quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Oficina de Formação: Educação, Género e Cidadania

Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário (poderão ainda ser admitidos outros profissionais)
Entidades promotoras: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Datas:
- Primeira Oficina de Formação: Sessões presenciais a 28 de Setembro (Sábado) e 16 de Novembro (Sábado) de 2013, das 9h-18h.
- Segunda Oficina de Formação: Sessões presenciais a 05 de Outubro (Sábado) e 30 de Novembro (Sábado) de 2013, das 9h-18h.
Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Rua do Colégio Novo, 3001-802 Coimbra.
Formadora: Cristina Maria Coimbra Vieira (Professora Auxiliar da FPCEUC)

Formação Gratuita

Período de inscrições: de 20 a 26 de Setembro de 2013 (1ª Oficina de Formação) e de 20 a 30 de Setembro (2ª Oficina de Formação), em https:/inforestudante.uc.pt/nonio/security/candidaturas.do Nº de vagas: 20 (em cada Oficina de Formação).

Conteúdos da ação:
A. Primeira Parte (4,5 horas)
1. Perspectiva de género em educação: clarificação de conceitos básicos.
2. O género como categoria social e como promotor de uma certa ‘ordem social’.
3. Género e socialização na família e na escola: identificação de práticas diferenciais para rapazes e para raparigas em diferentes domínios.
4. A construção da identidade de género e a (possível) incorporação de estereotipias sexistas por rapazes e
raparigas.
5. A perspectiva do mainstreaming de género e sua importância para a prática educativa em diferentes contextos.
6. Questões de género e cidadania numa análise crítica coextensiva à duração da vida.

B. Segunda Parte (3 horas)
7. A transversalidade do género na intervenção educativa e a utilização dos Guiões de Educação “Género
e Cidadania”
7.1. Finalidades e objectivos.
7.2. Áreas temáticas e contextos de intervenção.
7.3. Propostas de actividades: estratégias pedagógicas, recursos e parcerias educativas.
7.4. Identificação de outras temáticas/áreas, não cobertas pelos Guiões, mas que poderiam ser também alvo de propostas de intervenção em materiais futuros, destinados à promoção da igualdade de género na educação.

C. Terceira Parte (7,5 horas)
8. Apresentação pública das experiências de aplicação das actividades seleccionadas.
9. Análise e reflexão em torno dos resultados alcançados junto das crianças e adolescentes envolvidos.
10. Reflexão em torno da continuidade da utilização futura das estratégias agora utilizadas para a promoção da igualdade de género na educação pré-escolar e nos anos da escolaridade formal.

Para mais informações ver http://www.uc.pt/fpce/ ou contactar através do email: vieira@fpce.uc.pt ou do
telefone: 239851450 (ext. 339).

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