quinta-feira, 10 de março de 2011

Ciclo Internacional de Conferências QUALIDADE EM SAÚDE

Debater a Qualidade em Saúde

Dia 11 de Março às 10h30 na Fundação Gulbenkian


Debater Qualidade em Saúde - comunicado


Eficiência é uma das palavras mais ouvidas quando se fala de gestão nas organizações de saúde, perante a forte contenção de custos e escassez de recursos com que se defrontam. O ciclo internacional de conferências QUALIDADE EM SAÚDE, que começa este mês na Fundação Gulbenkian e que se prolonga até Novembro, pretende fazer um ponto de situação sobre o que tem sido a preocupação com a qualidade na prestação de cuidados de saúde, o ponto em que nos encontramos agora, e o que se perspectiva para o futuro. Acompanhar e analisar as tendências modernas de atenção à segurança dos doentes, de divulgação do desempenho dos prestadores são alguns dos objectivos deste ciclo de conferências, em que será também discutido o papel da política, no seu sentido mais lato, e a operacionalização de todas estas questões no actual contexto de uma crise económica severa.

“Creating incentives for quality by publishing information on performance” é o tema da primeira conferência, que será proferida no dia 11 de Março, sexta-feira, às 10h30, no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian, por Gwyn Bevan, Professor da London School of Economics and Political Science, do Reino Unido. Na sua conferência, Gwyn Bevan irá apresentar os quatro modelos através dos quais os prestadores de cuidados de saúde podem usar a informação para melhorar os seus serviços: 1) Altruísmo; 2) Hierarquia; 3) Escolha e Concorrência; 4) Reputação. Serão abordados estudos sobre os modelos adoptados pelos sistemas de saúde nos E.U.A e no Reino Unido que mostraram ser mais eficientes.

Segue-se, em Abril, a conferência de Sir Liam Donaldson, Presidente da National Patient Safety Agency, “Patient Safety: Sign of The Times?”.

Este ciclo de conferências, com entrada livre, é organizado conjuntamente pelo Serviço de Saúde da Fundação Gulbenkian, a Escola Nacional de Saúde Pública e a Comissão Sectorial da Saúde do Instituto Português da Qualidade, em colaboração com a Direcção-Geral da Saúde e a Administração Central do Sistema de Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário