domingo, 29 de julho de 2012

Prémio "Maria Cândida da Cunha" - 2012

O Instituto Nacional de Reabilitação, I.P., no âmbito das suas competências, encontra-se a promover mais uma edição do prémio Maria Cândida da Cunha com o objectivo de:
1. Estimular e mobilizar os estudantes do Ensino Superior para a produção de conhecimento sobre os fenómenos da deficiência e da reabilitação através de trabalhos académicos realizados na área das Ciências Sociais e Humanas.
2. Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das Pessoas com Deficiências na sociedade portuguesa.
3. Diminuir o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas à inclusão e participação das pessoas com deficiência.
Podem candidatar-se ao Prémio estudantes dos vários graus do ensino superior público e privado, autores de trabalhos de investigação na área das ciências sociais e humanas, que obedeçam às normas regulamentares e contribuam para os objectivos do Prémio.

O período de candidatura decorre de 1 de Julho a 1 de Setembro.
Para mais informação deverá ser consultado o  Regulamento e o formulário de candidatura.

Fonte: Instituto Nacional para a Reabilitação

sábado, 28 de julho de 2012

Seminário Direitos das Vítimas: um passo em frente | Lisboa, 27 e 28 de Setembro

Todos os anos, 75 milhões de pessoas são vítimas de crime na União Europeia (UE) e 15% da população Europeia é anualmente vítima directa de criminalidade violenta.
Estes números deveriam por si só colocar as necessidades das vítimas como prioridade das políticas Europeias e de cada um dos Estados Membro. A mais recente legislação Europeia espelha esta perspectiva. Irão os Estados Membro responder em conformidade? Quais os novos desafios que se apresentam às instituições e organizações nacionais? Quais as questões-chave que estão em causa? O que é que as vítimas realmente necessitam?
Este Seminário aborda todas estas questões e muitas mais. Destina-se em especial a profissionais judiciais, a polícias e técnicos de apoio a vítimas.
Assim, no primeiro dia serão abordadas as alterações trazidas pela nova Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece normas mínimas relativas aos direitos, ao apoio e à protecção das vítimas da criminalidade, bem como os desafios que desta decorrem e outros que surgem de mais legislação europeia, como seja a cooperação judiciária e policial.
O segundo dia será dedicado ao debate sobre temas fracturantes, como por exemplo a relação entre a protecção de dados e o apoio à vítima, e partilha de boas práticas.

Para mais informações e registos:

SIC Esperança lança segunda edição da Bebida Solidária™, em parceria com a Vitalis


A partir de (...) 14 de junho, estão abertas as inscrições para as bolsas escolares – Bebida Solidária™ – que permitirá  a centenas de crianças e jovens, do 1º e 2º ciclos, em situação de carência comprovada terem acesso ao material escolar necessário para começarem o novo ano letivo.
O projeto Bebida Solidária™, nasceu em 2011 e na primeira edição conseguiu um resultado bastante positivo. Com uma verba angariada de 50.000€, e depois de receber 398 candidaturas, a SIC Esperança atribuiu 391 bolsas de material escolar a crianças carenciadas, do primeiro ciclo, em todos os distritos nacionais, incluindo a região autónoma da Madeira.
Este ano, o porque a Educação é um tema que preocupa a SIC Esperança, o projeto volta a ganhar forma, agora para alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico de todo o País em situação de carência comprovada.
Para tornar este projeto uma realidade, contamos com uma rede de parceiros a nível nacional.
Cada
distrito ou região autónoma do país, tem um representante que se encarregará de identificar os potenciais beneficiários desta iniciativa. Será também possível receber candidaturas de famílias.  

O processo de candidatura  decorrerá de  14 de junho a 3 de agosto junto dos representantes das instituições parceiras ou através do nosso site.
As famílias selecionadas para receber a bolsa de estudo em material escolar serão  divulgados a 3 de setembro 2012.

Consulte o regulamento
 
aqui.

Faça o
download da ficha de candidatura.

Este verão, beba  a bebida solidária, que ajuda a aprender!


Fonte: SIC


Fonte: SIC

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Plano SERE + (Sensibilizar, Envolver, Renovar, Esperança, MAIS)

MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE E DA SEGURANÇA SOCIAL

Gabinete do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social

«Despacho n.º 9016/2012

Considerando que o Programa de Emergência Social (PES), nesse sentido, já previa aumentar a sinalização de casos de risco, conferindo uma maior aposta à prevenção primária e secundária;

Considerando que o atual contexto do País também se reflete nas famílias, que embora seja uma das instituições mais persistentes no tempo, necessária e consequentemente, sofre os impactos que abalam os seus membros, com repercussões nas suas crianças e jovens, que se querem prevenir e se possível evitar, quer ao nível das estruturas familiares, quer dos respetivos percursos escolares;

Considerando que a ação do Governo deve procurar uma atuação concertada dos diversos organismos e entidades envolvidas na criação de um novo modelo de acolhimento para as crianças e jovens em risco, por forma a alcançar uma melhor gestão de recursos humanos, técnicos e financeiros;

