domingo, 30 de novembro de 2014

Senilização Violência no Namoro | Jogo online UnLove


Jogo unloveUnLove, um jogo para aprender a gerir a violência no namoro
A Universidade de Aveiro desenvolveu um jogo online para prevenir violência no namoro entre adolescentes.
O UnLove é um jogo de prevenção e sensibilização para a Violência no Namoro, desenvolvido de acordo com uma lógica de jogo em tempo-real, de base narrativa e “point and click”.
O jogo permite que os utilizadores personifiquem diferentes “avatars” que lhes permitirão experimentar e testemunhar diferentes situações de Violência no Namoro, nomeadamente vivenciar e aprender a gerir situações de conflito, abuso ou violência física e psicológica entre os elementos do casal.
 O trabalho foi desenvolvido em articulação com o  projeto "Viver direitos / vencer violências - da escola ao espaço público”, um Projeto do MDM (Movimento Democrático de Mulheres), financiado pelo POPH, através da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género - de apoio técnico e financeiro às Organizações Não Governamentais.
Faça já Download do Jogo UNLOVE na Página Oficial 
Fonte: ACEGIS

sábado, 8 de novembro de 2014

Programa Estágios Profissionais na Administração Local

Pepal_11_2014








As autarquias vão poder contratar até 1.500 jovens licenciados que estejam desempregados, ao abrigo do novo Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL).
Este programa destina-se a jovens até aos 29 anos, à procura do primeiro emprego ou a desempregados à procura de novo emprego (inscritos nos Centros de Emprego e Formação Profissional do IEFP) e que possuam licenciatura.
Com uma duração de 12 meses, os estágios PEPAL são promovidos pelas Autarquias Locais, Entidades Intermunicipais, Associações de Municípios e de Freguesias de Direito Público e Empresas Locais. Aos estagiários será concedida uma bolsa de estágio, a fixar por portaria, e subsídio de refeição.
Os estágios serão publicitados na Bolsa de Emprego Público – BEP, ou no sítio da internet da entidade promotora.
Mais informações aqui. 
Fonte: ACEGIS

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia | Psicologia


bolsa-investigacao1Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Mestre, no âmbito da instituição de I&D para Apoio ao Núcleo de Apoio ao Aluno da Divisão de Serviços Académicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nomeadamente no domínio do acompanhamento psicopedagógico, desenvolvimento de competências transversais e combate ao insucesso e abandono escolar, financiado por receitas próprias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O concurso encontra-se aberto no período de 30 de Outubro a 12 de Novembro
Área Científica: Psicologia 
Experiência em psicoterapia e aconselhamento psicológico em contexto do ensino superior.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 1 (um) ano, com início previsto em Dezembro de 2014. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 6 (seis) anos.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.150,00 € 
As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio electrónico, obrigatoriamente com a indicação no assunto do email, da referência do concurso (Refª BGCT_Mestre_Núcleo de Apoio ao Aluno/FLUL/2014), parasp.pessoal@letras.ulisboa.pt
Para mais informações consulte aqui o Aviso de Abertura da Bolsa em concurso.
Fonte: ACEGIS

Recrutamento Monitor(a) Comunidade Terapêutica | Dianova Portugal


emprego ACEGIS




A Associação Dianova Portugal é uma organização da sociedade civil de utilidade pública especializada na prevenção, tratamento e reinserção a nível das toxicodependências, em desenvolvimento sócio-comunitário, na inclusão social, no apoio psicossocial, e na formação e capacitação de Pessoas e Organizações. 
Descrição da função:  Dinamizar grupos de utentes e acompanhar as suas actividades diárias, numa perspectiva terapêutica e pedagógica, integrado numa Equipa Multidisciplinar. 
Local: Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas,  Monte Redondo – Torres Vedras. 
Perfil do(a) candidato(a):  Formação Académica Superior nas áreas sociais (preferencialmente) ;  Aptidão para actividades ocupacionais, criatividade e iniciativa;  Conhecimentos de Inglês e informática na óptica do utilizador;  Facilidade no Relacionamento Interpessoal e gosto pelo trabalho em equipa;  Forte sentido de responsabilidade e capacidade de gestão do stress.;  Polivalência e Resiliência.
Oferta: Integração numa Equipa dinâmica e empreendedora; Oportunidade de participação em desafiantes projectos da Economia Social e Solidária. 
Enviar CV detalhado e carta de motivação para:gestao.pessoas@dianova.pt indicando a referência GP02CT14
Fonte: ACEGIS

