sexta-feira, 30 de setembro de 2011

2º Congresso Nacional da Inclusão

No dia 13 de Outubro realiza-se a segunda edição do Congresso Nacional da Inclusão. Organizado pela Associação IUNA - Implementar Uma Nova Atitude Social, em parceira com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e com o apoio da SAPO e da FCT - Fundação de Ciência e Tecnologia, este congresso terá lugar no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

O tema orientador deste congresso será “Inclusão Digital = Cidadania Activa”, procurando promover as boas práticas de inclusão digital que favoreçam a cidadania activa dos cidadãos com necessidades especiais valorizando a sua educação e a sua entrada no mercado do trabalho, com base na adequação das novas tecnologias.
Programa
Contactos:
congressonacionalinclusao@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar | 918 182 024
Para mais informações:www.congressonacionalinclusao.com

Centro com uma semana já acompanha 12 vítimas de violência doméstica

Desde 2008 que as vítimas de violência doméstica em S. João da Madeira não tinham um centro de atendimento. A Cruz Vermelha presta esse serviço há uma semana e já acompanha 12 processos
Funciona há uma semana o Centro de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica, na Cruz Vermelha de S. João da Madeira. O centro presta apoio social, psicológico e jurídico a mulheres ou homens encaminhados pelas autoridades competentes, nomeadamente a PSP, trabalhando em articulação com esta e com as delegações locais da Ordem dos Advogados, da Segurança Social e da Comissão de Protecção de Jovens e Crianças em Risco.
O serviço é assegurado pelo psicólogo José Carlos Cardoso, que, entre 2005 e 2008, exerceu as mesmas funções na esquadra local da PSP, no âmbito do projecto “Muda de Vida”. Com o fim do programa, as vítimas de violência doméstica residentes em S. João da Madeira passaram a deslocar-se ao concelho vizinho de Santa Maria da Feira, mais concretamente ao “Espaço Trevo”, gerido e suportado pela Câmara Municipal da Feira. No final de 2010, 40% das vítimas externas ao concelho da Feira que recorriam ao “Trevo” eram de S. João da Madeira.
Foi precisamente a ausência de uma resposta em S. João da Madeira, que levou a Cruz Vermelha a equacionar a criação do centro. “Sabemos que o concelho é muito afetado por este problema e os casos estavam a ser encaminhados para os concelhos à volta, o que dificulta, porque estas pessoas normalmente têm dificuldades económicas e têm de se deslocar. Depois, acabavam por não ter a assistência devida”, explica ao labor o vice-presidente da instituição, Ricardo Estanislau.
De acordo com a Direcção-Geral da Administração Interna, a comarca de S. João da Madeira apresentava, em 2009, uma das maiores taxas de incidência de violência doméstica no país, com mais de cinco queixas registadas por cada 1.000 habitantes. Estatísticas à parte, a percepção do psicólogo José Carlos Cardoso é de que o concelho tem muitos casos. “Quando me fui embora, em 2008, tinha muitos processos em mãos e muitos ficaram pendentes e sem apoio. Cheguei a ser contactado pela Segurança Social para prestar depoimento em tribunal nos casos mais delicados”, afirma. E a prova da dimensão do problema em S. João da Madeira, no entender do psicólogo e da direcção da Cruz Vermelha, é que, em apenas uma semana, o centro de atendimento já acompanha 12 vítimas.
José Carlos Cardoso afirma que o objectivo no acompanhamento à vítima de violência doméstica não é promover a separação do casal, mas dotá-la de ferramentas para que possa decidir por ela própria. “São, geralmente, pessoas fragilizadas, inseguras e desconfiadas que precisam de encontrar potencial e autonomização”, esclarece. Além do apoio psicólogo e social, o centro presta também, quando necessário, apoio jurídico gratuito, através de uma parceria com a delegação local da Ordem dos Advogados.
O centro está integrado numa rede gerida pela Comissão de Igualdade de Género, mas funciona em regime autónomo. “A Cruz Vermelha não pediu apoios financeiros a ninguém”, garante Ricardo Estanislau. “Não quisemos condicionar a existência do centro à vigência de um programa, por isso não nos candidatámos a nenhum programa financeiro”, acrescenta. Apenas a contratação do técnico foi feita ao abrigo de um programa de apoio.
Desde o início do ano que a instituição está a trabalhar na implementação desta gabinete, mas a formalização “foi bastante demorada e burocrática”, pelo que só há uma semana é que começou a funcionar em pleno.
A falta de um espaço de atendimento na cidade chegou a ser motivo de apelos tanto do PS como do Bloco de Esquerda nos dois órgãos municipais. Os socialistas pediam a criação de um gabinete e os bloquistas a elaboração de um plano municipal de igualdade de género.
Maioria das vítimas estão dependentes do agressor
José Carlos Cardoso conhece bem a problemática da violência doméstica em S. João da Madeira. Trabalhou com ela durante três anos, na esquadra da PSP, no âmbito do programa concelhio “Muda de Vida”. “É uma área muito sensível, complexa e de difícil intervenção”, afirma. A vítima é, normalmente, dependente financeira do agressor e tem filhos, o que dificulta a tomada de uma decisão. “Se não existir um suporte familiar e social adequado, é difícil para a vítima adquirir a autonomização que se pretende. Por isso, tudo tem de ser trabalhado”, explica o psicólogo.
“O objetivo é ajudar estas vítimas a encontrarem capacidades e potencialidades. Fomentar um espaço que promova a autonomização e o empowerment destas pessoas”, continua José Carlos Cardoso. O psicólogo desmistifica a ideia de que estes centros promovem a separação do casal. Embora a maioria dos casos acabe mesmo em separação, o objetivo dos técnicos é capacitar a vítima a decidir por si própria. Essa decisão “torna-se mais difícil quando há crianças, porque quem sai de casa é a vítima”, alerta o psicólogo.
De acordo com José Carlos Cardoso, a vítima de violência doméstica tem entre 30 e 60 anos, é casada e tem filhos. Enquadra-se num estatuto social médio/médio-baixo e não está inserida no mercado de trabalho, o que faz dela dependente do agressor. “São, essencialmente, pessoas fragilizadas, inseguras, desconfiadas que idealizaram uma relação que acabou por ser defraudada”, comenta o psicólogo.
A violência no namoro é residual em S. João da Madeira mas estará, juntamente com a violência infantil, no centro do programa para assinalar o Dia Internacional da Vítima de Violência Doméstica, que se assinala no dia 25 de novembro. A Cruz Vermelha está a preparar um conjunto de conferências e workshops com o objetivo de informar e sensibilizar o público escolar e a comunidade em geral para esta problemática.

