domingo, 29 de dezembro de 2013

Banco de Partilha Social

Ao longo dos últimos três anos, um vasto grupo de jovens de diferentes áreas de formação, olhando a dramática situação social do país foi imaginando uma forma simples de convocar os Portugueses e as Portuguesas para um acto inédito de cidadania participativa URGENTE que contribua para a concreta resolução de situações sociais... o Banco de Partilha Social.
 
Porque se acredita na cidadania participativa, porque se acredita na capacidade das pessoas perceberem que é na partilha generalizada que nos podemos e devemos ajudar uns aos outros, sem necessidade de outro tipo de financiamento que não seja o da cidadania livre, consciente e participativa.

É simples perceber

1ºPasso: Todos POUPAMOS 20 euros anualmente, a serem depositados no Banco de Partilha Social.

2ºPasso: Com a POUPANÇA de todos e de todas, iremos assistir ao desenvolvimento da Causa Social Nacional, nomeadamente:
 - Inauguração de uma inovadora e eficiente rede nacional de Acompanhamento Social Permanente a idosos. Tal fomentará a criação de milhares de novos postos de trabalho, de norte a sul, especialmente dirigidos aos nossos jovens, nossas filhas, nossos filhos;
  - Implementação de uma inovadora e sustentável Rede Nacional de Hortas de Agricultura Social de Partilha, também ela dirigida para criar milhares de novos postos de trabalho um pouco por todo o país;
  - Desenvolvimento de diferentes projetos sociais, todos eles focados na criação de novos postos de trabalho em iniciativas de apoio e desenvolvimento social para o bem comum.
 
3ºPasso: - Conclusão - POUPAR é PARTILHAR e RECEBER.
 
Será difícil perceber isto? A partilhar ficamos todos a ganhar, porque os seus 20 euros, anualmente poupados no Banco de Partilha Social não apenas fazem acontecer o bem social por todo o país, aos olhos de todos os portugueses e portuguesas, como também a sua poupança voltará na totalidade para si sob a forma de produtos hortícolas, que poderá levar diretamente das hortas ou, se preferir receberá em sua casa sob a forma de cabaz.
 
TRANSPARÊNCIA e rigor ao cêntimo como nunca em direto
As contas do Banco de Partilha Social vão ser de amplo acesso público: a qualquer momento, qualquer pessoa ou entidade poderá consultar em tempo real todos os movimentos financeiros, justificados ao cêntimo, pois a cidadania não se esconde e o bem comum mostra-se com o rigor e o orgulho da obra feita.

CONCLUSÃO - 20.000 Novos Postos de Trabalho
A partir de 1 de Janeiro de 2014, aceite o nosso desafio, abra a sua conta no Banco de Partilha Social, POUPE os seus primeiros 20 euros e sinta pleno orgulho no que vamos conseguir fazer com a sua colaboração, com a sua cidadania participativa.
 
Faça parte do primeiro grupo de 1 Milhão de cidadãos a participar.
Com 1 Milhão de cidadãos a POUPAR 20 euros por ano, conseguiremos criar 20.000 novos postos de trabalho diretos em 5 anos nos diferentes projectos sociais.
 
 

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Fundo de Reestruturação do Sector Solidário

DR 248 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO de 2013-12-23

Decreto-Lei n.º 165-A/2013
Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social
Cria o Fundo de Reestruturação do Sector Solidário

Fonte: Diário da República

Feliz Natal

Cartão de Natal
 
Que neste natal cada um de nós procure dar um pouco de si. Não somente em "coisas" materiais, mas principalmente em pequenos gestos para com o próximo.
 
Votos de um Feliz Natal!
 
 

domingo, 15 de dezembro de 2013

Programa de Financiamento a Projectos pelo INR, I.P. 2014

A Deliberação n.º 2299/2013, de 6 de dezembro, que aprovou e republicou o Regulamento do Programa de Financiamento a Projectos pelo INR, I.P., e para efeitos do n.º 2 do artigo 2º e do nº1 do artigo 9º, torna-se publica a Deliberação do Conselho Diretivo do INR, de 10 de dezembro, que determina as áreas prioritárias de atuação nas quais devem ser desenvolvidos, preferencialmente, os projetos, as percentagens e limites máximos de financiamento, e o período durante o qual decorrem as candidaturas (de 16 de dezembro de 2013 a 15 de janeiro de 2014).

