sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Movimento pela reutilização dos livros escolares

O Projecto
O Movimento pela reutilização dos livros escolares é um movimento de cidadãos que promove a criação e divulgação de bancos de recolha e partilha gratuita de livros escolares em todo o País.
O objectivo único deste movimento é tornar a reutilização de livros escolares uma prática Universal em Portugal.
Princípio de Honra do Movimento - Gratuitidade Total
Todo e qualquer produto ou serviço prestado por ou para o Movimento pela reutilização dos livros escolares ou a qualquer um dos seus bancos de recolha de livros escolares é gratuito.
Nenhuma actividade deste movimento envolve dinheiro.

Como funciona o Movimento pela reutilização dos livros escolares?
O Movimento pela reutilização dos livros escolares promove a criação e divulgação de bancos de recolha e partilha de livros escolares por todo o País.
Os bancos de recolha de livros escolares recebem e disponibilizam Gratuitamente livros escolares usados.
Verificado o Princípio de Gratuitidade, compete ao promotor de cada banco de recolha de livros escolares definir todas as respectivas regras de funcionamento.

Propriedade dos livros?
O Movimento pela reutilização dos livros escolares e os bancos de recolha associados não têm a propriedade dos livros que lhe são confiados. 
Apenas promovem a partilha dos livros entre as partes interessadas.

Quer abrir um banco de recolha de livros escolares na sua cidade?
Por todo o País ainda há muitas cidades que não dispõe de um banco de recolha de livros escolares. 
Contacte-nos e colabore com este movimento.

Se já promove a reutilização de livros escolares de forma gratuita e quer associar-se a este movimento por favor contacte-nos.

Como ajudar este Movimento não tendo nem precisando de livros?
Para que esta ideia se transforme num sucesso e beneficie mais gente precisa de ser bem divulgada!
A melhor colaboração que pode dar é totalmente gratuita e passa apenas por 'partilhar' esta informação com os seus amigos.


Pode acompanhar-nos no facebook: 


Bancos do Distrito de Coimbra

Cantanhede  |  Junta de Freguesia de Pocariça
Seg. a Sex. das 10h às 13h e das 15h às 19h e Sáb. das 10h às 13h
Marta Vidal
Junta de Freguesia de Pocariça


Cernache  |  Colégio da Imaculada Conceição
Seg. a Sex. das 8h30 às 17h30 
T. 239 940 030  |  Carlos Machado


Coimbra
Sex. das 15h às 19h
T. 239 049 820  |  Maria José Carrilho
Rua de Moçambique, 283 - B
Nota: Bairro Norton de Matos  Edifício das Forças Armadas


 Coimbra  |  Colégio Bissaya Barreto
Seg. a Sex. das 10h30 às 12h e das 13h às 18h30
Maria Rodrigues  |  Luísa Amorim
Quinta dos Plátanos- Bencanta


 Lousã  |  Activar - Assoc. de Coop. da Lousã
  1. T.239 996 116  |  917 868 251  |  917 251 974
Rua do Comércio, 43

Programa de Estágios Jovens Animadores do Museu da Eletricidade |PEJAME

Programa Estágios _ Museu EletricidadePrograma de Estágios Jovens Animadores do Museu da Eletricidade (PEJAME) tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes um aprofundamento dos seus conhecimentos técnico-científicos, através do contexto real de funcionamento do Museu da Eletricidade, em Lisboa.
Os candidatos interessados deverão efetuar a sua inscrição onlineAs candidaturas terminam a 19 de setembro.
Ao PEJAME podem-se candidatar jovens entre os 18 e os 25 anos que, na altura da candidatura ao programa, sejam estudantes do ensino superior universitário (licenciatura, mestrado, pós-graduação).
Devem frequentar, preferencialmente, cursos com componentes em CIÊNCIAS (Ambiente, Eletricidade, Eletrónica, Energia, Física e Química) ou ARTES (Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências da Arte e do Património, Comunicação Cultural, Estudos Artísticos, História da Arte, Museologia, Produção e Gestão Cultural).
Todos os candidatos devem dominar a língua portuguesa e ser fluentes numa segunda língua. Devem ainda residir, preferencialmente, na Área Metropolitana de Lisboa.
Os estudantes que participam neste programa de estágios recebem uma bolsa de estágio no valor aproximado de 240 euros por mês, incluindo no período de formação inicial. Durante o estágio são também reembolsados das despesas de transporte (passe social mensal) até ao máximo de 45 euros por mês.
Os estagiários são ainda abrangidos por um Seguro de Acidentes.
Mais informações e regulamentos de candidatura aqui. 
 Fonte: ACEGIS

