terça-feira, 29 de outubro de 2013

Segundo concurso europeu para a inovação no domínio social

 

Tem alguma ideia para lutar contra o desemprego? Acha que pode ajudar a melhorar as condições de trabalho de pessoas que, por serem de um determinado sexo ou por terem uma determinada idade, estatuto social ou deficiência, só conseguem arranjar empregos com salários baixos?
Pensa que pode contribuir para aumentar as oportunidades dos 27 milhões de desempregados que existem atualmente na Europa? Então, o segundo concurso europeu para a inovação no domínio social é mesmo para si.
Os três projetos vencedores receberão um apoio financeiro de 30 000 euros.
Candidaturas até 11 de Dezembro 2013.
A Comissão Europeia (CE) lançou,  o segundo concurso europeu para a inovação no domínio social, iniciativa criada em memória do empreendedor e político português Diogo Vasconcelos. Deste modo, a CE  convida os cidadãos europeus a apresentarem novas soluções para reduzir o desemprego e  minimizar o seu impacto corrosivo na economia e na sociedade, salientando que os vencedores da primeira edição consideram que lhes permitiu desenvolver uma grande ideia.
Este concurso está aberto a indivíduos, organizações ou grupos estabelecidos ou residentes no Estados membros da União Europeia e nos outros países participantes no Programa Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP), devendo as candidaturas serem entregues até 11 de dezembro de 2013.  
Mais informações e Regulamentos do Concurso aqui. 
Fonte: ACEGIS

sábado, 26 de outubro de 2013

Dias Europeus do Emprego 2013 | EXPONOR Porto 29 e 30 de Outubro

Pretende ter UMA Oportunidade de contacto , OU ATÉ MESMO de Entrevista , com Empresas européias?
13 paises e cerca de 30 Empresas confirmaram já a SUA Presença. Participe também.
Este Evento, consubstanciam-se na maior feira de emprego internacional para candidatos a emprego portugueses que pretendam trabalhar no estrangeiro, sendo uma oportunidade também para empregadores.
Os candidatos a emprego, podem neste evento contactar com empregadores e ser entrevistados, no local ou “online”, pelas empresas participantes. Podem também ter contato com peritos em questões do mercado de trabalho, não apenas de Portugal, mas provenientes de vários outros países europeus, aprofundar planos individuais de mobilidade ou saber mais sobre a forma como a rede EURES e outros serviços de apoio à mobilidade, os podem apoiar na sua procura de emprego na Europa.
Fonte: ACEGIS

Bibliografia: Portugal uma Sociedade de Classes: Polarização Social e Vulnerabilidade

Portugal, uma sociedade de classes – polarização social e vulnerabilidade
Carmo, Renato Miguel do (Org.) (2013), Portugal uma Sociedade de Classes: Polarização Social e Vulnerabilidade, Lisboa, Edições 70/Monde Diplomátique
Esta obra promove um olhar sobre os processos de recomposição social da sociedade portuguesa, nas suas continuidades e mudanças, tendo a problemática das classes sociais e das desigualdades como pano de fundo.
Leia mais aqui. 
Fonte: ACEGIS

Conferência «Direitos e Desigualdades: Paradoxos e Alternativas»

Realiza-se no dia 12 de novembro, às 11 horas, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa (ULisboa), a Conferência «Direitos e Desigualdades: Paradoxos e Alternativas».
Data: 12 de novembro de 2013 | Hora: 11h00 | Local: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Consulte o Programa
Fonte: ACEGIS

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

20 de outubro | Dia Nacional da Paralisia Cerebral

Celebrou-se no dia 20 de outubro, pela primeira vez, o Dia Nacional da Paralisia Cerebral, da responsabilidade da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC).

A data pretendeu sensibilizar para a importância do respeito e da inclusão das pessoas com paralisia cerebral, de modo a garantir e melhorar a sua qualidade de vida, em conformidade com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Adicionalmente, a data alerta para a relevância do diagnóstico precoce da paralisia cerebral, no sentido do desenvolvimento oportuno de programas de intervenção precoce na infância.

No Ano Europeu dos Cidadãos, o Dia Nacional da Paralisia Cerebral representa um significativo contributo da FAPPC na construção de uma cidadania europeia inclusiva.
Fonte: INR

APAV | Infovitímas

Com o objectivo de promover os direitos das vítimas de crime, a APAV lançou o site infovitimas.pt. O novo site infovitimas.pt informa de forma dinâmica e interativa os direitos das vítimas de crime, abordando o funcionamento do sistema judicial.

