segunda-feira, 28 de abril de 2014

1ª Edição do Prémio "Concelho Mais Acessível"

O Instituto Nacional para a Reabilitação lançou a 1ª Edição do Prémio "Concelho Mais Acessível", que visa premiar as intervenções e iniciativas municipais, relevantes e inovadoras, que tenham por objetivo a garantia da acessibilidade nos territórios municipais, a todos os cidadãos, em especial aqueles com necessidades especiais e/ou mobilidade condicionada.
 O Prémio "Concelho Mais Acessível" tem como objetivos:
  1. Estimular e mobilizar as autarquias, no sentido de garantirem as acessibilidades ao território e às tecnologias de informação e comunicação, bem como ao turismo/ lazer. 
  2. Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência/ incapacidade na sociedade portuguesa. 
  3. Diminuir o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas à inclusão e participação das pessoas com deficiência/ incapacidade.

Prazos
O Prémio “Concelho Mais Acessível” decorrerá, de dois em dois anos, de acordo com o seguinte calendário: 
  • a) Divulgação do lançamento: durante o 1º trimestre do ano em que se realiza o Prémio; 
  • b) Candidaturas: desde a data de lançamento do Prémio até dia 30 de junho; 
  • c) Divulgação das admissões e exclusões conforme o previsto no artigo 9.º e n.º 1 e 2 do 
  • artigo 12.º: durante a primeira quinzena de julho; 
  • d) Análise e seleção: até dia 15 de novembro; 
  • e) Divulgação dos resultados finais: durante o mês de novembro; 
  • f) Entrega do prémio: dia 3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. 


Documentos disponíveis para descarregar:
Icone identificativo de ficheiro pdf Regulamento do Prémio Concelho Mais Acessível (173 kB)
Icone identificativo de ficheiro doc Formulário de candidatura (270 kB)
Fonte: INR

Financiamento dos produtos de apoio | 2014

Foi publicado no Diário da República, 2.ª Série, de 18 de fevereiro, através do Despacho n.º 2671/2014, o montante das verbas  para o corrente ano de 2014 destinadas ao financiamento de produtos de apoio para as pessoas com deficiências e/ou incapacidades, pelos Ministérios da Saúde, da Educação e Ciência e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.
Documentos disponíveis para descarregar:
Icone identificativo de ficheiro pdf Despacho nº 2671/2014 (230 kB)
Fonte: INR

Prémio Científico Casa América Latina/Banco Santander Totta 2014 |Alunos/as de Doutoramento

logoCALCandidaturas até 31 de maio
Encontram-se abertas as inscrições para o Prémio Científico Casa América Latina/Banco Santander Totta 2014 para alunos de doutoramento. 
O Prémio Científico Casa da América Latina/Santander Totta destina-se a distinguir teses de doutoramento realizadas por investigadores portugueses ou latino-americanos em universidades de Portugal ou da América Latina.Os temas devem ser de interesse comum ou resultar, na sua elaboração, da colaboração entre universidades de ambos os lados do Atlântico.
O prémio prevê as categorias de Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Ciências Naturais e Ciências Económicas e Empresariais e é constituído por uma importância de 5000 euros para cada uma das três categorias.
As candidaturas devem remetidas para candidaturas@casamericalatina.pt até 31 de maio de 2014.
Fonte: ACEGIS

Bolsa de Técnico de Investigação | Licenciatura em Ciências Sociais e Humanas

bolsa-investigacao1Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de técnico de investigação-Licenciado (BTI), no âmbito do projeto estratégico do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE), com a referência PEst-OE/CED/UI0167/2014, financiada por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), na sua componente OE, com apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais (PIDDAC).
O concurso encontra-se aberto no período de 6 a 19 de maio de 2014
Área científica genérica: Ciências da Educação
Requisitos de admissão:  Licenciatura em Ciências Sociais e Humanas
Duração da bolsa: A bolsa decorrerá até 31 de dezembro de 2014, com início previsto para maio de 2014,
As candidaturas devem ser entregues presencialmente na Unidade Local do Recrutamento de RH sita na FEUP-Faculdade de Engenharia da UP (sala A216-piso2, entre as 10h00m e as 12h00m e as 14h30m e as 16h30m) ou enviadas pelo correio, endereçadas a FEUP – Recursos Humanos, Rua Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto e, em ambos os casos, dar entrada no serviço até às 16 horas e 30 minutos do último dia do prazo estipulado para entrega das candidaturas.
Para mais informações consulte AQUIo Edital da Bolsa de Investigação. 
Fonte: ACEGIS

Apresentação de livro "Trabalho, Igualdade e Diálogo Social: estratégias e desafios de um percurso" | 29 de Abril |Lisboa

"Trabalho, Igualdade e Diálogo Social: estratégias e desafios de um percurso"
Apresentação de livro "Trabalho, Igualdade e Diálogo Social: estratégias e desafios de um percurso" de Virgínia Ferreira e Rosa Monteiro

29 de abril de 2014 | 17h30 | Casa-Museu Anastácio Gonçalves  Av. 5 de outubro, 6-8, Lisboa
Os comentários estarão a cargo de António Casimiro Ferreira (CES/FEUC).
Esta edição, da responsabilidade da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), é resultado do projeto de investigação O contributo da CITE para a mudança no trabalho e emprego: Análise de um percurso finaciado por essa estrutura e desenvolvido no CES.
Confirme a sua presença através do 213 104 668  ou por e-mail:aicurado@cite.gov.pt
Fonte: ACEGIS

segunda-feira, 21 de abril de 2014

III CONGRESSO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL, APSS 2014





Depois de Aveiro, em 2002, e de Almada, em 2010, Coimbra acolhe o III Congresso Nacional de Serviço Social a 23 e 24 de maio de 2014.

O III Congresso acontece num tempo e num lugar em que diariamente temos notícia do enfraquecimento do estado social e dos direitos sociais, com consequências severas no peso e valor da concretização da justiça social.

Atribuir este recuo à crise económica e financeira é só vislumbrar uma pequena parte dos fatores interferentes na situação atual que penaliza desigualmente os cidadãos/cidadãs, os territórios e a sociedade em geral.

É com perplexidade que se assiste ao empobrecimento dos serviços sociais e das prestações sociais, designadamente as que foram construídas para proteger os mais vulneráveis. Por outro lado, a restrição dos bens e serviços de bem-estar estão a destinar os serviços públicos para os pobres dos mais pobres. Como Richard Titmuss, acreditamos que serviços sociais para pobres, se tornam pobres serviços sociais.

O(a)s Assistentes Sociais, confrontados com a dimensão dos problemas e dos recursos que lhes são destinados, são testemunhas da necessidade de um novo rumo de pensamento e ação.

Como profissionais, muitos sentem na primeira pessoa as condições de precarização dos locais de trabalho, mas também das suas condições laborais. Sabemos como têm vindo a ser arredados das condições adequadas para um exercício profissional feito de  exigência e risco, mas também de meios e recursos proporcionais às situações a prevenir e/ou  a reparar.

No centro do III Congresso está também a (re)construção do projeto ético-profissional do(a)s Assistentes Sociais que, aqui e agora,  exige a sua contribuição para o combate à pobreza e às desigualdades e para o respeito dos direitos humanos.

Este é um mandato que prolonga no presente da profissão os seus compromissos do passado, visando a preparação de um futuro de acrescida cidadania e dignidade: uma sociedade em que “justiça social” não sejam duas meras palavras vãs.