Labor.pt, Semanário de 29/09/2011


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

GUIAS PARA INTERVENÇÃO JUNTO DE CRIANÇAS PARA PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS

Uma iniciativa da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco

A CNPCJR disponibiliza 4 guias para os profissionais das áreas da Acção Social, da Educação, das Forças Policiais e da Saúde
Os guias debruçam-se sobre várias temáticas, nomeadamente:
Como proceder no âmbito do Sistema de Promoção e Protecção à Infância
Como garantir os direitos das crianças
Como prevenir as violações dos direitos das crianças
Qual o papel das entidade com competência em matéria de infância e juventude e outras entidades da comunidade
Estes guias são importantes apoios para quem trabalha nas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, mas também dirigem-se a todos os profissionais de todas as entidades da Comunidade que directa ou indirectamente trabalham com estas problemáticas (incluindo as respectivas chefias), especialmente:
  • + Professores
  • + Órgãos de Gestão das Escolas
  • + Equipas de Apoio às Escolas
  • + Outros elementos da comunidade educativa
  • + Escolas Superiores de Educação
  • + Outras Escolas de Formação de professores
  • + Universidades
  • + Pais e suas associações
  • + Elementos da GNR (incluindo quem tem funções de chefia, de instrução e operacionais)
  • + Elementos da Polícia Judiciária (incluindo quem tem funções de chefia, de instrução e operacionais)
  • + Elementos da PSP (incluindo quem tem funções de chefia, de instrução e operacionais)
  • + Elementos do SEF (incluindo quem tem funções de chefia, de instrução e operacionais)
  • + Elementos dos Hospitais e Centros de Saúde
  • + Elementos dos Núcleos de Apoio a Crianças em Risco
  • + Elementos dos Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco
  • + Elementos dos ACES/Centros de Saúde
  • + Elementos com intervenção na área das toxicodependências
  • + Elementos dos Gabinetes municipais e de Juntas de Freguesia de Acção Social
  • + Elementos de entidade da Rede Social
  • + Operadores judiciais (magistrados, funcionários judiciais, advogados)
  • + Estudantes de diversas áreas (Educação de Infância, Educação para 1º ciclo, Psicologia, Sociologia, Educação Social, Medicina, Direito, Serviço Social, Enfermagem, etc.)
Para aceder aos Manuais clicar:
Guia da Saúde
Guia das Forças de Segurança
Guia da Educação
Guia da Acção Social