Site: infovitimas.pt
Fonte: Boletim Informativo de outubro de 2013, da APAV

Formadores/Professores para Timor Leste

Oferta de Vagas para Formadores/Professores em Timor Leste até 30 outubro 2013

Circular de Divulgação - InFoQoop - InFormação de Qualidade Cooperativa

 A UniNorte está a no âmbito do acordo de cooperação com a Fundação Klibur de Timor Leste divulga a oferta de vagas para professores/formadores para Timor Leste.
A fundação Klibur, para as suas estruturas: Instituto of Business e Escola Técnica de Informática está interessada em estabelecer acordos de trabalho de média e longa duração [2 a 3 anos] com professores/formadores nas áreas da ECONOMIA; GESTÃO INFORMÁTICA; MATEMÁTICA; COMÉRCIO; CONTABILIDADE.

Todos os CV’s serão apreciados na 1ª fase até ao dia 30 outubro 2013, recebidos pelos emails: fmartinho@epesajms.coop; epesajms@epesajms.coop; uninorte.coop@gmail.com

Fonte: Fernando Martinho, pd UniNorte e coordenador para a Cooperação com Timor Leste

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Candidatura à Rede de Percepção e Gestão de Negócio

Candidaturas para bolsas de financiamento e apoio à criação de empresas
Foram prorrogados os prazos de candidatura aos projetos de empreendedorismo da Rede de Percepção e Gestão de Negócios (RPGN) até às 23:59, do dia 24 de novembro de 2013.
A RPGN – Rede de Percepção e Gestão de Negócios – do Programa Impulso Jovem, constitui um modelo de apoio alargado ao empreendedorismo jovem, da gestação de uma ideia à constituição de uma iniciativa sustentável, de cariz associativo ou empresarial.
A RPGN destina-se aos jovens, entre os 16 e os 30 anos, residentes nas NUT II do Norte, Centro e Alentejo (ver em documentos).
Apoios|
Todos (as)  os (as)  jovens selecionados(as)  no âmbito da RPGN terão apoio através de ateliês de capacitação, para desenvolvimento do seu projeto e de uma bolsa de apoio financeiro, durante cinco meses, no montante máximo de 691,713 EUR (1,65 IAS), no caso de seres licenciado (a),  ou de 544,986 EUR (1,30 IAS), no caso de teres o 12.º ano concluído.
Para mais informações e regulamentos de candidatura   clique aqui. 
 
Fonte: ACEGIS

II Jornadas de Cuidados Continuados de Saúde

 
As II Jornadas de Cuidados Continuados de Saúde promovidas pela Fundação ADFP de Miranda do Corvo, vão ter lugar no cinema da vila a partir das 9h00 do dia 24 de Outubro.
 
Na sessão de honra, prevista para as12h20 vão estar presentes Miguel Baptista, presidente da Câmara Municipal, Ramiro Miranda, diretor do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, de Jose Tereso da ARSC ,Marília Dourado, da Faculdade de Medicina de Coimbra, Ricardo Pocinho, presidente da Associação Nacional de Gerontologia Social e, ainda sujeito a confirmação, Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e Segurança Social.
 
Polybio Serra e Silva, professor jubilado da Faculdade de Medicina de Coimbra, proferirá a Conferência I, “A Arte de envelhecer”, pelas 10h00. Pelas 10h45, a Mesa 1, sobre “Cuidados Continuados – o futuro”, moderada por Eduardo Santos, terá a participação de investigadores, médicos, diretores e coordenadores, como Maria José Hespanha, Inês Guerreiro e Ana Carvalho.
Ao meio dia, antecedendo a sessão de honra, “Cuidar com humanidade” será o tema da Conferência II, de Cláudia Zolini, terapeuta ocupacional na “Humanamente”.
 
Depois da sessão de honra e do almoço, “A ética em cuidados continuados” será o tema da Conferência III, a cargo de Margarida Silvestre, da Faculdade de Medicina de Coimbra às 14h30.
Ás 15h00, a Mesa II, moderada por Ricardo Pocinho, tratará da “Longevidade - Repercussões na saúde”, com Marília Dourado, Manuel Teixeira Veríssimo e Lélita Santos, todos da Faculdade de Medicina de Coimbra, e de Rui Garcia, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Sobre a Unidade de Cuidados Continuados da Fundação, falará a enfermeira Cristina Falcão, coordenadora da Unidade de Longa e Média Duração, pelas 16h45.
 
A sessão de encerramento, prevista para as 17h00, contará com a presença do médico Jaime Ramos, presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP, Carla Batista, médica em representação do coordenador do Centro de Saúde mirandense e Fernando Almeida, médico e vice-presidente da Administração Regional de Saúde.
 
Fonte: Fundação ADFP

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bolsas de Estudo para alunos do Ensino Superior (Licenciatura / Mestrado / Doutoramento)


 A Associação Duarte Tarré (ADT) é uma associação sem fins lucrativos com objetivos beneméritos e ambiciona ajudar jovens estudantes que manifestem bom rendimento académico e motivados para a excelência, mas que enfrentam dificuldades socioeconómicas.

A ADT atribui anualmente bolsas de estudo e outros apoios, para que estes estudantes possam ter condições de atingir o sucesso.
 
Para mais informações, consulta do regulamento e para proceder à candidatura, consultar o link: http://www.adtarre.pt/
Os prazos de candidatura decorrem de 15 de outubro a 15 de novembro.

Fonte: http://www.adtarre.pt/

domingo, 20 de outubro de 2013

Recomendação n.º 15/A/2013. Consumo. Eletricidade. Contribuição para o audiovisual. Isenção

 
No seguimento de várias queixas apresentadas solicitando a intervenção do Provedor de Justiça, para ser reconhecido o direito à isenção de contribuição para o audiovisual e restituídos pagamentos indevidos, foi efetuada uma recomendação dirigida à EDP – Energias de Portugal, S.A..
O Provedor de Justiça recomendou à EDP que faça operar a incidência, a priori, da contribuição para o audiovisual sobre todos os fornecimentos de energia e, só a posteriori, proceda à verificação do pressuposto da isenção anual, e que sejam atendidos os pedidos de devolução das contribuições pagas por consumidores que não tenham registado um consumo anual igual ou superior a 400 kWh.
O texto integral da recomendação n.º 15/A/2013 poderá ser acedido aqui
 
Fonte: Provedor da Justiça

Lei da não discriminação

É proibido discriminar pessoas com base na deficiência e no risco agravado de saúde.
Esta proibição está prevista na Lei n.º 46/2006, de 28 de Agosto que abrange a discriminação, quer direta, quer indireta. 

A  aplicação desta lei implica que todos devemos prevenir e remediar os  atos que se traduzam na violação de quaisquer direitos fundamentais, ou na recusa ou condicionamento do exercício de quaisquer direitos económicos, sociais, culturais ou outros, por quaisquer pessoas, em razão da deficiência.
Estão também previstas sanções a aplicar a quem não respeita esta proibição.

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., recebe as queixas apresentadas, encaminha-as para as entidades competentes e elabora um  relatório anual sobre a aplicação da Lei nº 46/2006.
Todos somos responsáveis por combater a discriminação com base na deficiência e por isso devemos estar bem informados sobre esta realidade para podermos participar e construir uma sociedade mais justa.  

Consulte a informação disponível sobre os relatórios anuais já apresentados.
Poderá ainda utilizar o Formulário de Queixa que elaborámos para denunciar situações de discriminação, enviando-o depois para mailto:inr@inr.msess.pt.
 
Fonte: INR

EPI | Projeto CEGREI – Centro de Gestão e Reutilização de Equipamentos Informáticos




 
A EPI encontra-se a implementar o projeto CEGREI – Centro de Gestão e Reutilização de Equipamentos Informáticos. Este projeto consiste na criação de um centro de recolha e reutilização de computadores portáteis antigos, que possam ser reabilitados para reutilização por parte de jovens com epilepsia e/ou incapacidade ou deficiência.
Os jovens cujas famílias sejam identificadas como prioritárias, opcionalmente poderão receber formação básica de introdução às tecnologias de informação e comunicação ao longo de 5 sessões de formação (gratuitas!)
 
Se tem um computador portátil que já não usa, faça a sua doação e entregue-o no Epicentro de Coimbra.
 
Para mais informações contacte para: 239 482 865 ou para epicoimbra@epilepsia.pt.
 
Para ser beneficiário ver folheto
 
Fonte: EPI
 

EPI - Open Day - Coimbra


Dia 20 de outubro irá decorrer, em Coimbra, a iniciativa OPEN DAY.
Liga-te ao desporto e vem experimentar as várias modalidade!
 
