sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Candidaturas Projetos Inovadores: Educação para a Cidadania | Programa Operacional Potencial Humano


POPH - ACEGIS

Programa Operacional Potencial Humano (POPH) | Eixo de Intervenção n.º 6 “Cidadania, inclusão e desenvolvimento social”
combate à pobreza e à exclusão social, numa fase em que os público sem risco assumem cada vez mais um caráter transversal na sociedade e desligados dos estereótipos de origens étnicas ou de territórios problemáticos, exigem respostas mais criativas e inovadoras.
desenho dessas respostas no âmbito da inovação social carece de uma fase de teste e desenvolvimento das metodologias só possível numa lógica de projetos-piloto em que possam ser testadas ações inovadoras de intervenção técnica, científica e humanista, através da tipologia de intervenção   6.15 “Educação para a cidadania - projetos inovadores”.
Prazo de submissão de candidaturas:  28 de outubro a 5 de novembro
Entidades Beneficiárias dos apoios (para projetos que desenvolvam atendimento e  acompanhamento social às famílias (com referência a uma média anual situada entre os 200 e 300 atendimentos mensais e uma média anual de 150 a 225 acompanhamentos mensais - modalidade de intervenção conjunta prevista no regulamento do SAAS) a desenvolver no território que abrange os concelhos de Bragança, Boticas, Arcos de Valdevez, Baião, Borba, Grândola, Valongo, Guarda, Vagos, Arganil, Esposende e Vila Nova de Gaia):
Pessoas coletivas de direito público pertencentes à administração central e local, com atribuições nas áreas de intervenção abrangidas
- Pessoas coletivas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que prossigam atividades nas áreas de intervenção abrangidas
Para mais informações consulte a Nota Técnica o Despacho n.º 13033/2014  e o Aviso de Abertura.
Fonte: ACEGIS e POPH

Workshop "Interdição e Inabilitação" | 6 de novembro | Tocha


A APPACDM de Coimbra irá dinamizar o Workshop subordinado ao tema "Interdição e Inabilitação" agendado para o dia 06 de Novembro, pelas 15h00, na Unidade Funcional da Tocha.

Objetivo: divulgação dos procedimento para requerer a “Interdição e/ou Inabilitação”.

A dinamizadora será a Dr.ª Virgínia - Procuradora Adjunta no Tribunal de Cantanhede.

Destinatários: Profissionais e famílias dos clientes da APPACDM de Coimbra 

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e decorrem até ao dia 03 de Novembro.

Nota: posteriormente será enviado aos participantes, um livro com toda a informação transmitida nos workshops.

Inscrição até ao dia 03 de Novembro de 2014, para o seguinte endereço de e-mail: tocha.geral@appacdmcoimbra.pt

Fonte: APPACDM de Coimbra - Unidade Funcional da Tocha

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Conferência Internacional sobre envelhecimento activo e educação



A RUTIS vai organizar nos dias 7 e 8 de Novembro, no Porto, uma conferência internacional dedicada ao envelhecimento activo e educação ao longo da vida com a participação de mais de 45 especialistas europeus, do Brasil e de Africa.

É a conferência com mais oradores internacionais que a RUTIS reuniu até hoje e que terá a presença do Sr. Ministro Mota Soares.
As inscrições estão limitadas a 50 pessoas.

Para ver o programa clicar no link http://rutises.wix.com/congresso

As Inscrições tem o valor de 20 euros para membros das universidades seniores, 26 para não membros e inclui:

- Participação na conferência

- Cooffee break

- Documentação

- Tradução simultânea

- Certificado

Fonte: RUTIS

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Debate | Precariedade e novos riscos sociais, como pode responder a Segurança Social



Frederico Cantante, Manuel Pires, Mariana Trigo Pereira, Renato Miguel do Carmo e Ricardo Moreira
28 de outubro de 2014, 21h00, MobLisboa (Rua dos Anjos, 12F), Lisboa
2.º Debate do ciclo 'Conversas sobre precariedade e relações laborais em torno das Oficinas de Segurança Social'.
Oradores: Mariana Trigo Pereira, Frederico Cantante, Renato Miguel do Carmo, Manuel Pires Ricardo Moreira
Moderação: Elisabete Miranda

Notas biográficas

Mariana Trigo Pereira - Economista e mestre em Análise de Política Social pelo ISEG-UL. Trabalhou em consultoria e assumiu funções de assessoria económica, prosseguindo, em simultâneo, trabalhos de investigação na área das políticas sociais.

Frederico Cantante - Licenciado em Sociologia e Planeamento e em Direito é assistente de investigação do CIES-IUL e membro da equipa permanente do Observatório das Desigualdades. Tem vindo a trabalhar nos últimos anos na área das desigualdades económicas e sociais, campo de investigação no qual está a desenvolver a sua tese de doutoramento.