Fonte: http://www.cnpcjr.pt/

Prova Escolar - Ano Lectivo 2011/2012

Até dia 31 de Outubro, faça a Prova Escolar no serviço Segurança Social Directa.
Atenção: Este ano não vai ser avisado por carta.
A Prova Escolar é indispensável:
  • Para os jovens a partir dos 16 anos de idade continuarem a receber o Abono de Família e Bolsa de Estudo do ensino secundário;

  • Para os jovens com menos de 16 anos de idade que tenham direito à Bolsa de Estudo do ensino secundário, apenas para efeito de atribuição desta bolsa.
    A falta da prova de matrícula implica a suspensão do pagamento do Abono de Família e da Bolsa de Estudo.
    Garanta o direito de continuar a receber o Abono de Família para Crianças e Jovens e a Bolsa de estudo no ano lectivo de 2011/2012.
    Para mais informações consulte o Guia Prático da Prova Escolar ou ligue 808 266 266, dias úteis das 8h00 às 20h00 (custo de chamada local).
    Para maior comodidade e segurança receba o Abono de Família ou outros subsídios por transferência bancária.


  • Fonte/Para mais informação clicar no link: http://www2.seg-social.pt/tpl_intro_destaque.asp?33717

    Quero-te Muito - Parentalidade, Educação, Formação e Cultura

    Acções de Formação

    Promoção de Competências Pessoais e Sociais em Crianças e Jovens
    4, 10 e 18 de Outubro
    Cacém
    BULLYING - Prevenir e intervir
    15 de Outubro
    Coimbra
    Educação Parental
    17, 19 e 20 de Outubro
    Cacém
    BULLYING - Acção para Pais
    21 de Outubro
    Cacém
    Educação Parental
    11 e 12 de Novembro
    Coimbra
    Educação Parental
    21 a 25 de Novembro
    São Roque do Pico
    Açores

    Fonte/Para mais informações consultar o link: http://www.querotemuito.org/

    Plano de Formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica

    Próximos Cursos

    Datas 
    Voluntariado Internacional (20h)
    das 9h30 às 13h e das 14 às 17h30
    Sábados: 10, 17 e 24 de Setembro de 2011 - Porto e Lisboa
    Preço: 100€

    Planeamento Estratégico das  OSFL (6h)
    das 10h às 13h e das 14h às 17h
    Sábado: 15 de Outubro de 2011 - Porto
    Preço: 40€



    Como Fazer um Projecto
     (Âmbito Nacional ou Local) (6h) 
    das 10h às 13h e das 14h às 17h
    Sábado: 22 de Outubro de 2011 - Porto
    Preço: 40€

    Voluntariado Internacional (20h)
    das 9h30 às 13h e das 14 às 17h30
    Sábados: 12, 19 e 26 de Novembro de 2011 - Lisboa e Porto
    Preço: 100€



    Local:
    • Porto: Centro Empresarial de Matosinhos – Edifício Nova Centralidade, Praça da Cidadania, nº 95 – 4465 -266 S. Mamede de Infesta 
      • Lisboa: Centro Empresarial ANJE - Quinta de Santa Marta, Estrada da Circunvalação. Algés

      Como efectuar a inscrição: Fazer o download da ficha de inscrição do respectivo curso, preencher e enviar via correio electrónico ( formacao.escoladevoluntariado@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) ou fax (229 069 619), juntando o comprovativo de pagamento.

