segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Criação e manutenção da base de dados de registo do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) (Ajudas Técnicas)


Portaria n.º 192/2014, de 26 de Setembro - Regula a criação e manutenção da base de dados de registo do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).
O Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), criado pelo Decreto-Lei n.º 93/2009, de 16 de Abril, pretende assegurar a atribuição de produtos de apoio [“ajudas técnicas”] às pessoas com deficiências e com incapacidades, de natureza permanente ou temporária, realizando uma política global, integrada e transversal, de forma a compensar e a atenuar as suas limitações na actividade e restrições na participação.
A base de dados de registo do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA), criada pela Portaria n.º 192/2014, de 26 de Setembropermitirá a desburocratização, a desmaterialização e a simplificação do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA). Através dessa, torna-se possível o controlo da atribuição dos produtos de apoio [“ajudas técnicas”] a nível nacional, de uma forma mais eficiente e célere, permitindo aos organismos envolvidos, a caracterização e a consulta da informação de beneficiários do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA). A gestão de prescrições de produtos de apoio, bem como a gestão da lista dos produtos a atribuir serão actualizadas, sempre de acordo com a competência estabelecida para cada organismo integrante do sistema.
Esta base de dados de registo do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) permite, ainda, o controlo de duplicação de atribuição de produtos de apoio, garantindo uma melhor gestão de pagamentos de prescrições a serem financiadas, tal como permite a troca electrónica de informação entre as entidades integrantes do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).

Decreto-Lei n.º 42/2011, de 23 de Março - Define um regime transitório do financiamento dos produtos de apoio a pessoas com deficiência e da identificação da lista desses produtos e altera o Decreto-Lei n.º 93/2009, de 16 de Abrilque cria o sistema de atribuição de produtos de apoio a pessoas com deficiência e a pessoas com incapacidade temporária.

O Decreto-Lei n.º 93/2009, de 16 de Abrilcria de forma pioneira e inovadora o enquadramento legal para o sistema de atribuição de produtos de apoio (SAPA), que vem substituir o então sistema supletivo de ajudas técnicas e tecnologias de apoio.
Fonte: Escritos Disperos

domingo, 28 de setembro de 2014

Aprovação dos Programas Financiados pelo FEEI 2014-2020

Portugal 2020O Conselho de Ministros já as regras gerais de aplicação dos programas operacionais e dos programas de desenvolvimento rural financiados pelos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI), para o período de programação 2014-2020.
Segundo Comunicado do Conselho de Ministros de 25 de setembro de 2014 a intervenção dos FEEI  em Portugal, subordinada às prioridades de Promoção da Competitividade e Internacionalização da Economia, de Educação e Formação de Capital Humano, de Promoção da Inclusão Social, Emprego, Coesão Social e Territorial e da reforma do Estado, no quadro do desenvolvimento sustentável e das exigências do processo de consolidação orçamental.
 Saiba mais aqui
Fonte: ACEGIS

III Jornadas Contra a Violência



Ponta Delgada | 30 Setembro


Na próxima terça-feira, 30 de Setembro, a APAV Açores promove as III Jornadas Contra a Violência. O Centro de Estudos Natália Correia, em Ponta Delgada, foi o espaço escolhido para albergar esta iniciativa.

A terceira edição das Jornadas volta a reunir inúmeros especialistas, que, desta feita, se debruçam num debate com quatro temáticas centrais: o direito das vítimas à informação; o apoio a familiares e amigos de vítimas de homicídio; crianças e jovens vítimas de cyberbullying; e o tráfico de seres humanos.

De entre o painel de especialistas que vão marcar o evento destacam-se os nomes: Francisco de Siqueira (Juiz de Direito do Tribunal Judicial da Comarca de Ponta Delgada); Elias Pereira (Presidente do Conselho Distrital dos Açores da Ordem dos Advogados); Frederico Moyano Marques e Bruno Brito (APAV); João Oliveira (Coordenador de Investigação Criminal do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada da Polícia Judiciária); Helena Chaves Costa e Sílvia Branco (APAV Açores); Luís Pedro Silva (Coordenador Editorial/Jornalista do Açoriano Oriental); Edgar Bugada Ferreira (Comandante da Esquadra da Polícia de Segurança Pública de Ponta Delgada); Marco Macedo Machado (Professor da Escola Secundária de Lagoa); Ana Silva (Técnica do Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante de Ponta Delgada) e Maria Gabriela Parreirão (Diretora Regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

Com hora de início marcada para as 9h30, a sessão de abertura arranca na voz do Diretor Regional da Solidariedade Social, Frederico Furtado Sousa e do presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada José Manuel Bolieiro. As Jornadas estendem-se ao longo do dia e terminam com um debate moderado pela Diretora dos Serviços de Emigração, Imigração e Regressos, da Direção Regional das Comunidades, Melanie Silva.


Para mais informações:
Helena Chaves Costa | APAV Açores
296 285 399 | 96 103 91 52 | apav.acores@apav.pt

Fonte: APAV

Conferência “O Futuro da Europa é a Ciência” | 6 e 7 de Outubro, Lisboa


FuturoCienciaConferência "O Futuro da Europa é a Ciência” |  6 e 7 de Outubro | Lisboa, Fundação Champalimaud
Inscrições até 30 de setembro.
O objetivo desta iniciativa, organizada pela Comissão Europeia, é avaliar os progressos científicos europeus ao longo da última década e debater o papel futuro que a ciência, a tecnologia e a inovação poderão desempenhar no bem-estar dos cidadãos europeus e o seu potencial para estimular o crescimento, o emprego e criar oportunidades de negócio na Europa.
Conheça o Programa do evento que conta com cientistas de renome, laureados com o Prémio Nobel e com intervenientes da esfera industrial, política e social.
Fonte: ACEGIS

Candidaturas IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio


idealab 2014Queres testar a viabilidade de uma ideia de negócio no mercado? Gostavas de ter acesso gratuito a apoio consultivo, personalizado e à tua medida?  Aproveita o verão para gerar a tua ideia de negócio! 
Candidaturas aceites até 10 de outubro de 2014.
A 12º edição do “IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio” abre candidaturas em setembro, iniciativa a decorrer entre Outubro de 2014 e Março de 2015.
O IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio apoia a geração e o desenvolvimento de ideias de negócio de base tecnológica e/ou conhecimento intensivo. Para além de testar o potencial comercial das suas ideias, os participantes podem também avaliar a sua vocação e competências empreendedoras.
O IdeaLab decorrerá de outubro de 2014 a março de 2015, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, acolhendo promotores (individualmente ou em grupo até 5 elementos) responsáveis por ideias de negócio inovadoras a serem apuradas após um processo de seleção.
IdeaLab destina-se preferencialmente a alunos e diplomados da Universidade do Minho provenientes de qualquer área científica. 
Podem também ser admitidos alunos e diplomados provenientes de outras universidades, desde que pelo menos um dos candidatos da equipa em causa seja proveniente da Universidade do Minho.
As candidaturas (formulário de candidatura + CVs + Cartão de Cidadão) devem ser submetidas até às 24h00 do dia 10 de outubro de 2014.
Contactos:
Helena Moura | Departamento de Empreendedorismo
Tel: 253 510 763253 510 763 /596 | start@tecminho.uminho.pt
Mais informações e candidatura aqui. 
Fonte: ACEGIS

Prémio FLAD Life Science 2020


FLAD - life scienceA Fundação Luso-Americana está a promover um prémio científico no valor total de 800.000 EUR, durante três a quatro anos, ao serviço de dois projectos estruturantes no domínio da ciência e investigação em colaboração com investigadores americanos.Esta iniciativa visa sustentar, aprofundar e internacionalizar a investigação nacional e, consequentemente, a economia portuguesa.
Candidaturas até 20 de Outubro de 2014
O concurso é dirigido a quaisquer investigadores que possuam Mestrado, Doutoramento ou grau equivalente, a operar em território nacional e que colaborem com uma instituição portuguesa, não lucrativa, pública ou privada.
Prémio 
Os candidatos selecionados receberão um prémio científico no valor total de 800.000 EUR.
Candidaturas 
Os candidatos deverão enviar para luz.fernandes@flad.pt os seguintes documentos:
  1. Formulário de candidatura [en]
  2. Esboço biográfico do candidato e do colaborador [en]
  3. Declaração de aceitação e de colaboração assinada pelo colabora
Mais informações aqui. 
Fonte: ACEGIS

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Candidaturas | Porta 65 Jovem


O Programa Programa Porta 65 – Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolado, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais.

Quem pode candidatar-se a este programa?
Jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos (no caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 32 anos) que reúnam as seguintes condições:
- sejam titulares de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do NRAU (Lei nº 6/2006, de 27 de Fevereiro), ou do regime transitório previsto no seu título II do capítulo I;
- não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação;
- nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fracção habitacional;
- nenhum dos jovens membros do agregado seja parente ou afim do senhorio.
Para mais informações consulte a página de ajuda.


A próxima fase de candidaturas à Porta 65 decorrerá no período entre as 10 horas do dia 22 de setembro e as 18 horas do dia 9 de outubro de 2014.

Para mais informações aceder ao link: http://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/

Fonte: IHRU

Candidatura Projetos MISSÃO SORRISO 2014

Missão sorriso 2014Candidaturas  até 15 de Outubro 2014
Podem participar neste concurso todas as entidades coletivas sem fins lucrativos e as entidades públicas prestadoras de cuidados de saúde que integrem o Serviço Nacional de Saúde, cujos projetos se insiram no âmbito da melhoria das condições de vida de crianças e seniores e da a luta contra a fome. De entre os vencedores, será distinguido pelo menos um projeto por cada distrito concorrente.
Envie a sua candidatura, até 15 de outubro 2014 para:missao.sorriso@sonaemc.com. Os Projetos Vencedores serão conhecidos no primeiro trimestre de 2015.
Cada vencedor receberá, individualmente, um montante até €50 000 (cinquenta mil Euros).
 Regulamento disponível aqui.
Consulte aqui o Formulário de Candidatura.
 Para esclarecimento de dúvidas ligue 21 982 25 92.
Fonte: ACEGIS

sábado, 20 de setembro de 2014

Exclusão social vai ter acompanhamento caso a caso para definir apoios

Exclusão social vai ter acompanhamento caso a caso para definir apoios

A partir de outubro, as pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social vão poder aceder a um serviço de atendimento e acompanhamento sociais, que irá definir os recursos adequados a cada caso.

As condições de funcionamento e de organização do novo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) foram hoje publicadas em Diário da República e inserem-se na Rede Local de Intervenção Social (RLIS), uma medida anunciada em setembro do ano passado.
De acordo com o que está definido na portaria, o SAAS “é um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social”.
Com este novo serviço, que estará disponível a partir de 18 de outubro, o Governo pretende promover a inserção social e comunitária, contratualizar para a inserção, bem como personalizar, selecionar e flexibilizar os apoios sociais.
Este serviço irá funcionar junto das instituições da administração pública central e local, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e equiparadas e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no mínimo, durante seis horas por dia.
O SAAS vai ter duas modalidades de funcionamento – Atendimento Social e Acompanhamento Social – que poderão existir de forma separada ou em conjunto.
A modalidade Atendimento Social consiste “num atendimento de primeira linha”, que irá responder de forma “célere e eficaz” às situações de crise e/ou de emergência sociais, enquanto o Acompanhamento Social pressupõe um apoio técnico com vista à prevenção e resolução de problemas sociais.
Como poderá ser necessário que, em certos casos, as duas modalidades funcionem ao mesmo tempo, a portaria prevê que sejam acionadas outras entidades, nomeadamente na área da saúde, educação, justiça, emprego e formação profissional.
Para que as pessoas ou famílias tenham acesso a este serviço, é obrigatório que seja feita a “organização de um processo individual”, onde conste a caraterização individual e familiar, diagnóstico social e familiar, contratualização para a inserção, relatórios sobre o processo de evolução da situação familiar, data de início e fim da intervenção, avaliação da intervenção e registo das diligências efetuadas.
Caso haja apenas um atendimento, o processo obriga apenas à caraterização individual e familiar e ao diagnóstico social e familiar, enquanto se houver apenas um acompanhamento, é obrigatório que seja “estabelecido um compromisso, reduzido a escrito, entre os agregados familiares e os técnicos do SAAS”.
Neste compromisso escrito, ficam definidas as ações a desenvolver, os apoios sociais a receber e as responsabilidades de cada uma das partes.
Cabe ao Instituto da Segurança Social (ISS) o acompanhamento das condições de organização e de funcionamento do SAAS, bem como fiscalizar o cumprimento do que ficou definido na portaria.
As entidades que tenham em funcionamento serviços de atendimento e acompanhamento social têm um ano e meio para “adequar-se às normas e condições” previstas no diploma.
A Rede Nacional de Intervenção Social foi publicada em Diário da República a 24 de setembro de 2013, com vista a ser um “apoio técnico para um acompanhamento efetivo das famílias em situação vulnerável”.
Fonte: Diário Digital com Lusa | 18/09/2014