Renato Miguel do Carmo - Sociólogo e, atualmente, investigador auxiliar do CIES-IUL e do Observatório das Desigualdades. É autor de diversos livros e artigos, versando principalmente as temáticas das desigualdades sociais e territoriais, estudos rurais e urbanos, globalização, mobilidade espacial e capital social.

Manuel Pires - Ex-dirigente (Presidente) do Conselho Diretivo do Instituto de Informática e Estatística da Solidariedade entre 2001 e 2011.

Ricardo Moreira - Engenheiro florestal e mestre em economia e políticas públicas. Esteve envolvido nos primeiros passos do movimento de trabalhadores precários, com a realização do MayDay Lisboa e o nascimento do movimento Precários Inflexíveis.

Fonte: Centro de Estudos Sociais

Colóquio | @s jovens e o crime – transgressões e justiça tutelar



7 de novembro de 2014, 09h30, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Apresentação
O Colóquio Internacional “@s jovens e o crime – transgressões e justiça tutelar”, que terá lugar no dia 7 de novembro, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é organizado no âmbito do projeto de investigação “Desvio e crime juvenil no feminino: da invisibilidade dos factos, seleção e percursos no sistema judicial, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPJ-JUR/117490/2010 - FCOMP-01-0124-FEDER-019895) e do programa de doutoramento Direito, Justiça e Cidadania no séc. XXI. Num momento em que os comportamentos juvenis desviantes são um problema social com crescente visibilidade, sobretudo em espaço urbano, revela-se necessário discutir a delinquência juvenil e os mecanismos de seleção e medidas aplicadas das/às jovens pelos sistemas judiciais a nível europeu e nacional. Este colóquio organizar-se-á em três momentos: uma sessão plenária que contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais na área do desvio e delinquência juvenil; sessões paralelas que serão precedidas de call for papers; e uma sessão plenária de encerramento, onde serão apresentados os resultados do projeto de investigação “Desvio e crime juvenil no feminino: da invisibilidade dos factos, seleção e percursos no sistema judicial".

Inscrições
· Geral – 15 euros
· Estudante – 10 euros
· 3 vagas gratuitas para CES

Datas importantes
· Submissão de abstracts – 2 Maio a 30 de junho
· Aviso de aceitação do paper – 25 de julho
· Submissão do artigo completo – 30 de setembro
· Data limite de inscrição – 31 de outubro

Fonte: CES - Centro de Estudos Sociais

Convite lançamento Livro «O menino que tinha medo do escuro” | 25 Outubro

Livro «O menino que tinha medo do escuro”
Convite lançamento Livro «O menino que tinha medo do escuro”
25 de Outubro |  Instituto Politécnico de Leiria
«O menino que tinha medo do escuro» é um livro da autoria de Susana Campos que será lançado amanhã (25 de outubro) pelas 16h00 no Auditório 1 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
Esta obra conta com a colaboração do Projeto ToyMobi, do empreendedor Mateus Victorelli, apoiado no âmbito do Programa de Apoio a Empresas Sociais do BIS (SCML), que lança a versão multimédia. O livro adota uma abordagem lúdica e didática, com o objetivo de estimular atitudes inclusivas e a criação de conteúdos acessíveis a crianças com necessidades especiais.
Fonte: ACEGIS

Conferência Internacional: «Emprego Jovem e Empreendedorismo Social: novos caminhos»


emprego jovem e empreendedorismo socialConferência Internacional
Emprego Jovem e Empreendedorismo Social: novos caminhos
Quarta, 5 nov 2014  |  9h00     Auditório 2
A criação de emprego, particularmente entre os jovens, está agora à cabeça das preocupações sociais em Portugal, que apresenta algumas das piores estatísticas da Europa em matéria de emprego entre os jovens.
A Sociedade Civil tem um papel importante a desempenhar na resolução deste problema, que a todos convoca. Esta conferência de um dia pretende explorar abordagens inovadoras na criação de emprego para os jovens, frisando o papel que a Sociedade Civil e o empreendedorismo social podem assumir como motores de mudança.
É uma oportunidade para atrair a atenção sobre o investimento social e o empreendedorismo social como ferramentas para fomentar o emprego dos jovens, e discutir formas de tornar essas ferramentas mais eficazes.
Entrada Livre
Fonte: ACEGIS

Recrutamento Técnico(a) de Juventude e Igualdade | Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade


emprego ACEGISA Rede Portuguesa de Jovens  para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (REDE) está a recrutar 1 colaborador/a para coordenação das atividades da Associação.
Candidaturas até ao dia 20 de Novembro de 2014
Função:
- Colaborador/a da REDE por um período de 12 meses, com possibilidade de renovação;
- Assegurar a gestão quotidiana da Associação, dinamizar novas atividades e contribuir para a sustentabilidade da sua ação;

