Um projeto que cresce com a participação de todos
A “Frota Solidária”, projeto central na atividade da Fundação Montepio, foi criada com o propósito de devolver à sociedade civil os montantes que, a cada ano, os contribuintes lhe atribuem quando, no preenchimento da Declaração de IRS, inscrevem o NIPC 503 802 808 no espaço reservado à Consignação Fiscal
O princípio é simples. A Fundação Montepio, instituição de solidariedade social beneficiária da Consignação Fiscal – possibilidade dada aos contribuintes de destinarem 0,5% do IRS liquidado a um projeto social – recebe os valores consignados e afeta-os à aquisição, transformação e adaptação de viaturas que oferece a instituições de solidariedade social de todo o País.
Este projeto, que cresce com a boa vontade de todos, foi criado em 2008, permitiu a oferta de 82 viaturas a igual número de instituições e já assegurou a devolução de 2 026 milhares de euros à sociedade civil.
Este projeto, que cresce com a boa vontade de todos, foi criado em 2008, permitiu a oferta de 82 viaturas a igual número de instituições e já assegurou a devolução de 2 026 milhares de euros à sociedade civil.
Como apresentar candidatura ao Projeto Frota Solidária?
Se dirige ou representa uma instituição do setor social e pretende apresentar a candidatura ao Projeto Frota Solidária, preencha o formulário (PDF).
Quem estamos a ajudar:
INFÂNCIA
O objetivo de apoiar projetos de intervenção centrados nas crianças e jovens tem sido prioritário na ação da Fundação Montepio. Nesse propósito, têm vindo a ser acarinhadas estruturas que desenvolvem trabalho orientado para a promoção do acolhimento de indivíduos privados de meio familiar normal e para a atuação em áreas não beneficiadas por apoios estatais.
São disso exemplos os apoios atribuídos a projetos centrados nas crianças desaparecidas, na promoção da segurança infantil ou na formação parental. | ||
TERCEIRA IDADE
Por reconhecer a multiplicidade de necessidades que afetam a sociedade portuguesa, a Fundação Montepio tem vindo a desenvolver trabalho no sentido de reforçar o apoio à população idosa, mas também de promover a melhoria das condições da prestação de cuidados aos mais vulneráveis. O combate ao isolamento e à violência são preocupações de enorme relevância e que justificam a concretização de inúmeras ações de apoio, mas também de sensibilização.
| ||
NECESSIDADES ESPECIAIS
Também os cidadãos portadores de deficiência têm merecido o olhar atento e a participação ativa da Fundação Montepio, que se esforça por responder ao elevado número de necessidades apresentadas pelas instituições sociais. Para ir ao encontro das especificidades destes públicos, a Fundação assegura iniciativas e desenvolve projetos de parceria orientados para a melhoria das estruturas de apoio aos utentes, a formação dos quadros de pessoal ou a capacitação dos dirigentes.
| ||
POPULAÇÃO CARENCIADA
A Fundação Montepio centra a atuação nas áreas prioritárias de intervenção que mais se relacionam com a sua natureza e missão mutualista. Nesse sentido, as relações de cooperação que estabelece com outras organizações e a proximidade que tem vindo a fomentar com outras entidades da economia social justificam o forte apoio nos domínios da solidariedade, da promoção da saúde, da educação e da formação, mas também as incursões feitas nos domínios da intervenção comunitária e do incentivo ao voluntariado e ao associativismo.
Fonte: www.montepio.pt
|
Sem comentários:
Enviar um comentário