segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Estudo "Empregabilidade na Economia Social: o papel das políticas ativas de emprego"

Cadernos 21 - Empregabilidade na Economia Social: o papel das políticas ativas de emprego


De: PAIVA, Júlio; PINTO, Liliana; MONTEIRO, Alcides; AUGUSTO, Nuno, 
Empregabilidade na Economia Social: o papel das políticas ativas de emprego, EAPN Portugal, Porto, 2015. 

A relevância do setor social é hoje amplamente reconhecida quer por investigadores internacionais, que se têm dedicado ao estudo desta temática, quer pelas autoridades públicas, legislativas e institucionais, ainda mais, num contexto de profundas mudanças económicas e sociais. 
Este sector, que pela sua natureza tende a procurar resposta para as necessidades reais da sociedade civil, tem, no contexto referido, vindo a ganhar relevância em domínios plurais, entre eles, no domínio da inserção social e profissional de públicos vulneráveis, enquadrado num caminho de combate ao desemprego, de desenvolvimento local e de luta contra a exclusão social. 
Por outro lado, as designadas políticas ativas de emprego têm vindo a ganhar um papel crescente no quadro da promoção do crescimento e do emprego, assumindo cada vez maior importância enquanto instrumentos que procuram atenuar as disfunções no mercado de trabalho e promover um encontro mais eficiente entre a oferta e a procura no mercado laboral. 
De resto, sabemos o quão importante tem sido a sua intervenção no domínio dos apoios à integração económica e social de grupos desfavorecidos, quer por via da aquisição de competências pessoais, relacionais e socioprofissionais, visando melhorar a sua empregabilidade, quer pela criação do próprio emprego. 
É neste contexto que se insere a elaboração do presente estudo. Da autoria da EAPN Portugal com a consultoria do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, o mesmo decorre de um desafio lançado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, parceiro institucional com o qual a EAPN mantém um acordo de cooperação há mais de dez anos. 


Fonte: EAPN

Sem comentários:

Enviar um comentário