segunda-feira, 15 de julho de 2013

Prémio Maria Cândida da Cunha - 2013

O Instituto Nacional de Reabilitação, I.P. vai promover, em 2013, mais uma edição do prémio Maria Cândida da  Cunha com o objectivo de:

Estimular e mobilizar os estudantes do Ensino Superior para a produção de conhecimento sobre os fenómenos da deficiência e da reabilitação através de trabalhos académicos realizados na área das Ciências Sociais Humanas.

Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das Pessoas com Deficiências na sociedade portuguesa.

Diminuir o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas à inclusão e participação das pessoas com deficiência.
Convidam-se os estudantes dos vários graus do ensino superior público e privado, autores de trabalhos deinvestigação na área das ciências sociais e humanas que contribuam para os objectivos do Prémio, a apresentarema sua candidatura de 1 de julho e 1 de setembro de 2013.
Consulte o Regulamento e o Formulário de candidatura e  informação adicional ou contacte o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (inr@inr.mtss.pt).

Fonte: Instituto Nacional para a Reabilitação

Programa de Estímulo à Investigação

ESTÍMULO À CRIATIVIDADE E À QUALIDADE NA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO

Estímulo à investigação

Candidaturas abertas até 20 de Setembro 2013
Com o objectivo de estimular entre os mais novos a criatividade e a qualidade na actividade de investigação científica a Fundação Calouste Gulbenkian instituiu o Programa de Estímulo à Investigação.

O Programa distingue anualmente propostas de investigação de elevado potencial criativo em áreas científicas no âmbito das disciplinas básicas: Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço, apoiando a sua execução em centros de investigação portugueses.

DESTINATÁRIOS:
Jovens envolvidos em trabalhos de investigação em instituições de investigação portuguesas, cuja idade seja inferior a 26 anos em 31 de Dezembro de 2013.

ÁREAS CIENTÍFICAS:
  • MATEMÁTICA 
    Análise Estocástica e Matemática Financeira
  • FÍSICA
    Fronteiras da Física: Neutrinos e Matéria Negra; Materiais Avançados
  • QUÍMICA
    Química e Energia
  • CIÊNCIAS DA TERRA E DO ESPAÇO
    Física da Atmosfera e dos Oceanos; Física do Espaço

ADMISSÃO:
  • Só são admitidas a concurso as candidaturas registadas no formulário online abaixo disponível.
  • As candidaturas deverão ser individuais. 
DOCUMENTAÇÃO:
  1. Curriculum Vitae do candidato (no formulário)
  2. Resumo/abstract do trabalho de investigação (no formulário)
  3. Proposta do trabalho de Investigação
  4. Declaração de aceitação do candidato, por parte da Instituição de Investigação onde se pretende desenvolver o trabalho, referindo o nome do investigador que se responsabilizará por garantir o apoio científico e institucional ao candidato
  5. Outra documentação considerada relevante para a avaliação científica da candidatura; 
  6. A documentação, mencionada nos pontos 3, 4 e 5, deverá ser enviada (em PDF ou JPG) através da funcionalidade de upload da área pessoal do candidato na aplicação MyFile, disponibilizada após submissão da candidatura eletrónica. 
  7. Cada candidato poderá submeter apenas uma candidatura.
INFORMAÇÕES
Bolsas Gulbenkian
E. bolsas@gulbenkian.pt 
T. (+351) 21 782 3365

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

sexta-feira, 12 de julho de 2013

REVISTA FENACERCI 2013

A FENACERCI tem o prazer de disponibilizar on-line a 20ª edição da Revista que publica anualmente.