Fonte: INR

Projeto ESTÁGIOS 3I´S

O Projeto ESTÁGIOS 3I´S tem por objetivo reforçar o capital humano das empresas com a integração de jovens qualificados.
Promover a empregabilidade de jovens desempregados com idades entre os 18 e os 34 anos com qualificações ao nível do Doutoramento, Mestrado, Licenciatura e Ensino Secundário completo.
Bolsas financiadas a 100%
Prémio de integração após o período de Estágio
 
Pretende proporcionar aos jovens desempregados uma oportunidade de melhorarem as suas qualificações pela via da experiência profissional e potenciar a sua empregabilidade, após o estágio na empresa recetora.
 
Para se candidatar preencha o formulário de candidatura ao Estágio e efetue o upload dos documentos:
Cartão de Cidadão, Curriculum Vitae, Certificado de Habilitações, Declaração do Centro de Emprego.
 
Fonte/Para mais informações consultar: http://estagios.aip-cci.pt/

Iniciativa Movimento para o Emprego

O BPI vai promover 250 estágios remunerados, de norte a sul do país, através da iniciativa Movimento para o Emprego, lançada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, a COTEC Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP, IP). 
Movimento emprego
Candidaturas até ao dia 31 de Dezembro de 2013
Condições Específicas:
  • Idade até 30 anos;
  • Habilitações mínimas: Licenciatura, preferencialmente nas áreas de Gestão, Economia, Contabilidade, Direito e Engenharia.
Oferecemos:
  • Um programa de acolhimento, integração e formação completo, moderno e compatível com as elevadas exigências do mercado;               
  • Acompanhamento do estágio por um orientador do Banco;
  • Um plano de estágio com a duração de 12 meses, remunerado (bolsa e subsídio de alimentação);               
  • Seguro de Acidentes de Trabalho
Candidaturas:
As candidaturas deverão ser formalizadas e enviadas até ao dia 31 de Dezembro de 2013
Deverá formalizar uma candidatura para cada função e/ou zona geográfica.
Mais informações e candidaturas em Movimento para o Emprego 
Fonte: ACEGIS

Ministério da Educação e Ciência |Prémio de Escola 2013

O Ministério da Educação e Ciência instituiu no ano letivo passado o Prémio de Escola.
Este Prémio visa reconhecer a excelência dos estabelecimentos de ensino e dos envolvidos no processo educativo, do pré-escolar ao secundário.
Será distinguida uma escola em cada uma das cinco áreas geográficas do mapa educativo – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. E ainda será reconhecido, com um Diploma de Louvor, um membro de cada comunidade educativa vencedora.
As candidaturas ao Prémio de Escola estão abertas, até ao próximo dia 17 de dezembro. 
Mais informações aqui. 
Fonte: ACEGIS

Manual de Acolhimento no Acesso ao Sistema de Saúde de Cidadãos Estrangeiros

Foi elaborado pela Administração Central do Sistema de Saúde e Direção-Geral de Saúde, um Manual de Acolhimento no Acesso ao Sistema de Saúde de Cidadãos Estrangeiros, com o objetivo de assegurar a correta identificação de cidadãos não nacionais no acesso ao Serviço Nacional de Saúde, bem como o reconhecimento da respetiva responsabilidade financeira.

O Manual de Acolhimento define e uniformiza procedimentos, tendo em conta a aplicação da legislação nacional, europeia e internacional que abrange o acesso dos cidadãos não nacionais ao sistema de saúde português, assegurando uma igualdade de tratamento em território nacional aos cidadãos abrangidos.

O referido Manual foi divulgado a todas as unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde e entrará em vigor em janeiro de 2014.