APSS – Associação dos Profissionais de Serviço Social

Delegação Regional do Centro da APSS

domingo, 20 de abril de 2014

Felicidade motiva produtividade no trabalho



Uma ideia cada vez mais debatida, o facto de que a felicidade no trabalho está diretamente associada à produtividade acaba de ser reforçado graças a um trabalho conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido.
Na sequência de um conjunto de testes realizados a mais de 700 participantes no estudo, a equipa de economistas daquela universidade britânica pôde concluir que os trabalhadores mais felizes são também aqueles que mais produzem e, consequentemente, mais contribuem para o avanço das empresas.
O objetivo deste trabalho era comprovar a ideia de que a felicidade equivale a mais trabalho feito. E foi precisamente isso que a equipa coordenada por Andrew Oswald, Eugénio Proto e Daniel Sgroi conclui, ao apurar que a felicidade se reflete num aumento de cerca de 12% na produtividade dos trabalhadores.
Este estudo, publicado na revista científica The Journal of Labor Economics, é o primeiro a sugerir uma evidência causal entre felicidade e produtividade através de ensaios aleatórios.
Fonte: Impulso Positivo

BPI tem um milhão de euros em prémios para o terceiro setor

Em 2014, o banco BPI no âmbito da sua Política de Responsabilidade Social volta a consagrar um milhão de euros para premiar projetos e instituições no terceiro sector, através de duas iniciativas distintas no valor de 500.000 euros cada: o Prémio BPI Séniores – cujas candidaturas já estão abertas-, e o Prémio BPI Capacitar – cujas candidaturas abrem a 16 de junho. Cada entidade promotora só poderá candidatar-se a um dos galardões, contudo.
Nesta fase estão já a decorrer as candidaturas ao Prémio BPI Seniores que destinou meio milhão de euros para apoiar iniciativas que promovam a integração social e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos. Até 18 de maio podem candidatar-se todas as instituições privadas sem fins lucrativos sedeadas em Portugal que apresentem projetos sólidos e inovadores nesta área, sendo que as candidaturas serão depois avaliadas pela sua qualidade técnica e pela sua sustentabilidade. O primeiro prémio irá receber até 200.000 euros e as menções honrosas até 50.000 euros cada.
Todas as entidades premiadas serão depois “objeto de acompanhamento e avaliação para verificação do cumprimento dos objetivos que justificaram a atribuição do donativo e, no final da implementação, entregarão ao BPI um relatório sobre os resultados atingidos e uma auto-avaliação da sua performance”, refere a instituição em comunicado.
O regulamento, o formulário e os diversos elementos informativos de apoio às candidaturas do Prémio BPI Seniores 2014 estão disponíveis em www.bancobpi.pt/premiobpiseniores.
Na primeira edição do BPI Séniores, no ano 
passado, foram distinguidos um total de 19 projetos. Os grandes vencedores foram a Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses e a ADENORMA - Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira, tendo recebido pela mão de Fernando Ulrich, Presidente da Comissão Executiva do BPI, 120 mil euros para apoiar, respetivamente, a implementação de um projeto com o objetivo de envolver um maior número de profissionais de saúde que trabalham com idosos e a transformação de uma escola desativada em Gabinete de Apoio ao Idoso nos Concelhos de São Vicente e Porto Moniz, na Ilha da Madeira.
Foram, ainda, distinguidas 17 instituições com menções honrosas. Estas organizações receberam verbas até 50 mil euros, para aplicação no desenvolvimento dos respetivos projetos. No total, foram recebidas 389 candidaturas.
Entretanto, o BPI está a preparar também o lançamento da 5ª edição do Prémio BPI Capacitar, também no valor de 500 mil euros. Um galardão criado para distinguir os melhores projetos de integração de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente, e cujo período de candidaturas irá decorrer de 16 de junho a 27 de julho.
Fonte: Impulso Positivo

