ONG’s, IPSS’s e demais Instituições portuguesas sem fins lucrativos vivem hoje grandes dificuldades financeiras. Muitas delas, por insuficiência ou incapacidade das suas lideranças quer em termos estratégicos quer ao nível do networking (“bater à porta certa”), acabam por cessar as suas atividades e deixar de responder às necessidades dos inúmeros cidadãos que delas necessitam.
Por outro lado, assiste-se no mundo empresarial ao crescimento de um sentido cada vez mais cívico e responsável que tem orientado, principalmente na última década, as pequenas, médias e grandes empresas para as necessidades sociais emergentes e imergentes da população.
Os múltiplos exemplos vão surgindo um pouco por todo o lado de iniciativas de cariz social, suportadas por parte dos orçamentos de marketing e comunicação.
O empreendedorismo social surge numa altura fundamental para o país, com a virtude de contribuir para o desenvolvimento de pontos fortes entre estas duas realidades uma vez que entre elas faltam muitas vezes elos de ligação e comunicação duradouros.
Neste contexto foi criada a LET’S HELP: uma organização sem fins lucrativos, jovem e inovadora, dedicada ao empreendedorismo social, cuja missão primordial é a de ajudar o Terceiro Setor e revolucionar (ou pelo menos tentar) a forma como TODOS o encaram – um setor que apesar de essencial na proteção de boas e nobres causas (nunca o termo emergência social significou tanto como hoje) se encontra brutalmente fragilizado, saturado e totalmente dependente da boa vontade dos mais generosos. Algo que, na nossa perspectiva, poderá ser “sol de pouca dura”.
A LET’S HELP nasce para, num primeiro embate, responder às emergências sociais provenientes do Terceiro Setor e, com um segundo e mais profundo objetivo, ajudar o mesmo a reinventar-se e a descobrir que, em certos casos, a existência de modelos sustentáveis poderá ser uma realidade possível e alcançável.
CANDIDATURAS
O Processo de selecção da LET’S HELP é exigente, criterioso e, acima de tudo, isento de quaisquer contactos privilegiados. Qualquer contacto que seja feito entre a Instituição candidata e a LET’S HELP no periodo de recebimento e avaliação das candidaturas invalidará, automaticamente, a candidatura entregue.
Recebida a candidatura, a resposta, positiva ou negativa, será dada pela LET’S HELP num prazo máximo de 15 dias úteis após a data de entrada da mesma.
Caso a resposta seja positiva, será marcada uma primeira reunião com os responsáveis do projeto que será posteriormente submetido à aprovação do comité constituído pelos parceiros LET’S HELP que decidirão se o projeto poderá ou não a vir ser financiado (consultar infografia no topo da página que explica os 3 passos da seleção do projeto).
A LET’S HELP apoia exclusivamente projetos concretos provenientes das demais Instituições e Organizações sem fins lucrativos do Terceiro Setor dando especial importância aos seguintes pontos:
1. Projetos que necessitem de financiamento para a criação de uma estrutura social auto-sustentável. Negócios Sociais.
2. Projetos que visem de uma forma estrutural ( médio / longo prazo ) trazer benefícios nas mais diversas áreas de intervenção social ( ex: financiamento de plataformas e-learning, formação de voluntários, financiamento de projetos que promovam a inclusão social através do desporto, artes, etc).
Candidatura on line: http://www.letshelp.pt/candidatura-de-projeto/
Fonte: Let's Help
Sem comentários:
Enviar um comentário