Recrutamento Recém-licenciado em Gestão de Recursos Humanos ou Psicologia

job opportunities





A SoftINSA pretende recrutar um Recém-licenciado em Gestão de Recursos Humanos ou Psicologia (vertente Organizacional) para integrar a equipa de Recursos Humanos, reportando ao Diretor de RH:
Perfil:
  • Recém-licenciado em Gestão de Recursos Humanos, Psicologia ou similar;
  • Boa capacidade de adaptação, pro-atividade e flexibilidade;
  • Boa capacidade de comunicação oral e escrita;
  • Excelentes competências de planeamento e gestão de prioridades;
  • Gosto pelo Trabalho em Equipa;
  • Sem experiência Profissional ou inferior a 2 anos;
  • Disponibilidade Imediata.
Se esta oportunidade o atrai envie o seu CV em formato europeu, indicando a referência 8600001, através do Formulário de Candidatura.
Mais informações aqui. 
Fonte: ACEGIS

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Let's Help

ONG’s, IPSS’s e demais Instituições portuguesas sem fins lucrativos vivem hoje grandes dificuldades financeiras. Muitas delas, por insuficiência ou incapacidade das suas lideranças quer em termos estratégicos quer ao nível do networking (“bater à porta certa”), acabam por cessar as suas atividades e deixar de responder às necessidades dos inúmeros cidadãos que delas necessitam.
Por outro lado, assiste-se no mundo empresarial ao crescimento de um sentido cada vez mais cívico e responsável que tem orientado, principalmente na última década, as pequenas, médias e grandes empresas para as necessidades sociais emergentes e imergentes da população.
Os múltiplos exemplos vão surgindo um pouco por todo o lado de iniciativas de cariz social, suportadas por parte dos orçamentos de marketing e comunicação.
O empreendedorismo social surge numa altura fundamental para o país, com a virtude de contribuir para o desenvolvimento de pontos fortes entre estas duas realidades uma vez que entre elas faltam muitas vezes elos de ligação e comunicação duradouros.
Neste contexto foi criada a LET’S HELP: uma organização sem fins lucrativos, jovem e inovadora, dedicada ao empreendedorismo social, cuja missão primordial é a de ajudar o Terceiro Setor e revolucionar (ou pelo menos tentar) a forma como TODOS o encaram – um setor que apesar de essencial na proteção de boas e nobres causas (nunca o termo emergência social significou tanto como hoje) se encontra brutalmente fragilizado, saturado e totalmente dependente da boa vontade dos mais generosos. Algo que, na nossa perspectiva, poderá ser “sol de pouca dura”.
A LET’S HELP nasce para, num primeiro embate, responder às emergências sociais provenientes do Terceiro Setor e, com um segundo e mais profundo objetivo, ajudar o mesmo a reinventar-se e a descobrir que, em certos casos, a existência de modelos sustentáveis poderá ser uma realidade possível e alcançável.