Perfil da/o Candidata/o:
- Identificar-se com a missão da REDE;  Criatividade; Gosto pelo trabalho em equipa; Dinamismo e proatividade; Boa capacidade de relacionamento interpessoal;

Dá-se preferência a:
- Experiência em trabalho com jovens, particularmente com metodologias ativas e participativas (Educação Não Formal)
- Experiência prévia em trabalho associativo, nomeadamente em questões de Direitos Humanos e Igualdade de Género;
- Experiência prévia em trabalho com voluntariado;  Inglês fluente

Oferta:
- Início da função em janeiro de 2015
- Full time (14 meses, salário base: 800 Euros; 4,27 Euros de subsídio de refeição por dia de trabalho)

As respostas à oferta de emprego devem ser remetidas para o e-mailrecrutamento.redejovens@gmail.com. 
As/os candidatas/os selecionadas/os serão chamadas/os para entrevista durante a primeira semana do mês de Dezembro.

Para mais informações+351 21 362 60 49.
Fonte: ACEGIS

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Retribuição Mínima Mensal

Decreto-Lei n.º 144/2014, de 30 de setembro, lei atualiza o valor da retribuição mínima mensal garantida para o período compreendido entre 1 de outubro de 2014 e 31 de dezembro de 2015.
O valor da retribuição mínima mensal garantida a que se refere o n.º 1 do artigo 273.º do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, é de € 505.

http://www4.seg-social.pt/documents/10152/6829461/DL_144_2014

Fonte: ISS

Congresso - Comité Paralímpico de Portugal

Tema: "Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva" 
Local: Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde - Lisboa
Data: 24 e 25 outubro 2014
No presente Congresso serão debatidas temáticas do movimento paralímpico, da inclusão e da excelência desportiva. Pretende-se ainda desenvolver e estimular a abordagem de estudos, investigações, experiências, exemplos de boas práticas de temas relacionados com o desporto, com as pessoas com deficiência, com o acesso a clubes e associações desportivas, com a oferta desportiva e com diversos aspetos da sociedade.

Contactos:
CPP - Comité Paralímpico de Portugal 
Tel.: 21 988 6552
E-mail: 
congresso@comiteparalimpicoportugal.pt 
Sítio web:
  http://www.comiteparalimpicoportugal.pt/congresso2014/Pages/Inicio.aspx

FONTE: INR

Candidaturas: Apoio a projectos que promovam e protejam os direitos das crianças

X

Objectivos
Este convite baseia-se no Programa Anual de 2014 do programa Direitos, Igualdade e Cidadania, que visa co-financiar projectos transnacionais que apoiem sistemas integrados de protecção das crianças e aumentem a capacidade dos profissionais que representam crianças em processos judiciais, em linha com o objectivo específico de promover e proteger os direitos das crianças.
As propostas devem produzir resultados com um valor europeu acrescentado.
Todos os projectos apresentados devem ter em conta uma abordagem baseada nos direitos das crianças e estar claramente assentes nos princípios da Carta dos Direitos Fundamentais da UE e na Convenção das Nações Unidas para os direitos das crianças. Os candidatos devem incluir referências claras e explicitas ao enquadramento legal da UE e internacional, bem como identificar o enquadramento que guiará a implementação do projecto (por exemplo, projectos na área do acesso das crianças à justiça que incluam referências às crianças vítimas de crime deverão remeter para a Directiva 2012/29/UE). Os candidatos são convidados a considerar o impacto do projecto, com vista a assegurar os benefícios práticos e o impacto no grupo-alvo e nos beneficiários finais (as crianças).
Tendo em vista a protecção das crianças e as questões éticas, os candidatos deverão apresentar uma descrição detalhada das políticas de protecção das crianças em implementação para quaisquer actividades do projecto que envolvam interacção com crianças.
Prioridades e actividades elegíveis
Este convite destina-se a financiar três tipos de actividades:
- Capacitação de profissionais que trabalhem com ou para crianças em cuidados alternativos ou detenção: formação sobre direitos das crianças; comunicação com crianças, de acordo com o artigo 12 da Carta das Nações Unidas dos Direitos das Crianças
- Capacitação de advogados que representem crianças em métodos administrativos, criminais e civis inovadores utilizados para promover e proteger os direitos das crianças, tais como casos de teste e acções de classe; implementação prática do terceiro protocolo adicional da Carta das nações Unidas dos Direitos das Crianças em procedimentos de comunicação; recurso ao Comité Europeu dos Direitos Sociais ou Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Esta actividade deverá incluir novos módulos de formação ou a colocação em prática de módulos já testados.
- Capacitação de profissionais tais como assistentes sociais e de saúde ou polícia: poderá incluir o desenvolvimento ou a utilização de novos módulos de formação em justiça adaptada às crianças. Deve ser dado especial ênfase à formação interdisciplinar em direitos e necessidades das crianças de diferentes grupos etários.
As propostas devem incluir estimativas do número de pessoas/profissionais a atingir, disponibilizar dados desagregados por género e idade e devem descrever como será feita a utilização do financiamento.
Os candidatos são convidados a fazer uso das modernas tecnologias de comunicação e ferramentas de disseminação. A criação de novos websites sobre os direitos das crianças não é elegível no âmbito deste convite.

