonte:  mlfonseca.net |O lugar das ciências sociais e humanas"

terça-feira, 23 de abril de 2013

2ª Edição da Bolsa do Empreendedorismo | 9 maio


Para celebrar o Dia da Europa venha à segunda edição da Bolsa do Empreendedorismo: 
€ 15000 para por a sua ideia a render!
 Este ano, a comemoração do Dia da Europa - 9 de maio - realiza-se na Aula Magna da Universidade de Lisboa, com a 2ª edição da Bolsa do Empreendedorismo. Quem participar nesta iniciativa de apoio à economia e ao emprego poderá candidatar o seu projecto a prémios de apoio ao empreendedorismo no valor total de € 15000.
Se tem uma boa ideia ou deseja fazer crescer o seu negócio, esta será uma oportunidade rara de receber formação e conselho gratuito de especialistas, bem como de estabelecer contactos de alto valor acrescentado.
Na Bolsa do Empreendedorismo estará ainda disponível uma "Loja do Cidadão Empreendedor", com Gabinetes de Apoio dedicados a temas que passam do capital de risco à propriedade industrial, passando pelos recursos humanos e à incubação.
acesso é livre das 9h30 às 19h30, com inscrição necessária apenas para os workshops. A equipa do programa The Next Big Idea estará presente ao longo de todo o dia para proceder ao registo das melhores ideias a exibir na televisão.
■Para inscrição nos workshops: 966 567 655 |bolsadoempreendedorismo@gmail.com
Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com o Gabinete do Parlamento Europeu, em parceria com a Universidade de Lisboa e enquadrada na Semana do Empreendedorismo da Câmara Municipal de Lisboa, conta com a quase totalidade das entidades públicas e privadas que apoiam o empreendedorismo.
Ligações úteis:
■Sítio web da Bolsa do Empreendedorismo
Programa pdf - 12 KB [12 KB]
Fonte: ACEGIS e Comissão Europeia em Portugal

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Um pouco mais que 1 em cada 10 residentes em idade ativa efetuou voluntariado - 2012


Resumo 
Por ocasião da divulgação da Conta Satélite da Economia Social 2010, o INE divulga os resultados do Inquérito ao Trabalho Voluntário 2012. A taxa de voluntariado estimada para 2012 foi de 11,5%, isto é, cerca de 1 milhão e 40 mil indivíduos da população residente com 15 ou mais anos participou em, pelo menos, uma atividade formal e/ou informal de trabalho voluntário. Estima-se que as ações de voluntariado corresponderam a cerca de 4% do total de horas trabalhadas e que o seu valor monetário equivalente correspondeu aproximadamente a 1% do PIB.
Texto integral do Destaque
Download do documento PDF (426 Kb)
 



Fonte: INE

Serviço comunitário DiferenteMENTE, IgualMENTE, da ADFP, em seis concelhos do Distrito.


A Fundação ADFP inicia no dia 15 de Abril o projeto de Apoio Domiciliário na Saúde Mental, Serviço Comunitário, em parceria com a Direção Geral de Saúde.
O Serviço Comunitário é constituído por uma Equipa Domiciliaria de Saúde Mental , da qual fazem parte uma psicóloga, técnico de serviço social  e  enfermeiro. Destina-se a pessoas com doença mental que, com o apoio domiciliário, podem manter-se na sua residência, junto da família e vizinhos, prevenindo recaídas e evitando novos internamentos.  A área geográfica de intervenção inclui Coimbra, Condeixa-a-Nova, Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares. 
A Fundação ADFP teve em funcionamento, nos anos de 2008 a 2010, o Serviço Comunitário, resposta domiciliária integrada, multimunicipal, em seis concelhos do distrito de Coimbra. Nessa a altura beneficiavam de acompanhamento cerca de 80 utentes com doença mental grave.
Dificuldades económicas obrigaram o anterior Governo a cancelar o apoio a este serviço comunitário. A credibilidade da fundação ADFP permite agora o reinicio deste projeto, mesmo num período de grave crise económica e com muitas restrições orçamentais por parte do Estado.
Uma política de saúde mental não pode prescindir de boas respostas comunitárias, que facilitem a integração e inclusão das pessoas com doença psiquiátrica. È fundamental criar condições para que a pessoa com doença psiquiátrica possa continuar integrada junto da comunidade, vizinhos e família. È importante  humanizar o apoio aos doentes psiquiátricos e combater o estigma que durante séculos condenou a doença mental á “guetização”, ao ostracismo e ao tratamento em hospitais asilares , com grades nas janelas e trancas nas portas tipo prisão.
Para além desta resposta comunitária , a Fundação ADFP integra pessoas com problemas de saúde mental nas valências destinadas a pessoas com deficiência ou doença crónica incapacitante, designadamente nas valências de Fórum Sócio Ocupacional, Centro de Actividades Ocupacionais e Formação Profissional.
A Fundação ADFP desenvolve um projeto pioneiro DiferenteMENTE, IgualMENTE, que integra varias respostas residenciais, adaptadas ao nível de dependência e capacidade de integração de cada pessoa, respostas ocupacionais e agora este serviço comunitário. A Fundação ADFP já recebeu vários prémios nacionais pelo trabalho inovador com pessoas com doença mental, sempre numa lógica de inclusão e combate á marginalização.
No futuro, a ADFP pretende continuar a apostar na inclusão da pessoa com doença mental, procurando adaptar os serviços existentes às características individuais de cada doente.  A ADFP aposta em  desenvolver novas formas de intervenção para responder melhor às necessidades das pessoas com doença mental grave, respeitando orientações técnicas de elevada qualidade, mas que não prescindem da bondade dos prestadores.