      Para fazer o download das fichas de inscrições, clique em cima do nome 'ficha de inscrição' referente ao Curso que pretende:

       Curso de Iniciação ao Voluntariado - ficha de pré-inscrição 
       Curso de Voluntariado Internacional - ficha de pré-inscrição
       Curso de Gestão de Voluntariado - ficha de pré-inscrição  
       Como Fazer um Projecto - ficha de inscrição * * INSCRIÇÕES ABERTAS
       Como Constituir uma Associação - ficha de pré-inscrição
       Planeamento Estratégico das OSFL - ficha de inscrição * * INSCRIÇÕES ABERTAS


      Ciclo de 4 Encontros Temáticos «Voluntariado: Sê Voluntário! Faz a Diferença»


      Associando-se à celebração do Ano Europeu do Voluntariado, o Centro de Recursos em Conhecimento (CRC) do Instituto da Segurança Social irá promover um Ciclo de 4 Encontros Temáticos, sob a designação de “Voluntariado: Sê Voluntário faz a Diferença".
      O Ciclo de Encontros irá realizar-se nos meses de Outubro e Novembro, no Auditório do Instituto da Segurança Social, I.P., sito na Rua Castilho, n.º 5 – R/C, Lisboa.
      A entrada é gratuita, com inscrição obrigatória.
      Confirmação de presença:
      Telef. 21 318 49 89 | E-mail: ISS-CRC@seg-social.pt



      Programa

      Encontro 1. — Voluntariado, Cuidados de Saúde Prestados e Humanização dos Serviços
      Dia 13 de Outubro, 16h00
      Ana Patacho, Casa Ronald McDonald de Lisboa
      Cristina Louro, Cruz Vermelha Portuguesa


      Encontro 2. — Voluntariado Jovem e Sénior, Solidariedade Inter-Gerações
      Dia 27 de Outubro, 16h00

      Ana Isabel Bandeira, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
      Maria d’Assunção Cruz, Associação Coração Amarelo



      Encontro 3. — Voluntariado Empresarial, Trabalho em Rede, Parcerias e Alianças Estratégicas
      Dia 10 de Novembro, 16h00

      Conceição Zagalo, GRACE
      Maria Clara Cidade Lains e Silva, Fundação Portugal Telecom



      Encontro 4. — Voluntariado de Proximidade e a Criação de Redes de Suporte à Família
      Dia 24 de Novembro, 16h00

      Ana Neves, Associação Desenvolvimento Local Beira Serra
      Henrique Sim-Sim, Fundação Eugénio de Almeida


      Fonte/Mais informações: http://www2.seg-social.pt/tpl_intro_destaque.asp?34342

      Licenciamento e fiscalização da prestação de serviços e dos estabelecimentos de apoio social

      Decreto-Lei n.º 99/2011
      Ministério da Solidariedade e da Segurança Social
      Altera o regime de licenciamento e fiscalização da prestação de serviços e dos estabelecimentos de apoio social, regulado pelo Decreto-Lei n.º 64/2007, de 14 de Março, contemplando os princípios de simplificação e agilização do regime de licenciamento previstos no Decreto-Lei n.º 92/2010, de 26 de Julho, e actualiza as remissões e referências legislativas constantes do Decreto-Lei n.º 64/2007, de 14 de Março

      Para mais informações, clicar no link: http://dre.pt/pdf1sdip/2011/09/18700/0454604554.pdf

      Bolsa de Investigação para Mestres em Sociologia ou Antropologia


      Requisitos de admissão: O candidato deverá possuir o grau de Mestre em Antropologia ou Sociologia, com experiência em investigação, bom domínio do inglês falado e escrito.
      Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia sob a orientação científica da Prof. Luisa Oliveira.
      Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em 1 de Novembro de 2011. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 18 meses.
      Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de Setembro a 12 de Outubro de 2011.

      Fonte: ACEGIS

      Desconto Social para a Energia

      Esta medida visa reduzir as despesas de electricidade e gás natural das famílias e indivíduos que beneficiam de apoios sociais (Complemento Solidário para Idosos; Rendimento Social de Inserção; Subsídio Social de Desemprego; Abono de Família para Crianças e Jovens no 1º escalão e Pensão Social de Invalidez) e que reúnem, também, as seguintes condições:
      - Ser titular de contrato de fornecimento de electricidade e/ou de gás natural;
      - O consumo de electricidade e de gás natural ser para uso doméstico, em habitação permanente;
      - Na electricidade a potência contratada não ultrapassar os 4,6 KVA;
      - No gás natural o consumo anual não ultrapassar os 500 metros cúbicos.

      As famílias e os indivíduos, nas condições descritas, deverão formalizar os pedidos (junto do fornecedor de electricidade ou gás natural) até 31 de Dezembro de 2011, sendo que o desconto é garantido desde 1 de Outubro de 2011.
       
      Para mais informações clicar no link: http://www2.seg-social.pt/tpl_intro_destaque.asp?34389