quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Curso de Empreendorismo e Organização Empresarial Responsáveis (‘b-learning’)

2ª Edição | 9 nov. 2015 a 15 fev. 2016
Curso de Empreendorismo e Organização Empresarial Responsáveis (‘b-learning’) - 2ª Edição (9 nov. 2015-15 a fev. 2016)
Com o objetivo de promover as políticas públicas de igualdade de género e reforçar o empreendedorismo feminino, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Universidade Aberta, em parceria com membros da Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações (REDE RSO PT), promoverão um «Curso de Empreendedorismo e Organização Empresarial Responsáveis», em regime de ‘b-learning’. 
Este curso enquadra-se na medida 44 da área estratégica n.º 3, do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não -discriminação 2014 -2017 (V PNI). Estruturado com a colaboração do Grupo de Trabalho Empreendedorismo Responsável da Rede RSO PT, o curso pugna por promover o empreendedorismo e a economia socialmente responsáveis, com reforço da transversalização da dimensão de género, ao mesmo tempo que almeja sensibilizar os/as participantes para uma atitude de governança sustentável.
Fonte: CIG

Seminário PROTEUS: Furto de identidade online: prevenção, combate & apoio à vítima



Lisboa | 29/30 Outubro 2015


A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) encontra-se a desenvolver o Projeto Proteus – apoiar vítimas de furto de identidade online (cofinanciado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Prevenção de e Luta Contra o Crime), cujo objetivo é, nomeadamente, promover a prevenção do furto de identidade online e ajudar a preparar os profissionais para intervir nestes casos.

Seminário PROTEUS | Furto de identidade online: prevenção, combate & apoio à vítima, a realizar-se noAuditório da Polícia Judiciária em Lisboa, nos dias 29 e 30 de Outubro, constituirá um momento importante e único para debater questões transversais relacionadas com o furto de identidade e o seu enquadramento legal, modi operandi, investigação criminal, cooperação internacional e apoio a vítimas de furto de identidade.



Registo e informações:
www.apav.pt/proteus

Fonte: APAV

Agenda 2016 do Instituto de Apoio à Criança (IAC)

Coimbra | 7 de novembro de 2015


convite_lançamento_agenda 2.jpg

Campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) que tem por objetivo a produção da Agenda 2016 do Instituto de Apoio à Criança (IAC), uma brochura lúdico-pedagógica que pretende ajudar as crianças a compreender melhor os seus direitos e a adotar condutas mais seguras e livres de riscos no seu dia-a-dia. As verbas auferidas com a posterior venda da Agenda IAC 2016 serão canalizadas para o desenvolvimento de novos projetos ligados à prevenção de situações de violência entre os jovens. Destina-se a crianças, jovens, pais, avós, educadores, responsáveis de instituições que trabalham com crianças, entre outros.
Para apoiar a Campanha de Crowdfunding  do CEDI Instituto de Apoio à Criança, aceda ao link:
Na causa "Agenda IAC 2016 Pela Defesa e Promoção dos Direitos da Criança"  introduza o valor do seu contributo, clicando  posteriormente em CONTRIBUIR. Continue o processo seguindo os passos que constam do formulário. Aconselhamos a selecionar a opção" Desejo doar o valor a este promotor, mesmo que a campanha não angarie a totalidade dos fundos" para que possamos dispor de qualquer verba angariada e, desta forma, concretizar o nosso objetivo. A plataforma do PPL irá gerar uma Referência Multibanco para que possa fazer o seu contributo à campanha. A partir de 10 euros receberá uma RECOMPENSA do IAC. Se der uma contribuição superior a 10€, além de receber as recompensas que já apontámos no PPL, recebe igualmente um exemplar da agenda.
Fonte: IAC

Encontro “Cidadania e Educação para a Democracia”

28 de outubro | Faculdade de Direito da Universidade do Porto .

1.º Encontro Temático em torno da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013 – 2020 realiza-se dia 28 de outubro, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

Subordinado ao tema “Cidadania e Educação para a Democracia”, o encontro é organizado pelo Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig) em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade do Porto/ Seminário Novos Direitos do Instituto Jurídico Interdisciplinar, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto Porto e o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. 
A entrada é gratuita mediante inscrição prévia até 22 de outubro e sujeita à lotação da sala, formulário de inscrição
Para mais informações, contactar ssilva@direito.up.pt (D. Susana Silva). 

Mais informações aqui. 

Fonte: ACEGIS

Bolsas de Mérito 1º ano Ensino Superior | Fundação Calouste Gulbenkian

Fundação Calouste Gulbenkian

Candidaturas até 23 de outubro

Apoio à formação académica de jovens de grande potencial com elevadas classificações e de baixos recursos económicos

Até 23 de outubro, a Fundação Calouste Gulbenkian tem abertas as candidaturas ao concurso de bolsas de mérito académico para o 1º ano do Ensino Superior, visando a formação académica de jovens com elevadas classificações e insuficientes recursos económicos. Estas bolsas destinar-se a jovens matriculados pela 1.ª vez no ensino superior em cursos de licenciatura e mestrados integrados em instituições portuguesas de ensino superior, cuja nota de acesso seja igual ou superior a 18 valores.
 
bolsa de mérito Calouste Gulbenkian atribuída corresponde ao valor da propina efetivamente suportada pelo estudante, até ao limite da propina máxima fixada para o 1º ciclo de estudos do Ensino Superior Publico para o ano letivo em causa, podendo ainda  incluir um complemento para aquisição de material bibliográfico e escolar, bem como um complemento de transporte, de acordo com tabela anual estabelecida pela Fundação.

Mais informações aqui. 

Fonte: ACEGIS

Seminário “Contra o Discurso de Ódioonline: uma Campanha em Movimento”

23 de outubro, no IPDJ do Parque das Nações | Lisboa | Inscrições gratuitas

O IPDJ promove, no próximo dia 23 de outubro,  o Seminário “Contra o Discurso de Ódio Online: uma Campanha em Movimento“, que terá lugar nas instalações do Centro de Juventude de Lisboa do IPDJ, das 9h30m às 17h30.
Este seminário decorre no âmbito das ações da Campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos Online e nele será feita uma avaliação da 1.ª fase da Campanha, bem como lançadas novas ideias e perspetivas para a continuação da mesma até final de 2017.
 
As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas obrigatoriamnete para o e-mail comunicacao@ipdj.pt

Mais informações em Movimento Contra o Discurso de Ódio

Fonte: ACEGIS


Oferta Formativa do ACM

Imagem em Destaque





Fonte: Alto Comissariado para as Migrações