Candidatos elegíveis
Candidatos e parceiros devem preencher os seguintes requisitos:
- estatuto legal - organizações (públicas ou privadas) constituídas legalmente, ou organizações internacionais
- sem fins lucrativos
- com sede nos países elegíveis (28 Estados-membros da UE), Islândia

Prazo para apresentação de candidaturas
11 de Dezembro de 2014

Informações Adicionais

Fonte: http://europedirect.esgs.pt/Grupos/Financiamento/JUST_2014_RCHI_AG_PROF.html

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Prémio SIC Esperança - Rock In Rio Escola Solar

Estão aberturas as candidaturas ao prémio SIC Esperança - Rock In Rio Escola Solar, entre o dia 6 de outubro de 2014 e o dia 10 de novembro de 2014. 
O prémio é lançado, este ano, pela 5ª vez consecutiva, e consagra projetos desenvolvidos e apresentados por Instituições de Solidariedade Social ou equiparadas, cujo teor se revele inovador e contribua para a melhoria da qualidade de vida de indivíduos social e economicamente vulnerável.
Esta edição centra-se na temática Empowerment, e o prémio tem o valor de 20.000 euros. A verba para o financiamento deste prémio foi gerada através da venda de eletricidade, produzida por painéis solares instalados em escolas por todo o país, através do Projeto Escola Solar 2008 do Rock In Rio.
Para aceder ao regulamento clique no seguinte link:
Para aceder à ficha de candidatura, clique no link seguinte: 
Fonte: SIC Esperança

Bolsa Investigação CES Coimbra| Sociologia

bolsa-investigacao1Concurso para a atribuição de Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto “Inserção laboral de imigrantes e portugueses de origem estrangeira: uma aproximação às práticas de discriminação no mercado de trabalho (Indistinto)”, (1A3-0023), financiado pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), com fundos do Programa Anual de 2013 do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT).
Candidaturas até 28 de outubro de 2014
Área Científica: Sociologia
Requisitos de admissão preferencial: Mestrado em Sociologia, preferencialmente, na área das Migrações, Trabalho ou Emprego. 
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica do Investigador Responsável do Projeto, Pedro Góis.  
Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 7 meses, com início previsto para o mês de novembro de 2014.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais.
As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, na morada do Centro de Estudos Sociais durante o período de abertura do concurso, ou enviadas por correio, com carimbo da data de expedição até ao último dia do concurso, para a morada a seguir indicada:
Referência: CES-BI/14/2014 A/C Prof. Doutor Pedro Góis Centro de Estudos Sociais Colégio de S. Jerónimo, Apartado 3087 3001-401 Coimbra Portugal.
O CES promove a igualdade de oportunidades.
Para mais informações consulte aqui o Aviso de Abertura da Bolsa em concurso, ou em na  Página  Institucional do CES
Fonte: ACEGIS

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia |Antropologia

bolsa-investigacao1Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Mestres, no âmbito do projeto/instituição de I&D “Incentivo/SAGD/UI0283/2014 - Colaboração nos trabalhos do centro de investigação”, financiada pelo Programa Incentivo. 
O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 30 de outubro.
Área Científica: Antropologia Biológica.
Requisitos de admissão: Mestres em Antropologia Biológica
Local de realização da bolsa: Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra - CIAS
Duração da(s) bolsa(s): 9 meses. Prevendo-se o seu início para janeiro de 2015.
Envio de candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas, por correio eletrónico, para: cia@ci.uc.pt
Para mais informações consulte aqui o Aviso de Abertura da Bolsa em concurso.
Fonte: ACEGIS