A Inovação no Desenvolvimento Territorial Sustentável





João Ferrão - Pró Reitor da Universidade de Lisboa

segunda-feira, 14 de abril de 2014

SEMINÁRIO-DEBATE: “LEVAR O STALKING A SÉRIO” | 22 ABRIL | CCDRLVT


A APAV promove no próximo dia 22 de Abril um Seminário-debate sobre o tema“Levar o Stalking a sério”. O evento terá lugar nas instalações da CCDRLVT - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo: Rua Alexandre Herculano, nº 37 | 1250-009 Lisboa.
O Stalking, também definido como assédio persistente, é uma forma de violência que implica comportamentos de assédio e insistência sem o consentimento da vítima.
O seminário-debate contará com a participação de Ann Moulds (Action Scotland Against Stalking), Célia Ferreira (Universidade do Minho) e o testemunho de uma vítima de Stalking. O debate irá contar com a moderação da jornalista Maria João Ruela.
A entrada é gratuita, sujeita a inscrição prévia.
Para mais informações: 21 358 79 28 |formacao@apav.pt
Fonte: APAV

PROJETO UAW PROCURA 200 EMPREENDEDORES PARA NEGÓCIOS SOCIAIS

Projeto UAW procura 200 empreendedores para negócios sociais


O Projeto UAW – United at Work está à procura de jovens e seniores desempregados, com qualificação e perfis empreendedores, para desenvolver um programa de empreendedorismo intergeracional. As candidaturas decorrem até 27 de abril de 2014. 

Estão abertas as candidaturas ao Programa de Empreendedorismo Intergeracionaldo Projeto UAW, uma iniciativa promovida no nosso País pelo Banco de Inovação Social (BIS), e que conta com o apoio da União Europeia. O objetivo do Programa é “acelerar e apoiar a criação conjunta de empresas por jovens e seniores desempregados e qualificados”, explica o site do UAW

Podem concorrer projetos de negócios sociais intergeracionais apresentados por jovens até aos 30 anos de idade, desempregados ou à procura do primeiro emprego e com formação académica superior (licenciatura no mínimo). Mas quem tiver entre 50 e 64 anos de idade, seja qualificado pela experiência profissional, ou esteja desempregado, “e que esteja a sentir dificuldade em regressar ao mercado de trabalho”, refere Maria do Carmo Marques Pinto, diretora do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pode candidatar, de igual modo, o seu projeto.

As candidaturas são individuais, decorrem até ao próximo dia 27 de abril e realizam-se exclusivamente no site do UAW, através do formulário disponível na secção “Candidaturas”. 

Os projetos serão avaliados pelo BIS, plataforma de apoio à inovação social e ao empreendedorismo, que foi lançado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e do qual o Montepio é membro fundador. 

Entre os participantes serão selecionados 200 jovens e seniores que irão constituir, pelo menos, 40 equipas intergeracionais. O anúncio dos pré-finalistas ocorrerá no início de maio. Das 40 equipas serão depois selecionadas 24 para integrar o Programa de Empreendedorismo Intergeracional. 

O UAW é uma iniciativa de experimentação e inovação social, financiada pela União Europeia por ser "radicalmente inovadora, ao inverter o modelo de apoio ao empreendedorismo, apresentando oportunidades concretas de negócios sociais, e porque reúne gerações para o fazer", indica Maria do Carmo Marques Pinto. 

Trata-se de um modelo de empreendedorismo que visa garantir a capacitação de equipas intergeracionais e proporcionar uma carteira de oportunidades de negócio nas áreas da ação social e saúde e da cultura e património.

Para saber mais: 

Fonte: Montepio

segunda-feira, 7 de abril de 2014

CASESprémio Cooperação e Solidariedade António Sérgiotem natureza simbólica,  constituindo uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e  coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de projetos inovadores e sustentáveis, na produção de estudos e trabalhos de investigação, na oferta formativa de nível pós-graduado e na realização de trabalhos escolares em domínios relevantes para a economia social.

