quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dia Internacional das Pessoas com deficiência | 3 e 4 de dezembro

Sob o lema "Quebrem Barreiras, Abram Portas: Por uma Sociedade Inclusiva para Todos", o Congresso Nacional de Apresentação do Projeto "Surdocegueira: um modelo de intervenção" vai ter lugar no CCB, em Lisboa, nos dias 3 e 4 de dezembro.
Conheça o Programa desta iniciativa conjunta do Instituto Nacional para a Reabilitação e da Casa Pia de Lisboa, apoiada pelo Fundo Social Europeu.
Clique aqui para  Inscrições e mais informações.
Fonte: ACEGIS

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Isenção de IVA para IPSS que prestam serviços a outras instituições

O ministro da Solidariedade, Pedro Mota Soares, anunciou que, em 2014, as instituições sociais vão estar isentas de IVA nos bens e serviços que prestem e que sejam conexos à sua actividade. O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social revelou que esta é uma medida que vai ser implementada no âmbito do Orçamento do Estado para 2014 (OE2014). "E assim estamos a reforçar o apoio que o Estado tem que dar a estas instituições, porque acreditamos que este dinheiro, quando fica nas instituições, é gerido e investido com mais qualidade e proximidade do que se fosse ao nível central", justificou.
No passado, lembrou o ministro, quando uma instituição social "prestava um serviço" ou "vendia um bem que tinha exactamente a ver com a sua actividade" estava sujeita ao pagamento de IVA. Mas, continuou, este Governo percebeu, "desde a primeira hora, que era muito importante proteger a fiscalidade das instituições sociais". Foi por isso que, logo no início do mandato, o executivo decidiu criar "uma devoluçäo de 50% do IVA para as instituições sociais que decidem fazer
uma obra de conservação ou de melhoria". Agora, com esta medida inscrita no OE2014, o Governo quer "ir mais longe", tendo decidido "criar uma isenção de IVA para as instituições sociais nos bens e nos serviços que prestam que são conexos à sua actividade", disse.
Em declarações à TSF o presidente da Confederação das Instituições de Solidariedade Social entende que este é um “bom sinal” da parte do Executivo. “Não havia qualquer justificação para o pagamento do IVA e aliás o IVA deve ser reanalisado porque as instituições prestam serviço público”, lembrou o padre Lino Maia.
O presidente da CNIS, que admite que não há grandes condições para rever esta questão enquanto Portugal “estiver sob o domínio da troika”, explicou que a medida anunciada pelo Governo não tem grandes efeitos. “Não são muitos casos em que instituições fornecem refeições ou tratamento de roupa por uma questão de economia a outras instituições. A tendência será para haja mais colaboração entre instituições, mas ainda não há muitas situações”, frisou.
Esta isenção de IVA foi anunciada por Pedro Mota Soares durante a inauguração de um centro de apoio a deficientes profundos, localizado no concelho alentejano de Borba. Trata-se de um projecto da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), resultante de um investimento de quatro milhões de euros, com financiamento comunitário a 90%. Esta valência inclui um lar residencial, que pode receber cerca de 70
pessoas com grau de deficiência elevado, e um centro de atividades ocupacionais, para 50 utentes.
O centro, que já começou a receber os primeiros utentes, prevê a criação de 80 a 100 postos de trabalho directos. Na mesma cerimónia, Pedro Mota Soares anunciou que, "já este ano", o Governo vai "reforçar o número de acordos de cooperação com instituições sociais". "Vão ser mais 211 acordos de cooperação", o que significa "mais 3.441 vagas", a "maioria" delas na área da deficiência.

Data: 2013-11-26
Fonte: Solidariedade, jornal das IPSS http://www.solidariedade.pt/sartigo/index.php?x=5396

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Workshop: Intervenção Terapêutica no Trauma - do Problema ao Recurso

Irá decorrer no dia 7 de Dezembro, na Quinta das Lágrimas (Coimbra), o workshop subordinado  ao tema "INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA NO TRAUMA - DO PROBLEMA AO RECURSO", orientado, pela Psicoterapeuta e Trainer Internacional- Maria del Mar Cervantes.
No workshop serão abordados os diferentes tipos de trauma, o seu impacto na construção do nosso self e formas de o transformar e regular; como transformar experiências traumáticas, recuperando o equilíbrio e a autorregulação da ativação, que orienta, permite estar no presente, e fluir na vida.
 