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Técnico Superior (m/f) – Gabinete de Gestão de Projetos


job opportunitiesCIIMAR / CIMAR Associate Laboratory está a recrutar com o apoio do ON.2 um/a Técnico/a Superior para o Gabinete de Gestão de Projetos.
O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 30 de Setembro de 2014.
Nos termos previstos no artigo 140º do Código do Trabalho, aprovado pela Lei nº 7/2009, de 12 de  Fevereiro, torna-se público que se aceitam candidaturas à admissão em regime de contrato de  trabalho a termo incerto, de um quadro superior para Gabinete de Gestão de Projetos do Centro de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR, no âmbito do Programa Integrado de IC&DT  “MARVALOR – Building research and innovation capacity for improved management and valorization  of marine resources”, abrangido pelo Aviso SARSCTN-PIIC&DT/1/2011 e a que corresponde o processo nº N-01007-01-24-01-22, financiado pelo ON2- Programa Operacional Regional do Norte e  co-financiado pelo Fundo europeu para o Desenvolvimento Regional, nas seguintes condições:
Área Científica: Gestão de Ciência e Tecnologia
Requisitos de admissão:
Licenciatura em Gestão, Economia, Ciência e Tecnologia ou áreas equivalentes
- Conhecimentos e experiência comprovada ao nível da gestão de projetos de I&D de financiamento nacional e internacional, nomeadamente ON.2, QREN e INTERREG
- Conhecimentos de Contração Pública
- Boas capacidades de expressão oral e escrita em português e inglês
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador
Funções:
- Assegurar a organização administrativa, contabilística e financeira de projetos, nomeadamente do programa MARVALOR – ON.2.
- Apoiar a gestão de projetos que exigem prestação de contas, através do acompanhamento, controlo e da elaboração dos relatórios de execução financeira.
- Estudar e programar a componente económica e financeira do envolvimento do CIIMAR em projetos e programas, em colaboração com os Serviços Financeiros e Gabinete de Contratação Pública.
- Prestar apoio técnico à organização e preparação de candidaturas, no âmbito de concursos nacionais e internacionais, a prémios, bolsas, programas e projetos.
- Organizar a informação sobre as atividades de I&D, as oportunidades de transferência científica e a oferta de serviços ao exterior existente no CIIMAR.
Duração: Contrato de trabalho a termo incerto (até ao fim da duração do projeto - 30/6/2015);
Remuneração: Equiparada à carreira técnica superior (total ilíquido €1.372,36);
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 30 de Setembro de 2014.
As candidaturas devem ser formalizadas, através do envio por correio convencional de carta de candidatura dirigida ao Presidente do Júri, identificando a referência, acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes, para – Secretariado CIIMAR, Rua dos Bragas, 289, 4050 – 123 Porto. As candidaturas deverão ser enviadas simultaneamente por e-mail: CIIMAR - secretariado@ciimar.up.pt
Fonte: ACEGIS