Bolsa de Investigação «Projecto Reincidências»| Mestrado Integrado em Psicologia


bolsa-investigacao1Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação de Mestre no âmbito do projeto Projecto Reincidências – Avaliação da Delinquência dos Jovens Ofensores e Prevenção da Delinquência, coordenado nacionalmente pela Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. 
O concurso encontra-se aberto no período de 27 de outubro a 7 de novembro.
Área Científica: Ciências Sociais e Humanidades 
Requisitos de admissãoMestrado Integrado em Psicologia ou equivalente; 2.Competência e experiência em entrevista com populações de risco; 3. Experiência na construção e manuseamento de bases de dados; 4. Experiência na redação de relatórios e artigos científicos; 5.Domínio da língua inglesa escrita e falada; 6.Ter carta de condução, viatura própria e disponibilidade para fazer deslocações em território nacional (suportadas pelo projecto); 7. Experiência de trabalho em equipa.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, sob a orientação científica da Professor Doutora Ângela Maia.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 1 ano, com início previsto a 1 de Dezembro de 2014, eventualmente renovável até ao máximo de três anos.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). Será pago por transferência bancária.
As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por email para o endereço:cipsi@psi.uminho.pt. No assunto deve constar a referência da candidatura. 
Para qualquer esclarecimento contactar: Doutor Bruno Aragão (Gestor de Ciência do CIPsi) brunoaragao@psi.uminho.pt | (+351) 253 604 223
Para mais informações consulte aqui o Aviso de Abertura da Bolsa em concurso
fONTE: acegis

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

17 de Outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
Dia Interncional Erradicação da PobrezaNa Europa cerca 124 milhões de pessoas são afetadas pela pobreza e exclusão social,  25 Milhões são crianças!
Quase um em cada cinco portugueses (18,7%) estava em risco de pobreza no ano passado, o valor mais elevado desde 2009. Os dados são divulgados pelo INE para assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza 
 De acordo com o inquérito  às Condições de Vida e Rendimento do INE,  18,7% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2012, o valor mais elevado no período iniciado em 2009.
Sendo que esse ano acentuou-se sobretudo a tendência de crescimento do risco de pobreza para as/os menores de 18 anos (24,4%, valor superior em 2,6 p.p. ao verificado em 2011). A tendência para o risco de pobreza na população infantil ser superior ao da restante população é comum ao observado para a União Europeia (UE27), mas a distância entre as famílias com crianças dependentes residentes em Portugal e a média registada para o mesmo tipo de famílias na UE27, tem vindo a aumentar.
As crianças , grupo populacional com riscos de pobreza ou exclusão social superiores aos da população em geral desde 2010, foram as mais afetadas pelo aumento da pobreza ou exclusão social (mais 3,8 p.p. entre 2012 e 2013).
O risco de pobreza para as crianças diminuía com o aumento do nível de escolaridade completado pelos pais, sendo de 37,5% para aquelas com pais que não tinham completado pelo menos o ensino secundário, de 14,1% quando os pais concluíram o ensino secundário ou pós-secundário (não superior) e de 4,1% quando os pais possuíam habilitações académicas de nível superior. Esta condição está alinhada com o facto de, em média, o risco de pobreza para a população adulta diminuir com o aumento do nível de escolaridade. O risco de pobreza para quem possuía habilitações ao nível do ensino secundário ou superior é cerca de metade do risco enfrentado por alguém que detém habilitações académicas inferiores ao ensino secundário.
Fonte: ACEGIS

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

UE está à procura de Guardas de Segurança Interna


uniao-europeia_01
Para concorrerem ao cargo de Guarda de Segurança Interna, os candidatos devem possuir os seguintes requisitos:
  • Ser cidadãos da União Europeia;
  • Possuir um conhecimento profundo de uma das línguas oficiais da UE, e devem ter um conhecimento satisfatório do Inglês, Francês ou Alemão;
  • E devem ter disponibilidade para trabalhar durante o dia e noite, bem como aos fins de semana.
Para solicitarem o grau de entrada AST-SC1, que corresponde a um vencimento base mensal de 2345€, os candidatos devem ter um diploma que comprove que já terminaram o nível de ensino secundário. Para além disso, é essencial terem, pelo menos, três anos de experiência profissional relevante para a natureza das funções a desempenhar.
Os candidatos selecionados vão ter ainda que passar por testes de seleção adicionais, cujo objetivo passa por comprovar as suas habilidades técnicas. Por outro lado, terão que passar por verificações de segurança do país de acolhimento para obter uma licença de porte de armas. Este é, aliás, um pré-requisito para impor a segurança no território belga e nas instalações do Secretariado-Geral do Conselho.
As candidaturas estão abertas até às 12h do dia 28 de outubro (hora de Bruxelas). Não perca tempo, conheça todos os detalhes e faça a sua candidatura AQUI. Boa sorte
Fonte: Emprego pelo mundo

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

FCT abre estágios para organizações científicas

Fundação FCTFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) tem abertas as candidaturas para estágios tecnológicos no CERN-Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, ESA-European Space Agency e ESO-European Southern Observatory.