Fonte: ADFP

Ciclo de Workshops “Olhar(es) (d)a diversidade”



As questões da diversidade de género e sexual, presentes em todos os espaços socioeducativos, assumem extrema importância para qualquer profissional de educação. Este deve ver-se como agente de valorização das diferenças, não somente na escola, mas também noutros espaços sociais em que os/as adolescentes e jovens se encontram inseridos.
Os workshops constituem uma mais-valia para os/as (futuros/as) profissionais de educação promoverem uma escola inclusiva e não discriminatória, contribuindo para a formação de cidadãos e cidadãs participativos/as, reflexivos/as, autónomos/as e empenhados/as na construção de uma sociedade liberta de preconceitos sexuais.
 Destinatários: Estudantes universitários e profissionais de educação, saúde, serviço social, psicologia e demais áreas de interesse.



Formadora: Regina Alves

  • Workshop: “Género e diversidade sexual na comunidade escolar"
4 Maio: 14h30 – 17h30
Convidada: Profa. Dra. Cláudia Maria Ribeiro, Universidade Federal de Lavras - Brasil
  •  II Workshop: “Homossexualidade: liberdade e/ou dificuldades?
11 Maio: 14h30 – 17h30
Convidada: Profa. Dra. Ana Maria Brandão, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho
  •  III Workshop: “Educação afetivo sexual orientada para a ação: desafios para os educadores
18 Maio: 14h30 – 17h30
Convidada: Profa. Dra. Maria Teresa Vilaça, Instituto de Educação, Universidade do Minho
Fonte: Regina Alves 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

SUSTENTABILIDADE DAS IPSS PROGRAMA DE AÇÃO


A CNIS encontra-se a desenvolver o projecto “Programa de Acção para a Sustentabilidade das IPSS”, que tem por objectivo global desenvolver um conjunto de 11 Programas Operacionais para a implementação de recomendações para a sustentabilidade das IPSS. No essencial, estas recomendações emanam do estudo “As Instituições Particulares de Solidariedade Social num Contexto de Crise Económica”, promovido também pela CNIS. 
A versão síntese deste estudo está disponível em: http://novo.cnis.pt/index.php?ToDo=read_news&id=335 
Para alcançar esse objectivo global, o projecto define como objectivos específicos: 
. Promover a VIABILIDADE económica e financeira das IPSS; 
. Promover a SUBSISTÊNCIA das IPSS na perspectiva da adequação entre respostas prestadas e necessidades sociais; 
. Promover a COMPLEMENTARIDADE entre as próprias IPSS, mas também entre estas a as restantes entidades da sociedade civil, bem como o Estado. 


Para o desenvolvimento deste projecto, a CNIS conta com o envolvimento e o empenhamento de IPSS suas associadas. 

A execução técnico-científica do projecto envolve uma equipa diversificada, liderada e coordenada pela IPI Consulting Network Portugal. A metodologia do trabalho prevê, entre outras componentes, o contacto com IPSS para recolha de informação. 
Qualquer dúvida ou pedido de esclarecimento pode ser endereçado para o email cnis.porto@mail.telecpac.pt ou para Mário Barroqueiro, email mario.barroqueiro@ipi.pt telefone 213825460 

Data: 2013-03-05
Fonte: Solidariedade.pt

Tem de haver mais envolvimento do Estado na construção de respostas em lares de idosos

Inquérito da DECO
Tem de haver mais envolvimento do Estado na construção de respostas em lares de idosos 

Dois em cada três idosos que vivem em lares têm um rendimento inferior à mensalidade da instituição, tendo de recorrer a poupanças ou à família para conseguir pagar, revela um inquérito da DECO que envolveu 690 portugueses. O estudo da revista Proteste, que decorreu em Março de 2012 em Portugal, na Bélgica, na Espanha e em Itália, envolveu uma amostra da população entre os 50 e os 65 anos, tendo como destinatários familiares de utentes de lares que acompanharam o processo de institucionalização. A Proteste recebeu 3.130 respostas, sendo 690 portuguesas, a maioria (70%) de filhos de idosos institucionalizados.
Os resultados do inquérito, publicados na edição de Março/Abril da Proteste, indicam que um em cada quatro idosos precisa de mais de 500 euros por mês para completar o valor da factura. A estadia num lar custa, em média, 770 euros mensais, um valor que é inflacionado pelas mensalidades das instituições privadas, cuja média ronda os 925 euros. Nas que têm financiamento público situa-se nos 550 euros. 

Dados do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, divulgados na base de dados Pordata, indicam que, em 2011, quase 1,2 milhões de pensionistas de velhice do regime geral da Segurança Social (cerca de três quartos do total) auferiam uma reforma entre 251 e 500 euros. O estudo demonstra que, em mais de metade dos casos (53%) são os familiares que desembolsam o dinheiro em falta. Já 38% dos utentes vão buscar essa parcela às suas poupanças. Na Bélgica, em Espanha e em Itália a tendência é inversa, com 69%, 51%, 50% dos idosos, respectivamente, a recorrerem ao seu pé-de-meia para fazerem face às despesas com o lar. 

A esmagadora maioria dos inquiridos que disse apoiar o familiar não tem nenhum tipo de apoio financeiro. Os cerca de 10% que beneficiam recebem, em média, 420 euros. Além da mensalidade fixa, os lares podem cobrar bens e serviços extras, como fraldas, medicamentos e fisioterapia, que representam, em média, um gasto mensal de 125 euros. 

