segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2016

O prazo para apresentação de candidaturas ao Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2016, decorre de 31 de Dezembro de 2015 a 29 de Janeiro de 2016. Para efeitos da candidatura, deve ser consultado o Regulamento  que está também disponível em texto com esclarecimentos  em que disponibilizamos informação adicional acerca do regulamento. 
Deve igualmente ser consultada a deliberação nº 9/2015 do Conselho Diretivo  que define as áreas prioritárias e os limites de financiamento para 2016.

A candidatura ao Programa de Financiamento é realizada exclusivamente online, através da plataforma web e implica:
  1. Aceder ao link www.seg-social.pt/ong utilizando preferencialmente o Internet Explorer
  2. Entrar na plataforma web colocando o NISS e password da Segurança Social Direta
  3. Preencher a Caracterização da Instituição Candidata e inserir os projetos em Apresentação dos projetos seguindo as instruções de preenchimento.


Esclarecimento relativo ao artigo 13º
Relativamente à alínea d), do nº 1, do artigo 13º do Regulamento do Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2016, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. esclarece que a exigência de realização de 3 consultas escritas deve ser efetuada, para todas e quaisquer aquisições de bens e serviços, excecionando as despesas ao abrigo dos nºs. 2 e 3 do mesmo artigo.

Esclarecimento relativo a projetos não financiados
Não são elegíveis para financiamento os seguintes projetos:
a) Projetos com produção de newsletter, e-news, revistas ou jornais; 
b) Congressos, Seminários, Ações de Formação, ou outros eventos realizados fora do território nacional, 
c) Projetos que incluam a prática desportiva associativa ou federada (v.g. participação em campeonatos) ou a produção de espetáculos com receitas.

Esclarecimento relativo a limites de financiamento por entidade
De acordo com a Deliberação nº 11 do Conselho Diretivo, os limites máximos de financiamento por entidade no ano de 2016 são os constantes do nº 3 da Deliberação nº 9/2015 do Conselho Diretivo do INR, I.P. independentemente de apresentarem 1, 2 ou 3 projetos.

Esclarecimento relativo às despesas com recursos humanos
Para efeitos do preenchimento dos quadros de despesas com pessoal afeto ao projeto (quadro 6.1.da candidatura), informa-se que o valor considerado como despesa é o valor bruto inscrito no recibo de vencimento. Não são elegíveis os encargos patronais com o pessoal afeto aos projetos, tais como: TSU, IRS, FCT, Coimas, Seguros, etc. Mais se informa que em sede de avaliação do relatório final, só serão aceites despesas de pessoal que tenha sido identificado como fazendo parte do projeto no formulário de candidatura.

Alerta-se ainda para o nº 5 do artigo 1º do regulamento que refere que o Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P., não abrange as despesas de funcionamento das ONGPD que forem identificadas no anexo 1 do protocolo de cooperação de apoio financeiro ao funcionamento, previsto no Decreto-Lei nº 106/2013 de 30 de julho.
 Consulte toda a documentação, relativa à formalização do processo de candidatura e as instruções de preenchimento, disponíveis abaixo.
Fonte: INR

Estudo "Empregabilidade na Economia Social: o papel das políticas ativas de emprego"

Cadernos 21 - Empregabilidade na Economia Social: o papel das políticas ativas de emprego


De: PAIVA, Júlio; PINTO, Liliana; MONTEIRO, Alcides; AUGUSTO, Nuno, 
Empregabilidade na Economia Social: o papel das políticas ativas de emprego, EAPN Portugal, Porto, 2015. 

A relevância do setor social é hoje amplamente reconhecida quer por investigadores internacionais, que se têm dedicado ao estudo desta temática, quer pelas autoridades públicas, legislativas e institucionais, ainda mais, num contexto de profundas mudanças económicas e sociais. 
Este sector, que pela sua natureza tende a procurar resposta para as necessidades reais da sociedade civil, tem, no contexto referido, vindo a ganhar relevância em domínios plurais, entre eles, no domínio da inserção social e profissional de públicos vulneráveis, enquadrado num caminho de combate ao desemprego, de desenvolvimento local e de luta contra a exclusão social. 
Por outro lado, as designadas políticas ativas de emprego têm vindo a ganhar um papel crescente no quadro da promoção do crescimento e do emprego, assumindo cada vez maior importância enquanto instrumentos que procuram atenuar as disfunções no mercado de trabalho e promover um encontro mais eficiente entre a oferta e a procura no mercado laboral. 
De resto, sabemos o quão importante tem sido a sua intervenção no domínio dos apoios à integração económica e social de grupos desfavorecidos, quer por via da aquisição de competências pessoais, relacionais e socioprofissionais, visando melhorar a sua empregabilidade, quer pela criação do próprio emprego. 
É neste contexto que se insere a elaboração do presente estudo. Da autoria da EAPN Portugal com a consultoria do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, o mesmo decorre de um desafio lançado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, parceiro institucional com o qual a EAPN mantém um acordo de cooperação há mais de dez anos. 


Fonte: EAPN

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Inscrições para o Campeonato Nacional das Profissões

De 17 de dezembro a 11 de janeiro estão abertas as inscrições para a participação no Campeonato Nacional das Profissões, que vai decorrer em Coimbra entre 22 e 27 de maio de 2016.

.As entidades (ou os(as) candidatos(as)  individuais)  que pretendam participar no Campeonato Nacional das Profissões, que vai decorrer em Coimbra entre 22 e 27 de maio de 2016, podem registar-separa a participação na fase de pré-seleção identificando as profissões que pretendem levar ao campeonato nacional.
Para o efeito devem proceder ao preenchimento e submissão eletrónica do formulário de inscrição disponível no novo site da Worldskills Portugal, onde se encontra toda a informação necessária.
.Os Campeonatos das Profissões são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados(formadores, profissionais, empresários).

.Mais informações aqui. 

Fonte: ACEGIS

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Ação de Formação: “Angariação de Fundos”

Data: 14 e 15 de janeiro de 2016
Local: Instalações do Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal
Horário: 09h30-13h00 e as 14h00-17h30
Inscrições até ao dia 12 de janeiro de 2016

Conteúdos Programáticos:
1. Conceito de angariação de fundos
2. Diferença entre doação e investimento social
3. Algumas formas de angariação de fundos
4. Determinação das necessidades de financiamento
5. Perspetivas dos financiadores
6. Propostas de financiamento
7. Identificação de potenciais financiadores
8. Seleção de atividades eficazes
9. Relação com financiadores
10. Estratégias de angariação de fundos

Objetivo geral da ação de formação:
Compreender a importância do planeamento e desenvolvimento de uma estratégia de angariação de recursos para a sustentabilidade dos seus projetos ou organizações.

Destinatários/as: Chefias intermédias, membros de direção, gestores de qualidade, direções técnicas, técnicos, coordenadores

Formador: João Mesquita - Licenciado em Economia e mestre em Cooperação e Desenvolvimento Internacional. Sócio-gerente da Coatl - Consultoria para o Desenvolvimento, formador e consultor.

Para obter mais informações e/ou para proceder a inscrições, contactar:

Núcleo Distrital de Coimbra
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Estrada de Coselhas, Quinta da Conchada, Lote 19/20, 1º dto
3000-125 Coimbra
Tel. 00351 239 834 241  Fax. 00351 239 840 796