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Programa ERASMUS+

by ACEGIS
Erasmus MaisERASMUS+ é o novo programa da UE para a educação, a formação, a juventude e o desporto para o período de 2014-2020.
O programa Erasmus+ tem por objetivo reforçar as competências e a empregabilidade, bem como modernizar a educação, a formação e a animação de juventude.
 O programa, que abrange um período de sete anos, disporá de um orçamento de 14,7 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 40% em relação aos níveis de despesa atuais, em consonância com o compromisso assumido pela UE de investir nesta área.
O Erasmus+ dará a oportunidade a mais de quatro milhões de europeus de estudar, seguir uma ação de formação, adquirir experiência de trabalho ou fazer um voluntariado no estrangeiro!
O Erasmus+ apoiará o estabelecimento de parcerias transnacionais entre instituições e organizações de ensino, formação e juventude, tendo em vista fomentar a cooperação e aproximar os mundos do ensino e do trabalho, a fim de colmatar as lacunas existentes em termos de competências na Europa.
ERASMUS+ vem substituir os programas de financiamento da Comissão Europeia para as áreas da educação, formação, juventude e desporto, nomeadamente: o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, o Programa Juventude em Ação e outros programas internacionais. 
Integrado no ERASMUS+ está o programa Juventude em Ação, destinado a atividades relacionadas exclusivamente com o domínio da aprendizagem não-formal e informal dos jovens.
Em Portugal, a Agência Nacional para a Gestão do Programa ERASMUS+ Juventude em Ação é a responsavel pela gestão das ofertas ERASMUS+ para as áreas da Juventude e do Desporto. 
 
Para saberes tudo sobre o ERASMUS+/Juventude em Ação visita o site - www.juventude.pt
MAIS INFORMAÇÕES:
Portal da Comissão Europeia/ Erasmus+ http://ec.europa.eu/education/index_pt.htm
Guia do programa ERASMUS+ (em Português)
Fonte: ACEGIS

Candidaturas Programa Escolhas para Projetos Pontuais | de 15 setembro a 31 de Outubro



Programa Escolhas_2014Candidaturas pontuais ao Programa Escolhas
Candidatura abertas até 31 de Outubro 2014
Foi lançado um novo período de candidaturas pontuais ao Programa Escolhas, apoiado pelo Fundo Social Europeu. Os projetos de cariz experimental e inovador visam fornecer a empregabilidade e o acesso ao emprego de jovens provenientes dos contextos socioeconómicos mais vulneráveis.
público-alvo destes novos projetos deverão ser jovens, entre os 16 e os 24 anos, provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, nomeadamente descendentes de imigrantes e comunidades ciganas, que se encontrem em abandono escolar precoce, desocupação e/ou situação de desemprego.
Os projetos candidatos devem partir de uma perspetiva que valorize a inovação social, a experimentação, a sustentabilidade e a autonomização.
O período de candidaturas, que abrangerá entidades públicas e privadas, decorre até 31 de outubro.
Informações
Programa Escolhas - Serviço de Apoio às Candidaturas 
Tel.: 218 103 060 (das 9.30 às 13 horas e das 14 às 18 horas) 
E-mail: pontuais@programaescolhas.pt 
Site: www.programaescolhas.pt/candidaturas-pontuais
Fonte: ACEGIS

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

LANÇAMENTO SITE ABC JUSTIÇA | 24 SETEMBRO

A APAV promove a sessão de lançamento do site www.abcjustica.pt no próximo dia 24 de Setembro, pelas 11h00, na Casa Pia de Lisboa (Rua dos Jerónimos 7-A, Lisboa).
Num momento em que os direitos das vítimas de crime estão cada vez mais na ordem do dia, na sequência da aprovação da nova Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho, que estabelece normas mínimas relativas aos direitos, ao apoio e à proteção das vítimas da criminalidade, este site visa veicular junto da população jovem (12-18 anos) informação acerca do funcionamento do sistema de justiça penal e dos direitos das vítimas de crimes.
Construído numa linguagem que se pretende clara e acessível, neste site encontram-se: as principais reacções e consequências associadas à vitimação; os direitos das vítimas de crime, explicados como os exercer na prática; é também descrito o decurso do processo crime e o papel dos seus intervenientes. Encontra-se ainda informação sobre serviços de apoio existentes, links úteis e um glossário.
Esta sessão é organizada no âmbito do Projeto ABC Justice, promovido pela APAV e co-financiado pelo Alumni Engagement Innovation Fund, do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, através da Embaixada dos EUA em Lisboa.
Fonte: APAV