Recrutamento OCDE Jovens Profissionais 2015 | Candidaturas até 25 de Novembro


OCDEO Programa Jovens Profissionais 2015  - Young Professionals Programme, YPP -  é uma iniciativa de recrutamento que visa recrutar jovens profissionais altamente qualificados e motivados em diversas áreas de formação, para trabalhar na organização, em projetos ligados às orientações estratégicas do Secretário-Geral.  
No final do período de dois anos, espera-se que os indivíduos selecionados sejam capazes de concorrer para outros cargos dentro da organização.
Candidaturas até 25 de Novembro 2015

Condições de elegibilidade

  • possuir um grau académico avançado num assunto de relevância para o trabalho da OCDE;
  • competência em dados quantitativos e analíticos demonstrada por desempenho académico;
  • conhecimento das políticas e instituições nacionais e dos processos políticos e de reforma;
  • os candidatos com grau de mestrado devem ter no mínimo dois anos de experiência profissional em áreas afins;
  • fluência escrita e oral numa das duas línguas oficiais da OCDE (Inglês e Francês) e conhecimento prático, ou vontade de aprender, a outra. O conhecimento de outras línguas é uma vantagem;
  • Ter 32 anos, ou menos, no final de 2014 (nascido a partir de 1 de Janeiro de 1982)
Os/as candidatos(as) começarão a trabalhar no verão de 2015. Salário base mensal a partir de 4.260 euros.
Mais informações aqui. 
Fonte: ACEGIS

terça-feira, 4 de novembro de 2014

2ª EDIÇÃO PROJETO LIBERDADE DE EXPRESSÃO E REDES SOCIAIS

“Como seria a vida sem redes sociais?” É a pergunta que a SIC Esperança e a Rede de Bibliotecas Escolares dirigem aos estudantes do 3º ciclo do ensino básico e secundário, nesta que traduz a 2ª edição do projeto “Liberdade de Expressão e Redes Sociais”, desenvolvido em parceria entre estas duas entidades.
Este projeto consiste na criação de um concurso a nível nacional, para estudantes com idade igual ou superior a 13 anos, e que tem como objetivo suscitar a reflexão e o debate sobre a temática da liberdade de expressão e das redes sociais, e os temas por elas abrangidos.
Este ano, os alunos são desafiados a encarar o mundo de forma diferente, longe das redes sociais, uma reflexão à influência que estas têm ganho na vida de cada um de nós, transformando a sociedade e a forma como esta comunica.
Os alunos que pretendam participar deverão criar conteúdos originais recorrendo a textos, vídeos, podcasts, fotografias, desenhos ou animações, e enviar os seus trabalhos até ao dia 16 de janeiro de 2015. A avaliação dos projetos decorre entre 16 de janeiro e 13 de fevereiro e a 16, são anunciados os vencedores.
É indispensável promover junto dos jovens a importância da troca de ideias, bem como promover experiências que lhes permitam compreender a importância da liberdade de expressão e da evolução da forma como comunicamos.
Consulte aqui o regulamento: 


SIC Esperança – Vale a pena acreditar!
Fonte: SIC

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Terceiro setor: Comunicar com (D)Eficiência

No dia 11 de novembro, a Fundação Calouste Gulbenkian abre as suas portas para receber o workshop "Terceiro Setor: Comunicar com (D)eficiência".
 Este evento é uma organização conjunta entre o Gabinete para os Meios de Comunicação Social e a Fundação Calouste Gulbenkian, inserido no âmbito das atividades do Grupo de Reflexão Media e Deficiência, do qual o INR, I.P. faz parte.
A iniciativa é de entrada livre, sujeita a inscrição, e contará com o serviço de interpretação em Língua Gestual.
Para mais informações consulte a página do Grupo de Reflexão Media & Deficiência e o programa.

