quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Estudo: "Serviços de Apoio Domiciliário - Oferta e custo no mercado privado"

Este trabalho, produzido por Ana Gil, Núcleo de estudos e Conhecimento, Gabinete de Planeamento, teve como objectivo realizar um levantamento dos valores estabelecidos no mercado privado dos serviços de apoio domiciliário, quer da oferta dos serviços, quer dos custos financeiros associados.
O levantamento de custos foi antecedido por um enquadramento do actual sistema de serviços de apoio domiciliário, a partir de uma perspectiva histórica e legislativa, sucedida pela descrição dos programas existentes, como pela explicitação de uma sociografia da população abrangida pelos serviços no âmbito do Programa de Apoio Integrado a Idosos. Este enquadramento contemplou ainda alguns exemplos do sistema de provisão de serviços de apoio domiciliário existentes na União Europeia.

Fonte/Estudo: http://santarem.udipss.org/v1/documentos/novidades/apoiodomiciliario2009.pdf

3 comentários:

  1. Cara Senhora
    Por acaso "tropecei" no seu blog, mas com muito gosto logo adicionei o link na minha barra de favoritos. Trabalho nesta area social do Apoio Domiciliário privado. Sou a empreendedora de uma pequena empresa onde começei sózinha e que passados alguns anos criou sete postos de trabalho. MAs nem tudo são "rosas" tenho lutado muito por conseguir fazer face a todas as despesas da actividade: Vencimentos, impostos, segurança social, seguros, manutenção e consumo de duas viaturas, renda, água, electricidade, telefones, etc, etc. Não sei o que é ter um dia e folga, férias, há já oito anos. Quantas vezes não pensei em desistir afogada em contas para pagar e no final notar que o lucro é um conjunto de muitos zeros e quantas vezes o saldo não é negativo. Porém luto porque gosto do que faço e foi nesta actividade que encontrei, talvez a maior realização pessoal e profissional. Luto por manter o meu posto de trabalho e das minhas colaboradoras que infelizmente nestes ultimos meses têm sido confrontadas com o desemprego dos maridos.
    Somos "apelidados" de "Privados Lucrativos". No entanto quantas vezes não praticamos custos dos serviços abaixo do calculado pelas instituições de solidariedade social. Porque a Sra bem conhecedora destas andanças deve saber o que recebem as Instituições por cada utente para apoio domiciliário. A parte que recebem da Segurança Social mais a capitação que recebem da familia é por vezes o dobro do que nós cobramos, mesmo assim somos apelidados de lucrativos e depois sabemos quem tem os lucros. Por exemplo ao consultar o balanço de uma instituição de remone que nos merece todo o respeito, verifico que apresenta um resultado liquido positivo de cerca de 100.000 euros, digo possivelmente angustiada, foram 100.000 boas acções que ficaram por fazer, e os outros é que são lucrativos. Beneficiam de imensas mordomias, os seus utentes estão isentos do pagamento de iva os dos privados têm que pagar, será que todos os utentes que estas instituições têm são pobrezinhos e carenciados? Localmente é aberrante e uma trapalhada descarada a admissão no lar de idosos: Tens uma reforma boa? Entras, se és pobrezinho, tens que esperar, "temos uma grande lista de espera". NO apoio domiciliário, mais de 80% das funcionárias são em regime de POC, sem perfil, sem formação, sem acompanhamento no local por supervisoras, são quase recrutadas á força por serem beneficarias/os do RSI (rendimento minimo). DEve imaginar que tipo de serviço prestam? Entram ás 08h30 saem em grupos de duas cercas das 09h00 e levam 10/ 12 utentes para visitarem, deve imaginar quanto tempo podem dispensar com cada?

    ResponderEliminar
  2. (continuação)
    Comentários de furtos em casa dos utentes são demais, mas tudo caí em saco roto, coitadinho está senil, ou ten alzheimer....não sabe o que diz. Mas a culpa não é só destas pessoas e das chefias desta instituição, que dão o exemplo. O anterior provedor está de férias qual fátima felgueiras no estrangeiro, com mandado de captura a senhora que era o seu braço direito, está de pulseira electronica em casa, tadinha era tão boazinha só fazia o bem ás pessoas. Ms este é o Estado Social que temos em Portugal.
    Ao ler este estudo deve certamente verificar o que se passa nos outros países da CEE, diametralmente oposto ao que se passa em Portugal. No nosso país não se financiam as famílias, financiam as Instituições e depois este Estado não tem a capacidade de fiscalizar onde é aplicado os muitos milhões que gastam. QUando observo incredula ao coméntario do Sr. Ministro da Saúde que o dossier da RNCCI (cuidados continuados) é o dossier mais desastroso que está mo Ministério da Saúde é de facto um "falha" do Sr. Ministro, essas verdades não se podem dizer, veja lá Sr. Ministro deve estar a por a sua carreira de politico em causa, porque se está a confrontar com uma instituição "maçonica" com um poder incalculavel neste país. Quantas vezes em sonho não imagino o regresso so Sr. Ministro do Reino Marquês de Pombal que teve a coragem de correr com os jesuítas, será que este ministro e este governo é uma reencarnação do dito Sr. M. Pombal. Não, porque afinal momeiam para um cargo de elevada importancia um sr. que é o maior BomVivan, Playboy, deste país. Mais do mesmo. Teria certamente horas de escrita neste seu blog, perdoe-me o desabafo e não o considere uma intrusão. Desejo-lhe muita felicidade e muito animo para continuar a lutar nesta area social. Bem Haja

    ResponderEliminar
  3. Olá, administrador do blog, só quero deixar esta mensagem aqui no seu blog para que todos saibam sobre um apoio financeiro que o sr. pedro me oferece durante a época de covid-19, porque aquela época foi realmente ruim e difícil para mim após o bloqueio do país i quase perdi meu negócio antes de pedro jerome, um agente de crédito que me ajudou com um empréstimo à taxa de 2 em troca de financiar meu negócio. Estou muito grato e mostrando gratidão ao seu apoio vai testemunhar o quão grato sou ao seu serviço e Depois de visitar o escritório deles em meu local, eu sabia que ele era um bom homem com um coração duro. Gostaria que qualquer pessoa aqui com problemas financeiros entrasse em contato com o Sr. pedro jerome em seu e-mail pedroloanss@gmaill.com whatsapp text + 1-863-231-0632. e ele o ajudará com qualquer tipo de empréstimo, empréstimo residencial, empréstimo de carro, empréstimo para construção, empréstimo comercial, empréstimo pessoal, desde que você seja honesto o suficiente para ter um retorno.

    ResponderEliminar