CANDIDATURAS
Processo de selecção da LET’S HELP é exigente, criterioso e, acima de tudo, isento de quaisquer contactos privilegiados. Qualquer contacto que seja feito entre a Instituição candidata e a LET’S HELP no periodo de recebimento e avaliação das candidaturas invalidará, automaticamente, a candidatura entregue.
Recebida a candidatura, a resposta, positiva ou negativa, será dada pela LET’S HELP num prazo máximo de 15 dias úteis após a data de entrada da mesma.
Caso a resposta seja positiva, será marcada uma primeira reunião com os responsáveis do projeto que será posteriormente submetido à aprovação do comité constituído pelos parceiros LET’S HELP que decidirão se o projeto poderá ou não a vir ser financiado (consultar infografia no topo da página que explica os 3 passos da seleção do projeto).
A LET’S HELP apoia exclusivamente projetos concretos provenientes das demais Instituições e Organizações sem fins lucrativos do Terceiro Setor dando especial importância aos seguintes pontos:
1. Projetos que necessitem de financiamento para a criação de uma estrutura social auto-sustentável. Negócios Sociais.
2. Projetos que visem de uma forma estrutural ( médio / longo prazo ) trazer benefícios nas mais diversas áreas de intervenção social ( ex: financiamento de plataformas e-learning, formação de voluntários, financiamento de projetos que promovam a inclusão social através do desporto, artes, etc).
Candidatura on line: http://www.letshelp.pt/candidatura-de-projeto/
Fonte: Let's Help

domingo, 17 de agosto de 2014

Inquérito à empregabilidade na Economia Social

A EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com o Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (DS – UBI) e ao abrigo de um protocolo com o IEFP, IP encontram-se a desenvolver um estudo que pretende caracterizar as organizações da economia social em Portugal, no que respeita a práticas de empregabilidade, particularmente à aplicação de políticas ativas de emprego. No seio destas, o estudo incidirá nas políticas que o próprio IEFP sinalizou como sendo aquelas às quais mais recorrem as organizações da Economia Social, sendo estas os Estágios Emprego, Estímulo 2013, CEI e CEI +. Interessam-nos também captar outras iniciativas promotoras de empregabilidade, nomeadamente organizações que actuem como entidades mediadoras integrando Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) e ainda que dinamizem práticas de empregabilidade sem ligação direta com o IEFP, como são exemplo Clubes de Emprego, Grupos de Entreajuda, Contratos Locais de Desenvolvimento Social, entre outros. Se a sua Organização conta com colaboradores ao abrigo de políticas ativas de emprego ou desenvolve práticas de empregabilidade, este é o momento de se pronunciar.



Salientamos que após um estudo realizado pela EAPN em torno do universo das ONG em Portugal em 1994 e em 2011, o presente estudo analisa este universo do ponto de vista da empregabilidade, um domínio que nestes anteriores momentos de investigação foi já destacado pelas ONG como área prioritária de intervenção. O momento atual também nos vem demonstrar a importância de todos os instrumentos que possam aumentar o conhecimento da realidade da empregabilidade no universo da Economia Social, um domínio de destaque no combate à pobreza e exclusão social, para o qual pretendemos, em parceria, pensar e agilizar soluções e respostas eficazes.

A primeira fase deste estudo passa pela aplicação de um inquérito por questionário ao maior número possível de Organizações da Economia Social. O presente contacto com a vossa organização pretende assim solicitar a vossa colaboração através do preenchimento do questionário disponível no seguinte link: http://goo.gl/DGrAQC

Em anexo encontra-se uma versão PDF do questionário para conhecimento do conjunto da informação solicitada no sentido da sua melhor compreensão e para a decisão da pessoa mais indicada no interior da Organização para responder a este.

Agradecemos desde já a disponibilidade para proceder ao preenchimento do questionário e encontramo-nos à vossa disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional, através dos seguintes contactos: e-mail: liliana.pinto@eapn.pt; julio.paiva@eapn.pt ; tel: 22 542 08 08.
O prazo para o preenchimento do questionário é de 4 de Junho a 31 de Agosto de 2014. 