Mais de três quartos dos inquiridos disseram ter de pagar a mensalidade por inteiro quando os familiares se ausentam do lar por longos períodos. Apenas 5% afirmaram estar isentos até um determinado número de dias, fixado pela instituição, e terem beneficiado de um abatimento equivalente ao preço da alimentação.

Os autores do estudo consideram "compreensível que determinadas despesas fixas da instituição tenham de ser cobradas, independentemente de o idoso estar ou não presente", mas defendem que deve haver, pelo menos, uma redução da mensalidade durante esse período. Cerca de 30% dos idosos pagaram uma caução para serem admitidos, na maioria dos casos a rondar os mil euros, que serve de garantia de pagamento de prestações em dívida ou de eventuais danos causados ao mobiliário ou às instalações. Contudo, cerca de dois terços revelaram não ter recebido a caução quando os idosos deixaram a instituição, sendo a situação mais frequente nos lares público-privados: oito em cada dez ficaram com o dinheiro.

ÚNICA OPÇÃO PARA CERCA DE UM MILHÃO DE IDOSOS
Oito em cada 100 inquiridos no estudo da Deco tiveram de demitir-se ou pediram licença do trabalho para tomar conta de um familiar idoso que aguardava por uma vaga numa instituição da terceira idade. Quase um milhão de idosos não consegue ou tem muita dificuldade em realizar actividades como comer, andar ou cuidar da sua higiene, sendo o lar encarado como a "única opção" para muitos deles e para as suas famílias. "Mas a espera por cama, comida e roupa lavada pode ser longa", refere o inquérito da Deco/Proteste, segundo o qual um em cada dez idosos esteve cerca de um ano em lista de espera para entrar num lar e 5% mais de três anos.

O estudo refere que 40% dos participantes admitiram fazer sacrifícios para apoiar o familiar enquanto esperava uma vaga na instituição. Enquanto aguardavam, 38% dos participantes optaram por tratar do idoso, 30% contrataram uma pessoa ou serviços privados, 26% limitaram-se a esperar, 15% instalaram o familiar temporariamente noutro lar e 14% recorreram a serviços públicos ao domicílio. 

Um em cada dez inquiridos deixou o idoso internado num hospital até ter lugar no lar. "Trata-se de um encargo que o Serviço Nacional de Saúde não deveria ter de suportar, para além de que as camas de hospital já são poucas para os doentes que realmente precisam delas", adverte o estudo, publicado na revista Teste Saúde. 

Dois terços dos inquiridos tentaram encurtar o tempo de espera, com 30% a reclamarem junto do lar e 56% a admitirem ter recorrido a "cunhas". Alguns mentiram, dizendo que o estado de saúde do idoso era mais grave do que na realidade, e uma minoria revelou ter oferecido dinheiro a funcionários do lar para obter vaga. 

Cerca de um terço dos inquiridos queixou-se da falta de transparência nas condições de acesso, e quase 30% referiram que não havia regras específicas para a entrada no lar ou lista de espera. 

Mais de 40% consideraram "bastante complexo o processo de admissão em lares públicos e público-privados". Apesar de a maioria estar satisfeita com o serviço do lar, há aspectos que mereceram desaprovação, como a falta de atividades de lazer (44%) e de profissionais (37%).

Quatro em cada 10 inquiridos apontaram ter havido algum problema relevante, sendo o mais frequente (25%) o desaparecimento de bens pessoais, seguindo-se os maus-tratos verbais (18%) e físicos (6%) por parte dos funcionários, bem como acidentes provocados por negligência destes (15%) ou falta de segurança nas instalações (9%). 

RESULTADOS “ASSUSTADORES”
A associação Deco/Proteste considerou "assustadores" os resultados do inquérito que indicam que dois em cada três dos idosos não têm capacidade para pagar o lar, considerando que a situação é grave e tem tendência a agravar-se. "Este estudo identifica claramente um grande problema: há um desfasamento cada vez maior entre a oferta existente e a procura deste tipo de estrutura", disse à agência Lusa Bruno Campos Santos, da revista Proteste. 

Bruno Campos Santos explicou que "a esperança de vida está a aumentar e a pressão da fatia dos idosos está a ser mais rápida do que o crescimento da resposta ao aprofundamento das necessidades, que sempre existiram, mas que agora se colocam com maior premência".

Segundo o INE, em 2050 um terço da população portuguesa será idosa. Actualmente, de acordo com os censos 2011, os indivíduos com mais de 65 anos representam já cerca de 20% da população. "O caminho que se está a fazer é claramente o de agravamento deste problema", disse o técnico, considerando que a reposta ao problema passa por um maior envolvimento do Estado. Tem de haver "um aumento do envolvimento do Estado na construção de respostas para este problema, seja ao nível da criação ou desenvolvimentos de estruturas próprias, seja através dos acordos que estão a ser estabelecidos com instituições de solidariedade social, que têm aqui um papel relevantíssimo", sublinhou. "Terá de ser por aqui o caminho para tentarmos minimizar o impacto deste problema", comentou. Bruno Santos alertou que há lares que apresentam um determinado tipo de oferta e depois não cumprem, porque "os custos não permitem que haja essa correspondência", explicou. 