Considerando que o ciclo do Plano DOM, enquanto plano de intervenção integrada, deve evoluir para um modelo renovado de intervenção integrada e mais especializada, onde além da proteção se atenda à socialização e a um cuidado com o equilíbrio emocional das crianças e jovens, fica desde já salvaguardada a transição automática das instituições que tiveram este plano a decorrer, para o que lhe vai agora suceder, salvo se manifestarem intenção em contrário;

Tendo presente o compromisso estabelecido com as instituições particulares de solidariedade social no âmbito do protocolo de cooperação sobre um novo modelo de acolhimento para as crianças e jovens em risco, que, complementando a ação direta do Estado e respetivas instituições públicas, vêm partilhando importantes responsabilidades, quer para o acolhimento de curta duração em centros de acolhimento temporário, quer para o acolhimento prolongado, em lares de infância e juventude que a procura conjunta de mais soluções, deverá continuar a ter por base uma intervenção integrada, especializada e continuada junto dessas crianças e jovens e suas famílias, a par duma proteção quotidiana às primeiras, assente em modelos socioeducativos adequados:

Ao Estado e à sociedade civil impõe -se que procurem renovar as metodologias adotadas aos níveis técnico, organizativo e funcional dos lares de infância e juventude, através do desenvolvimento de um plano de intervenção integrada e especializada, que evidencie uma melhoria contínua da promoção de direitos e proteção das crianças e jovens acolhidas nos lares, não só no que se refere à definição e concretização, em tempo útil, de um projeto que promova a sua desinstitucionalização, mas seja igualmente promotor do seu desenvolvimento integral.

Assim, determina-se o seguinte:

1 — A criação do Plano SERE + (Sensibilizar, Envolver, Renovar, Esperança, MAIS), de âmbito nacional, que tem como objetivo principal a implementação de medidas de especialização da rede de lares de infância e juventude, impulsionadoras de uma melhoria contínua na promoção de direitos e proteção das crianças e jovens acolhidas, para que no menor tempo útil, da sua educação para a cidadania, sentido de identidade, de autonomia e segurança resultar a sua desinstitucionalização.

2 — A transição automática das instituições que tiveram a decorrer o plano DOM para o Plano SERE +, salvo se no prazo de 30 dias a contar da publicação do presente despacho [Diário da República, 2.ª Série — N.º 128 — 4 de Julho de 2012], manifestarem intenção em contrário.

3 — Sem prejuízo da participação da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco, e dos contributos da Confederação das Instituições de Solidariedade Social, da União das Misericórdias Portuguesas e da União das Mutualidades, cabe ao Instituto da Segurança Social, I. P., a conceptualização do Plano SERE + e respetiva regulamentação, que definirá os princípios, as regras e os procedimentos a que a execução do mesmo deverá obedecer, bem como a sua execução e avaliação, em três modelos de intervenção especializada de lares de infância e juventude, a definir pelo mencionado organismo.

4 — Nos termos do disposto no n.º 3 do presente despacho, a execução do Plano será assegurada pelo Instituto da Segurança Social, I. P., nos seus serviços desconcentrados, em ligação com o Centro de Segurança Social da Madeira, o Instituto de Ação Social dos Açores e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nos termos que vierem a ser definidos na mencionada regulamentação.

5 — O disposto no presente despacho entra em vigor no dia 1 de julho de 2012.

26 de junho de 2012. — O Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social,Marco António Ribeiro dos Santos Costa.».

Fonte: Diário da República, 2.ª Série — N.º 128 — 4 de Julho de 2012

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Em tempo de crise qual é a importância da prestação do RSI?

2012-07-02 Na Antena Aberta: Em tempo de crise qual é a importância da prestação do Rendimento Social de Inserção?

segunda-feira, 2 de Julho de 2012, 12:00:00Ir para o artigo completo
Na Antena Aberta: Em tempo de crise qual é a importância da prestação do Rendimento Social de Inserção?
 
Entrevistas com a Prof. Fernanda Rodrigues, Prof. Cristina Albuquerque, entre outros.
 
Fonte: RTP - Antena Aberta

terça-feira, 3 de julho de 2012

“Positividade” quer influenciar promoção de um envelhecimento mais ativo

Novo livro com selo Impulso Positivo lançado a 4.jul.12

 Será lançado esta quarta-feira o livro “Positividade – Intervenção com Pessoas Idosas”, que se pretende assumir como uma ferramenta prática para a promoção de um envelhecimento mais ativo e positivo, uma obra dirigida sobretudo aos profissionais que diariamente trabalham com pessoas idosas e investem na promoção do seu bem-estar e na melhoria da sua qualidade de vida. Da autoria de Liliana Oliveira Ribeiro, Randdy Ferreira e Margarida Pedroso de Lima, o livro é editado pelo ImpulsoPositivo, plataforma de informação que trabalha na conexão dos setores social, público e privado para gerar maior impacto social. A apresentação da obra terá lugar a 4 de julho, pelas 19h, na Biblioteca da Fundação Serralves, no Porto, contando com a presença dos autores e de Joaquina Madeira, Coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Entre Gerações, que assina o prefácio.


Fonte/Para mais informações contactar: 
Rita Ribeiro
R. Aquilino Ribeiro, lote 71, r/c, 2860-437 Moita
TLF | 21 181 56 03  TLM |93 932 73 86
EMAIL| rita@ritaribeiro.com URL |  http://www.ritaribeiro.com/