 
Horário: 10h00 às 17h30 (Cofee break a meio da manhã e tarde. Almoço livre)
Número de participantes: 30

Confirmação obrigatória para:
21 793 53 26 ou geral@cfpsb.com
Preço: 15 € Pagamento (inclui IVA):
Transferência Bancária: 0018 000321298484020 85 (Santander) enviar comprovativo por e-mail ou Cheque para: CPSB


Para mais informações: clique aqui

domingo, 24 de novembro de 2013

Prémios Socialgest Acção Social 2013

Conheça melhor os nossos finalistas em www.socialgest.pt

Site - Espaço do Assistente Social, https://www.facebook.com/EspacoDoAssistenteSocial
"Larmais +" Santa Casa da Misericórdia da Golegã
Projecto Família / MDV (Lisboa), www.mpmv.pt

Prémio Instituição / IPSS / ONGD / SCM
CASTIIS - Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo, www.castiis.pt
Centro de Bem-Estar Social de Arronches, www.cbesarronches.com
Cediara - A Par e Passo do Envelhecimento Ativo (Aveiro), www.cediara.com

Prémio Responsabilidade Social das Empresas
EDP Solidária, http://www.fundacaoedp.pt
Missão Sorriso / Continente, http://missaosorriso.continente.pt/ Prémio BPI Seniores, www.bancobpi.pt/premiobpiseniores

Prémio Dirigente / Personalidade
Joaquina Madeira - AEEASEG 2012
Eugénio da Fonseca - Cáritas
Mesa Administrativa da SCM de Santarém

Prémio Programa Social das Autarquias
Guimarães 65 + / Câmara Municipal de Guimarães, http://redesocial.cm-guimaraes.pt Gabinete de Apoio à Familia - JF de Santa Luzia (Tavira), www.jfsantaluzia.pt Programa Social PAREDES AJUDA+, www.cm-paredes.pt
Prémio Projecto Social
Alta de Coimbra | Velhos Amigos, www.atlaspeople.net
Mais Proximidade, Melhor Vida (Lisboa), www.mpmv.pt
Nós e os Laços (Eiras – Coimbra),  http://soltarossentidos.wordpress.com
Fonte: Socialgest

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Chá Solidário em Cantanhede

A EPI convida os seus associados e amigos a participar do Chá Solidário que irá realizar no próximo dia 1 de Dezembro, no Centro Paroquial de Cantanhede - Coimbra.

Todo o valor angariado, reverterá na íntegra para o Projeto Arco-Íris de modo a assegurar a sua continuidade em 2014.

Para mais informações, contacte através do 239 482 865 ou para epicoimbra@epilepsia.pt.

Ajude-nos a ajudar!!

Saiba mais sobre este projeto e clique em: http://arcoirisepi.blogspot.pt/
Ver mais

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ciclo de Seminários Responsabilidade Social das Organizações | Boas Práticas & Exemplos Inspiradores

rso


27 de Novembro | auditório do Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã SA Covilhã


REDE RSO PT – Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações,  promove um Ciclo de  Seminários intitulado “Responsabilidade Social das Organizações: Boas Práticas | Exemplos Inspiradores”, com o intuito de disseminar Boas Práticas de Responsabilidade Social, de refletir e debater a Responsabilidade Social nas suas diversas dimensões.
Participação gratuita mas sujeita a inscrição prévia até 25 de novembro em: http://www.iapmei.pt/iapmei-eform-00.php?efformulario_id=67
 
Fonte: ACEGIS

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

seminário “O social em debate VIII"

Data: 27 de novembro 2013
Local: Auditório do Hospital Escola Fernando Pessoa, Porto
Realiza-se no próximo dia 27 de novembro, pela 14h, o seminário “O social em debate VIII”, no auditório do hospital escola Fernando Pessoa, com a temática “Os desafios do 3.º setor”
As inscrições são gratuitas (limitadas até lotação da sala) e deverão ser enviadas até ao dia 25 de Novembro para o email  socialemdebate@gmail.com
Ficha de inscrição  (Ficha de Inscrição e Programa)
Fonte: ACEGIS

domingo, 17 de novembro de 2013

II JORNADAS NACIONAIS CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

 

                  


DE 14 DE NOVEMBRO A 14 DE DEZEMBRO DE 2013
Conheça as diversas atividades "Contra a Violência Doméstica" que decorrem até 14 de dezembro, no âmbito das seguintes áreas:
  • Segurança e Justiça;
  • Cooperação;
  • Saúde e Segurança Social;
  • Educação e Cultura.