O inquérito revela que 17% dos lares não cumprem com as actividades prometidas, 17% apresentam custos inesperados no final do mês, "uma pressão adicional sobre as famílias" e 12% reportam o aumento inesperado da mensalidade, numa altura em que "os orçamentos familiares estão com elasticidade zero", adiantou. Bruno Campos Santos adiantou que "o desejável" seria que a fiscalização conseguisse controlar todas estas situações, mas é preciso compreender que "há hoje uma margem do sistema que vive na ilegalidade". "Todos nós sabemos de casos de proprietários de lares que fecham na rua A e passados uns dias abrem na rua B", comentou, adiantando que as famílias têm de ter "um papel de escrutínio". "É fundamental que as famílias se informem sobre as condições que um lar tem de apresentar para funcionar", disse, acrescentando: "Não podemos pensar que a fiscalização consegue estar permanentemente a acompanhar a criatividade destes proprietários de lares ilegais". 

10 MIL IDOSOS EM LISTA DE ESPERA
A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, que representa quase 2700 entidades, 1300 das quais com lares, estima que existam cerca de 10 mil idosos em lista de espera. Segundo a CNIS, poderá haver, em três anos, até mais 4 mil camas nas instituições, resultado de investimentos cofinanciados pelo Estado português e por fundos comunitários, mas é um número que, manifestamente, continuará a ser insuficiente face à procura.

A CNIS recomenda que o Governo deve dar continuidade à expansão da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, com equipas domiciliárias que apoiem os cuidadores informais e prestem cuidados de saúde aos idosos.

Segundo o Governo, foram criadas mais cerca de quatro mil novas vagas desde as alterações à lei dos lares, há um ano. A medida foi publicada em Diário da República a 21 de Março e tinha como objectivo definir as condições de organização, funcionamento e instalação das estruturas residenciais para pessoas idosas. Para maximizar a capacidade instalada, a nova legislação permite que os quartos individuais possam ser usados como quartos duplos, desde que a dimensão da divisão o permita. Com esta legislação, o Governo previa conseguir um aumento potencial de cerca de 20 por cento, que se poderia traduzir em 10 mil vagas, já que, em média, cada estrutura existente teria cerca de sete novas vagas.

Dados da Segurança Social, relativos às instituições com as quais o Governo tem acordos de cooperação, mostram que entre Fevereiro de 2012 e Março de 2013 houve um acréscimo de 7,1% no número de vagas, o que significa que foram criadas cerca de 4 mil novas vagas.

No entanto, contactadas as principais organizações representativas do sector social, os números não são coincidentes: A União das Misericórdias aponta para a criação de cerca de mil camas, enquanto o presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade não arrisca um número e diz que é um processo em desenvolvimento ainda sem expressão notória.

O presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS) disse que este é um "processo que está em marcha", mas que é um "processo lento" que obriga a adaptações, principalmente ao nível dos recursos humanos. "Isto não é de efeitos imediatos, é lento porque havia necessidade de adaptar as próprias instalações porque um quarto pode ter as dimensões para ter as três pessoas, mas pode não estar ainda suficientemente adaptado para ter estas pessoas", explicou o padre Lino Maia.

O responsável afirmou que a medida foi muito bem acolhida pelas instituições e defendeu que é o caminho a percorrer, mas preferiu não arriscar nenhum número quanto a um aumento da capacidade instalada durante estes doze meses. "Não fizemos ainda nenhum levantamento, mas penso que se o fizéssemos não chegaríamos a resultados muito significativos. É um processo que se está a desenvolver, mas ainda sem expressão notória", afirmou. 

Alertou, por outro lado, que o aumento do número de vagas pode não significar mais acordos de cooperação e que, por isso, as instituições podem ser obrigadas a receber mais pessoas, mas sem mais apoios financeiros por parte do Estado. 

O presidente da União das Misericórdias, por seu lado, defendeu que esta alteração teve como resultados positivos o ter permitido "regularizar alguma capacidade que havia nos lares e que não era permitida", ao mesmo tempo que permitiu instalar mais camas noutros lares. "A nossa estimativa é que no imediato deu à volta mais 460 camas e no total deu cerca de mil camas. A legislação permitiu, de uma forma legal, que era o que não existia, aumentar a capacidade dos lares em cerca de mil pessoas, o que é um aumento muito significativo e muito importante", sublinhou Manuel Lemos.

250 MILHÕES DE EUROS PARA LARES EM 2012
O Instituto de Segurança Social (ISS) assegurou que dá resposta aos casos de idosos em que se confirme uma "necessidade de institucionalização urgente", afirmando que despendeu, em 2012, cerca de 250 milhões de euros para a resposta em lares. O inquérito da associação Deco/Proteste, publicado na revista Teste Saúde, refere que um em cada dez idosos esteve cerca de um ano em lista de espera para entrar num lar e 5% mais de três anos.

A Segurança Social explicou, numa nota enviada à agência Lusa, que os "lares de idosos não são públicos": Podem ser privados com fins lucrativos ou lares de instituições privadas de solidariedade social. Salienta ainda que "não existe uma sistematização de dados de âmbito nacional sobre tempos de espera em lares" e que as condições de acesso aos lares de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com acordos de cooperação são estabelecidas pelo Regulamento de Admissão. No entanto, sublinha, "da parte do Instituto da Segurança Social sempre que se confirma uma necessidade de institucionalização urgente é dada resposta quer seja através de colocação em lares com acordo de cooperação, quer seja, com a comparticipação de lares lucrativos". 

Neste sentido, o Instituto da Segurança Social afirma que tem vindo a aumentar o número de respostas em lares, passando de 1.771 acordos de cooperação em 2011 para 1.805 em 2012, tendo despendido no ano passado cerca de 250 milhões de euros, mais 20 milhões relativamente a 2011 para as respostas a lares de idosos.

O ISS acrescenta que tem promovido o aumento de outras respostas sociais para idosos, como o apoio domiciliário. "O número de respostas de apoio domiciliário aumentou significativamente", passando de cerca de 65.500 utentes, em 2010, para cerca de 67.500 utentes em 2012, o que representou "um investimento acrescido do Instituto da Segurança Social de cerca de 6 milhões de euros", acrescenta na nota.
Data: 2013-04-08
Fonte: Solidariedade.pt

conferência “Educação E Formação no Século XXI”


Realiza-se no próximo dia 27 de Abril a conferência “Educação E Formação no Século XXI”
Local: 14h00 no Centro de Congressos da Exponor, sala Enrytillo.
Esta conferência é realizada no âmbito da Qualifica 2013 e contará com a participação do Gestor do POPH no primeiro painel previsto cujo tema de debate versará sobre a Formação, Qualificação e Certificação.
Consulte aqui o Programa.
Fonte: ACEGIS

sábado, 13 de abril de 2013

Insolvência de empresas e de pessoas singulares

Formação
Tema: Insolvência de empresas e de pessoas singulares

Coordenação: Catarina Frade (Professora da FEUC/Investigadora CES); Teresa Garcia (Juíza de Direito) e José Manuel Branco (Procurador da República)
N.º de Horas: 25h
Data(s): 17, 18, 24 e 25 de maio
Local: Coimbra / CES Coimbra

Fonte: CES Universidade de Coimbra

17º Concurso Nacional de Ideias de Negócio promivido pela ANJE


Candidaturas ao 17º Concurso Nacional de Ideias de Negócio promivido pela ANJE
A iniciativa integrada no vasto programa de ação da Academia dos Empreendedores é promovida em 52 estabelecimentos de ensino secundário, profissional e superior, de Norte a Sul do país. A competição decorre também a nível nacional, dirigindo-se a todos os jovens entre os 18 e os 35 anos com projetos de negócio inovadores e viáveis. 
Desenvolvido em colaboração com o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Concurso Nacional de Ideias visa a materialização de planos de negócio, através da disponibilização dos recursos financeiros, humanos, técnicos, formativos e de consultoria necessários ao exercício da atividade empresarial. Através dos protocolos estabelecidos com 52 instituições de ensino nacionais, a ANJE pretende igualmente estimular a prática empreendedora e gerar maior iniciativa empresarial, não só junto dos futuros gestores, mas também junto dos jovens cujas formações não estão tão vocacionadas para a criação de empresas.
 
Para além das escolas especializadas no ensino de Economia, Gestão e Administração - como a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, o Instituto Português de Administração e Marketing ou a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria -, promovem o Concurso Nacional de Ideias instituições de ensino de áreas tão diversas como a Engenharia, o Turismo, a Saúde e a Agricultura. É o caso da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e da Escola Superior Agrária de Beja. 
 
Recorde-se que a ideia vencedora da edição passada foi apresentada por dois estudantes licenciados em Ciências Biomédicas. A plataforma PTTecno, desenvolvida por Emanuel Costa e Miguel Casteleiro, visa facilitar a transferência de tecnologia dos centros de investigação para as empresas. Através desta “inovadora proposta pretende-se que essas tecnologias sejam divulgadas e, possivelmente, compradas por empresas”, afirmam os jovens empreendedores, que consideram ser deste modo possível “tirar o máximo rendimento de cada projeto realizado”. De resto, a ideia PTTecno é uma proposta de valor com vantagens para o meio empresarial e o universo da investigação, na medida em que, por um lado, as empresas têm um acesso facilitado “na compra de tecnologias em desenvolvimento” e, por outro, a plataforma de transferência de tecnologias permite que os laboratórios se financiem através dessa venda. 
 
Melhores ideias evoluem para planos de negócio
 
Cada uma das instituições de ensino a promover o Concurso Nacional de Ideias vai submeter as propostas dos respetivos alunos a um júri, responsável pela seleção da melhor candidatura apresentada. Paralelamente, um júri nacional, constituído por experientes consultores empresariais, vai proceder à avaliação todas as candidaturas independentes. De seguida, entre as ideias de negócio mais inovadoras, independentes e oriundas das escolas, será apurada a Melhor Ideia de Negócio. 
 
Distinguidos com o Certificado de Jovem Empreendedor do Ano, os promotores das propostas mais notáveis vão beneficiar de todo o apoio técnico e empresarial, para a conversão das ideias em planos de negócio. Os vencedores serão contemplados com uma formação, em formato “high coaching”, com duração de oito horas e avaliada no valor de 1.000 euros. A frequência da ação formativa vai possibilitar o acesso a informações e conselhos úteis para a concretização das ideias apresentadas e subsequente entrada nos mercados. A formação e a consultoria especializada são, por isso, os grandes galardões da competição. As ideias viáveis que rapidamente se estruturam em planos de negócio promissores são posteriormente encaminhadas para o Prémio do Jovem Empreendedor, esse sim facilitador e potenciador da constituição da empresa.
 
“Videocandidaturas” são novidade nesta edição 
 
A escolha dos vencedores vai obedecer a rigorosos critérios de análise e seleção, assentes em sete premissas: ideia de negócio realista; criação do próprio emprego; criação de postos de trabalho; inovação; identificação de beneficiários; referências profissionais e/ou académicas e capacidade empreendedora do promotor.
 
Na sua 17ª edição, o Concurso Nacional de Ideias vai de encontro às potencialidades multimédia, cada vez mais utilizadas pelos apelidados empreendedores digitais, e introduz uma nova possibilidade de submissão de candidaturas: a apresentação de ideias em formato vídeo. As coordenadas para participação no concurso, seja por esta nova via, seja através preenchimento de um formulário online, estão disponíveis na páginawww.anje.pt/portal/concursodeideias.  