Para mais informações consulte o Manual de Acolhimento no Acesso ao Sistema de Saúde de Cidadãos Estrangeiros:

Fonte:  http://www.acss.min-saude.pt/artigo/tabid/98/xmmid/896/xmid/6036/xmview/2/Default.aspx

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Enfermeiros/as para Inglaterra Central


Descrição/Função
JSL Consultants procura Enfermeiros Generalistas (m/f) para um grande grupo das Nursing Homes, centros dos cuidados continuados e paliativos, situadas na região das Midlands, em Inglaterra central, nas cidades com bom acesso aos aeroportos internacionais: Londres-Stansted, Londres-Luton, East Midlands, Manchester e Birmingham.

Os serviços de Enfermagem nas Nursing Homes incluem: cuidados aos idosos, cuidados em saúde mental e demência, cuidados paliativos, reabilitação, cuidados às pessoas com problemas físico-motores e após trauma ou lesão cervical, ou às pessoas com autismo, epilepsia ou deficiências sensoriais.

Candidaturas de 09/12/2013 a 21/01/2014. A próxima sessão de entrevistas decorrerá em Janeiro.

Aos candidatos interessados pedimos que enviem o currículo em Inglês, em formato WORD, com fotografia e com titulo ‘Nurses-Midlands’ para: sylwialopes@jsl-consultants.com ou jorgelopes@jsl-consultants.com
Fonte: http://portalemprego.eu/ofertas/enfermeiros_m_f_para_inglaterra_central/0037498/ (para mais informações clicar no link)

Técnico de Reeducação


TÉCNICO DE REEDUCAÇÃO Ver detalhes
Descrição:O profissional deverá ter conhecimentos na área da educação, especificamente ao nível das competências de formação pessoal e social. Deverá, igualmente, ter sentido de responsabilidade e confidencialidade, assim como, facilidade no estabelecimento de relações inter-pessoais e de trabalho em equipa multidisciplinar. O profissional, terá como, principal responsabilidade a dinamização de atividades, com posterior relatório a elaborar das mesmas, sendo que, poderão estas ser em contexto CAFAP (Centro de Acompanhamento Familiar e Aconselhamento Parental) ou em articulação com entidades parceiras.
Vencimento: EUR  691.71 (Mensal)
Fonte: IEFP, Serviços públicos de emprego, Portugal


Local: Região do Algarve

Fonte: EURES in IEFP, Serviços públicos de emprego, Portugal

O grupo José de Mello Saúde está a contratar para várias áreas das suas unidades hospitalares

O grupo é dono do Hospital Cuf Descobertas, Hospital Cuf Porto, Hospital Cuf Belém e Hospital Cuf Alvalade, entre outras.
 
Assim, para a Clínica Cuf Cascais, o grupo precisa de administrativo(a), em horário em part-time de fim-de-semana.
Para o Domus Care Lisboa procura assistentes domiciliárias; enfermeiro(a); gestor de planos de serviços domiciliários (Lisboa).
Para o Domus Care Porto, quer assistentes domiciliárias.
Para o Hospital Vila Franca de Xira são necessários assistentes operacionais e enfermeiro(a) para serviço urgência.
Ainda para esta unidade, Hospital Vila Franca de Xira, requisita-se enfermeiro(a) de bloco operatório.
Ver todas as informações sobre estas vagas aqui.
 
No site do grupo, na área de Recrutamento, é possível ver as oportunidades existentes no grupo ou apresentar candidaturas espontâneas.
 