 Consulte o Programa Provisório.
Fonte: ACEGIS

Direitos das Mulheres em debate no Ciclo de Cinema Direitos e Desenvolvimento

No mês em que se comemora o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) organizam no dia 21 de Novembro, pelas 18h, a exibição do filme “UMOJA”, dos realizadores Jean Crousillac & Jean-Marc Sainclair.
A exibição deste documentário terá lugar no Auditório da CPLP, Palácio Conde de Penafiel, Rua de S. Mamede (ao Caldas), nº 21, Lisboa e será seguida de um debate sobre os direitos das mulheres.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição. Os interessados devem enviar um e-mail com o título do filme e o seu nome para: info@plataformaongd.pt.
Fonte: ACEGIS

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dicas para manter a casa segura para os seniores


- Ter uma ventilação apropriada;
- As janelas devem ter travões de segurança;
- Bom funcionamento do ar condicionado para os meses de maior calor, assim como o sistema de aquecimento para os meses mais frios;
- Os detectores de monóxido carbono e de fumo devem estar a funcionar corretamente (caso existam);
- Os cabos de eletricidade e outros fios devem estar arrumados em local próprio de forma a evitar quedas e possíveis fraturas;
- Os cabos elétricos não devem estar danificados assim como não devem sobrecarregar as tomadas;
- Utilizar tapetes anti aderentes para evitar o deslizamento e as quedas;
- Colocar perto do telefone os números de telefone de emergência;
- Dispor de um equipamento de teleassistência para o caso de quedas e emergência;
- Todas as tomadas elétricas devem estar devidamente tapadas;
- As lâmpadas devem estar a funcionar com a potência apropriada.
 
Fonte: Comfort Keepers
 
A Comfort Keepers é uma das redes líder na prestação de cuidados domiciliários. Detém mais de 750 escritórios em todo o mundo de propriedade e gestão independente: Portugal, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, França, Inglaterra e Singapura. Está presente em Portugal desde 2007, através dos seus 12 escritórios (Oeiras, Cascais, Algarve (Barlavento e Sotavento), Porto (Gaia, Matosinhos e Maia), Lisboa (Centro Norte), Sintra, Açores, Trás-os-Montes, Coimbra/ Cantanhede e Madeira.
  
Para mais informações: 
  
  
T. 808 20 30 95
  
 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Seminário "Rendimento Social de Inserção: uma garantia de cidadania"


Fonte: Lisboa Solidária

Jornadas de Empregabilidade e Empreendedorismo | 12 e 13 de novembro

Organização:  Gabinete de Integração Profissional e Antigos Alunos (GIPAA), em parceria com a Associação de Estudantes da FCSH/NOVA (AEFCSH)
Horário e LocalFCSH/NOVA | dias 12 e 13 de Novembro | cantina dos SASNOVA (lado dos alunos) na Torre B das 10h às 20h
  • 12 Novembro | das 10h às 20h
  • 13 de Novembro |  das 09h às 20h
A ACEGIS, Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social  irá participar na Feira de Oportunidades Profissionais, inserida neste evento, que decorrerá a 13 de Novembro, 4ªfeira de manhã,  Cantina da FCSH (Torre B, Piso 0)
Nesta terceira edição da POP-UP, entre workshops, apresentações e presença nos stands, a FCSH/NOVA conta com a participação de cerca de vinte instituições. 
A POP-UP é gratuita e aberta a todos os interessados (as).
Conheça o programa, a descrição dos workshops e as instituições que estarão presentes na III POP UP - aqui.
Mais informações: gipaa@fcsh.unl.PT
Fonte: ACEGIS

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | QUAL O APOIO DA COMFORT KEEPERS?


O Acidente Vascular Cerebral é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesões celulares e alterações nas funções neurológicas.
As manifestações clínicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, percetiva ou da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão da lesão.
O AVC é uma ameaça à qualidade de vida na velhice, não só pela sua elevada incidência e mortalidade, mas também pela alta morbilidade que causa, ocorrendo frequentemente em pessoas já com problemas físicos e/ou mentais.
 
Também afeta na sua maioria os idosos, mas cerca de 20% dos AVCs ocorre em idades inferiores aos 65 anos.
 
O AVC pode ser de dois tipos: Isquémico e Hemorrágico, mas ambos são uma emergência médica. Quanto mais rápido a pessoa for assistida mais provável é que a sua vida possa ser salva, que exista diminuição dos seus efeitos nocivos a longo prazo e que existam melhorias na capacidade funcional da pessoa afetada.
 
 
Como pode a Comfort Keepers ajudá-lo a cuidar de um familiar que esteja a recuperar de um AVC?
  
_ Acompanhamento e transporte na deslocação a consultas no médico, ao terapeuta, à farmácia;
_ Apoio na gestão das tarefas domésticas;
_ Preparação de refeições personalizadas em função das necessidades nutricionais e do gosto do doente;
_ Comunicação permanente com a família e profissionais de saúde sobre a evolução do estado de saúde do doente;
_ Auxílio na organização e gestão de documentação necessária, como por exemplo, exames médicos, relatórios de saúde, IRS, seguradoras, sistema de saúde, receitas médicas;
_ Cuidados na higiene pessoal e cuidados de imagem.
_ Transferências e posicionamentos a doentes com diferentes níveis de dependência;
_ Auxílio e incentivo na mobilidade física, integrando o doente de forma ativa;
_ Supervisão da toma de medicação;
_ Disponibilizar as melhores soluções de materiais ortopédicos e geriátricos em casa;
_ Articulação com serviços de fisioterapia, centros de reabilitação, médicos ou outros profissionais de saúde.
  
Para informações adicionais e conselhos sobre como gerir esta doença, consulte o nosso Infoguia: Infoguia Acidente Vascular Cerebral
 
 
 

Sobre a Comfort Keepers ® 
 
A Comfort Keepers é uma das redes líder na prestação de cuidados domiciliários. Detém mais de 750 escritórios em todo o mundo de propriedade e gestão independente: Portugal, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, França, Inglaterra e Singapura. Está presente em Portugal desde 2007, através dos seus 12 escritórios (Oeiras, Cascais, Algarve (Barlavento e Sotavento), Porto (Gaia, Matosinhos e Maia), Lisboa (Centro Norte), Sintra, Açores, Trás-os-Montes, Coimbra/ Cantanhede e Madeira.
  
Para mais informações: 
  
  
T. 808 20 30 95
  
 
Fonte: Comfort Keepers

"Portugal é o 6º país mais envelhecido do mundo"


Portugal é atualmente o sexto país mais envelhecido do mundo e em quarenta anos passou de país com a maior taxa de natalidade da Europa para detentor da taxa de natalidade mais baixa, segundo estudos hoje divulgados.