Fonte: ACEGIS

Justiça das Famílias, das Crianças e dos Jovens


Curso de Formação Avançada
Justiça das Famílias, das Crianças e dos Jovens
3, 4, 10 e 11 de maio de 2013, CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118

APRESENTAÇÃO
A composição, o papel social, a relação entre os seus membros e as dinâmicas das famílias têm registado alterações muito significativas nas últimas décadas. E os direitos das crianças têm, neste contexto, vindo a afirmar a sua centralidade. Os últimos quarenta anos do direito da família e das crianças em Portugal refletem estas mudanças, nos projetos legislativos que vingaram, nos que nunca chegaram a ser lei, no debate doutrinal, jurisprudencial e cívico.

A situação socioeconómica que vivemos tem um reflexo direto nas relações familiares e na afirmação dos direitos das crianças e dos jovens. Um diferente contexto e novas exigências que se projetam necessariamente na compreensão do sentido da lei e na sua aplicação, e relembram a imprescindibilidade do conhecimento multidisciplinar.
Este curso trata dos principais temas desta área do direito, abordando a caraterização das realidades sociais que lhes subjazem e tratando do seu enquadramento legal e dos desafios que se colocam a quem, na intervenção social ou na intervenção jurídica e judiciária, tem de atuar nas situações de crise ou de conflito, protegendo, restabelecendo os direitos violados, regulando, decidindo.

DESTINATÁRIOS
Este curso é especialmente dirigido a magistrados judiciais e do Ministério Público, advogados, conservadores do registo civil, órgãos de polícia criminal, técnicos dos serviços de reinserção social e da Segurança Social, membros das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, profissionais de organismos do Estado e de organizações de solidariedade social com intervenção na área da família, da infância e da juventude, dos meios de comunicação social e a estudantes de cursos pós-graduados.

COORDENADOR
Rui do Carmo (Procurador da República)

LOCAL
Lisboa – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Picoas Plaza – Rua do Viriato 13, Lojas 117/118)

DURAÇÃO
25 Horas

Fonte: CES da Universidade de Coimbra

"Representações da Violência"


Apresentação de livro
"Representações da Violência" | Organização: António Sousa Ribeiro
18 de abril de 2013, 18h00, Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra

Apresentação da obra a cargo de Graça Capinha (CES) | Coleção CES/Almedina, Série "Literatura e Arte"

Resumo

Apesar da abundância de estudos produzidos nas últimas décadas, muitos deles de importância relevante, a questão da violência continua a ser um dos problemas mais complexos e mais esquivos do universo contemporâneo. Modos de definição demasiado estreitos - por exemplo, os que só vêem violência quando há agressão física-, não apenas são manifestamente incapazes de captar a complexidade de processos muitas vezes difusos, ocultos na escala micro das relações quotidianas, como, mais do que isso, representam eles próprios uma forma de exercício da violência, pelo efeito de invisibilização que produzem. Só uma reflexão ampla e transdisciplinar poderá levar ao desenvolvimento de modelos teóricos e quadros de análise adequados a uma compreensão global dos processos de violência no mundo contemporâneo e, por outro lado, susceptíveis de fornecer os instrumentos indispensáveis a uma abordagem suficientemente atenta às especificidades contextuais. Uma tal reflexão obriga a equacionar o tema da violência em conjunto com conceitos centrais para a discussão contemporânea, como os de agressão, poder, autoridade, soberania, conflito, guerra, trauma, memória e representação.
Os contributos para o presente volume debruçam-se, de perspectivas diferentes e a partir de contextos distintos, sobre alguns aspetos de uma questão que o universo da política, da cultura e das artes no século xx coloca com particular acuidade: no mundo contemporâneo, o problema da representação da violência tornou-se indis¬sociável do problema da violência da representação. Sendo assim, o espaço do(s) discurso(s) torna-se ele próprio um espaço de negociação e de conflito, marcado por ambivalências que urge analisar na sua complexa especificidade.

Fonte: Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Confort Keepers: Newsletter Mês de Março - Saúde e Bem Estar dos Idosos


News you can use | Brought to you by Comfort Keepers

Comfort Keepers Logo


cid:image007.jpg@01CE35E1.E958AEA0
Caros amigos da Comfort Keepers,

É com o maior prazer que trazemos até vós a newsletter do mês de Março onde iremos abordar  variados temas, relativos à saúde e bem estar dos idosos. 

Nesta newsletter iremos explorar a importância de manter relações familiares saudáveis, a fim de garantir o bem estar físico e mental do idoso e, simultaneamente, permitir ao seu cuidador espaço para cuidar de si e dos vários aspectos da sua vida.  

Abordamos, igualmente, o tema essencial do processo de transição do idoso, do hospital para casa, em situações de pós-alta hospitalar - quais os factores essenciais a ter em conta para uma recuperação rápida, segura e eficaz, e como devemos lidar com eles.

Finalmente, informamos os nossos leitores sobre as consequências da Deficiência de Vitamina D e quais as melhores sugestões para ajudar os idosos na ingestão de vitamina D - alimentos ricos nesta vitamina, atitudes e comportamentos apropriados. 

Estamos sempre perto de si a cuidar daqueles que mais gosta!