- See more at: http://www.eapn.pt/documentos_visualizar.php?ID=422#sthash.UN3Kl9Gg.dpuf

Fonte: EAPN

Inquérito sobre Mendicidade em Portugal

O presente questionário tem como objetivo conhecer a sua opinião sobre a mendicidade em Portugal. Este, insere-se no âmbito do Projeto europeu "The Third Sector Against Pushed Begging", no qual a EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza é uma das entidades parceiras. Para mais informações sobre este Projeto, poderá consultar a página da EAPN Portugal http://www.eapn.pt/projectos_visualizar.php?ID=152. 


Este questionário é anónimo e confidencial. As suas respostas serão utilizadas apenas para fins estatísticos. É um questionário de resposta rápida e onde não existem respostas certas ou erradas. Ajude-nos a aprofundar o conhecimento existente sobre um fenómeno que, apesar de ocorrer em praça pública, permanece pouco visível e pouco conhecido.

Esta sondagem irá decorrer durante os meses de Julho e Agosto de 2014.

Este é o link para o questionário:
https://pt.surveymonkey.com/s/EAPN_Portugal

Agradecemos sua participação!

Por favor, dê-nos a sua opinião e divulgue este questionário pelos seus contactos.

EAPN Portugal
- See more at: http://www.eapn.pt/documentos_visualizar.php?ID=424#sthash.IjbnXxWI.dpuf

Fonte: EAPN

Trabalhar no Estrangeiro - Informe-se antes de partir!


Divulga-se manual Trabalhar no Estrangeiro - Informe-se antes de partir! 

Da autoria da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, do Instituto da Segurança Social, I.P., do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., da Autoridade para as Condições do Trabalho e da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Clique aqui para descarregar.

Fonte: Observatório do Tráfico de Seres Humanos

Candidatura ao Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade 2014

No âmbito da Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade, da qual Portugal faz parte através da Direção-Geral, encontra-se a decorrer a candidatura ao prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade, que será entregue em dezembro, em Roma, Itália. Este ano, o tema é “Prevenção do Tráfico de Seres Humanos”. 
Podem apresentar candidaturas todos os organismos e entidades nacionais interessadas.
A candidatura encontra-se aberta até ao próximo dia 01 de outubro de 2014 e deve ser enviada por via eletrónica para gabdgai@dgai.mai.gov.pt, e por correio normal para: Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade, A/c DGAI, Avenida D. Carlos I, 134, 7º 1249-104 Lisboa. Para fazer o “download” das “Regras e Procedimentos para a atribuição do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade” clique aqui, e para obter o formulário de apresentação da candidatura (obrigatório) clique aqui. Para mais esclarecimentos pode ainda contactar a DGAI e/ou pode também consultar o site da Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade.

Fonte: DGAI

Estudo «Envelhecimento e Violência»

Estudo «Envelhecimento e Violência»

O projeto Envelhecimento e Violência (2011-2014), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, é coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP e tem como entidades parceiras: o CESNOVA da Faculdade Ciências Sociais e Humanas da UNL (CESNOVA/FCSH); o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, IP (INMLCF, IP); a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV); o Instituto da Segurança Social, IP (ISS, IP); e a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Este projeto pretendeu estimar o número de vítimas de violência na população com 60 e mais anos residente em Portugal: estimou-se que 12.3% da população com 60 e mais anos foi vítima de, pelo menos, uma conduta de violência, por parte de um/a familiar, amigo/a, vizinho/a ou profissional remunerado/a.
Dos cinco tipos de violência avaliados (financeira, física, psicológica, sexual e negligência) destacam-se a violência financeira e a violência psicológica, ambas com prevalência de 6.3%.
Do total de vítimas, somente um terço denunciou ou apresentou queixa sobre a situação de violência vivida.
Consulte/descarregue esta publicação editada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP.
Fonte: CIG

