domingo, 26 de maio de 2013

POPH Abertura de Candidaturas Tipologia de intervenção 3.1.2 | até 6 de junho

Decorre entre os dias 23 de maio e 6 de junho de 2013 o período para apresentação  de candidaturas ao POPH no âmbito da tipologia de intervenção 3.1.2 - Programa Formação-Ação para Entidades da Economia Social.
Entidades beneficiárias dos apoios:
Entidades de natureza associativa de âmbito nacional que atuem como pólos dinamizadores junto de entidades da economia social
Requisitos:
a) Demonstrem capacidade de dinamização e coordenação de atuações estruturadas em rede;
b) Possuam reconhecida experiência em matéria de intervenções dirigidas a entidades da economia social, nomeadamente em intervenções integradas e globais sobre as organizações, com o objetivo de assegurar o seu desenvolvimento a médio prazo, em particular no domínio dos recursos humanos;
Objectivos
Constituem objectivos da presente tipologia de intervenção:
a) A melhoria dos processos de gestão das entidades de economia social e o reforço das competências dos seus dirigentes, quadros e trabalhadores,com prioridade acrescida para a formação dirigida aos que não tenham uma qualificação de nível secundário, podendo as competências adquiridas no âmbito da formação -acção ser objecto de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC);
b) A promoção de formação orientada para o apoio ao desenvolvimento organizacional, para a adopção de modelos de organização da formação favoráveis ao envolvimento na formação dos activos das entidades da economia social com baixas qualificações e para processos que conduzam à redução das disparidades entre homens e mulheres em meio laboral, em particular através da sua articulação com os centros «Novas oportunidades» (CNO);
 c) A promoção do desenvolvimento das entidades da economia social, através do desenvolvimento de acções que promovam a optimização de metodologias e processos de modernização e inovação ao nível da gestão e da prestação de serviços sociais.
 Destinatários:
São destinatárias das ações desenvolvidas no âmbito da presente tipologia de intervenção as entidades da economia social. Consideram -se entidades da economia social as cooperativas, mutualidades e instituições com finalidade social, nomeadamente as instituições particulares de solidariedade social, as misericórdias e as associações de desenvolvimento local.
Fonte: ACEGIS e POPH

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Prémios BPI Capacitar 2013 e BPI Sénior 2013


1.000.000 EUR para projectos destinados a pessoas com deficiência ou incapacidade permanente e para pessoas com mais de 65 anos. 



No âmbito da sua política de Responsabilidade Social o BPI lança hoje duas iniciativas - a quarta edição do Prémio BPI Capacitar e a primeira edição do Prémio BPI Seniores - que visam apoiar instituições privadas sem fins lucrativos com donativos num total de 1 milhão de euros, o que constitui uma das mais relevantes acções de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal.

Prémio BPI Capacitar
O BPI Capacitar pretende dar visibilidade a projectos de inclusão social que possam fazer uma verdadeira diferença na sociedade, ajudando quem mais precisa. Através de um financiamento na forma de donativo, em dinheiro e sem qualquer contrapartida, este prémio pretende capacitar as instituições para desenvolver o seu trabalho, colocando a temática da deficiência na ordem do dia.
O BPI Capacitar foi criado em 2010 tendo entregue, nos últimos três anos, mais de 1,5 milhões de euros a 37 projectos apresentados por instituições portuguesas, de norte a sul do País. Neste âmbito já foram abrangidos cerca de 15 mil beneficiários directos.


Prémio BPI Seniores
O BPI Seniores é uma nova iniciativa que visa contribuir para instituições que promovam a qualidade de vida de um segmento cada vez maior da população e o envelhecimento activo de pessoas com idade superior a 65 anos, residentes em Portugal.


Os regulamentos dos concursos, o formulário e os diversos elementos informativos de apoio às candidaturas do Prémio BPI Capacitar 2013 e do Prémio BPI Seniores 2013 estão disponíveis emwww.bancobpi.pt/premiobpicapacitar e www.bancobpi.pt/premiobpiseniores.