A FENACERCI agradece publicamente a colaboração de todos os que participaram na elaboração da revista.   Esta participação não só engrandece a Revista, como constitui uma prestimosa ajuda na sensibilização que fazem relativamente à problemática das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência.
Revista











Fonte: FENARCERCI

Parque Biológico da Serra da Lousã inaugura loja em Coimbra


Para a promoção turística, venderá artesanato e produtos regionais

A Fundação A.D.F.P. De Miranda do Corvo, dia 8 de Julho, abriu uma loja do Parque Biológico da Serra da Lousã, na Rua da Sofia/Praça 8 de Maio, em Coimbra, em instalações cedidas pela Metro Mondego.
A loja destina-se à promoção do Parque Biológico da Serra da Lousã e à venda de artesanato e produtos regionais, oriundos do Pinhal Interior, e fundamentalmente dos concelhos mais envolvidos no projeto Metro Mondego: Coimbra, Lousã, Góis e Miranda.
Muito do artesanato exposto é produzido por artesãos portadores de deficiência ou doença mental, que trabalham nos ateliers do Museu Vivo de Artes e Ofícios do Parque Biológico da Serra da Lousã,  que inclui o vime , cestaria, empalhamento de vasilhame,  olaria de barro vermelho e vidro,  tecelagem, tapeçaria tipo Almalaguês e sapataria.
Preste a atingir os cem mil visitantes, desde a abertura no verão de  2009, o Parque Biológico da Serra da Lousã é hoje o principal polo de atração turística de Miranda, integra a maior mostra de vida selvagem de Portugal, um Centro Hípico pioneiro em equitação adaptada e em hipoterapia, com boxes, picadeiros,  coberto e ao ar livre, uma Quinta Pedagógica, o Labirinto de Árvores de Fruto, único no mundo, e o Museu da Tanoaria.
O Parque Biológico possui o Restaurante Museu da Chanfana, ex-libris da gastronomia regional.
O Parque Biológico é fruto de uma Parceria com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, integrando o Parque de Lazer da Quinta da Paiva com piscinas, campos de jogos e parque de merendas.
A Quinta da Paiva é um dos mais importantes parques de lazer da região graças as suas piscinas ao ar livre que atraem dezenas de milhares de veranistas.
Projeto turístico social e ambiental, que se deseja economicamente sustentável, o Parque Biológico da Serra da Lousã cria emprego e atividades ocupacionais a cerca de 70 pessoas socialmente excluídas do mercado de trabalho, deficientes, doentes mentais ou desempregados de longa duração, tendo sido várias vezes premiado a nível nacional e internacional.
A Loja de Coimbra fará a fusão entre a cidade e as serras, assumindo a área de influência do projeto Metro Mondego.
Localizada em Coimbra promovera a região e a serra da Lousã.
A loja irá estar aberta toda a semana, incluindo sábados e domingos, nos horários normais do comércio tradicional.
Na Loja o visitante irá encontrar para além de peças únicas de artesanato, o bilhete de ingresso no Parque, uma reserva de transporte para a sua visita ou a marcação do seu almoço no Restaurante Museu da Chanfana, onde pode degustar alguns dos pratos mais típicos da região, numa paisagem verde e deslumbrante.
A loja de Coimbra não se limitara a expor o artesanato produzido na fundação ADFP. Divulgará e venderá obras de outros artesãos e produtos regionais, desde o vinho, jeropiga, licores, mel da serra, oriundos de vários concelhos do pinhal interior.

Fonte: ADFP

SIC Esperança lança terceira edição da Bebida Solidária, em parceria com a Vitalis


A SIC Esperança e a Vitalis lançam a terceira edição da Bebida Solidária, um projeto que visa a criação de bolsas escolares que permitirão a alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico, em situação de carência económica, terem acesso ao material escolar necessário para começarem o novo ano letivo.

Para tornar este projeto uma realidade, a SIC Esperança conta com uma rede de parceiros a nível nacional. Cada distrito ou região autónoma do país tem um ou mais representantes que se encarregarão de identificar os potenciais beneficiários desta iniciativa, sendo também possível receber candidaturas de famílias.

As inscrições decorrem entre os dias 7 de junho e 26 de julho de 2013. Os resultados serão divulgados a 26 de agosto de 2013.

Consulte o regulamento aqui.

Faça o download da ficha de candidatura.

O projeto Bebida Solidária™ nasceu em 2011 e, ao longo das duas edições, angariou uma verba total de 100.000€, que se materializou em 891 bolsas de material escolar, distribuídos por todos o país.

Este verão, beba a bebida solidária, que ajuda a aprender!

Fonte: SIC