quinta-feira, 15 de maio de 2014

Candidatura: Apoio a Empresas Sociais

Candidaturas

ABERTA A CONVOCATÓRIA PARA A APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

Abriu no dia 1 de maio a convocatória para a apresentação de projetos cujo objetivo é a a constituição de uma empresa social que tenha como finaldade desenvolver uma resposta inovadora e sustentável a uma necessidade, um problema ou um desafio em quatro áreas:

(a) Cultura
(b) Património
(c) Saúde
(d) Ação Social

A atividade da empresa social deve ter incidências sociais positivas e quantificáveis, ou seja, visar um resultado que produza um impacto social positivo mensurável em termos quantitativos

O prazo para a apresentação de projetos termina no dia 31 de maio às 24h00

Podem apresentar projetos:

(a) Qualquer pessoa singular, com idade superior a 16 anos, nacional de um Estado Membro da União Europeia ou com residência legal num Estado Membro da União Europeia ou
(b) Qualquer pessoa coletiva desde que tenha a sua atividade principal no território de um Estado Membro da União Europeia.

Os projetos têm que ser obrigatóriamente desenvolvidos em Portugal. 
Programa de Apoio a Empresas Sociais
Para cumprir a sua missão, o BIS criou o Programa de Apoio a Empresas Sociais cujo objetivo é o apoio à criação de empresas sociais que respondam, de forma inovadora e sustentável, a necessidades societais previamente identificadas pelos parceiros do BIS como prioritárias. Entende-se por societaistodas aquelas necessidades ou problemas, de índole vária, que afetam de forma grave a sociedade e que não possuem uma solução adequada ou carecem de uma solução.
O Programa está estruturado nas seguintes fases:
1ª FaseConvocatória Seleção dos projetos por parte do Conselho Operacional do BIS, avaliação do Plano de Negócios, identificação das necessidades dos projetos selecionados, celebração do Contrato Programa para o desenvolvimento do projeto e atribuição de Tutores (2 meses).
2ª FasePlano de Formação e Capacitação dos empreendedores com vista à elaboração do Plano de Negócio e formulação do pedido de apoio ao Conselho Operacional do BIS. Decisão do Conselho Operacional em relação ao apoio solicitado (3 meses).
3ª FaseIncubação no Centro de Experimentação e Inovação Social BIScom vista ao desenvolvimento dos negócios. Pretende-se proporcionar um espaço de trabalho e acolhimento aos empreendedores que potencie a criação de sinergias com vista á constituição de uma Comunidade Empresarial (10 meses).
4ª Fase: Step out: Fase final do Programa com a autonomização dos negócios (3 meses).

Aceda aqui às FAQs relativas ao Programa de Apoio a Empresas Sociais.
Fonte: Banco de Inovação Social
 

Sem comentários:

Enviar um comentário