Prémio Maria Cândida da Cunha

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., no âmbito das suas competências, promove em 2014, mais uma edição do prémio Maria Cândida da Cunha com o objetivo de:
  • Estimular e mobilizar os estudantes do ensino superior para a produção de conhecimento sobre  deficiência e  reabilitação através de trabalhos académicos realizados na área das Ciências Sociais e Humanas;
  • Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência na sociedade portuguesa;
  • Diminuir o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas à inclusão e participação das pessoas com deficiência.
O Prémio Maria Cândida da Cunha  visa contribuir para o desenvolvimento da informação, formação e investigação sobre  deficiência e é dirigido a estudantes de Ensino Superior, público e privado.
Este prémio "Maria Cândida da Cunha" foi criado em 1995, no âmbito do Programa CITE-Ciência, Inovação e Tecnologia, para distinguir projectos científicos de excelência, nas áreas da deficiência e reabilitação. 
Desde a sua criação foram entregues 9 prémios e 4 menções honrosas.
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., visa no âmbito da sua missão,  promover através desta iniciativa uma oportunidade  a todos os estudantes dos diferentes ciclos de estudo do ensino superior, público e privado, de participarem na promoção dos Direitos das Pessoas com deficiências ou incapacidade.
Candidaturas até 30 de setembro de 2014
Fonte: INR

domingo, 14 de setembro de 2014

O que é o Laboratório de Investimento Social?

Já ouviu falar em Social Impact Bonds? Trata-se de uma solução de financiamento que o Laboratório de Investimento Social pretende tornar uma realidade para o Terceiro Setor.

As entidades do setor social que trabalham com populações vulneráveis enfrentam cada vez mais obstáculos financeiros que, em algumas situações, podem inviabilizar o seu trabalho.
O Laboratório de Investimento Social (LIS) surge precisamente com o propósito de inverter esta situação: promover o desenvolvimento de um mercado de investimento social em Portugal que permita às organizações com maiores restrições orçamentais atingir a sustentabilidade financeira.
Para cumprir a sua missão, o LIS quer ser um centro de conhecimento de referência, difundir as melhores práticas internacionais e estudar a viabilidade de adaptação de instrumentos financeiros inovadores à realidade nacional.
Um dos veículos, cuja aplicabilidade está em análise, são as Social Impact Bonds (TIS - Títulos de Impacto Social), um mecanismo de financiamento que envolve investidores sociais, organizações do Terceiro Setor e ainda o Estado, com potenciais vantagens para todos os intervenientes. Os responsáveis pelo Laboratório querem ter em curso os primeiros projetos-piloto de TIS nas áreas da empregabilidade jovem e do apoio a ex-reclusos em Portugal no espaço de um ano. 

O que é o Laboratório de Investimento Social

O Laboratório é um projeto do IES – Instituto de Empreendedorismo Social e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Social Finance UK.
O IES, onde o LIS está localizado, é um reconhecido centro de conhecimento sobre empreendedorismo social. A Fundação Calouste Gulbenkian presta apoio financeiro e estratégico ao Laboratório, através do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano, enquanto a Social Finance UK é a organização britânica vocacionada para o investimento social que criou os Títulos de Impacto Social em 2010. O Laboratório está a funcionar desde outubro de 2013 e foi apresentado publicamente em fevereiro deste ano.
Criar “conhecimento e inteligência de mercado” é o grande objetivo do LIS, explica António Miguel, coordenador do Laboratório. Para o efeito, é produzida uma newsletter mensal sobre investimento social e são publicadas notas de investigação relacionadas com múltiplos temas do setor. O Laboratório pretende também criar condições para o desenvolvimento de uma task-forcenacional em torno do novo mercado de investimento social. Este grupo será composto por representantes dos setores privado, público e social, incluindo entidades financeiras, reguladores, associações e uniões de organizações da economia social, entre outros. 

