terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ciclo do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo: “A cidade e a saúde mental da pessoa idosa”

Dia 6 de setembro de 2012 
21:15h
Ciclo do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo
“A cidade e a saúde mental da pessoa idosa” 
Pelo Prof. Doutor João Barreto

“Ao contrário daqueles que vivem num ambiente rural, os idosos que habitam na cidade estão mais expostos a sofrer as consequências do isolamento e da solidão. Os riscos para a saúde são maiores, sobretudo nas pessoas de baixos recursos económicos, nas mulheres, e naqueles que vivem sós. No entanto, a pessoa que envelhece não tem forçosamente que viver triste e marginalizada. Ela tem ainda, tantas vezes, um capital de conhecimentos, experiência e sabedoria que pode colocar ao serviço dos outros. Só que a sociedade já não conta com ela e vê-a como mais um problema, quando não a ignora pura e simplesmente”. 
Como poderemos aproveitar melhor os recursos dos idosos, dando-lhes uma vida com mais sentido e qualidade? Esta e outras questões serão abordadas pelo Professor João Barreto, neste Serão da Bonjóia, dedicado ao Ano Europeu do Envelhecimento  Ativo e da Solidariedade entre Gerações, 2012.  
João Barreto é Doutor em Medicina (Psiquiatria) pela Universidade do Porto. Foi professor na Faculdade de Medicina do Porto e Chefe de Serviço de Psiquiatria no Hospital de S. João, Porto até 2007. Atualmente é Professor Universitário e tem-se dedicado especialmente à Psicogeriatria e também à Ética Médica, nas áreas da clínica, do ensino, da pesquisa e da difusão cultural. Foi fundador da Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria e preside à comissão científica da Alzheimer Portugal. Foi consultor da Direção Geral  de Saúde na elaboração do Plano de Saúde Mental para a população idosa. 

Entrada livre, até ao limite da lotação da sala

Local: Quinta da Bonjóia - Rua de Bonjóia, 185 - Campanhã - Porto

Para mais informações: www.bonjoia.org

Fonte: Porto Social - Fundação 

Sem comentários:

Enviar um comentário