 
Durante uma conferência realizada pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) subordinada ao tema "Demografia, Natalidade e Políticas Públicas", a investigadora Anália Torres e a especialista em demografia Maria João Valente Rosa traçaram o retrato do país em termos de fecundidade, natalidade, envelhecimento e do papel da mulher no trabalho e na família.
Maria João Valente Rosa partiu dos dados estatísticos da Pordata para fazer o retrato da realidade portuguesa, através das mudanças demográficas ao longo dos anos.
Apesar de a população portuguesa ter aumentado 1,7 milhões entre 1960 e 2010, "no ano passado batemos o recorde da mais baixa natalidade de sempre, com 89.841 nascimentos", bastante menos do que os ainda assim poucos 107.598 registados em 2011, revelou a socióloga.
Também a investigadora do Instituto de Ciências Sociais e Políticas Anália Torres revelou que Portugal foi o país onde mais desceu a natalidade entre 1990 e 2011 na Europa.
"Era o país com a maior taxa de natalidade e agora a menor", sublinhou.
Por isso, "nascer em Portugal é nascer num país envelhecido", refere Maria João Valente Rosa, salientando que em Portugal se "envelhece de forma acelerada".
Em 1970, Portugal era o país menos envelhecido da Europa e embora todos tenham envelhecido de uma maneira geral, Portugal foi o que mais subiu na tabela, tornando-se em 2011 "um dos mais velhos do mundo", ocupando a 6ª posição.
A idade média da população portuguesa era em 2011 de 42 anos, ao passo que em 1960 era de 28 anos. Atualmente o número de pessoas com menos de 15 anos é inferior àquelas com idade igual ou superior a 65 anos.
Anália Torres, por seu turno, revela que entre 1990 e 2011 todos os países nórdicos, em particular os escandinavos, começaram a subir no índice de fecundidade, enquanto o padrão se manteve sempre baixo nos países do sul, a ponto de atualmente o ponto mínimo de fecundidade nos países nórdicos ser o ponto máximo de fecundidade nos do sul.
Esta mudança teve na base políticas sociais adotadas naqueles países, que têm por base a ideia de que "mulheres e homens têm direito ao trabalho e à família e que as crianças devem ser protegidas por todos e são uma responsabilidade da sociedade", explicou a investigadora.
Esta realidade está traduzida nos dados estatísticos da Pordata, que mostram que as mulheres portuguesas trabalham "muito mais tempo" dos que as mulheres da União Europeia a 27.
"Nos países de referência em termos de fecundidade (como os escandinavos, os países baixos ou a Bélgica), as mulheres estão acima da média da União Europeia (UE) em termos de trabalho a tempo parcial", indicou Maria João Valente Rosa.
Contrariamente, em Portugal, o trabalho a tempo parcial representa 17%, metade da média da UE (33%), acrescentou.
A realidade do mercado de trabalho em Portugal faz com que as mulheres adiem cada vez mais a idade de ter o primeiro filho e tenham como opção ficar apenas com um filho, embora desejassem ter mais se as condições fossem outras, disse a socióloga.
Segundo Maria João Valente, entre 1986 e 2012 a idade materna aumentou em média seis anos, para os 30 anos, e hoje em dia são menos jovens, mais escolarizadas e mais ativas.
No entanto, essas características não são reconhecidas em termos de mercado de trabalho, uma vez que a carga de horas de trabalho (incluindo tarefas domésticas) das mulheres é maior do que a dos homens, mas a remuneração média destes é superior à das mulheres, o que se torna mais evidente, quanto mais escolarizada é a mulher, disse Anália Torres.
A investigadora salientou ainda que a mentalidade dominante ainda no trabalho é que "as mulheres são trabalhadoras com família e os homens são trabalhadores 'livres'".
 

"Portugal é o 6º país mais envelhecido do mundo" por Lusa, texto publicado por Sofia Fonseca08 novembro 2013

 

Seminário-Debate: "As Outras Faces da Violência Doméstica" | 18 Novembro

    
A APAV promove no próximo dia 18 de Novembro, pelas 14h30, um Seminário-Debate sobre o tema "As Outras Faces da Violência Doméstica". Este evento terá lugar no Hotel DoubleTree by Hilton Lisbon / Fontana Park (Rua Eng. Vieira da Silva 2, Lisboa).
O Seminário-Debate vai abordar as faces menos visíveis da Violência Doméstica, nomeadamente Homens vítimas de Violência, Violência nos relacionamentos íntimos juvenis e Violência Doméstica entre pessoas do mesmo sexo.
Este evento vai contar com intervenções de Andreia Machado (Escola de Psicologia da Universidade do Minho), Rosa Saavedra (APAV) e Ana Cristina Santos (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra). A moderação estará a cargo de Rita Marrafa de Carvalho (Jornalista, RTP).
 
Inscrição (online)
5€ pagamento antecipado / 6€ pagamento no dia do seminário
[pagamento online disponível por multibanco ou transferência bancária; pagamento por cartão de crédito não disponível]
 
Fonte:APAV

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Conferências de Outono - Serviço Social e Políticas Sociais Comparadas

 
Quando: 08.11.2013 10.00 h - 17.15 h 
Onde: Auditório Armando Guebuza - Lisboa   
Categoria: Agenda ULHT       

 

serviço social e politicas sociais comparadas


Programa
10h00 I Sessão de Abertura
Representantes da ULHT e Diretor do Departamento de Serviço Social
10h30 I Conferência
"TENDÊNCIAS DA POLÍTICA SOCIAL E DO SERVIÇO SOCIAL NO MUNDO, NUMA ACTUALIDADE EM CRISE"
Maria do Carmo Brant de Carvalho (Professora titular da PUC-SP, Brasil)
Moderador: Maria José Queirós (ULHT)
11h15 I Debate

