terça-feira, 6 de agosto de 2013

Missão Sorriso - Candidaturas

Podem apresentar projetos a concurso todas as entidades coletivas sem fins lucrativos e as entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde que integrem o Serviço Nacional de Saúde e que contribuam para a melhoria das condições de vida de crianças e seniores.
Tal como aconteceu no ano passado, poderão também concorrer projetos inseridos no âmbito da luta contra a fome.
Cada distrito terá, pelo menos, um projeto vencedor.
Os projetos deverão ser enviadas por email para missao.sorriso@sonaemc.com até 15 de outubro de 2013.
Para esclarecimento de dúvidas ligue 21 982 25 92.

 

Fonte: Continente

"Papá dá Licença? Por uma Parentalidade Partilhada"


Ao longo de dois anos, o GRAAL desenvolveu um projeto para incremento da partilha da licença parental, tendo em vista aumentar a utilização das licenças parentais por parte dos homens; estimular o seu envolvimento no cuidado e na vida dos seus filhos e das suas filhas desde os primeiros momentos de vida e reduzir a pressão social, laboral e económica que é exercida sobre os homens para que não utilizem as licenças parentais.
A publicação "Papá dá Licença? Por uma Parentalidade Partilhada" resulta do cruzamento das perspetivas de vários atores sobre a partilha e o gozo de licenças parentais por parte dos homens e sobre um novo lugar que alguns já ocupam nas suas famílias, na vida e no cuidado dos seus filhos e das suas filhas.
Papá dá Licença? Por uma Parentalidade Partilhada
Fonte: CITE

FPDD lança campanha “É na Arena que damos luta”

A Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD) lançou recentemente a campanha de comunicação "É na Arena que damos luta".
A presente campanha insere-se no novo ciclo paralímpico de quatro anos, com vista à missão paralímpica Rio 2016.
A FPDD visa, assim, captar patrocínios e estabelecer parcerias com diversas entidades no sentido de melhorar as condições de preparação desportiva dos atletas paralímpicos nacionais, com vista à missão paralímpica Rio 2016.
Para mais informações consulte o site da FPDD em http://www.fpdd.org/
Fonte: INR

Estatuto das organizações não governamentais das pessoas com deficiência

Foi publicado, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º 106/2013, de 30 de julho, que define o estatuto das organizações não governamentais das pessoas com deficiência (ONGPD), bem como os apoios a conceder pelo Estado a tais organizações, definindo o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) como seu principal interlocutor institucional de apoio.
Com base neste diploma, é estabelecido o regime da constituição, do âmbito, do objeto e da natureza jurídica dessas organizações, sendo ainda definidas as regras sobre a sua representatividade, bem como o regime aplicável aos seus dirigentes.
Este diploma vem permitir que as ONGPD assumam um papel cada vez mais relevante junto da sociedade e das pessoas com deficiência, na defesa dos seus direitos, tendo em vista a plena inclusão económica, social e política das pessoas que representam.

Fonte: INR

6ª Edição do Concurso Cartaz 3 de Dezembro/2013 - Dia Internacional das Pessoas cm Deficiência

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., lançou a 6ª edição do Concurso “Cartaz 3 de Dezembro / Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, cujo prémio tem um valor pecuniário de 500 euros.
Este concurso tem por objectivo premiar o trabalho gráfico que melhor represente a mensagem subjacente à comemoração deste dia, nomeadamente celebrar os direitos das pessoas com deficiência e sensibilizar a sociedade para combater os preconceitos e obstáculos que impeçam estes cidadãos de exercer os seus direitos e participar activamente em todos os aspectos da vida política, social, económica, cultural e artística.
A fase de candidatura decorre até 1º dia útil de Setembro. Consulte e divulgue o Regulamento do Concurso
Fonte: INR