Fonte: Dinheiro Vivo | 10/12/2013

Técnico Superior (M/F) Gabinete do Reitor da Universidade de Aveiro

Prazo de candidaturas: de 6 a 13 de Dezembro de 2013
Habilitações: Licenciatura na área do secretariado ou das línguas.
Outros requisitos: Experiência de pelo menos 2 anos, no desempenho de funções análogas às atribuições indicadas no ponto I, em instituições congéneres; Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Remuneração: Equiparado ao correspondente à carreira de Técnico Superior, na 1ª posição remuneratória, nível 11 (€ 995,51), acrescido do direito a subsídios de refeição, de férias e de Natal.
Horário de Trabalho: Período de 40 horas semanais, em regime de exclusividade, sujeito ao cumprimento de horário diário, nos termos da legislação aplicável e da regulamentação interna.
Local de trabalho: Gabinete do Reitor da Universidade de Aveiro.
Formalização das candidaturas: Até ao dia 13 de dezembro de 2013 através de requerimento dirigido ao Reitor da Universidade de Aveiro , disponível em www.ua.pt/sgrhf – Área de Recursos Humanos – concursos e ofertas de emprego, acompanhado de curriculum vitæ detalhado, devidamente datado e assinado, de cópia do documento comprovativo das habilitações literárias, incluindo o plano curricular do curso, cópia dos certificados comprovativos da frequência de ações de formação, cópia das declarações comprovativas de experiência, e cópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão, entregues pessoalmente ou por correio registado com aviso de receção, contendo menção explícita ao presente anúncio e respetiva referência, para o seguinte endereço: 
Área dos Recursos Humanos da Universidade de Aveiro, Edifício Central e da Reitoria
Campus Universitário de Santiago, 3810-193 AVEIRO.
Fonte: ACEGIS

Estágios

Estágios remunerados EDP  
Auditoria Operacional e Financeira e Planeamento e Controlo de Gestão TIC
Perfil pretendido:
Licenciatura e/ou Mestrado em Economia ou Gestão;
Candidatos que cumpram as condições necessárias para a realização de Estágio profissional ao abrigo do Programa de Estágios do IEFP ou ainda desempregados à procura de novo emprego inscritos nos centros de emprego; Disponibilidade em "full-time";
Benefícios:
Estágio remunerado com a duração de 12 meses (não prorrogável); Estágio decorre em horário laboral; Oportunidade de estágio e formação em empresa líder no seu setor de atividade.
Os interessados devem enviar CV atualizado, com a referência à formação académica, média final (ou esperada) de curso e data de conclusão para o e-mail: recrutamento2@edp.pt até ao dia 11 de dezembro.
Em simultâneo deverão preencher uma ficha de candidatura em www.edp.pt seguindo os passos: "Venha trabalhar connosco" - "candidate-se" - "novo curriculum"
Fonte: ACEGIS

10 de dezembro Dia Internacional dos Direitos Humanos

"20 anos a trabalhar pelos seus direitos" foi adotado para celebrar este ano o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

«Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.»
Este é o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Proclamada em Paris, em 1948, o documento nasceu após anos de delicadas negociações entre os membros da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas (desde 1946, o principal foro internacional para a matéria) e da Assembleia Geral das Nações (então composta de 56 Estados).
Nos últimos 20 anos, foram feitas muitas conquistas em matéria de direitos humanos, no reconhecimento dos direitos das mulheres como direitos humanos fundamentais, na inclusão dos direitos das minorias na agenda internacional,
 
Fonte: ACEGIS

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

E-book – Alimentação no Ciclo de Vida: Alimentação na Pessoa Idosa

O novo E-book com o tema “Alimentação no Ciclo de Vida: Alimentação na Pessoa Idosa”, tem uma parceria Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG).
O lançamento do E-book  decorreu no 15º Congresso Português de Gerontologia Social.

Fonte: Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Plano Nacional do Voluntariado 2013-2015

Diário da República, 1.a série—N.o 88—8 de maio de 2013
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Resolução do Conselho de Ministros n.o 29/2013

“O XIX Governo Constitucional assume como prioritária a necessidade de desenvolver um conjunto de medidas que visam a redução das desigualdades sociais, garantindo o bem-estar das pessoas e famílias, em particular das mais vulneráveis.
Neste contexto, o Programa de Emergência Social (PES) define um conjunto de estratégias de reforço à inclusão social, designadamente a dinamização e a reflexão sobre a criação de incentivos ao voluntariado na área social, salientando a relevância do apoio e da promoção do voluntariado e dos voluntários.
 
Constituindo o voluntariado um valor essencial para uma cidadania mais ativa e solidária, importa também proceder, em simultâneo, à revisão do seu enquadramento jurídico, de forma a tornar a legislação mais adaptada às novas medidas e realidades sociais. Nessa perspetiva, está em curso a análise da atual legislação para identificação e apresentação de propostas de revisão capazes de potenciar os inegáveis valor e resultado que o voluntariado constrói na sociedade.
 