11h30 I Coffee-break

11h45 I Apresentação de comunicações livres
Moderador: Maria Irene Carvalho (ULHT)

13h00 I Almoço

14h30 I Conferências
“CRISE SOCIAL, MUDANÇA, INCERTEZA E RISCO”
“(RE) CONSTRUINDO A INSEGURANÇA SOCIAL: GENERALIZAÇÃO DA PRECARIEDADE E AMANHÃS QUE CHORAM”
Paulo Granjo (Investigador ICS-UL)

“SEGURANÇA E RISCO”
Carlos Diogo Moreira (Diretor do Serviço Social/ ULHT)
Moderador: Marlene Rodrigues (ULHT)

15h30 I Debate

15h45 I Coffee-break

16h00 | Conferência
“A INVESTIGAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL“
Apresentação da Investigação do Departamento de Serviço Social - CPES
Carlos Diogo Moreira (Diretor e Coordenador de investigação)
Maria Irene Carvalho;
Maria José Queiroz e Marlene Rodrigues
Com a presença da investigadora estrangeira convidada:
Maria do Carmo Brant de Carvalho

16h30 I Pausa

16h45 | Conferência

“A INVESTIGAÇÃO  EM POLÍTICA  SOCIAL NO BRASIL“
Maria do Carmo Brant de Carvalho
(Professora titular da PUC-SP, Brasil)
Moderador: Carlos Diogo Moreira (ULHT)

 Fonte: Assistente Social.com
Inscrições para: servico.social@ulusofona.pt

Avaliação e intervenção com famílias em risco/perigo

Curso de Formação
Psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de reabilitação e inserção social, técnicos de desenvolvimento comunitário e educadores sociais. Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e Medicina, finalistas de 2ºs ciclos de Psicologia e finalistas das outras áreas.
 
Objetivos 
Compreender a violência de modo ecológico e sistémico;
Compreender e avaliar situações de risco e perigo familiar na perspetiva sistémica;
Sensibilizar para a importância das narrativas na dinâmica familiar e social das famílias em risco e perigo;
Definir estratégias de intervenção multi-sistémica com famílias em risco e perigo.
 
Programa 
Módulo 1
A violência familiar de um ponto de vista sistémico (6h) - Modelos de leitura acerca da violência familiar. Significados, manutenção e transformação das dinâmicas familiares violentas: reflexão acerca do papel dos diferentes protagonistas (vítimas, agressores e profissionais). Intervenção sistémica na área da violência familiar

Módulo 2
Avaliação familiar integrada do risco/perigo (6h) - Definições e compreensão do risco e perigo familiar. Os parâmetros de avaliação familiar: perspetiva desenvolvimental sistémica. Técnicas, metodologias e instrumentos de avaliação familiar em contextos de risco e perigo. O relatório da avaliação familiar 

Módulo 3 
Intervenção familiar: abordagem narrativa (6h) - Parâmetros de avaliação e elaboração da hipótese sistémica. Perspetiva geral da intervenção familiar em contextos de risco/perigo: especificidades, indicações e contra-indicações. A intervenção terapêutica colaborativa de enfoque narrativo: eixos de intervenção, modelos terapêuticos e técnicas fundamentais. O papel do terapeuta/técnico

Módulo 4
Intervenções multi-sistémicas (6h) - Redes: tipos e avaliação. A (des)construção multi-sistémica do risco: (in)competências dos sistemas em interação. Os múltiplos desafios da intervenção multi-sistémica. O eco-mapa na planificação da intervenção. Estratégias e metodologias de intervenção em rede.
 
Duração : 24 horas
 
Formadores:   
Inês Pimentel - Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra
Isabel Alberto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Joana Sequeira - Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra
Sónia Guadalupe - Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra
 
Calendarização
Sábado, Dezembro 7, 2013 - 10:00 - 13:00
Sábado, Dezembro 7, 2013 - 14:00 - 17:00
Sábado, Dezembro 14, 2013 - 10:00 - 13:00
Sábado, Dezembro 14, 2013 - 14:00 - 17:00
Sábado, Janeiro 4, 2014 - 10:00 - 13:00
Sábado, Janeiro 4, 2014 - 14:00 - 17:00
Sábado, Janeiro 11, 2014 - 10:00 - 13:00
Sábado, Janeiro 11, 2014 - 14:00 - 17:00