Candidaturas de 02 de maio de 2013 a 15 de junho de 2013

Fonte: Banco BPI

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Passaportes Emprego 3i | candidaturas até 24 de maio


Está a decorrer, até 24 de maio, a fase de submissão de candidaturas.
São abrangidos pelo Passaportes Emprego 3i os projetos conjuntos apresentados por uma entidade promotora que, em regra, envolva um mínimo de 10 empresas beneficiárias, a qual desenvolve um programa de estágios nesse conjunto de empresas, maioritariamente composto por PME, com o objetivo de promover o apoio a estágios dirigidos a jovens desempregados, inscritos nos Centros de Emprego, com diversos graus de ensino e de qualificações, perspetivando uma futura integração estável e duradoura no mercado de trabalho e, eventualmente, a contratação sem termo subsequente ao estágio.
Objetivos
Os Passaportes Emprego 3i têm como objetivos, no âmbito da promoção de emprego jovem:
a) Complementar e desenvolver as competências dos jovens que procuram um primeiro ou um novo emprego, de forma a melhorar o seu perfil de empregabilidade e apoiar a transição entre o sistema de qualificações e o mercado de trabalho;
b) Promover o conhecimento sobre novas formações e competências junto dos empregadores e promover a criação de emprego em novas áreas;
c) Promover o desenvolvimento de recursos humanos nas respetivas áreas de abrangência.
Condições de Acesso
Para além do estabelecido no regulamento específico da medida Passaportes Emprego 3i e no regulamento do SI Qualificação de PME, bem como de outra legislação aplicável, as candidaturas deverão observar ainda as condições previstas no AAC N.º 01/SI/2013.
Âmbito territorial
As candidaturas só podem abranger empresas beneficiárias com estabelecimentos localizados nas regiões Norte, Centro ou Alentejo, devendo cada candidatura ser autonomizada para cada uma dessas regiões.
Prazos para a Apresentação de Candidaturas
Entre o dia 24 de abril de 2013 e o dia 24 de maio de 2013 (24 horas).
Dotação Orçamental
A dotação orçamental global afeta ao presente Aviso é de 40,8 milhões de euros.
Consulte o AAC N.º 01/SI/2013 para saber a dotação indicativa por Programa Operacional do Norte, do Centro e do Alentejo.
Legislação
A modalidade de projetos conjuntos Passaportes Emprego 3i tem enquadramento no Regulamento do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, com as adaptações decorrentes do Regulamento Específico aprovado através da Portaria nº 408/2012, de 14 de dezembro, e alterado através da Portaria nº 156/2013, de 18 de abril, adiante também designado por regulamento específico.
Fonte: ACEGIS

“Envolver os Associados” - Candidaturas

A Fundação Montepio acaba de associar-se à consultora Call to Action no lançamento do “Projeto Envolver os Associados”, uma iniciativa de dinamização associativa a realizar durante este ano e 2014.
O objetivo do projeto “Envolver os Associados” é identificar e apoiar uma Associação da economia social - da área social, ambiental, educativa, religiosa, de saúde, ciência ou desporto –, desenvolver a sua relação com os associados e aumentar a fonte de financiamento proveniente das respetivas quotas.
Esta iniciativa desenvolve-se em duas fases: “Projeto de reativação dos associados”, cujo plano de desenho e implementação é desenvolvido durante 2013 e, posteriormente, “Projeto de Capacitar no Fundraising”, que consiste na consultoria à Associação para a elaboração de um plano estratégico de angariação de fundos (2014 e 2015).
A primeira fase do Projeto é financiada, na totalidade, pelo Montepio. Na segunda fase, o plano estratégico de angariação de fundos é financiado também pelo Montepio e a parte respeitante à implementação deste plano será assumida pela Associação.
Para se candidatarem ao “Projeto Envolver os Associados”, as associações da Economia Social deverão ser sediadas em Portugal, ser clientes do Montepio e ter mais de 250 associados, entre outros requisitos. Consulte todas as condições do Regulamento aqui.
As candidaturas podem ser submetidas a partir de 30 de abril e até 30 de maio de 2013. As associações candidatas devem submeter as suas candidaturas através do formulário disponível aqui e na página oficial da Call to Action na Internet.
A Associação vencedora será selecionada até dia 30 de junho. A primeira fase do Projeto arranca em setembro de 2013 e a segunda fase em data a determinar pelos promotores.
O Montepio e a Call to Action acreditam que a base de associados é uma importante fonte de sustentabilidade financeira, pelo que este projeto vai permitir ampliar a base de membros da Associação escolhida, desenvolvendo, ao mesmo tempo, um trabalho estratégico mais minucioso.
A Call to Action é a primeira consultora em fundraising portuguesa e desenvolve projetos, planos e estratégias de angariação de fundos, sobretudo para o Setor Social. A Fundação Montepio tem, desde a sua criação, em 1995, um papel preponderante na criação de parcerias e na concessão de apoios à Economia Social, na promoção do Mutualismo e de todas as manifestações de solidariedade.
Fonte: Montepio