Candidaturas até 30 de outubro 2014
A iniciativa, dirigida a jovens engenheiros/as portugueses/as, visa desenvolver um plano de formação complementar em domínios estratégicos para o aumento da competitividade das empresas nacionais.
Os estágios proporcionam formação avançada a jovens com grau académico de licenciatura ou superior, em organizações científicas internacionais de referência. Os/as candidatos/as  deverão ter grau académico de licenciatura ou superior, obtido há menos de seis anos para o grau de licenciatura ou três para o grau de doutor, em áreas científicas e tecnológicas nos domínios em que a competência do CERN, ESA e ESO é internacionalmente reconhecida.
A formação tem a duração de um ano, com possibilidade de renovação por mais um. O programa de estágios decorre no âmbito dos protocolos de formação de recursos humanos estabelecidos com o CERN, a ESA e o ESO.
O prazo de entrega das candidaturas é até 31 de outubro de 2014 (17H00 de Lisboa), através do emailestagiostecnologicos@fct.pt. Para mais informação sobre o concurso consultar a página da FCT.
Fonte: ACEGIS

Conferência e apresentação do Manual de Bioética para Jovens | 17 de outubro de 2014 | Cantanhede


No dia 17 de outubro de 2014, pelas 21:15h, irá decorrer a conferência e apresentação do Manual de Bioética para Jovens, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede. 
O Manual será apresentado pela Prof. Doutora Margarida Castel-Branco (Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra).
O Manual é uma tradução adaptada do Manuel Bioéthique des Jeunes (2ª edição, de Fevereiro de 2012), da Fondation Jérôme Lejeune, cujo patrono, o médico investigador Jérôme Lejeune, descobriu a patologia cromossómica (Trissomia 21), responsável pela síndrome de Down.

Fonte:http://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/Content/?MID=3&ID=650#.VDw9kPldU_Y

domingo, 12 de outubro de 2014

Candidaturas à medida Emprego Jovem Ativo | de 6 de outubro de 2014 a 31 de dezembro de 2015


A Medida Emprego Jovem Ativo (EJA) tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento de experiências práticas em contexto de trabalho, no âmbito de projetos que podem ser promovidos por entidades públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos, com a duração de seis meses, para jovens entre os 18 e os 29 anos:
  • Que não possuam a escolaridade obrigatória e que se encontrem em situação de particular desfavorecimento face ao mercado de trabalho;
  • Que possuam qualificação de nível 6 ou superior, tendo em vista a orientação e o apoio aos jovens em situação de desfavorecimento.
Considerando que, nos termos do n.º 7 do artigo 15.º, da Portaria n.º 150/2014, de 30 de julho, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P. (IEFP) define e publicita os períodos de candidatura da Medida Emprego Jovem Ativo.
Assim, o Conselho Diretivo do IEFP, I.P. deliberou que o período de abertura de candidaturas a esta medida decorrerá entre 6 de outubro de 2014 e 31 de dezembro de 2015, inclusive.
 
- See more at: https://www.iefp.pt/noticias?item=1702248#sthash.dchdqPaI.dpuf

Fonte: IEFP

sábado, 11 de outubro de 2014

PROGRAMA ENERGIA COM VIDA CHEGA ÀS ESCOLAS DE TODO O PAÍS


No presente ano letivo 2014/2015, o projeto energia com vida - escolas solidárias alarga o seu âmbito de intervenção e estende-se às mais de 1600 escolas básicas e secundárias do país, profissionais e artísticas, do ensino público e privado.
Nascido em 2009, o energia com vida é um programa que apela à cidadania ativa, convidando os jovens a intervir com projetos de solidariedade nas comunidades onde atuam e em áreas de intervenção que se adequem aos problemas existentes na proximidade - por exemplo pobreza/fome, conviver com a diferença,  população sénior, desemprego, sustentabilidade ambiental, entre outros.
Nas 4 edições já realizadas nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo, o balanço é expressivo: desde 2010-11, os alunos que participaram no Energia Com Vida desenvolveram e implementaram 373 projetos de intervenção social, contribuindo de forma ativa e empenhada para melhorar problemas e responder a necessidades identificadas nas suas comunidades.
Na edição de 2013- 14 os projetos das escolas solidárias beneficiaram quase 15 mil pessoas. Participaram 122 escolas e cerca de 5.500 alunos. Desde 2010-11 os alunos implementaram já 373 projetos de intervenção social.
A partir deste ano espera-se que o projeto ganhe vida por todo o país. 
As escolas assumem um papel essencial uma vez que é a partir delas que os jovens tomam conhecimento do energia com vida e é com elas que irão desenvolver as suas ideias, com a colaboração dos professores e o contributo de uma rede de "mentores" voluntários.
A escola, através deste projeto, possui as ferramentas necessárias para oferecer aos seus alunos uma formação integral, não só académica, aproximando-se das famílias dos seus alunos, convidando-os a participar e a comprometerem-se com a comunidade envolvente.
Lançar sementes de transformação social em idade escolar é um desafio estimulante e uma aposta na formação mais completa dos jovens e na sua crescente sensibilização para a cidadania activa. A par de um crescimento consistente, a Fundação EDP ambiciona que o energia com vida chegue cada vez a mais escolas gerando um expressivo movimento de cidadania.  