O que é investimento social

As organizações do setor social enfrentam uma situação insustentável a longo prazo: com menos recursos financeiros dar resposta a mais pedidos de auxílio. “Serão necessários mecanismos financeiros inovadores que canalizem capital para o setor, de modo a que este possa operar de forma eficiente”, explica António Miguel, coordenador do LIS.
O investimento social traduz-se na “aplicação de capital em atividades, organizações ou fundos com o objetivo de obter simultaneamente retorno financeiro e de impacto para a sociedade. Ambos os retornos são monitorizados e influenciam a tomada de decisão do investidor”, expõe o coordenador do Laboratório.
A título de exemplo, o investimento social valia cerca de 247 milhões de euros em 2012 no Reino Unido e tem evoluído exponencialmente, devendo ascender a cerca de 1 236 milhões de euros (o equivalente a mil milhões de libras) em 2016, de acordo com os dados do relatório “The First Billion”, do Boston Consulting Group (BCG).
Em Portugal, este mercado apresenta-se num estado mais embrionário. Os cálculos iniciais do LIS sugerem que “a mobilização para o setor social de 5% dos ativos sob gestão de investidores (Indivíduos ou famílias com elevado património, Fundações, Fundos de Capital de Risco, orçamentos de Responsabilidade Social das empresas ou Business Angels) poderia significar um potencial de mercado na ordem dos 1,2 mil milhões de euros, o que compara favoravelmente com as necessidades líquidas de financiamento do sector social de cerca de 750 milhões de euros, segundo dados do INE”, projeta António Miguel.
No entanto, “o investimento social não é uma resposta milagrosa ao problema”, salienta. É “mais uma proposta para fazer face aos obstáculos que se colocam atualmente ao financiamento do terceiro setor” e para “ajudar as organizações a inovar”. Representa uma mudança de paradigma: “quebra o dogma de que o retorno financeiro e o impacto social são mutuamente exclusivos”, conclui António Miguel.

O que são os Títulos de Impacto Social

“Os Títulos de Impacto Social são um mecanismo financeiro através do qual o Estado celebra um contrato com uma entidade gestora (cujos acionistas são os investidores sociais) com base no cumprimento de resultados sociais específicos”, sintetiza António Miguel.

Esse contrato prevê que os investidores financiem serviços de organizações sociais a médio prazo (geralmente três a sete anos). Por seu lado, estas organizações implementam os serviços que visam melhorar as respostas sociais a um determinado problema. Se os resultados forem alcançados, o Estado devolve o investimento à entidade gestora acrescido de um retorno financeiro ajustado ao risco do projeto e ao nível de resultados sociais potencialmente atingidos. Caso os resultados sociais previstos no contrato não sejam atingidos, o Estado não paga aos investidores, que assumem o risco da perda do investimento.

Os TIS foram criados pela Social Finance UK no estabelecimento prisional de Peterborough no Reino Unido, em setembro de 2010, com o objetivo de reduzir a taxa de reincidência de reclusos. António Miguel refere que foram angariados cerca de seis milhões de euros junto de 17 investidores sociais, por um prazo de sete anos.

O valor está a financiar o serviço de reabilitação de indivíduos que cumprem sentenças de curta duração. Após a sua saída, os ex-reclusos são apoiados durante 12 meses com o objetivo de reduzir 10% a taxa de reincidência média no sistema prisional. Se essa redução for alcançada, o Ministério da Justiça devolve o investimento inicial acrescido de um retorno financeiro (no máximo 13%), que representa uma proporção das poupanças conseguidas. (Este exemplo está detalhado na Nota de Investigação do Laboratório: “Títulos de Impacto Social”). 

O que diferencia os TIS

António Miguel explica que “um dos fatores diferenciadores dos TIS é a análise do custo económico de um problema social: Qual o custo com a reincidência de indivíduos no sistema prisional? Quanto custa o desemprego jovem?”. E exemplifica: “Se um recluso custa, em média, cerca de 40 euros por dia, qual o montante poupado ao setor público se se reduzir o número de reclusos que volta a reincidir até 12 meses após a sua libertação?”.
Através da análise destes problemas, é possível avaliar a compensação económica por uma melhoria nos resultados sociais em diferentes áreas, desenvolver um modelo de negócio e atrair investimento para financiar serviços que ofereçam uma base de evidência no alcance desses resultados sociais, conclui o responsável.
No Reino Unido, o Governo compilou uma base de custos unitários que atribui valores financeiros a indicadores sociais e que possibilitam fazer aquelas análises, explica António Miguel. 