O prémio é atribuído nas seguintes categorias:
a) Inovação e Sustentabilidade: visa premiar organizações da economia social que se  tenham distinguido pelo desenvolvimento de projetos com abordagens e soluções inovadoras e sustentáveis para uma questão socioeconómica (ou ambiental).
b) Estudos e Investigação: visa premiar pessoas e organizações autoras de estudos e trabalhos de investigação no âmbito da economia social, designadamente, trabalhos sobre cooperativas, mutualidades, fundações, associações, misericórdias e IPSS s ou trabalhos transversais dentro do sector da economia social.
c) Formação pós graduada: visa premiar instituições de ensino superior que se tenham  distinguido pela qualidade da sua oferta formativa de nível pós graduado (incluindo especializações, pós-graduações, mestrados e doutoramentos) no âmbito da economia social.
d) Trabalhos Escolares: visa premiar trabalhos da comunidade escolar, ao nível do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, ensino secundário e profissional, que envolvam alunos e professores na vivência e difusão de teorias e práticas de economia social.
O Prémio consiste na atribuição de uma prestação pecuniária no montante de 3.000 Euros para cada uma das categorias referidas
O período para submissão de candidaturas é de 1 a 30 de junho de cada ano.
 As candidaturas deverão ser remetidas à CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, por via eletrónica, para o endereço premio@cases.pt.
Mais informações e regulamentos AQUI.  
Fonte: ACEGIS

6ª Convenção Anual da Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações (RSO PT)

RSO PT_6ª convençãoAuditório da Universidade - Évora  | 10 Abril 2014
A Convenção RSO PT - Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações é uma das atividades que marcam a agenda da Responsabilidade Social em Portugal.
Este evento abre a 9ª SRS - Semana da Responsabilidade Social e está igualmente inscrito na Semana Europeia das PME, iniciativa coordenada pela Comissão Europeia.
Objetivo: Construir uma forte convergência de ideias, de propostas e de iniciativas em torno do tema 'Territórios Socialmente Responsáveis'.
Destinatários :
- Organizações membros da Rede 
- Todas as entidades e personalidades das diferentes as áreas da sociedade portuguesa, com interesse na temática.
 A participação no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Pode efectuar AQUI a sua inscrição.
Organização do evento: APEE, C M Loures, CEVALOR, DRE do Alentejo, Moveis S. Francisco; State of the Art, Universidade de Évora
Para mais Informações e Programa do evento aqui
Fonte: ACEGIS

Conferência "Nascer e Envelhecer em Portugal - A baixa natalidade e a sustentabilidade da segurança social"

Na próxima sexta-feira, 12 de Abril, o CETIS – Centro de Estudos do Trabalho e Intervenção Social, realiza a conferência “Nascer e Envelhecer em Portugal – a baixa natalidade e a sustentabilidade da segurança social” às 18h no ISCAC.
A conferência pretende debater a problemática da natalidade e o seu reflexo em todo o sistema de segurança social português, para aprofundar o tema o CETIS convidou o Dr. António Vieira da Silva (Ex-Ministro do Partido Socialista e Deputado na Assembleia da República) e a Dra. Mónica Ferro (Deputada da Assembleia da República pelo PSD).

O debate será moderado pelo jornalista Rui Avelar e contará também com intervenções do Dr. Jaime Ramos (Presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP), Dr. Ricardo Pocinho (Presidente da UGT Coimbra) e do Dr. Manuel Castelo Branco (Presidente ISCAC Coimbra).
O CETIS nasce de uma parceria entre a Fundação ADFP e UGT Coimbra e conta com a colaboração do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.
Este Centro de estudos tem o objectivo de realizar projectos de investigação, acções de formação e campanhas de informação e sensibilização, assim como outras actividades no âmbito do combate ao desemprego e inclusão laboral de desempregados de longa duração, com ou sem necessidades especiais.
A parceria entre a ADFP e a UGT pretende estudar fenómenos e problemas da sociedade, procurando soluções e defendendo a sua aplicação em realidades práticas. O primeiro evento deste centro de estudos será a conferência promovida sexta-feira no ISCAC, para a qual qualquer pessoa se pode inscrever através do e-mail coimbra@ugt.pt.

Fonte: CETIS