Instituições e escolas: apelo à participação 


  • Para incluir uma instituição nesta rede solidária:envie email para info@energiacomvida.org com o nome da instituição, área de intervenção (pobreza e fome, população sénior, sustentabilidade ambiental, etc), zona geográfica (concelho,freguesia) e contactos gerais (morada, telefone, email).

  • Para inscrever uma escola na rede de escolas solidárias >>.
Fonte: Fundação EDP

ESTATUTO DAS IPSS EM REVISÃO


CNIS apresenta propostas em Conselho Geral

O Conselho Geral da CNIS convocou uma reunião extraordinária para debater e elaborar um parecer sobre a revisão do Decreto-Lei nº 119/83 que está em curso sob a alçada do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. O encontro, que teve lugar em Fátima, no dia 16 de Setembro, analisou com detalhe uma versão preliminar do renovado Estatuto das IPSS.
Entre outros, foram abordadas questões como: A destituição judicial dos titulares dos órgãos sociais; A gratuitidade do mandato e a possibilidade e condições de remuneração de titulares dos órgãos sociais, por esse exercício; A inelegibilidade para os órgãos sociais e impedimentos; O regime de invalidade das deliberações dos órgãos sociais, a aplicabilidade do Código dos Contratos Públicos aos contratos de empreitada relativos a obras de construção e grande reparação, bem como à alienação e arrendamento de imóveis pertencentes às IPSS; O estatuto dos associados que sejam trabalhadores da Instituição quanto à elegibilidade e às condições para o exercício de cargos nos órgãos sociais; A duração e limites de mandatos nos órgãos sociais.
O presidente da CNIS, padre Lino Maia, alertou os presentes que as propostas ali consensualizadas poderiam não ser atendidas, pois a alteração do Decreto-lei é da responsabilidade do Governo: “Somos parceiros, somos ouvidos, mas nem sempre atendidos”.
O jornal Solidariedade, com a ajuda do assessor jurídico Henrique Rodrigues, explica o que está em causa nesta importante revisão do Estatuto das IPSS.


REMUNERAÇÃO DOS ORGÃOS DIRIGENTES
A posição de princípio da CNIS é a de que o exercício do mandato como dirigente deve ser gratuito. Trata-se de uma manifestação do voluntariado, constituindo este princípio estruturante do Setor Solidário.
A possibilidade de remuneração deve ser vincadamente excecional, prevista nos estatutos, definida por um órgão exterior ao que é beneficiado – não pode ser a Direção a fixar a remuneração do seu presidente, por exemplo, devendo ser a Assembleia Geral ou o Conselho Fiscal, em nome da transparência e da isenção -, devendo existir um montante máximo para essa retribuição e findando em caso de défices continuados de exploração.
A CNIS aceita, nos casos excecionais e com os limites acima referidos, que tal remuneração possa atingir, no máximo, 5 vezes o IAS.
Convém não esquecer que o nível máximo previsto no CCT para diretor de serviços ou secretário-geral não atinge os 1.200,00 euros, pelo que remunerações superiores ao referido montante máximo, que se praticam em alguns casos, seriam chocantes.
Quanto à possibilidade de os trabalhadores que sejam associados serem eleitos para os órgãos sociais, a posição da CNIS é favorável, já que a capacidade eleitoral passiva integra o núcleo essencial do estatuto de associado.
Não podem é votar em assuntos que lhes respeitem – como salários -, nem poderão estar em maioria num determinado órgão.

DURAÇÃO E NÚMERO DE MANDATOS
A limitação do número de mandatos constitui uma questão controversa, desde sempre.
Convém esclarecer que esta questão diz exclusivamente respeito às associações, cujos órgãos sociais são eleitos em Assembleia Geral – o que deixa de fora a maior parte dos associados da CNIS, nomeadamente centros sociais paroquiais e institutos de organizações religiosas, em que nunca houve limitação de mandatos – e em que a CNIS defende que continue a não haver.
Quanto às associações, a proposta da CNIS é a de manutenção do sistema atual, embora agora com o limite de três mandatos – e não de dois, como no presente, ou dois com a duração de 5 anos cada - e com a duração de até 4 anos, podendo sempre a Assembleia Geral abolir a inelegibilidade, em caso de impossibilidade de renovação.
Crê-se que tal posição da CNIS não venha a obter vencimento, tendo em conta a recente reforma do sistema eleitoral para os órgãos de soberania ou autárquicos.
Se o Governo entender legislar segundo essa orientação, a CNIS defende que tais limites só vigorem relativamente aos mandatos a iniciar após a publicação da nova lei.