Com os melhores cumprimentos,

Comfort Keepers - Cuidados em Apoio Domiciliário
Telefone - 808 203 095



 

A Importância de Manter Relações Familiares Saudáveis


cid:image008.jpg@01CE35E1.E958AEA0  


A melhor prenda que os pais podem dar aos seus filhos é tratá-los com carinho e respeito, cuidando deles até à idade adulta. Ao fazê-lo, os pais ensinam os filhos a estabelecer relações saudáveis dentro de uma unidade familiar coesa, de modo a que possam tornar-se adultos felizes, bem ajustados socialmente e, por conseguinte, bem sucedidos nas várias áreas da vida. O ciclo da vida permite que os filhos, enquanto adultos, possam retribuir aos pais estes cuidados, auxiliando-os e acompanhando-os na senioridade.

Cuidar de um membro da família pode ser, simultaneamente, bastante agradável e recompensador, como também um grande desafio. O idoso que precisa de cuidados, muitas vezes, sente-se descolado e ressentido por não conseguir ser independente e ter que recorrer à ajuda do seu familiar, mesmo para as actividades mais básicas do dia a dia. O cuidador familiar, se por um lado, se sente muito feliz e útil por poder ajudar, por outro, não consegue evitar um sentimento de grande tristeza ao ver o seu familiar idoso num estado de saúde em declínio.  Além disso, os cuidadores familiares passam por complicados conflitos interiores, em que, ao mesmo tempo que se sentem como um dado adquirido e que não são valorizados, também sentem que não devem cobrar esse reconhecimento.  
  
Neste contexto familiar é importante manter uma dinâmica de relações saudáveis, integrando outros familiares na rotina do idoso, para ajudar a dinamizar o seu dia-a-dia e, simultaneamente, dar espaço ao cuidador que presta os cuidados primários ao idoso. É importante que o idoso receba visitas que lhe quebrem a monotonia e dissipem a ideia de que está isolado do resto da família. Nestas visitas os familiares podem levar o idoso a passear, praticar actividades ou hobbies, jogar às cartas, ir ao teatro ou cinema, jogar jogos, ver álbuns de fotografias, entre outras actividades divertidas e estimulantes. Caso os familiares não tenham possibilidade de visitar o idoso, também podem trocar correspondência, emails, enviar fotografias, entre outras interações que, actualmente, na Era das Novas Tecnologias, são possíveis.  
  
Uma família unida e coesa é fundamental para o bem estar mental e físico do idoso, contudo, não nos podemos esquecer das necessidades do cuidador familiar que, todos os dias, está presente para prestar cuidados primários ao idoso. É impreterível que este tenha tempo para tratar das várias áreas da sua vida e um descanso mental, em que apenas se preocupa com o seu próprio bem estar.

Na impossibilidade de outro familiar substituir o prestador de cuidados primários, a família tem a hipótese de recorrer à ajuda das Ajudantes Familiares da Comfort Keepers, cuja missão é manter o espírito forte e independente dos nossos clientes, contribuindo para o seu bem-estar e uma vida saudável e feliz. Através da filosofia dos cuidados interactivos, as Ajudantes Familiares estimulam os idosos, física e cognitivamente, integrando-os em todos os programas da sua rotina e fomentando a interacção social, bem como a prática de novas actividades, de modo a que estes não se ressintam pela ausência dos seus familiares.



Período de Transição do Hospital para Casa


cid:image009.jpg@01CE35E1.E958AEA0  

 Depois de algum tempo internado, num ambiente frio e impessoal, toda a gente valoriza voltar à sua casa, dormir na sua própria cama, comer as suas refeições caseiras e todo o ambiente acolhedor da sua própria casa.

Contudo, por mais maravilhoso que tudo isto seja, é necessário ter em atenção as necessidades das pessoas durante este período de transição  e quais os cuidados a ter para uma recuperação rápida e eficaz. Este processo de transição pode ser complicado consoante o contexto e as circunstâncias envolventes.

Nesta fase é necessária uma atenção especial com os idosos, especialmente aqueles cujo estado de debilidade é mais acentuado e, por conseguinte, necessitam de tomar uma grande quantidade de medicação, em várias alturas do dia. A transição de um hospital, onde há um serviço de alerta e toma de medicação regular, várias vezes ao dia, para o domicílio, requere que haja uma especial atenção por parte do cuidador para os lembretes de medicação do idoso. É necessária um planeamento antecipado de toda a rotina do idoso, de modo a que o processo de recuperação e transição seja seguro e suave.   
É fundamental ter em conta os seguintes aspectos:
  • A mobilidade do sénior - posicionamentos e transferências;
  • O estado de saúde do idoso, que pode precisar de monitorização médica;
  • A Gestão da Medicação;
  • O calendário das consultas médicas - onde e quando o idoso se deve deslocar aos médicos da especialidade;
  • Nutrição. 
De facto, deve ser dada uma atenção especial à mobilidade dos idosos no domicílio - ter em atenção se os móveis não estão a impedir a passagem do idoso, ter cuidado com os tapetes e carpetes escorregadios que possam levar a quedas, caso ainda não exista, colocar um corrimão na banheira para apoiar a pessoa durante a sua higiene pessoal.

Para controlar a evolução do estado de saúde do idoso é essencial que este receba visitas dos familiares e amigos nos dias e semanas a seguir à sua transição do hospital para casa. Esta monitorização vai permitir verificar o estado de saúde do sénior, para garantir que este está em melhoria e não em declínio.  

A gestão da medicação é essencial durante esta fase e já existem soluções bastante eficazes, que garantem que o idoso toma a medicação correta no horário pretendido.  Além dos lembretes de medicação através dos serviços de tele-assistência, existem, igualmente, caixas dispensadoras semanais de comprimidos, com alarme sonoro e visual. Estas soluções permitem a organização da medicação com a máxima segurança, evitando "overdoses" acidentais.