Prémio Jovens pela Igualdade: Aviso de Abertura

Prémio Jovens pela Igualdade

 Candidaturas de 29 de julho a 19 de setembro
O Prémio Jovens pela Igualdade, que consiste na atribuição de 500€ à Associação de Jovens eleita, é dirigido ao Associativismo Jovem, e visa distinguir as Associações de Jovens com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.
Tem como objectivos promover e sensibilizar os membros das organizações de juventude para a importância da integração da dimensão de género no seu funcionamento e nas suas iniciativas; e encarar o associativismo jovem como agente de desenvolvimento pessoal e escola de cidadania ativa e participativa.
Destinando-se a Associações Juvenis (exceto Associações de Estudantes), estas devem estar obrigatoriamente inscritas no RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem!
Consulta o Regulamento e candidata-te.
Fonte: CIG

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego – GEPE

gepe
Os Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego – GEPE são grupos informais de pessoas desempregadas, que se reúnem periodicamente e cujo objectivo é a procura activa de emprego, na qual todos os membros do grupo colaboram e se entreajudam.
A rede GEPE é um projecto experimental e inovador que pretende desta forma apoiar desempregados, em particular os que sofrem um maior impacto psicológico do desemprego, quer pela sua duração, pela situação inesperada ou pela vulnerabilidade em que se encontram.
Através da dinâmica de entreajuda em grupo, metodologia adaptada de outros contextos de “auto-ajuda”, procurar-se- á ultrapassar a desmotivação, o isola- mento e a tendência depressiva a que o desemprego muitas vezes conduz. Com o apoio de um facilitador/animador, o grupo focar-se-á na procura activa de emprego para os seus membros, tendo cada um deles a função de apoiar os restantes nessa missão. Com uma atitude positiva e um enfoque proativo sobre o mercado de trabalho é uma experiência de solidariedade e de dádiva entre os próprios desempregados.
Os GEPE são constituídos, tendencialmente, por oito a doze membros.
Os GEPEs não têm empregos para oferecer, não têm subsídios para distribuir, nem são uma solução mágica para todos os problemas dos desempregados. Mas podem ser o inÍcio da solução, proporcionando a cada membro dos GEPEs uma ajuda e oportunidade de ajudar outros com problemas similares.

Porquê o GEPE?

O desemprego constitui, e constituirá nos próximos anos, um dos principais problemas sociais em Portugal. Estado e sociedade civil têm de unir esforços para atalhar os efeitos nefastos deste flagelo, procurando soluções inovadoras, de baixo custo e complementares às ofertas sociais existentes.
O IPAV ao olhar esta realidade, desenvolveu o conceito dos GEPE para responder a necessidades sociais não resolvidas ao nível da reintegração laboral dos desempregados, nomeadamente:
  1. O combate ao isolamento decorrente da perda de socialização que o “não ir trabalhar” provoca.
  2. O combate à auto-centragem que cada desempregado sofre, que o leva a ficar refém da gravidade real ou ampliada do seu problema.
  3. A prevenção da depressão que tantas vezes se instala.
No diagnóstico realizado detectou-se também uma carência de redes sociais de apoio, que percebam/experimentem a especificidade do problema de desem- prego e que, a partir dessa realidade, possam procurar e partilhar respostas.
Os Grupos de Entreajuda na Procura de Empregos – GEPEs – surgem para dar resposta a esta necessidade urgente de encontrar novas formas de olhar a realidade do desemprego em Portugal, nomeadamente dos seus efeitos psicológicos dissimulados que, por vezes, atingem de forma dramática os desempregados.
Com os GEPEs queremos estimular a canalização de recursos de responsabilidade social das organizações e de voluntariado corporativo de instituições que podem dar um contributo positivo para a reintegração laboral dos desempregados.
Existindo um estigma social do estatuto de desemprego e da frequência dos Centros de Emprego, os GEPEs procurarão desenvolver-se em outros espaços e contextos sociais se abram à interacção para a procura de emprego.
Fonte: GEP

