sábado, 5 de maio de 2012

Concurso Socialspin i3s | 2012

Constitui a tua equipa, elabora a tua ideia de projecto e submete-a a concurso.
Prémio de 5.000 € e apoio técnico da Católica Porto para cada uma das 5 melhores equipas & ideias que o júri seleccionar.
Já temos 15 projectos e empresas sociais em desenvolvimento no ecossistema de empreendedorismo social da Católica Porto maioritariamente com origem no Concurso Social Spin 2010.
REGULAMENTO
1. O Concurso Social Spin é promovido pela Área de Economia Social do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa no âmbito do SpinLogic – programa de promoção do empreendedorismo.
2. O Concurso destina-se a premiar com ‘capital semente‘ equipas com ideias de projecto para a criação de micro-empresas sociais, isto é, projectos que sejam economicamente sustentáveis, cujo objectivo seja contribuir para a resolução de problemas sociais e que reinvistam os seus resultados no desenvolvimento desta sua missão.
3. As propostas a submeter a concurso não deverão ser já projectos técnicos e económicos de micro-empresas, sendo apenas necessário que se se concentrem no seguinte, de forma precisa e concisa:
- exposição da natureza das actividades que serão objecto da empresa a constituir;
- enunciado do problema social que essas actividades vão contribuir para resolver;
- demonstração da capacidade da equipa promotora para serem bem sucedidos;
- exposição dos factores que deverão assegurar a sustentabilidade da empresa.  
4. O concurso destina-se a projectos promovidos por equipas que integrem pelo menos um estudante ou recém formado por um estabelecimento de ensino superior, não sendo obrigatório que este seja da UCP. É um factor muito positivo as equipas de projecto  serem interdisciplinares eevidenciarem claramente as suas motivações, bem como o seu conhecimento e ligações ao território no qual, ou a partir do qual pretendem desenvolver o seu projecto.
5. Os projectos a submeter a concurso devem procurar promover a inovação social, de preferência nas seguintes áreas:
a)    SUSTENTABILIDADE através da organização de formas de PARTILHA e valorização de recursos sub-aproveitados (transportes partilhados, valorização de competências de pessoas desempregadas, voluntariado, reciclagem, agricultura urbana, etc.);
b)   SOLIDARIEDADE através da organização de formas de revitalização das relações interpessoais positivas (apoio a idosos e outras pessoas em situação de solidão, trabalho com jovens que nem estudam, nem trabalham, apoio a jovens em situação de gravidez precoce, etc.);
c)    SAÚDE através da facilitação do acesso à combinação de serviços de saúde e outros complementares de que precisam pessoas e famílias que por falta de meios e/ou de oferta adequada não encontram resposta para os seus problemas de saúde (obesidade, saúde mental, deficiência, gerontologia, etc.).
6. As ideias de projecto apresentadas a concurso serão avaliadas por um júri a escolher pela Católica Porto, que se orientará pelos seguintes critérios de selecção:
Critério 1: Relevância social do problema visado pela ideia de projecto;
Critério 2: Carácter inovador da ideia proposta;
Critério 3: Clareza e boa fundamentação técnica e económica na exposição do projecto;
Critério 4: Demonstração da capacidade dos promotores para serem bem sucedidos;
Critério 5: Referência convincente aos factores de sustentabilidade da empresa.
7. As ideias a submeter a concurso serão apresentadas por escrito e em suporte digital, remetidas por via postal, com data de correio até 25 de Junho de 2012 inclusive, para o seguinte endereço:Projecto Social Spin. Universidade Católica Portuguesa. Campus da Asprela. Rua Dr. António Bernardino de Almeida SN. 4200-072 Porto. Podem ainda ser entregues na mesma morada até dia 2 de Julho pelas 17 horas.
8. A cada uma das cinco melhores propostas seleccionadas pelo júri do concurso será atribuído um prémio de 5.000 euros, com a natureza de financiamento não reembolsável a utilizar como capital-semente para a criação da respectiva micro-empresa.
9. O Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa prestará apoio técnico e disponibilizará instalações aos promotores premiados para o desenvolvimento do seu projecto e durante a fase de vida inicial da sua empresa através do programa SpinLogic de apoio à incubação de empresas.
10. Os interessados que precisem de obter mais informações sobre este concurso deverão enviar mensagem para o seguinte endereço: empreendedorismo@porto.ucp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário