A participação das pessoas mais velhas na definição e implementação de políticas e ações locais é essencial para desenvolver projetos, serviços e cidades «amigas das pessoas idosas». Mas constitui também um desafio acrescido num país e com uma população que, como sucede em Portugal, tem reduzidas tradições de participação cívica e política.
E contudo existem já experiências no terreno, que é fundamental conhecer, analisar e debater para encontrar e promover a adoção de soluções adaptadas ao contexto nacional.
É com esse objetivo que apelamos à sua colaboração num Estudo que visa inventariar e caracterizar experiências em Portugal que promovam a participação ativa dos cidadãos mais velhos em políticas, serviços ou outras iniciativas locais.
Se está envolvido em atividades deste tipo ou sabe quem as desenvolve em Portugal, colabore:
queremos conhecer todas as experiências - O seu contributo é essencial!
Preencha até dia 23 de Junho de 2014 o questionário online que se encontra aqui: http://tinyurl.com/ Participa65-form
Os principais resultados irão ser conhecidos e debatidos num Seminário, em Outubro, onde alguns casos concretos serão também apresentados pelos seus promotores.
Este estudo é conduzido pelo ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e outros parceiros.
+ Informação:
Outros esclarecimentos: mariana.almeida@ics.ulisboa.pt (Mariana Almeida - ICS e Instituto do Envelhecimento, Universidade de Lisboa)
Fonte: ICS
Sem comentários:
Enviar um comentário