Fundos de Investimento Social e filantropia estratégica

O investimento social não é apenas TIS. Existem outras soluções como, por exemplo, os Fundos de Investimento Social ou a Filantropia Estratégica.
Os Fundos de Investimento Social canalizam capital através de instrumentos de investimento social. Procuram, em simultâneo, retorno financeiro e impacto social. Estes Fundos podem investir em TIS, disponibilizar créditos sem garantia, para facilitar o acesso de algumas organizações ao financiamento, ou investir no capital da organização.
Filantropia Estratégica investe em empreendedores sociais e nas suas inovações. Este apoio pode abranger recursos financeiros, aconselhamento, acesso a redes e outras formas de capacitação.
O financiamento pode incidir em investimento de impacto, donativos tradicionais ou na combinação das duas componentes. É particularmente útil na fase em que a organização social está a validar o seu impacto e a codificar a sua solução, preparando-se para iniciar um processo de crescimento. 

Para saber mais:

Fonte: EI - Educação, Informação (Montepio)

Como licenciar a atividade de estabelecimentos do setor social

A licença de funcionamento de estabelecimentos que prestam serviços de apoio social é obrigatória. Descubra como funciona, onde e como pode ser solicitada, quais os custos e os prazos associados.

Quer abrir uma creche, uma estrutura residencial para pessoas idosas ou um centro de atividades para pessoas com deficiência? Sabia que, além das exigências legais e normativas específicas para cada resposta social, necessitará de uma Licença de Funcionamento atribuída pelo Instituto da Segurança Social (ISS)?
Ei explica-lhe como funciona a Licença de Funcionamento, onde e como pode ser solicitada, quais os custos e os prazos associados a este processo de licenciamento.
Qualquer pessoa singular ou coletiva que pretenda criar uma resposta social pode requerer a licença.
Onde efetuar o pedido de licenciamento, qual a documentação necessária e  quando é tomada a decisão sobre o pedido são algumas das questões respondidas nesta Academia.

Para saber mais: 

Portaria nº 348/2008, de 2 de maio (taxas devidas e documentos utilizados)
Decreto-Lei nº 133-A/97, de 30 de maio (Capítulo IV - Regime Sancionatório)
Fonte: EI - Educação e Formação (Montepio)

sábado, 13 de setembro de 2014

Jornadas Internacionais "Falar de Mulheres – 10 anos depois"

Jorndas - Falar de Mulheres






Jornadas Internacionais «Falar de Mulheres – 10 anos depois: 100 anos do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas»
20 e 21 de Outubro 2014 |Universidade Nova de Lisboa, Av. de Berna.
No ano em que se assinala os cem anos da criação do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, Falar de Mulheres – 10 anos depois, pretenderá prestar homenagem àquela Organização, importante na intervenção política pugnando pela melhoria da condição das mulheres portuguesas, bem como pela defesa dos seus direitos.
Procurar-se-á também, dando continuidade a iniciativas de há dez anos, não só contribuir para uma reflexão alargada sobre Estudos de Género, com base na problematização aprofundada desta temática, como também dar voz a diversas áreas do saber, numa perspetiva interdisciplinar.
A entrada é livre, mas sujeita à lotação do Anfiteatro 1 (edifício B da UNL/FCSH).
Informações e Inscrições:
Data limite de inscrição - 17 Outubro, jornadas.intern.faceseva@gmail.com 
Consulte  o PROGRAMA. 

PRÉMIO SONAE MEDIA ART


 SONAE MEDIA ARTPRIMEIRO PRÉMIO MEDIA ARTE EM PORTUGAL
40 mil euros 
O PRÉMIO SONAE MEDIA ART tem como principal objetivo afirmar-se como umincentivo à criação artística nacional na área da media art. Uma área cuja importância tem vindo a acentuar-se no contexto da arte contemporânea internacional.
Candidaturas até 28 de Novembro de 2014
O prémio abrangerá as formas de criação contemporânea que vão desde a imagem ao som, incluindo a exploração do media vídeo, filme, computação, som e mixed-media, em que outras formas de arte como a performance, a dança, o cinema, o teatro ou a literatura poderão ser incorporadas.
Até 28 de Novembro, os interessados, de nacionalidade portuguesa e idade máxima de 40 anos, deverão fazer chegar ao Museu do Chiado um portfólio com três obras ou inscrever-se no novo site www.sonae-mediart.com,
 O PRÉMIO SONAE MEDIA ART tem o valor pecuniário de 40.000,00 euros (valor sujeito aos impostos em vigor).
A seleção dos artistas é efetuada com base na avaliação de obrigatoriamente 3 (três) obras, no âmbito da media art.
Clique para obter:
Fonte: ACEGIS