As inscrições são gratuitas!
 
 
Para mais informações e Inscrições contacte-nos:
EPI Coimbra
Av. Bissaya Barreto nº 268 R/c A
3000-075 Coimbra
Tel / Fax: 239 482 865
 
Fonte: EPI

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Site "Best Empregos"





 


O Best Empregos é um site que gratuitamente facilita a procura e divulgação de emprego, entre candidatos e empresas. O site é de utilização totalmente gratuita.
 
 



 

Autonomia e vida independente

 

O INR, I.P. convida os utilizadores do seu site, a participarem, através dos seus contributos, num processo aberto de reflexão sobre as questões da Vida Independente ( vidaindependente@inr.msess.pt) tendo em vista adotarem-se medidas de política que favoreçam a autonomia das pessoas com deficiência. 

Fonte: INR

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Concurso conceção, implementação e comercialização de roteiros turísticos acessíveis

 

No âmbito da  Ação Preparatória "Turismo para Todos" o Parlamento Europeu, apoiado pela Comissão Europeia, cria este Concurso cujo prazo para submissão de candidaturas, online, é até às 17h00 (hora de Bruxelas), do próximo dia 22 outubro de 2013.
Os objetivos do Concurso são: Promover a adaptação de produtos e serviços turísticos e a igualdade de oportunidades e inclusão socia para as necessidades das pessoas com necessidades especiais de acesso; Melhorar as competências e formação relacionadas com a acessibilidade na cadeia da oferta turística; Ajudar a integração da acessibilidade em todos os segmentos da cadeia produtiva do turismo; Promover, comercializar e divulgar as melhores práticas em turismo acessível; Prestar apoio e orientação adequada para as PME; e melhorar a qualidade de experiências de turismo acessível na Europa.
Mais informação e candidaturas em http://ec.europa.eu

Fonte: INR

Mediação Familiar - Como acabar com os conflitos


Dia 30 de outubro de 2013, pelas 15:00h, no Centro Social Legião da Boa Vontade, em Coimbra


Já se inscreveram? É gratuito :)

Inscrições: vera.ferreira@lbv.pt

Fonte: LBV

domingo, 13 de outubro de 2013

Dormir muito ou pouco associado a doenças crónicas

 
 Dormir muito ou pouco está associado ao desenvolvimento de doenças crónicas como diabetes, doenças corononárias, obesidade e ansiedade, nos indivíduos com 45  anos ou mais de idade, sugere um estudo publicado na revista "SLEEP".
 Para o estudo os investigadores do Centers for Disease Control and Prevention, nos EUA, contaram com a participação de 54.000 indivíduos com 45 anos ou mais de idade. "Dormir demasiado" foi definido como dormir 10 horas ou  mais, e "dormir muito pouco" foi definido como 6 horas ou menos.
 O estudo apurou que 31% dos participantes dormiam, em média, seis ou menos horas durante um período de 24 horas, 65% dormiam o tempo ideal (entre seis a nove horas) e 4% dormiam, em média, 10  ou mais horas.
 Após terem analisado a relação entre o sono e a saúde, os investigadores constataram que comparativamente com os indivíduos que dormiam o tempo ideal, aqueles que dormiam pouco apresentavam um maior risco de ter doença coronária, acidente vascular cerebral, diabetes, obesidade e distúrbios mentais frequentes.
 Resultados semelhantes foram encontrados entre os indivíduos que dormiam em demasia, excepto nos casos de doença coronária, acidente vascular cerebral e diabetes, em que a associação foi ainda mais forte. "Dormir mais horas não significa necessariamente dormir melhor", revelou, em comunicado de imprensa, o presidente da American Academy of Sleep Medicine, Safwan Badr.
 De acordo com Safwan as pessoas têm de perceber que o sono afecta a saúde. Um estilo de vida equilibrado não envolve apenas adopção de uma dieta saudável e estar em forma, a quantidade e qualidade de sono é também importante.
 "Os adultos devem dormir entre sete a nove horas diárias para conseguirem obter os efeitos benéficos do sono, mas isto é especialmente importante para aqueles que sofrem de doenças crónicas", acrescentou o investigador.
 Safwan Badr refere que os indivíduos com doença crónica sofrem habitualmente de condições associadas ao sono como apneia e insónia, que afecta a sua capacidade de ter uma boa noite de sono. Caso um indivíduo acorde exausto, é necessário identificar o problema. "O diagnóstico de uma doença de sono e o seu posterior tratamento pode significar uma melhoria significativa dos sintomas e aumento da qualidade de vida", conclui o investigador.