O Mundo de Lucas

A diferença vista pelos olhos da amizade
É uma história de vida, é uma história de vidas, é, no fundo, uma história de amizade. «O Mundo de Lucas», escrito por cinco jovens portadores de deficiência, utentes da Artenave – Atelier, de Moimenta da Beira, é, acima de tudo, o testemunho vivo das capacidades e das competências de cinco pessoas que apenas são diferentes da generalidade. 
Em «O Mundo de Lucas», Bruno Ferreira, Cátia Marlene (alter-ego de Catarina Morgado), Maria da Conceição Correia, Michael Viera e Nuno Maciel Gomes (que ainda ilustrou o livro) compõem uma história em que cada um empresta características próprias ao protagonista, que, no fundo, não é mais do que o amigo Bruno Oliveira, que entretanto faleceu. 
“A história é um puzzle, cada capítulo é aquilo que cada um juntou à história. No fundo, isto é uma história de afectos…”, afirma Carlos Caixas, director-técnico da Artenave, sublinhando: “E há uma questão muito importante que transpira do livro e que tem que ver com a filosofia da Artenave, que é o que chamo de solidariedade horizontal, ou seja, a solidariedade entre eles”. 
É com grande entusiasmo que os cinco autores conversam com o SOLIDARIEDADE e cedo se fica a perceber que as suas vidas e a vida do Lucas têm muitos pontos em comum. Todos saltam facilmente do relato da personagem Lucas para as suas próprias vidas. Cada um relata o que mais gosta de fazer, que por sinal é algo que o Lucas também gosta. Senão vejamos… 
“É a história de um rapaz que anda de cadeira de rodas e vivia com os seus pais”, conta Michael, 21 anos, também ele um utilizador de cadeira de rodas. 
“Ele gostava muito de futebol e era técnico de futebol… Eu tenho muitos amigos que gostam de jogar futebol”, afirma Bruno, 33 anos, um ferrenho adepto do FC Porto, mas que tem no CDR Moimenta da Beira o amor mais próximo. 
Habituados a ultrapassar dificuldades que para os outros não parecem existir, os autores não se coibiram de aliar o futebol e a cadeira de rodas… 
Catarina Morgado, aliás Cátia Marlene (“É o meu nome artístico”, afirma sorridente), 42 anos, que é das mais expansivas do grupo e “muito vaidosa”, considera que “foi muito importante escrever o livro, porque há pessoas que podem ter filhos com a deficiência do Lucas e isso é muito importante”. De seguida, descreve-se: “Gosto de conversar com os amigos, adoro escrever poesia, gosto muito de namorar, já namoro há seis anos e acho que vamos casar [fez questão de apresentar ao SOLIDARIEDADE o rapaz em questão], gosto muito de ouvir música, os Queen, Xutos, GNR, Pet Shop Boys, e sou muito bem-disposta”. Curiosamente, mais umas quantas características que encontramos em Lucas ao lermos a sua história. 
“Como o Lucas caía muitas vezes, os pais levaram-no ao médico para fazer uma cirurgia”, relata Maria, 48 anos, a mais calada do grupo, mas que sobre si sempre vai dizendo que gosta de “cantar, pintar e de estar com os colegas”. 
Nuno, 36 anos, é também o autor das ilustrações. “Eu desenhava e os outros acrescentavam pormenores. O Lucas foi imaginado na minha cabeça e depois desenhei-o”. 
“O Lucas gosta de tocar acordeão”, interrompe Michael, cujo “sonho é ver um concerto do Quim Barreiros e autografar os discos”… Porque será?...
“Este livro é uma homenagem ao Lucas, amigo do grupo”, sustenta Cátia Marlene, que mais à frente completaria: “O Lucas fez uma grande viagem de avião e que a história dele sirva de exemplo para muita gente”. 
Marize Pereira, técnica de ateliers, sublinha que “o resultado foi uma surpresa e eles envolveram-se mesmo muito”, para concluir: “Foi tudo proveitoso, para eles e para mim”. 
Elvira Bernardino, presidente da Artenave, não tem dúvidas sobre os proveitos da iniciativa: “Isto diz também que os deficientes são capazes de fazer o que os outros fazem. São capazes de escrever e de ilustrar um livro… Dantes pensava-se que um deficiente era um inútil e isto vem afirmar o contrário. No livro cada um mostra as suas capacidades e competências…”. 
Em expressão plástica, cada um dos cinco autores fez a representação do seu Lucas, emprestando-lhe as características próprias, como o acordeão, a bola de futebol, o caderno e o lápis ou a carteira da moda… 
Para além de tudo isto, estes cinco jovens perpetuaram em livro a memória do seu amigo, ao mesmo tempo que espalham aos sete ventos as virtudes da amizade. 
Para conhecer a história de Lucas deve… ler o livro, para tal deve contactar a Artenave – Atelier, pelo site www.artenave.org.