quinta-feira, 19 de junho de 2014

PROJETO SISTEMA DE RESPOSTA INTEGRADO DE APOIO A VÍTIMAS DE CRIME | LINHA DE APOIO À VÍTIMA (LAV)


Face a uma conjuntura marcada pelo empobrecimento da sociedade portuguesa, constatando as dificuldades crescentes das vítimas de crime, seus familiares e amigos, em recorrerem presencialmente aos nossos serviços de apoio, assumindo o isolamento caracterizador de algumas regiões, torna-se premente o desenvolvimento de um conjunto de serviços de proximidade. Neste sentido a APAV, e no seguimento do seu Plano Estratégico 2013-2017, conseguiu financiamento pela Fundação EDP (em 2013) para o Projeto Sistema de Resposta Integrado de Apoio a Vítimas de Crime.
O projeto teve inicio em Outubro de 2013 e pretende criar, a nível nacional, um sistema integrado que permita fazer uma triagem eficaz na identificação do grau de risco e na resposta ajustada às necessidades das vítimas de crime e de violência, bem como aos seus familiares e amigos. Este Projeto pretende qualificar e melhorar a Linha de Apoio à Vítima | 707 200 077, dotando a APAV com um sistema tecnológico de informação de suporte e gestão ao atendimento telefónico para tal conta, também, com o apoio da empresa REDITUS. Encontra-se já em funcionamento o novo horário funcionamento da Linha de Apoio à Vítima: das 9h00 às 19h00, nos dias úteis; das 10h às 13h, aos sábados.
Fonte: APAV

“Prémio Manuel António da Mota”

Premio Manuel da MotaA Fundação institui anualmente o “Prémio Manuel António da Mota” distinguindo organizações e personalidades que se destaquem nos vários domínios da sua atividade. 
O prazo das candidaturas decorre até ao dia 15 de julho de 2014. 
Em 2014, associando-se ao 20º aniversário do Ano Internacional da Família instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994, o Prémio Manuel António da Mota irá distinguir instituições que atuem no domínio da valorização, defesa e apoio à família nas mais variadas áreas, procurando assim dar o seu contributo para o reconhecimento e notoriedade públicas do trabalho desenvolvido e para a importância dos valores e interesses da família na sociedade portuguesa.
Podem candidatar-se ao Prémio pessoas coletivas de direito privado sem fins lucrativos (IPSSs, Fundações, Associações, Cooperativas, ONGs e outras entidades do setor da economia social), bem como pessoas coletivas de direito público de âmbito nacional, regional ou local (autarquias e outros organismos públicos).
Para mais informações aqui
Fonte: ACEGIS

Prémio BPI Capacitar 2014

No âmbito da sua política de Responsabilidade Social, o BPI lança a 5ª edição do Prémio BPI Capacitar, no valor de 500 mil euros, para apoio a projectos que visem a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.

Candidaturas abertas até 27 de julho
Este prémio destina-se a todas as instituições privadas sem fins lucrativos, com sede em Portugal e que não se tenham candidatado ao Prémio BPI Seniores 2014. 
As candidaturas poderão ser efectuadas até 27 de Julho em www.bancobpi.pt/bpicapacitar, onde está disponível toda a informação relativa ao Prémio, regulamento e formulário de candidatura. 
O valor total do donativo atribuído pelo Prémio BPI Capacitar é de € 500.000, com um 1º prémio cujo montante poderá ir até € 200.000 e menções honrosas até € 50.000 cada, para as restantes candidaturas selecionadas.

Fonte: ACEGIS

Conferência “Problemas Sociais Complexos: Desafios e Respostas”

Conferência Problemas Sociais Complexos









11 e 12 de Julho , Aud. 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
A crescente diversificação dos problemas sociais, bem como a sua complexificação, coloca novos desafios. Problemas sociais complexos, como o desemprego, a pobreza extrema, a exclusão social, os maus-tratos a crianças e jovens, o isolamento dos idosos, territórios vulneráveis, ou, noutra esfera, a segurança nacional, as alterações climáticas, o cluster do mar ou a gestão das cidades, persistem perante uma evidente dificuldade das instituições públicas e privadas se concertarem em torno de respostas sociais adequadas.
Como responder a estes desafios? Que soluções? Que caminhos? Como pode a Administração Pública responder a este novo contexto? E as instituições da Sociedade civil? Como ir além das respostas clássicas e tantas vezes inadequadas?
Público-Alvo
Decisores políticos, autarcas, técnicos da área social, académicos, membros das Redes Sociais, das Comissões Sociais de Freguesia, das CPCJ, de projetos do Programa Escolhas, de CLDS, de projetos do Cidadania Ativa, estudantes
Para mais Informações e Inscrição na Conferência AQUI

Formação

A Socialgest e a RUTIS apresentam duas acções de formação essenciais hoje em dia.
Marketing digital e promoção das redes sociais. Apresentaremos a melhor forma das instituições se apresentarem na internet e como obter ganhos com isso. O formador é o Prof. Paulos Morais, um dos maiores especialistas em Portugal. É dia 25 no Porto.
Angariação de fundos e fundraising. Como as IPSS e as ONG podem e devem cativar novos recursos e receitas. Apresentaremos algumas ferramentas para melhor a angariação de fundos das instituições. Os formadores são a Carolina Cruz da Sapana e o Frederico Vital da Terra dos Sonhos. É dia 24 em Almeirim.

As formações estão limitadas a 12 pessoas.
Preço: 29 euros por pessoa
Inscrições em www.rutis.pt ou por rutispt@gmail.com

Fonte: Socialgest

quinta-feira, 12 de junho de 2014

III CONGRESSO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL - e-BOOK OF ABSTRACTS


Congresso realizado no Centro de Congressos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (CHUC, E.P.E.), nos dias 23 e 24 de maio de 2014.


Livro de Resumos do III CNSS
LIVRO_RESUMOS_III_CONGRESSO_NACIONAL_SERVIÇO_SOCIAL_APSS_2014.pdf (1346844) 
Ler mais
Ler mais: http://www.apross.pt/
11-06-2014 10:35


Fonte: APSS

quarta-feira, 11 de junho de 2014

ES Jovem - Economia Social Jovem

LogoESJOVEM500

O QUE É?


É um programa que nasceu da necessidade de dar a conhecer o setor da Economia Social aos jovens.

A diversidade, a versatilidade, o dinamismo e a irreverência fazem parte do ADN deste setor, porque não se conforma com as contrariedades, procura colmatá-las, sempre na perspetiva de tornar este mundo melhor.

A Economia Social procura dar respostas a um conjunto diferenciado de necessidades, sob diferentes formas ou lógicas de atuação.

É um setor capaz de se adaptar e reinventar, criando soluções para, de uma forma eficiente, dar resposta aos problemas sociais, antecipando e atuando de forma pró-ativa, traduzindo o exercício de cidadania e intervindo na mudança.



UM SETOR DE OPORTUNIDADES 

Este programa procura divulgar a relevância, o dinamismo e o impacto da Economia Social, como um setor de oportunidades para a criação de emprego.



O QUE NOS MOVE?
 
  • Promover a Economia Social e sensibilizar para os seus valores;
  • Demonstrar a importância da Economia Social na criação de emprego;
  • Promover a inovação social, contribuindo para a criação de novas respostas;
  • Incentivar o conhecimento e a disseminação de boas práticas.  


Consulte e/ou faça o download do folheto ES JOVEM aqui






BOLSAS 
ES JOVEM / OPTIMUS ALIVE
As Bolsas ES JOVEM / OPTIMUS ALIVE resultam de uma iniciativa conjunta da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e da Everything Is New, com o intuito de premiar e valorizar jovens em fase de criação de projetos na área da Economia Social.


Candidaturas de 1 a 30 de junho



Para saber mais sobre as Bolsas ES JOVEM / OPTIMUS ALIVE, consultar regulamento aqui


Faça o download da FICHA DE CANDIDATURA e do DOSSIER DE PROJETO

Consulte aqui as FAQs (perguntas frequentes) 



CONTACTOS:
Telefone: 210 436 875
e-mail: esjovem@cases.pt

Fonte: CASES

Legislação sobre a aquisição de carrinhas - IPSS

Clicar para aceder à legislação sobre a aquisição de carrinhas - IPSS

 Fonte: UDIPSS

Candidatura: Apoio à criação de Unidades de Cuidados Paliativos - atuação domiciliária

De 24 de maio a 4 de julho de 2014 estão abertas as candidaturas para apoio à criação de Unidades de Cuidados Paliativos de âmbito de atuação domiciliária.

CANDIDATURAS
Serão considerados os projetos que identifiquem os serviços a prestar aos doentes portadores de doenças crónicas, progressivas e incuráveis e às respetivas famílias.
O valor local para as populações, o caráter inovador, designadamente quanto à constituição de parcerias, e a sustentabilidade para além do período de apoio financeiro, são parâmetros que devem fundamentar a candidatura.

Têm elegibilidade preferencial as candidaturas que apresentem parcerias com instituições da comunidade nomeadamente autarquias, misericórdias e estruturas locais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
ADMISSIBILIDADE E ELEGIBILIDADE
Podem candidatar-se instituições privadas sem fins lucrativos e organizações não-governamentais legalmente reconhecidas que desenvolvem ações de apoio a doentes com critérios de cuidados paliativos e às respetivas famílias.
São igualmente elegíveis candidaturas sedeadas em unidades de cuidados paliativos intra-hospitalares públicas mas que tenham por área de intervenção prestar cuidados domiciliários na comunidade em articulação com as unidades de saúde locais e com entidades da sociedade civil.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE CANDIDATURA
Apenas são admitidas a concurso candidaturas online, apresentadas no formulário abaixo, devidamente preenchido, que reúnam os requisitos exigidos no Regulamento.
Instruções de preenchimento:
·         Antes de preencher o formulário aconselha-se a leitura do regulamento [abaixo].
·         Preencha devidamente todos os campos obrigatórios do formulário e submeta-o na função “submeter candidatura”. 
·         Após ter submetido o formulário receberá um e-mail contendo o número do processo atribuído automaticamente e o acesso à aplicação Myfile.
·         A candidatura só ficará completa após terminado o upload de todos os documentos necessários.
·         upload de documentos só é possível nos formatos PDF ou JPEG JPG (o tamanho máximo recomendável é 2MB). 
·         Poderá anexar (ou substituir) documentação durante todo o período de duração do concurso.
·         Não é possível guardar o formulário durante o respetivo preenchimento.
·         Após ter submetido o formulário não será possível modificá-lo.
·         Para facilidade de acesso evite submeter a candidatura nos últimos dias do concurso.

·         O concurso encerra impreterivelmente às 23:59 horas GMT do dia 4 de julho.

pdf Regulamento (pdf 1.389Kb)

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

Candidaturas Inov Contacto

Inscrições Abertas até 24 de agosto
O Programa inov contacto - Estágios Internacionais para Jovens Quadros - é um projeto que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional, bem como permitir a transmissão de informação entre os participantes no Programa, através de uma rede informal de conhecimento e de uma crescente rede de contactos internacionais: a networkcontacto.
 É uma iniciativa apoiada pela União Europeia e pelo QREN/POPH e gerida pela aicep Portugal Global.
Começa a tua carreira em grande! Com um estágio internacional numa grande empresa. Constrói a tua rede de conhecimento e capitaliza as melhores práticas de gestão em ambiente internacional.
 Tens até 29 anos de idade, inclusive, à data de candidatura? És detentor no mínimo de um diploma de Licenciatura / Mestrado integrado devidamente reconhecido? Falas, fluentemente, mais do que um idioma estrangeiro? Então tens os “indícios” de um “Contacto”.
inov contactoO INOV Contacto já mobilizou cerca de 50 mil candidaturas. Quase 4000 estagiários já fizeram estágio em empresas no estrangeiro.
As candidaturas para os estagiários estarão abertas até 24 de Agosto de 2014.
Mais informações em  www.inovcontacto.pt
 Fonte: ACEGIS

Agenda.pt

A agenda.pt é um portal cultural que abrange os concelhos portugueses. Este concentra um conjunto de informação relevante, nomeadamente: alojamento, ambiente, artesanato, gastronomia, história, monumentos, museus, restaurantes, romarias, espectáculos (cinema,concertos, teatro, touradas), eventos (colóquios, congressos, festas, festivais, seminários...) exposições e rotas (actividades náuticas, BTT, caminhadas, corridas, maratonas e passeios, etc.). 

Para aceder basta clicar: http://www.agenda.pt/

Fonte: Agenda.pt

terça-feira, 10 de junho de 2014

Subsídio de Renda de Casa da Segurança Social

O subsídio de renda de casa é um apoio mensal pago em dinheiro para proteger os inquilinos economicamente desfavorecidos, sobretudo face ao Novo Regime de Arrendamento Urbano.

TEM DIREITO ao subsídio de renda de casa se:

  1. Tiver um contrato de arrendamento para habitação permanente anterior a 18 Novembro 1990.
  2. O senhorio quiser atualizar a renda ao abrigo do Novo Regime de Arrendamento Urbano.
  3. Tiver menos de 65 anos e o seu agregado familiar tiver tido no ano anterior um Rendimento Anual Bruto Corrigido (RABC) inferior a 3 x RMMG x 14 (em 2010, 19.950 Eur e em 2011, 20.370 Eur).
  4. Tiver 65 anos ou mais e o seu agregado familiar tiver tido no ano anterior um Rendimento Anual Bruto Corrigido (RABC) inferior a 5 x RMMG x 14 (em 2010, 33.250 Eur e em 2011, 33.950 Eur).

NÃO TEM DIREITO ao subsídio de renda de casa quem:

  1. Tiver no mesmo concelho, ou nos concelhos vizinhos, um imóvel para habitação desocupado, adquirido após o início do contrato de arrendamento, excepto se tiver sido uma herança. Este imóvel pode pertencer ao inquilino, ao cônjuge ou à pessoa com quem vive em união de facto há mais de 2 anos.
  2. Tiver hóspedes ou subarrendar parte ou a totalidade da casa.

ACUMULAÇÃO DE PRESTAÇÕES

Não se pode acumular o subsídio de renda de casa com outras prestações que se receba da Segurança Social.

QUEM FAZ O PEDIDO

O inquilino em cujo nome está o contrato de arrendamento.

COMO PEDIR

FORMULÁRIOS

  1. Modelo Único Simplificado - pedido de subsídio de renda e comunicações de alterações
  2. Anexo ao Modelo Único Simplificado - autorização para o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana aceder a informação sobre os rendimentos dos membros do agregado familiar do arrendatário (obrigatório se viver com familiares).

DOCUMENTOS

  1. Comunicação ou carta do senhorio, datada e assinada, com a identificação do senhorio e do imóvel arrendado, com o valor da renda antiga e da nova renda e o faseamento proposto para a actualização.
  2. Comprovativo da avaliação do imóvel arrendado, feita há menos de três anos.
  3. Comprovativo do nível de conservação do prédio que não pode ser inferior a 3, salvo as situações de dispensa do nível de conservação.
  4. Cópia dum documento de identificação válido do inquilino e, se existirem, dos membros do seu agregado familiar.
  5. Cópia do contrato de arrendamento.
Os formulários podem ser descarregados em www.portaldahabitacao.pt /pt/nrau/home > Formulários.
Se entregar o Modelo Único Simplificado pela Internet, o que só pode fazer se viver sozinho e não tiver de entregar o Anexo, tem de digitalizar os documentos.

ONDE PEDIR

Se viver sozinho, no site www.portaldahabitaçao.pt (tem de se registar e, para entrar, precisa da palavra-passe das Finanças; se ainda não tiver esta palavra-passe, pode pedi-la na página da internet das declarações electrónicas www.e-financas.pt) ou nos Serviços da Segurança Social.
Se viver com familiares e tiver de entregar o Anexo ao Modelo Único Simplificado, nos Serviços daSegurança Social.

TEMPO DE RESPOSTA

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana comunica a sua decisão à pessoa que fez o pedido no prazo de 45 dias, a contar da data de apresentação do pedido, desde que contenha todas as informações necessárias.

A PARTIR DE QUANDO SE RECEBE

A partir do mês seguinte ao da apresentação do pedido.

DURANTE QUANTO TEMPO SE RECEBE

O subsídio de renda de casa é pago por 12 meses e é automaticamente renovável por iguais períodos, caso se mantenham as condições que levaram à sua atribuição.

A QUEM É PAGO

O subsídio de renda de casa pode ser pago ao inquilino, aos seus representantes legais ou às pessoas/entidades que lhe prestem assistência, desde que sejam consideradas idóneas pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, quando o inquilino for considerado incapaz ou estiver à espera que seja nomeado um representante legal ou não puder, temporária ou permanentemente, receber o subsídio por estar doente ou internado num estabelecimento de apoio social ou outro equiparado.

QUANTO SE RECEBE

O subsídio é igual à diferença entre o valor da nova renda e o valor da renda base (a renda que está dentro das possibilidades económicas da família – ver abaixo como é calculada). Em 2011 variou entre 24,25 Eur (valor abaixo do qual não é pago) e 485,00 Eur. Não se recebe subsídio se este for de valor inferior a 5% da RMMG em vigor nesse ano. Quando o valor da renda antiga for igual ou superior ao da renda base, o subsídio é igual à diferença entre a nova renda e a antiga.

COMO É FEITO O CÁLCULO

  1. Calcula-se o Rendimento Anual Bruto Corrigido (RABC) do agregado familiar.
  2. Usa-se esse valor para calcular a taxa de esforço (um valor entre 15% e 30%).
  3. Aplica-se a taxa de esforço ao RABC.
  4. Divide-se esse valor por 12 para encontrar a renda base.
  5. Subtrai-se o valor da renda base ao valor da nova renda para encontrar o valor do subsídio.
Ver detalhes na ṕagina 6 do Guia Prático em http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=22727&m=PDF

QUEM PAGA

O pagamento é feito pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) através de transferência bancária.
IHRU Lisboa (sede)
Av. Columbano Bordalo Pinheiro 5, 1099-019 Lisboa
Tel: 217 231 500 / Fax : 217 260 729
Correio electrónico: ihru@ihru.pt
Atendimento Geral das 9h00 às 18h00
Tesouraria das 9h00 às 16h30
IHRU Porto
R. D. Manuel II 296 - 6.º Andar, 4050-344 Porto
Tel: 226 079 670 / Fax : 226 079 679
Correio electrónico: dp@ihru.pt
Atendimento Geral das 09h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h30

DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS - IRS

Para efeito de IRS não se declaram os valores recebidos da Segurança Social a título de subsídio de renda de casa.

OBRIGAÇÕES DO BENEFICIÁRIO

  1. Comunicar ao senhorio, no prazo de 15 dias a contar da data em que tem conhecimento, que lhe foi atribuído o subsídio de renda.
  2. Informar a Segurança Social no prazo de 15 dias se:
    • Os rendimentos do agregado familiar aumentarem 5% ou mais.
    • O agregado familiar se alterar.
    • Quaisquer alterações que modifiquem o valor do RABC.
    • Se o contrato passar para o nome de outra pessoa, caso em que o novo inquilino poderá vir a receber o subsídio se reunir as condições de atribuição indicadas acima.

CESSAÇÃO DE ATRIBUIÇÃO DO SUBSÌDIO

O subsídio de renda de casa termina se:
  1. O inquilino não comunicar à segurança social qualquer alteração que afecte o seu direito ao subsídio de renda.
  2. A pessoa que está a receber o subsídio morrer. Neste caso, se a pessoa para quem passa o contrato reunir as condições de atribuição e informar a segurança social, pode continuar a receber o subsídio.

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

Portaria n.º 1192-A/2006, de 3 de Novembro - Modelo Único Simplificado, através do qual senhorios e arrendatários dirigem pedidos e comunicações a diversas entidades (Finanças, segurança social e às Comissões Arbitrais ou às Câmaras Municipais).
Decreto-Lei n.º 156/2006, de 8 de Agosto - Coeficiente de conservação.
Decreto-Lei n.º 158/2006, de 8 de Agosto - Rendimento Anual Bruto Corrigido e atribuição do subsídio de renda.
Decreto-Lei n.º 161/2006, de 8 de Agosto - Comissões Arbitrais Municipais.
Lei n.º 6/2006, de 27 de Fevereiro - Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU), que estabelece um regime especial de actualização das rendas antigas.
A informação constante neste artigo é retirada e adaptada do GUIA PRÁTICO - SUBSÍDIO DE RENDA DE CASA do INSTITUTO DA segurança social, I.P publicado em 05 de Dezembro de 2011, pelo que a sua leitura não deve invalidar a leitura integral do guia mencionado.
Fonte: Sabias que

Cidade +

O CIDADE + é um evento que celebra a Cidadania, o Ambiente e a Sustentabilidade em contexto urbano. É um evento totalmente gratuito.
O CIDADE + está dividido em duas partes. A primeira, o Warm Up, tem como objetivo reanimar e divulgar espaços icónicos da cidade e promover projetos e iniciativas sustentáveis existentes na cidade do Porto. OWarm Up terá lugar nos dias 7, 8 e 9 de Julho [Segunda a Quarta-feira]. A segunda parte do CIDADE + decorre no Palácio de Cristal concentrando um conjunto amplo de atividades nos dias 10, 11, 12 e 13 de Julho [Quinta-feira a Domingo]. 
O CIDADE + apresenta várias iniciativas, entre as quais: ConferênciasOficinas, o Lab+MercadECOArtes e EspetáculosAulas AbertasPraça Empresarial e o Rede+.
Consulte: http://cidademais.pt/site/
Fonte: Cidade +

domingo, 8 de junho de 2014

Prémio “Inovar para Melhorar” | Candidaturas até 31 de Julho


Prémio Inovar para melhorarO prémio «INOVAR PARA MELHORAR» é atribuído anualmente e visa galardoar a Associação Mutualista que tenha implementado um projeto que constitua uma «boa prática» do movimento mutualista, ou seja , que constitua um exemplo de inovação e modernidade que passa a ser seguido pelas demais associações mutualistas nas áreas em que estas atuam, contribuindo, desta forma, para o progresso e desenvolvimento do Mutualismo e da Economia Social Solidária.
O Prémio é constituído por um galardão e pela atribuição de um diploma.
apresentação das candidaturas decorrerá no período compreendido entre 1 de junho a 31 de julho de 2014.
Mais se informa que para poder aceder ao formulário de candidatura ao prémio, deverá efetuar opré-registo, sendo, posteriormente, validado o acesso à sua conta pela UMP.
Mais informações e Regulamentos no site da União das Mutualidades Portuguesas

Fonte: ACEGIS

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Campanha Sensibilização Tráfico de Seres Humanos (TSH)

APF_TSHEm nome de uma vítima de Tráfico de Seres Humanos (TSH)  é uma campanha promovida pela delegação de Lisboa, Tejo e Sado da APF - Associação para o Planeamento da Família, que pretende sensibilizar a população e apelar à sinalização de vítimas.
O Tráfico de Seres Humanos  é uma realidade com um impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de droga. Estima-se que por ano sejam traficadas 30 milhões de pessoas em todo o mundo.
Em Portugal existem cerca de 1400 vítimas de Tráfico de Seres Humanos. Destas apenas 299 foram sinalizadas em 2013 e os seus agressores raramente são constituídos arguidos. Portugal é simultaneamente país de origem, trânsito e destino de Tráfico Humano e são as mulheres e as crianças que apresentam uma maior vulnerabilidade à situação.
Reserve esta ideia, esteja alerta, denuncie!
Veja o Vídeo!
Fonte: ACEGIS

Congresso “Solidariedade: Novos Caminhos, Valores de Sempre”

Estão confirmados os temas, os nomes dos oradores e moderadores do Congresso “Solidariedade: Novos Caminhos, Valores de Sempre”, organizado pela CNIS, marcado para os dias 06 e 07 de Junho, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, Porto.
No primeiro dia do Congresso, logo após a sessão oficial de abertura, no painel “Sustentabilidade do Sector Solidário”, Azeredo Lopes coordena o debate em torno das intervenções Manuel Carvalho da Silva, Sónia Sousa e Custódio Oliveira. Pelas 14.30 horas, o segundo painel, “Valores da Solidariedade”, terá como oradores Manuela Mendonça, Acácio Catarino e Manuel Canaveira Campos moderados pelo jornalista Júlio Magalhães. Pelas 17.00 horas, no painel “Empreendedorismo e Inovação”, Nuno de Sousa Pereira, Manuel Pizarro e AntónioTomás Correia serão os palestrantes moderados por Carlos Azevedo.
No Sábado haverá um único painel, “Estado Social/Sociedade Solidária”, com participações de Vieira da Silva e Marco António Costa numa moderação assumida por Palmira Macedo. (Ver programa detalhado, em anexo)

Lino Maia, presidente da CNIS, evidencia a “qualidade dos participantes que garantem a elevação dos debates quer pelo seu prestígio quer pelo conhecimento e até pelo envolvimento nas questões e causas sociais.” O líder da Confederação explica que o V Congresso da CNIS pretende “fazer uma reflexão actual sobre as grandes temáticas, os desafios, as oportunidades e as ameaças ao sector social solidário, esperando que as conclusões se transformem em contributos para o poder político se inteirar das dificuldades que a crise tem provocado nas IPSS.”
Fonte: Solidariedade

Estudo: Participação Sénior em Portugal


A participação das pessoas mais velhas na definição e implementação de políticas e ações locais é essencial para desenvolver projetos, serviços e cidades «amigas das pessoas idosas». Mas constitui também um desafio acrescido num país e com uma população que, como sucede em Portugal, tem reduzidas tradições de participação cívica e política.
E contudo existem já experiências no terreno, que é fundamental conhecer, analisar e debater para encontrar e promover a adoção de soluções adaptadas ao contexto nacional.
É com esse objetivo que apelamos à sua colaboração num Estudo que visa inventariar e caracterizar experiências em Portugal que promovam a participação ativa dos cidadãos mais velhos em políticas, serviços ou outras iniciativas locais.

Se está envolvido em atividades deste tipo ou sabe quem as desenvolve em Portugal, colabore:
queremos conhecer todas as experiências - O seu contributo é essencial!

Preencha até dia 23 de Junho de 2014 o questionário online que se encontra aqui: http://tinyurl.com/Participa65-form
Os principais resultados irão ser conhecidos e debatidos num Seminário, em Outubro, onde alguns casos concretos serão também apresentados pelos seus promotores.

Este estudo é conduzido pelo ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e outros parceiros. 
+ Informação:

Outros esclarecimentos:  mariana.almeida@ics.ulisboa.pt (Mariana Almeida - ICS e Instituto do Envelhecimento, Universidade de Lisboa)



Fonte: ICS