Fonte: Portal do Cidadão com Deficiência

Toxicodependência

Macedo prepara plano para combater a toxicodependência

12 de Outubro, 2013
O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, disse hoje em Almada que está a ser preparado um plano para combater a toxicodependência, face ao aumento de 70% que se verificou nos atendimentos em unidades terapêuticas."Nós temos factores na área da toxicodependência que têm tido uma evolução positiva na última década, temos outros que nos preocupam", disse.
Paulo Macedo comentava a notícia avançada hoje pelo semanário Expresso, de acordo com dados do relatório dobra a situação da droga em Portugal relativo a 2012, que aponta para um aumento significativo do consumo de drogas nos últimos anos.
"Num período tão longo (dez anos), há questões relacionadas com a economia, como o desemprego, que tem fenómenos de ligação, mas também há outras questões, culturais e sociais", justificou.
"O que nós temos que ver - é para isso que temos um plano - é como temos de atacar [a toxicodependência] nas diversas vertentes", acrescentou Paulo Macedo, sem avançar qualquer medida concreta do referido plano de combate à toxicodependência.
O Expresso adianta que os dados recolhidos pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) referem que, em 2012, o número total de toxicodependentes em tratamento chegou aos 38.900, mais dez mil do que em 2003.
Na mesma notícia, o director do SICAD, José Goulão, afirma que a recessão está a provocar um abuso das drogas e uma alteração dos padrões de consumo, com um regresso à heroína, que descreve como uma droga associada ao alívio do sofrimento e que, ao contrário de outras, não tem fins recreativos.
Lusa/SOL

Fundação Calouste Gulbenkian: Projetos de Integração Social

 
O Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano (PGDH) tem como missão incentivar e facilitar a inclusão dos grupos mais vulneráveis da população, designadamente idosos, crianças e jovens em risco, migrantes e pessoas com necessidades especiais. A sua atuação desenvolve-se, sobretudo, através do apoio à experimentação de novas metodologias e à realização de projetos-piloto nestas áreas.

São apoiadas apenas instituições sem fins lucrativos a atuar em Portugal (não inclui entidades públicas como, por exemplo, Câmaras Municipais).

NÃO SÃO ELEGÍVEIS:
  • Aquisição, adaptação ou manutenção de veículos;
  • Aquisição, construção ou requalificação de infraestruturas;
  • Pedidos de donativos ou eventos de angariação de fundos;
  • Colónias de férias;
  • Festas de Natal ou outras;
  • Despesas correntes das instituições (água, luz, transportes, telecomunicações, etc.);
  • Despesas financeiras.

Uma vez indeferidas, as candidaturas não podem ser submetidas a uma reavaliação.


INSTRUÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PEDIDOS
  • Todos os pedidos de apoio devem ser submetidos através do formulário existente para o efeito;
  • É essencial o preenchimento da totalidade deste formulário, uma vez que a avaliação do projeto será feita no quadro do seu mérito relativo face ao conjunto de candidaturas recebidas;
  • A previsão orçamental deve incluir exclusivamente as atividades do projeto e discriminar não só a tipologia das despesas como também as entidades que as irão suportar.

As candidaturas estão abertas em permanência.


formulário de candidatura FORMULÁRIO Online para candidaturas espontâneas

Quaisquer dúvidas respeitantes a este concurso poderão ser esclarecidas junto do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano (PGDH):

Email: pgdh@gulbenkian.pt

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

Conferências Internacionais dedicadas ao envelhecimento


Fundação D. Pedro IV coorganiza mais uma edição de Conferências Internacionais dedicadas ao envelhecimento 
Com a aposta num modelo de cooperação baseado na complementaridade das ciências médicas, da saúde, e das ciências sociais e políticas, a Fundação é coorganizadora de três conferências internacionais dedicadas à temática do envelhecimento: CISE, CIEG e CIPPE.
As três conferências contemplam convite à apresentação de comunicações dedicadas às sub-temáticas das conferências.:
 - CIEG 2013 | Conferência Internacional sobre Enfermagem Geriátrica, co-organizada com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, 18 de Outubro (www.cieg2013.org);
 - CIPPE 2013 | Conferência Internacional sobre Políticas Públicas de Envelhecimento, co-organizada com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 8 de Novembro (www.cippe2013.org);
 - CISE 2013 | Conferência Internacional Sobre Envelhecimento, co-organizada com a Faculdade de Ciências Médicas, 22 de Novembro (www.cise2013.org)

Fonte: CNIS

XI Encontro sobre Envelhecimento

       


O XI Encontro sobre Envelhecimento, terá lugar no dia 17 de Outubro de 2013, na Sala da Cultura do Pavilhão Municipal do Entroncamento.
O Encontro destina-se a Dirigentes, Profissionais e Estudantes da área do Envelhecimento e público em geral, interessado na temática.
Para consultar o programa do evento clicar no link, http://www.alfer.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=175&Itemid=1
 As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas até dia 15 de Outubro por telefone, através dos números 249719428/249728526, ou para o e-mail claudiarosario@alfer.pt Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email .

Fonte: Associação dos Lares Ferroviários

  



 

IPSS | Central de Compras ALA

Alternativas que visam a redução de custos nas IPSS

Espreitem o site do Projeto ALA em www.projetoala.pt


Fonte: Projeto ALA

Rede Local de Intervenção Social (RLIS)



Despacho n.º 12154/2013. D.R. n.º 184, Série II de 2013-09-24
 
  
Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social - Gabinete do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social
Determina a criação da Rede Local de Intervenção Social (RLIS)


A RLIS é um modelo de organização, de uma intervenção articulada e integrada, de entidades públicas ou privadas com responsabilidade no desenvolvimento da ação social.
Fonte: UNIPSS Lisboa

Intervenção Precoce



Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social
Alarga o Programa de Apoio e Qualificação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância


O Programa SNIPI tem como finalidade contribuir para a promoção da universalidade do acesso aos serviços de intervenção precoce, através do reforço da rede de Equipas Locais de Intervenção (ELI), de forma que todos os casos sejam devidamente identificados e sinalizados tão rapidamente quanto possível.

Fonte: União das IPSS Lisboa

Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade

      
 
  No dia 11 de setembro de 2013, foi publicada o Decreto-lei n.º 131/2013 que introduz alterações ao Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, visando facilitar a sua participação no mercado de trabalho em igualdade de condições e circunstâncias com os demais cidadãos.
Em conformidade com estas alterações, as entidades de direito público que não façam parte da administração direta do estado, designadamente as autarquias locais, podem novamente beneficiar de apoios técnicos e financeiros para adaptação de postos de trabalho e eliminação de barreiras arquitetónicas, quando as condições do meio físico ou características dos equipamentos de trabalho, impeçam, limitem ou condicionem o acesso ou exercício da atividade profissional pela pessoa com deficiência e incapacidade.
Disponibiliza-se ainda, por via deste diploma, apoio financeiro destinado a comparticipar a remuneração dos trabalhadores com deficiência e incapacidade, com capacidade de trabalho reduzida, contratados em regime de emprego apoiado, quando a remuneração a que tenha direito, calculada em função da graduação da sua capacidade de trabalho, seja inferior à remuneração mínima mensal garantida.
As candidaturas são apresentadas nos centros de emprego e formação profissional e centros de emprego do IEFP.
Os regulamentos de acesso a estas modalidades de apoio e os formulários de candidatura estão disponíveis em www.iefp.pt.

Fonte: IEFP

Semana Aberta do Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão

     
 
      
O Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão vai realizar a sua Semana Aberta,  de 15 a 18 de outubro.
O Centro terá as suas portas abertas das 10h00 às 16h00, proporcionando ao público uma visita aos espaços de formação.
Durante este período os serviços de formação, respetivas valências e seções oficinais poderão ser visitadas por Escolas, Autarquias, Empresas e demais Entidades empregadoras, bem como por todos os que tenham interesse em conhecer “in loco” as atividades formativas desenvolvidas, equipamentos e materiais utilizados nas diversas modalidades de formação profissional, a qual se constitui como um contributo positivo para formar jovens e adultos para um emprego qualificado.
 Programa
Localização: Rua Conde Barão, 317 Alcabideche
Telefone: 214 603 720
 
Fonte: IEFP

Entrega da Prova Escolar | ano Escolar 2013/2014

             
De forma a assegurar o pagamento das prestações do Abono de Família para Crianças e Jovens e da Bolsa de Estudo desde o início do ano letivo, decorreu até 31 de julho o prazo para a realização da Prova Escolar.

Findo este prazo, a partir de outubro, tem efeito a suspensão do pagamento daquelas prestações aos beneficiários que não apresentaram a Prova Escolar.

Contudo, se a Prova Escolar for feita até 31 de dezembro, os pagamentos entretanto suspensos serão pagos retroativamente aos beneficiários que reúnam as condições para beneficiar destas prestações.

Salienta-se que a Prova Escolar deve ser feita através da Segurança Social Direta. A realização desta prova é também obrigatória para todos os jovens que recebem Abono de Família pela Segurança Social, mesmo que indiquem o NISS quando efetuarem a matrícula no estabelecimento de ensino.

A realização da Prova Escolar garante a continuidade do pagamento de:
  • Abono de Família aos jovens com mais de 16 anos (24 em caso de deficiência), ou que completem essa idade no decorrer do ano escolar, e que estejam matriculados no ensino básico, secundário, superior ou equivalente (curso de formação profissional que dê equivalência);
  • Bolsa de Estudo aos jovens com idade inferior a 18 anos no início do ano letivo 2013/2014 que estejam matriculados no 10.º, 11.º ou 12.º ano de escolaridade e recebam Abono de Família pelo 1.º ou 2.º escalão.

Fonte; Segurança Social

Prémios CEPSA – Alargamento prazo candidatura até 20 de outubro

                  

O objetivo destes Prémios é reconhecer e incentivar iniciativas sociais, que favoreçam a inclusão e o bem-estar de grupos ou indivíduos desfavorecidos, assim como promover estes valores solidários entre os profissionais da nossa Companhia.

Alargamento  prazo de apresentação de candidaturas é 20 de outubro de 2013
Este ano, a CEPSA repartirá 205.000 euros entre os melhores projetos apresentados em Portugal, Espanha (Huelva, Campo de Gibraltar, Canárias e Comunidade de Madrid) e Colômbia.
Mais informações e Regulamentos em Concurso aqui. 
Fonte: ACEGIS

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Candidaturas à 4ª Edição do Prémio SIC Esperança - Rock in Rio Escola Solar


Estão abertas as candidaturas à 4ª Edição do Prémio SIC Esperança - Rock in Rio Escola Solar.

Esta iniciativa visa premiar projetos inovadores na área da cidadania.          
Pelo quarto ano consecutivo, a SIC Esperança lança o Prémio SIC Esperança – Rock in Rio Escola Solar. A verba para o financiamento do prémio foi gerada através da venda de eletricidade, produzida por painéis solares instalados em escolas por todo o país, através do Projeto Escola Solar 2008 do Rock In Rio.

As candidaturas têm que ser apresentados por Instituições Particulares de Solidariedade Social ou equiparadas, devem ser inovadoras e terem como finalidade a melhoria da qualidade de vida, em particular de pessoas socialmente desfavorecidas. Para esta edição, a temática é a Cidadania, sendo o prémio de 20.000 euros.

As candidaturas decorrem entre o dia 6 de outubro e 29 de novembro.

Consulte o regulamento aqui.

Faça o download da ficha de candidatura aqui.



SIC Esperança – Vale a pena acreditar!

 

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Informação estatística

 

Os resultados definitivos dos Censos 2011 encontram-se disponíveis no site do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE,  I.P.) , em http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos2011_apresentacao

O acesso e pesquisa de dados sobre o grau de dificuldade em realizar algumas tarefas/atividades (tal como ver, ouvir, andar ou subir degraus, memória ou concentração, tomar banho ou vestir-se sozinho e compreender os outros ou fazer-se compreender), obtidos nos Censos 2011, é possível através do link  http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos_quadros_populacao , consultando os Quadros população 6.21 a 6.26

Pode também consultar uma síntese dos resultados definitivos do Censos 2011, neste menu, nos documentos em anexo, encontrando a informação sobre dificuldades na realização de algumas atividades nas páginas 16 e 17.

Outra informação disponível é a relativa a dois levantamentos realizados em 1995 e 2001, por diferentes entidades e segundo ópticas diversas:

  • o "Inquérito nacional às incapacidades, deficiências e desvantagens", realizado em 1995 pelo então Secretariado Nacional de Reabilitação,
  • e os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, fruto dos Censos 2001, disponíveis neste menu, nos documentos em anexo.