Garantir que o idoso vai a todas as consultas médicas é determinante para a sua recuperação. Os familiares e amigos podem ajudar, marcando as consultas no seu calendário e ligando ao idoso para fazer o lembrete e sugerir acompanhá-lo. Este processo de acompanhamento do idoso, permite garantir a sua ida às consultas, bem como ter conhecimento de todas as prescrições médicas necessárias para a melhoria do seu estado de saúde.

Em situação de pós-alta hospitalar, preparar as refeições pode parecer arrebatador para o idoso, que ainda se encontra bastante debilitado. Para a sua recuperação é extremamente importante ter uma dieta equilibrada e bastante variada, com os alimentos adequados à sua condição e todos os nutrientes necessários. Os familiares e amigos podem ajudar, auxiliando na realização das compras no supermercado e na preparação das refeições, de forma personalizada e atrativa para o idoso. 

As dicas previamente mencionadas são fundamentais para o idoso conseguir realizar uma transição suave do hospital para a sua casa. No caso dos familiares ou amigos não conseguirem dar todo o apoio necessário durante este período de transição, as  Ajudantes Familiares da Comfort Keepers, com toda a sua experiência na área geriátrica e da saúde, podem dar toda a assistência necessária, a tempo parcial ou permanentemente, realizando tarefas básicas do dia-a-dia que, durante este período, podem parecer mais complicadas e difíceis de realizar. 




Consequências da Deficiência de Vitamina D


  cid:image010.jpg@01CE35E1.E958AEA0

 O envelhecimento traz sintomas, resultantes do desgaste natural do corpo ao longo dos anos, pelos quais não passamos durante a juventude - fadiga, dores musculares e fraqueza, dor nas articulações, falta de concentração, perturbações no sono, entre outros.
Estes sintomas resultam, de entre outras coisas, da deficiência de vitamina D no nosso organismo, uma condição que se tem demonstrado potencialmente grave ao longo dos anos, especialmente na população sénior. De facto, estima-se que mais de 40% dos idosos não têm quantidade suficiente de vitamina D no seu organismo.
Há alguns anos atrás, pensava-se que a vitamina D apenas ajudava a fortalecer os ossos e os dentes. No entanto, os recentes avanços na ciência mostram que a vitamina D desempenha um papel importante no funcionamento do corpo e pode ajudar a prevenir várias doenças e condições. A vitamina D é encontrada em pequenas quantidades em alguns alimentos, como por exemplo, peixes gordurosos, laticínios, sumos e cereais. Contudo, 80 a 90 por cento da vitamina D é obtida pela exposição à luz solar.   

Investigadores descobriram vários factores que colocam os idosos em maior risco de deficiência de vitamina D do que outros grupos etários. O facto dos idosos que estão isolados no seu domicílio não receberem os benefícios dos raios do sol; os idosos ativos devem ter em mente as alterações na pele devido ao envelhecimento diminuir a capacidade da pele para sintetizar a luz solar em vitamina D; a função renal diminui com a idade, o que inibe a capacidade do corpo de processar adequadamente a vitamina.
Estudos descobriram que a deficiência desta vitamina pode contribuir para a osteoporose, fraqueza muscular, fraturas, diabetes, câncro, doenças de coração, artrite, entre outras.

Os sintomas de deficiência de vitamina D são muitas vezes subtis e o idoso deve sempre consultar primeiramente um médico antes de considerar algum tratamento. De seguida, apresentamos uma lista de sintomas, a que os idosos, com falta desta vitamina, estão sujeitos:
  • Fadiga;
  • Dores musculares e fraqueza;
  • Câimbras musculares;
  • Dores nas articulações;
  • Aumento de peso;
  • Pressão arterial alta;
  • Perturbações de Sono;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas de bexiga;
  • Constipação ou diarreia.

Os prestadores de cuidados ao idoso, tanto os familiares ou amigos, como os Ajudantes Familiares, devem estar atentos a estes sintomas e, caso se verifiquem, devem aconselhar uma visita ao médico.

Seguidamente, apresentamos várias sugestões para ajudar os idosos a aumentar a ingestão de vitamina D. É importante referir que, antes de considerar estas sugestões, o idoso deve sempre consultar o seu médico. 
  • Os investigadores sugerem 10 minutos de exposição ao sol, três vezes por semana, sem o uso de protetor solar;
  • Suplementos, como um multivitamínico, podem ajudar, se forem receitados por um médico;
  • Escolher os alimentos que são ricos em vitamina D, como o óleo de fígado de bacalhau, salmão, cavala, atum, fígado bovino, queijo e gemas de ovos. Além destes alimentos, também é aconselhável a ingestão de leite, cereais matinais e sumos naturais.  
Apesar da dieta diária não poder fornecer a quantidade diária necessária desta vitamina, os estudos mostram que estes alimentos podem aumentar os níveis de vitamina D no organismo.

Sobre a Comfort Keepers ® 

A Comfort Keepers é uma das redes líder na prestação de cuidados domiciliários. Detém mais de 650 escritórios em todo o mundo de propriedade e gestão independente: Portugal, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Singapura. Está presente em Portugal desde 2007, através dos seus 10 escritórios (Oeiras, Cascais, Algarve, Porto Oriental, Porto Ocidental, Lisboa, Sintra, Açores, Trás-os-Montes, Cantanhede | Coimbra).

 Siga-nos no facebook:
Facebook
          


Fonte: Comfort Keepers – Zona Centro
927475523