Candidaturas Prémio Igualdade é Qualidade | 30 Setembro 2014


Prémio Igualdade é Qualidade_2014









Estão abertas as candidaturas à 11.ª edição do PRÉMIO IGUALDADE É QUALIDADE, até 30 de setembro de 2014.
PRÉMIO IGUALDADE É QUALIDADE promovido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITEdestina-se a distinguir empresas e outras entidades empregadoras com políticas exemplares nas áreas da igualdade entre mulheres e homens, no trabalho, no emprego e na formação profissional e da conciliação entre a vida familiar e profissional, bem como com boas práticas empresariais de prevenção e combate à violência doméstica e de género.
As candidaturas são efetuadas mediante apresentação de Formulário de Candidatura, cujo modelo se encontra disponível nos sítios da CITE www.cite.gov.pt e da CIGwww.cig.gov.pt, acompanhado da totalidade dos documentos nele referidos.
Fonte: ACEGIS

domingo, 10 de agosto de 2014

Candidatura: PROGRAMA EDP SOLIDÁRIA BARRAGENS

As entidades que pretendam candidatar-se à 6ª edição do programa EDP Solidária Barragens podem contar este ano com o apoio pro bono da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Equipas destas duas instituições académicas estarão disponíveis para ajudar os candidatos a desenharem ou a estruturarem os seus projetos sociais, bem como a submeterem formalmente a sua candidatura. O período de candidaturas à 6ª edição do programa EDP Solidária Barragens decorrerá entre 20 de outubro e 7 de novembro de 2014. 
Podem candidatar-se ao Programa EDP Solidária Barragens todas as entidades nacionais legalmente constituídas e devidamente registadas (IPSS, câmaras municipais, juntas de freguesia, escolas, ONG, empresas, etc.) com projetos de cariz social sem fins lucrativos.
Estão abrangidos os municípios envolventes à construção e reforços de potência dos aproveitamentos hidroelétricos EDP: Alfândega da Fé, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Murça, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Amarante, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vale de Cambra e Vieira do Minho. 
Esta parceria entre a Fundação EDP, a UTAD e o IPB coloca ao serviço da Economia Social o conhecimento e o sentido cívico de dois pólos universitários de Trás-os Montes e Alto Douro que contribuem assim para promover um melhor desenvolvimento da região, motivando também os seus alunos a contactarem de forma construtiva com a realidade social.

COMO PEDIR APOIO:
As entidades interessadas podem pedir este apoio até ao dia 29 de agosto através do email edpsolidaria@edp.pt. Deverão ser enviados os seguintes dados:
- Nome e morada da instituição;
- contacto do gestor;
- Uma breve descrição dos problemas identificados (uma folha A4 no máximo).

Todas as entidades serão contactadas após dia 29 de agosto. 

Fonte: Fundação EDP

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O Poder da Empatia





Empatia

- Estar atento ao outro (às suas emoções e motivações);

- É compreender;

- É ter a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Encontro Temático | A Criança sujeito de Direitos: Prevenir na família, na escola, na comunidade e os desafios do futuro…”

O Núcleo de Coimbra da EAPN Portugal e o Município de Cantanhede, em  parceria com as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cantanhede, Mealhada e Mira, vão organizar um Encontro Temático Inter-comissões, subordinado ao tema:
A Criança sujeito de Direitos: Prevenir na família, na escola, na comunidade e os desafios do futuro…” .

Pretende-se com este Encontro promover a partilha e a troca de experiências entre as diversas entidades que direta ou indiretamente trabalham com a criança, refletindo sobre o papel das crianças e jovens nos dias de hoje e os diversos desafios que a mesma atravessa na atual conjuntura do País.

Data: 10 de setembro de 2014
Local: Auditório do Biocant, em  Cantanhede
Horário: entre as 09:30 e as 17:00
-

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e devem ser efetuadas até ao dia 08|Setembro|2014 para os seguintes contatos: EAPN Portugal/Núcleo Distrital de CoimbrA | Estrada de Coselhas, Quinta da Conchada, Lote 19/20, 1º dto | 3000-125 Coimbra Tel.: 239 834 241 Fax.: 239 840 796 e-mail: coimbra@eapn.pt
Fonte: EAPN

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Candidatura Projetos 2014

Abrace esta missão e leve um sorriso a quem mais precisa!