CRIAÇÃO DE CENTRO DE ARBITRAGEM DA SOLIDARIEDADE SOCIAL
A CNIS defende o modelo de regulação da atividade do setor sob a égide de uma Entidade Reguladora, nomeadamente no que toca ao licenciamento das instalações, à fiscalização e à inspeção.
Não significa isto que o Estatuto das IPSS deva desde já definir este modelo – mas a CNIS defende que o diploma a publicar deveria desde já abrir a possibilidade de, por lei futura, tal poder vir a ocorrer.

LEI DE BASES DA ECONOMIA SOCIAL E DECRETO-LEI 119/83.(Auto-sustentação ou sustentabilidade?)
A Lei de Bases da Economia Social, aprovada pela Lei nº 30/2013, de 8 de Maio, determina a revisão da legislação de enquadramento das várias “famílias” da economia social; IPSS, Fundações, Cooperativas, Coletividades de cultura e recreio.
Existe o risco de que a revisão do Estatuto aprovado pelo Decreto-Lei nº 119/83, de 25 de Fevereiro, seja excessivamente tributário dessa Lei.
A CNIS defende o entendimento de que haverá aqui que distinguir. Com efeito, a Lei de Bases não pode ser apresentada como única ratio do processo legislativo – deixando-se omissos, ou na sombra, os princípios que, segundo a nossa tradição jurídica de décadas, costumam ser identificados com as IPSS: a solidariedade, como dever e imperativo ético, a caridade fraterna, nas instituições de origem religiosa, a atenção prioritária aos mais desfavorecidos, como estruturante do contrato social.
A Lei de Bases tem virtualidades, como veremos adiante, mas tem uma matriz mais radicada nas relações económicas e em conceitos ligados à produção material de bens do que propriamente nas relações sociais. Não é essa a cultura plurissecular das IPSS.
No entanto, a referida Lei de Bases da Economia Social fundamenta uma das principais alterações que a CNIS defende para o Estatuto das IPSS: a clarificação de que é legítima a prossecução de atividades comerciais ou industriais por parte das IPSS, seja qual for o domínio de tais atividades, através da criação de empresas ou da aquisição de partes sociais de sociedades comerciais – desde que tais atividades tenham natureza instrumental relativamente às suas atividades principais, no domínio da solidariedade social, e os resultados da exploração de tais atividades propriamente mercantis sejam afetos aos fins de solidariedade.
É importante esclarecer, com grande nitidez, a dúvida jurídica atualmente existente sobre tal possibilidade – embora esta abertura traga consigo o risco de servir de pretexto aos poderes públicos para, a pretexto de novos meios de sustentabilidade das Instituições, fazer regredir os apoios e o financiamento públicos para a atividade nuclear das mesmas Instituições.

IMPEDIMENTO DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS PERTENCEREM AOS ORGÃOS SOCIAIS DAS EMPRESAS PARTICIPADAS
A posição da CNIS é a de que os titulares dos órgãos sociais não só podem, como devem, integrar os órgãos sociais das empresas e sociedades participadas – de acordo com a matriz das sociedades comerciais e SGPS que serviu de paradigma à solução da sustentabilidade, por esta via, das Instituições Solidárias.
FISCALIZAÇÃO E DENÚNCIAS ANÓNIMAS
O presidente da CNIS defendeu a orientação de que denúncias anónimas deveriam ser liminarmente arquivadas – na sequência da informação de que a grande maioria das ações inspetivas ou fiscalizadoras resulta de denúncias anónimas.

OBRAS E REGIME DOS CONTRATOS PÚBLICOS
A CNIS vem defendendo a posição da não-aplicabilidade do Código dos Contratos Públicos à contratação levada a efeito pelas IPSS.
Discute-se se o 119/83 deveria conter uma disposição, impondo a aplicabilidade desse regime aos contratos de empreitada para obras de construção ou grande reparação, celebrados por IPSS. Se tal vier a acontecer, duas conclusões se podem tirar:
- se a nova lei integrar tais empreitadas, e apenas esses contratos, no âmbito de aplicação do CCP, é lícito concluir que tal Código não tem aplicabilidade a todos os outros contratos: nomeadamente os contratos de prestação de serviços.
- no mesmo pressuposto, tem razão a CNIS ao defender a inaplicabilidade atual do CCT, mesmo nos contratos de empreitada: pois se a lei alterada os passa a incluir, é porque a lei por alterar – e que é a que está em vigor – não os inclui.
A posição da CNIS é, portanto, de inaplicabilidade absoluta do CCP, no regime jurídico atual; e de assim dever continuar a ser.

 

Fonte: Solidariedade