quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Comércio Solidário e Sustentável

O QUE É
O CSS - Comércio Solidário e Sustentável é um mecanismo de promoção de um consumo consciente, consolidado numa estratégia de comunicação que permita criar valor social e ambiental à comercialização dos produtos associados. O CSS é uma marca de garantia para uma produção local e nacional, assente nas características da região de origem e nos modos sustentáveis de produção. Por outro lado, é uma marca para uma opção de consumo dos consumidores conscientes e em consonância com o desenvolvimento sustentável.
O CSS é promovido pela associação EcoGerminar e financiado a 80%, no valor de 50.000 Eur, pela Fundação EDP, Programa EDP Barragens 2010. O projeto iniciou em março de 2011 e termina a setembro de 2012 a sua 1ª fase na Beira Interior, sendo que a partir desta fase será abrangido todo o território nacional.
PORQUÊ?
Acreditando nas dificuldades e fragilidades da comercialização dos produtos locais, regionais e autóctones no atual modelo económico e na importância que estes representam para um modelo alternativo de justiça económica, social e de preservação dos ecossistemas naturais e sociais (tradições), surge uma marca e garantia de um modelo comercial alternativo assente na economia solidária - o CSS.
À semelhança do modelo de comercialização FairTrade, o CSS pretende adaptar o conceito do Comércio Justo ao território nacional, associando-se aos mesmos princípios, mas localizando-os apenas em circuitos comerciais de proximidade, reduzindo assim os intermediários e a pegada de carbono (impacto de Co2) na sua comercialização.

O SELO DE GARANTIA
O selo CSS - Comércio Solidário e Sustentável é uma marca de solidariedade e sustentabilidade dos produtos regionais e autóctones, dos produtos com origem portuguesa e com recurso aos fornecedores locais, próximos da produção.
A imagem e marca do selo simbolizam o comércio, a solidariedade e sustentabilidade abraçados numa missão comum, a missão de contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável, interligados pela harmonia da solidariedade, da equidade e do equilíbrio com os recursos naturais e locais. As cores rústicas exemplificam a terra, a natureza e a responsabilidade humana na preservação dos recursos, das tradições, da cultura de cuidar a terra e dos outros (onde se incluem todos os seres vivos).
Esta é a marca da garantia consciente, da opção, da minha opção de compra, do meu contributo... Permite-me optar por um produto autóctone, garante-me que a minha opção é um contributo para o desenvolvimento local, para a preservação do ambiente e da vida, para um mundo mais justo e sustentável.
Para mais informações contactar
Email CSS - tradecss@css.org.pt
Encomendas de cabazes - encomendasarlampar@gmail.com
Telm. CSS - 917 970 214
Telm. Arlampar - 966 019 731
Fonte: http://www.css.org.pt/index.php

Sem comentários:

Enviar um comentário