Podem participar neste concurso todas as entidades coletivas sem fins lucrativos e as entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde que integrem o Serviço Nacional de Saúde, cujos projetos se insiram no âmbito da melhoria das condições de vida de crianças e seniores e da a luta contra a fome. De entre os vencedores, será distinguido pelo menos um projeto por cada distrito concorrente.
Envie a sua candidatura, até 15 de outubro 2014 para:missao.sorriso@sonaemc.com. Os Projetos Vencedores serão conhecidos no primeiro trimestre de 2015.
Para esclarecimento de dúvidas ligue 21 982 25 92.

candidatura ao Troféu Português do Voluntariado

A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) prorrogou o prazo de entrega de candidaturas para o Troféu Português do Voluntariado 2014, até 15 de Setembro,devendo todos os interessados enviar as suas fichas de candidatura, disponíveis abaixo, para o email informacpv@gmail.com.
Este prémio é atribuído anualmente pela CPV e tem como finalidades homenagear o trabalho dos voluntários e incentivar a prática do voluntariado. Entre os objetivos do Troféu Português do Voluntariado destacam-se:
-Beneficiar pessoas que se encontrem em situação ou de risco de pobreza e apresentem dificuldades de cobertura das suas necessidades básicas ou se encontrem em situação ou risco de exclusão social;
-Apoiar e incentivar atividades artesanais que estejam em vias de desaparecimento;
-Promover a defesa do meio ambiente;
-Promover atividades educacionais para crianças e jovens;
-Propiciar a divulgação das boas práticas no voluntariado, a nível nacional e internacional, na expetativa de que os projetos apresentados e selecionados possam ser replicados ou constituir incentivo para novos projetos em áreas afins.
Podem candidatar-se voluntários e respetivos projetos de voluntariado apresentados por organizações de voluntariado ou promotoras de voluntariado, legalmente constituídas e sediadas em território nacional. Cada organização pode apresentar mais de uma candidatura.
O prémio consta de um troféu, consubstanciado numa peça de cristal, acompanhado de um certificado emitido no nome do vencedor. A organização proponente receberá também um certificado, mencionando o nome do projeto associado ao vencedor.
Documentos de candidatura:
Para mais informações:
Confederação Portuguesa do Voluntariado
Av. Júlio Dinis n.º23, 1º esq. 1050-130 Lisboa
informacpv@gmail.com
Fonte: http://www.convoluntariado.pt/

Novo Programa Invest Jovem | Apoio ao Empreendedorismo


Invest Jovem - Apoio ao empreendedorismo






O Programa visa promover o empreendedorismo através de apoio financeiro e técnico.
O Programa Investe Jovem tem como objetivo promover e fomentar o empreendedorismo, a criação de emprego e o crescimento económico, através de apoios financeiros ao investimento e à criação do próprio emprego, bem como de apoio técnico para alargamento de competências na área do empreendedorismo e na estruturação e consolidação do projeto de criação de novas empresas e que apresentem, nomeadamente, viabilidade económico financeira e um investimento total entre 2,5 e 100 Indexante Apoios Sociais (IAS).
Destina-se a desempregados dos 18 aos 30 anos, inscritos no IEFP, que apresentem um projeto de negócio viável com valor de investimento total entre os 1.048€ e os 41.922€ (2,5 e 100 IAS), e tenham formação adequada para a sua concretização.
O Programa tem por objetivo promover o empreendedorismo, através das seguintes medidas:
a) Apoio financeiro ao investimento;
b) Apoio financeiro à criação do próprio emprego dos promotores;
c) Apoio técnico na área do empreendedorismo para reforço de competências e para a estruturação do projeto, bem como à consolidação do mesmo.
Sabia como a ACEGIS o/a pode apoiar através do Gabinete de Apoio ao Emprego e EmpreendedorismoContacte-nos através dogeral.acegis@gmail.com com a referência no Assunto: Apoio Programa Invest Jovem
Saiba mais sobre  Invest Jovem  aqui.
 Fonte: ACEGIS