 

Seminário “A prostituição e o tráfico no coração do crime organizado”

No próximo dia 18 de Outubro, Dia Europeu de Luta contra o Tráfico de Seres Humanos, vai ter lugar no Auditório da Assembleia da República o Seminário “A prostituição e o tráfico no coração do crime organizado”, promovido pela Associação O Ninho, decorrerá entre as 14h00 e as 18h00.
A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória.
Para aceder ao Programa, clique aqui; para aceder à ficha de inscrição clique aqui.
Local: Auditório da Assembleia da República  
Fonte: ACEGIS

domingo, 6 de outubro de 2013

Guião Boas Práticas SAD


Este Guião (elaborado pela CNIS/IEFP) pretende, por um lado dar visibilidade ao serviço de SAD promovido pelas IPSS, e por outro servir de inspiração para todas as instituições. Não é um documento fechado, antes uma base de trabalho a ser enriquecida pelas instituições que desenvolvem esta resposta social. Para tal poderão partilhar as suas Boas Práticas nas áreas referidas neste guião ou em outras que pensem ser relevantes.
 
 Clique aqui para saber mais


Fonte: UDIPSS Santarém

IPSS | Regime de Bens em Circulação



Fonte: UDIPSS Santarém

Abertura de Candidaturas POPH | Tipologia de Intervenção 6.2; 8.6.2; 9.6.2 / Tipologia de Intervenção 6.4

O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, enquanto organismo intermédio, informa que decorre entre os dias 30 de setembro a 24 de outubro de 2013, o período para apresentação de candidaturas anuais referentes a ações a realizar no ano de 2014, no âmbito das Tipologias de Intervenção 6.2 / 8.6.2 / 9.6.2 – Qualificação das Pessoas com Deficiências e Incapacidades, e da Tipologia de Intervenção 6.4 – Qualidade dos Serviços e Organizações, especificamente, ações de formação e sensibilização dirigidas a técnicos e outros profissionais de reabilitação profissional, de acordo com o âmbito e condições definidas no respetivo aviso de abertura.

Consulte aqui o aviso de abertura;

Consulte aqui a documentação de suporte à candidatura:
- TI 6.2, 8.6.2 e 9.6.2 – Guia de Apoio;
- TI 6.4 – Guia de apoio.

Fonte: POPH

Fundação ADFP vai comemorar Dia Mundial da Saúde Mental

A Fundação ADFP de Miranda do Corvo vai comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra a 10 de Outubro, com uma série de atividades entre os dias 7 e 18.
A exposição “Mentes coloridas”, com trabalhos de utentes da área da saúde mental, estará patente no hall de entrada da Fundação entre os dias 7 e 13.
No dia 10, os utentes participarão num festival de atividades no Parque Biológico da Serra da Lousã, com corrida de animais, jogo das cores, jogo do saco, caça à bolacha, dominó, jogo da malha, jogo da corda, peddy paper, bowling e batalha de balões de água, a partir das 10h15. Seguir-se-á um lanche comemorativo, uma coreografia de aeróbica a cargo do professor de Educação Física, Francisco Silva e outras atividades a cargo da nutricionista e bióloga, Ana Filipa. Depois do almoço, pelas 14h30, os utentes terão um baile/concerto no Salão de Festas do Centro Social Comunitário, com a atuação do grupo “Klino concertinista”, e um lanche pelas 16h00.
Finalmente no dia 18, pelas 18h00, será exibido no cinema da vila o filme de Milos Forman “Voando sobre um ninho de cucos”, clássico que tem como protagonista Jack Nicholson, premiado com o Óscar para melhor ator em 1976.
Integrado no Ciclo de Cinema sobre Saúde Mental, o filme será depois comentado por Maria Emília, presidente da Delegação Regional da Associação dos Profissionais de Serviço Social, e pelo psicólogo clínico Pedro Tiago Franquinha.
Com respostas inovadoras na área da saúde mental, a Fundação dispõe dos serviços Diferente/ Igualmente, Serviço Comunitário de Saúde Mental, Fórum Sócio Ocupacional , tendo 46 utentes na residência Coragem (na sede),  21 na Unidade de Vida Apoiada (residência Tolerância no edifício do Cinema), 20 na residência Igualdade (Rio de Vide) e 44 na residência  Esperança (Godinhela). Recentemente foi inaugurado o Fórum Sócio Ocupacional do Senhor da Serra para 27 utentes.
A Organização Mundial da Saúde, que considera a saúde mental uma das suas prioridades, visa, com esta efeméride, chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, para além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicos. As perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade são, e serão cada vez mais, a nova grande endemia do século. A depressão é a segunda causa de incapacidade na União Europeia.
 
Fonte: ADFP