Para mais informações: T. 218 811 785 \\ F. 218 860 954

domingo, 3 de novembro de 2013

SIC Esperança e Rede de Bibliotecas Escolares lançam Projeto Liberdade de Expressão e Redes Sociais

            

A SIC Esperança em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares promove um concurso para alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário de todo o país.
A decorrer
No âmbito da temática anual da SIC Esperança para 2013, a Cidadania, a SIC Esperança, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, lança um projeto intitulado “Liberdade de Expressão e Redes Sociais”. O projeto consiste na criação de um concurso, a nível nacional, para estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, com idade igual ou superior a 13 anos, com o objetivo de suscitar a reflexão e o debate sobre a importância da liberdade de expressão e sobre o contributo das redes digitais do século XXI no alargamento do acesso à informação.

Cada escola terá acesso ao documentário “Lápis Azul”, de Rafael Antunes sobre a censura em Portugal, que deverá servir como suporte e ponto de partida para uma participação no concurso, sendo aconselhado o seu visionamento e debate em espaço de aula. Os estudantes terão que criar conteúdos originais recorrendo a textos, vídeos, podcast, fotografias, desenhos ou animações, e enviar os seus trabalhos até ao dia 22 de novembro.

Pode consultar o nosso regulamento aqui.

Aceda ao documentário “Lápis Azul” aqui.

É importante que a nova geração pense, opine e discuta ideias, e interaja em comunidade para valorizar a liberdade de expressão consciente e responsável.

Fonte: SIC Esperança

                                                                   

sábado, 2 de novembro de 2013

Candidaturas à 4ª Edição do Prémio SIC Esperança - Rock in Rio Escola Solar

rir



Estão abertas as candidaturas à 4ª Edição do Prémio SIC Esperança - Rock in Rio Escola Solar
Esta iniciativa visa premiar projetos inovadores na área da cidadania.


              
Pelo quarto ano consecutivo, a SIC Esperança lança o Prémio SIC Esperança – Rock in Rio Escola Solar. A verba para o financiamento do prémio foi gerada através da venda de eletricidade, produzida por painéis solares instalados em escolas por todo o país, através do Projeto Escola Solar 2008 do Rock In Rio.
As candidaturas têm que ser apresentados por Instituições Particulares de Solidariedade Social ou equiparadas, devem ser inovadoras e terem como finalidade a melhoria da qualidade de vida, em particular de pessoas socialmente desfavorecidas. Para esta edição, a temática é a Cidadania, sendo o prémio de 20.000 euros.

As candidaturas decorrem entre o dia 6 de outubro e 29 de novembro.

Consulte o regulamento
aqui.

Faça o download da ficha de candidatura
aqui.

Fonte: SIC Esperança

SIC Esperança | UM PRESENTE, UM SORRISO!


f



UM PRESENTE, UM SORRISO!
 
SIC Esperança, Arié e Perfumes e Companhia lançam projeto de Natal

A SIC Esperança, em parceria com a Arié e a Perfumes e Companhia, lançou o projeto Um Presente, Um Sorriso que tem como principal objetivo diminuir a negligência no que respeita à higiene dos bebés e evitar colocá-los em situação de risco.
No decorrer do mês de novembro, uma percentagem das vendas de perfumes e produtos cosméticos das marcas aderentes, vendidos na cadeia de lojas Perfumes e Companhias, reverterá a favor deste projeto.
Com a verba angariada, será possível criar kits de higiene para bebés até aos doze meses, compostos por seis produtos - champô, gel de banho, loção de corpo, esponja, pó talco e pacote de toalhitas. Estes kits serão distribuídos a famílias selecionadas com base em critérios predefinidos, numa sessão de informação sobre os cuidados de higiene e saúde a ter com o bebé.
Para tornar esta causa uma realidade, a SIC Esperança conta com a atriz Andreia Dinis, madrinha do projeto, e com uma rede de parceiros a nível nacional. Cada distrito ou região autónoma do país terá uma Instituição Parceira que se encarregará da identificação dos beneficiários e distribuição dos kits, assim como da organização da sessão de informação e sensibilização sobre os cuidados a ter com o bebé, desenvolvida em parceria com o centro de saúde local.
Assim, durante o mês de novembro, visite as lojas Perfumes e Companhia, e ajude. Um presente pode valer o sorriso de uma criança.

Fonte: SIC Esperança  


IPSS: Formas de vencer a crise


Apostar na certificação, novos modelos de gestão e de angariação de fundos, investimento na imagem e comunicação, investimento na formação contínua de dirigentes e funcionários, cultura do valor, ser diferente....


Notícia: O Mirante
Aposta na certificação das instituições sociais é uma das formas para vencer a crise
2013.06.27
 
Em tempos de crise, a dependência das receitas provenientes do Estado para manterem as portas abertas está a colocar muitas instituições particulares de solidariedade social em situações de graves dificuldades. O grupo Moneris realizou uma sessão onde se apresentaram novos modelos de gestão no sector social.

A aposta na certificação é o caminho que muitas instituições sociais estão a trilhar para se tornarem mais competitivas no mercado e cada vez menos dependentes do financiamento do Estado. Esta foi uma das ideias defendidas durante uma mesa redonda no âmbito da sessão de esclarecimentos “Uma nova abordagem da gestão do sector social”, organizada pelo grupo Moneris, na terça-feira, 18 de Junho, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém.

Na mesa redonda “Modelos organizacionais e financiamento no sector social”, que teve a moderação de Joana Emídio, diretora de Marketing e Projetos Especiais de O MIRANTE, o administrador e responsável do Centro de Competências do Sector Social do grupo Moneris referiu que “é preciso uma nova dinâmica, mais estruturada e organizada”. Domingos Nascimento realçou que “há uns anos, as instituições tinham uma gestão muito personalizada, mas gradualmente as coisas têm mudado”, ressalvando que a questão económica neste momento é crítica e as instituições “descuidaram-se um pouco”. O responsável reconhece que “a maior parte está a trabalhar na questão da gestão da qualidade” e que este é um caminho importante que deve continuar a ser seguido.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Mário Rebelo, reconheceu que as instituições vivem, de momento, na dependência em “70 ou 80 por cento dos subsídios do Estado”. “É necessário apostar na qualificação dos serviços prestados e se necessário certificá-los porque estamos no mercado e assim temos a garantia que estamos a prestar um serviço de qualidade”, disse. O dirigente refere que as instituições precisam de encontrar novos modelos de gestão que passam pela procura de melhores preços, pelo investimento na imagem e comunicação ou na contínua formação de dirigentes e funcionários. “Uma instituição como a Santa Casa, com mais de 500 anos, já passou por várias crises e continua no mercado. Temos de estar todos unidos”, concluiu.

Na sessão participou também o padre José Luís, da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Lisboa e do Projeto ALA, que chamou a atenção para a importância das “relações na economia”. “As nossas instituições vivem da pieguice, lambemos os pés aos políticos para que pingue alguma coisa. Tenho instituições em Lisboa que acreditaram, lamberam, e o dinheiro não apareceu. Não é na pieguice que se deve apostar, mas na cultura de valor, promovendo as relações entre todos”, referiu.

O padre Lúcio trouxe o exemplo do trabalho que desenvolve na área da toxicodependência na Cáritas de Vila Real, destacando a importância dessa instituição como um dos maiores empregadores da zona. De modo a angariar receitas próprias, alguns utentes prestam serviços noutras instituições, como trabalhos de pintura ou construção. “Portugal precisa muito de nós, temos de ir para além das oito horas de trabalho. Quem está na causa social tem de ter vontade de servir”, referiu.


Instituições só deveriam depender 40 por cento do Estado

Também o diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, Tiago Leite, avisou que existem estudos que indicam que as instituições “deveriam viver com 40 por cento das receitas provenientes do Estado”. A maioria das 260 instituições do distrito de Santarém depende, segundo o responsável, em cerca de 80 por cento desses subsídios. O dirigente revela que existem muitas instituições a passar por maus momentos, mas, ao contrário do que acontecia anteriormente, só ajuda se apresentarem um plano de gestão para não voltarem depois a caírem na mesma situação.

“O segredo da estratégia e das oportunidades está em cada um de nós, em sermos diferentes e todos sermos um. Se conseguirmos ser diferentes e cada um marcar a diferença trabalharemos todos para um futuro sustentável e promissor”, concluiu Joana Emídio, destacando ainda o trabalho dos dirigentes nestas instituições que todos os dias fazem “pequenos e grandes milagres”.
 
Fonte: Economia Social Santarém