Última actualização: Quinta-Feira, 30 Outubro de 2014
Fonte: INR

"Artistas pela APELA" | Jantar e Leilão | 15 de novembro




Leilão dá a conhecer resposta de artistas ao "Ice Buckett Challenge"

Porto, 3 de novembro, de 2014
A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica - APELA, tem o grande prazer de o convidar para o Jantar e Leilão, "Artistas pela APELA", que se realiza dia 15 de novembro, sábado, às 20 horas, no restaurante da Casa da Música, no Porto, e cujas receitas reverterão a favor da Associação.
Irão a leilão peças de artistas nacionais consagrados como Álvaro Siza Vieira, Nadir Afonso, Armanda Passos, Souto Moura, Cargaleiro, Júlio Pomar, entre muitos outros, cujas obras foram gentilmente cedidas à APELA pelos artistas e as suas famílias, respondendo assim desta forma original ao famoso desafio "Ice Bucket Challenge".
Na página do Facebook do evento, "Artistas pela APELA - Leilão", têm vindo a ser publicadas diariamente imagens das obras que irão a leilão assim como pequenas biografias dos seus autores e preços de licitação.
O valor do jantar é de 50 euros, metade do qual reverte a favor da causa. É possível participar apenas no leilão, para o qual a entrada é gratuita e no qual, o valor angariado reverte na totalidade para a APELA.
Haverá a possibilidade de assistir ao concerto Exotismo Sinfónico com a Orquestra Sinfónica e o Arditti Quartet, que antecederá o jantar, e a celebração da APELA encerrará com Clubbing, "à moda" da Casa da Música, após o leilão.
As reservas e compra dos bilhetes devem ser feitas nas bilheteiras ou no site da Casa da Música.

Mais informações:
Leonor A. Rodrigues – leonorabreu@hotmail.com | 937926841

Fonte: Leonor Abreu

domingo, 2 de novembro de 2014

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia | Área Científica Psicologia


bolsa-investigacao1Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Mestre, no âmbito da instituição de I&D para Apoio ao Núcleo de Apoio ao Aluno da Divisão de Serviços Académicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nomeadamente no domínio do acompanhamento psicopedagógico, desenvolvimento de competências transversais e combate ao insucesso e abandono escolar, financiado por receitas próprias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O concurso encontra-se aberto no período de 30 de Outubro a 12 de Novembro, inclusive.
Instituição de acolhimento: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Núcleo de Apoio ao Aluno
Área Científica: Psicologia
Requisitos de admissão: Os/as candidatos/as deverão possuir comorequisitos obrigatórios:
Licenciatura pré-Bolonha ou Mestrado Integrado na área da psicoterapia e aconselhamento cognitivo-comportamental, na área de adultos; Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos; Domínio da língua inglesa falada e escrita; ­ Proficiência em informática na óptica do utilizador (Word, Excel, Outlook, PowerPoint), publicação de conteúdos, utilização de softwareespecífico para investigação (SPSS) e na elaboração e manipulação de bases de dado
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 1 (um) ano, com início previsto em Dezembro de 2014. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 6 (seis) anos.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.150,00 € (mil cento e cinquenta euros) conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária.
As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio electrónico, obrigatoriamente com a indicação no assunto do email, da referência do concurso (Refª BGCT_Mestre_Núcleo de Apoio ao Aluno/FLUL/2014), parasp.pessoal@letras.ulisboa.pt
Para mais informações consulte aqui o Aviso de Abertura da Bolsa em concurso
Fonte: ACEGIS

Conferência “Desigualdades Sociais: modelos de desenvolvimento e políticas públicas” | 5 Novembro FCSH, Lisboa


Cidadania&Desenvolviemnto_FCSHde novembro – As assimetrias sociais são o tema para a 7.ª conferência do ciclo “Instituições, Cidadania & Desenvolvimento”, uma organização do Departamento de Sociologia. 
Apesar do crescimento económico mundial e da melhoria geral de condições de vida, o mundo atual não deixa de revelar acentuadas assimetrias e desigualdades. Mesmo nas economias consideradas mais desenvolvidas, a “questão social” tem ressurgido na agenda dos atores sociais e dos decisores políticos. Com a crise do “Estado social”, como se pode mobilizar a sociedade civil para repensar as formas de correção das assimetrias sociais?
A conferência “Desigualdades Sociais: modelos de desenvolvimento e políticas públicas”, organizada pelo Departamento de Sociologia, terá lugar dia 5 de novembro, pelas 18h na sala multiusos 3 do Edifício ID.
No evento participam, na qualidade de oradores, Elísio Estanque (CES e FE/UC) e Manuela Silva (Presidente da Fundação Betânia e ISEG/UTL).O papel de moderador caberá a Jorge Pedreira (CES e FE/UC).
Formulário de inscrição aqui. 
Mais informações aqui. 
Fonte: ACEGIS