A promoção de uma cultura de coesão social, capaz de contribuir para uma maior qualidade de vida de todos os cidadãos, que reforce os valores da cidadania, exige a implementação de políticas públicas transversais aos vários Ministérios e a participação da sociedade, pelo que importa definir um Plano Nacional do Voluntariado 2013-2015 (PNV) que envolva os vários Ministérios, as regiões autónomas, as autarquias locais e os contributos das organizações da sociedade civil, dando continuidade às ações desenvolvidas durante o ano de 2011 no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado e em 2012 no quadro do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e o ano Internacional das Cooperativas.
 
Deste modo, o PNV traduz a transversalidade e a concertação entre os diferentes organismos da Administração Pública, bem como revela a importância e a centralidade do compromisso assumido pelas entidades envolvidas neste Plano.
 
O PNV pretende, de forma articulada e prospetiva, definir medidas que possam valorizar e reconhecer a realização de ações de voluntariado como essenciais para uma participação e cidadania ativas, bem como promover a responsabilidade social da Administração Pública.
Neste quadro, o PNV define um conjunto de medidas organizadas em três eixos estratégicos:
Eixo 1 – «Sensibilizar e Divulgar»;
Eixo 2 – «Promover e Formar»; e
Eixo 3 – «Agir e Desenvolver».
Os referidos três eixos apresentam como objetivos centrais, quer o reconhecimento das atividades de voluntariado, quer a sensibilização dos cidadãos para a importância e valor do voluntariado, quer, ainda o fornecimento de meios aos organizadores de atividades de voluntariado para melhorar a qualidade das mesmas e criar um ambiente propício ao exercício do voluntariado em Portugal.”
 
Fonte: Associação Nacional de Psicogerontologia

Galp Energia Solidária apoia instituições de solidariedade social com descontos em combustível, eletricidade e gás natural

A Galp Energia estabeleceu um protocolo que permitirá à União das Misericórdias Portuguesas, à União das Mutualidades Portuguesas e à Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade Social – bem como a todos os seus associados – beneficiarem de importantes descontos nas suas faturas de combustível, eletricidade e gás.
A assinatura do protocolo Galp Energia Solidária terá lugar dia 20 de novembro, na sede da Galp Energia, contando com as presenças do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, do presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira De Oliveira e dos Presidentes das três instituições.
Estas instituições e as suas mais de três mil associadas que aderirem ao Galp Energia Solidária, terão acesso a descontos de até 7 cêntimos por litro no abastecimento de combustível das suas frotas. Além disso, as três instituições receberão semestralmente um valor em combustível correspondente a 2 cêntimos por cada litro do consumo efetuado pelas suas associadas nesses seis meses.
No caso da eletricidade, os descontos podem ir até 7% face ao preço de referência da Galp Energia para instalações em BTE (baixa tensão especial) e MT (média tensão) com consumos até 1GWh/ano. No gás natural o desconto será de 3% no termo fixo para instalações com consumos entre 10.000 e 100.000 m3/ano.
Esta iniciativa irá igualmente promover a passagem para o mercado livre das instituições que ainda se encontram no mercado regulado. Nestes casos, as poupanças no gás natural e na eletricidade poderão ser ainda mais significativas, uma vez que as tarifas fixadas pelo regulador são mais elevadas.
Para além das poupanças no preço da energia, os aderentes ao protocolo Galp Energia Solidária poderão ainda baixar a sua fatura através da redução do consumo, uma vez que beneficiarão de descontos de 10% na contratação de serviços de eficiência energética, como diagnósticos que lhes permitam reduzir desperdícios e racionalizar os consumos.
Nesta iniciativa, como noutras que desenvolve ao abrigo da sua política de responsabilidade social, a Galp Energia procura, através das suas atividades, contribuir para a resolução de problemas gerais de sociedade envolvendo, sempre que possível, outros agentes da sociedade civil.

Para mais informações pode consultar o site www.galpenergiasolidaria.PT

Fonte: Galp Energia

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Programas de Apoio ao Associativismo Jovem 2014

Disponíveis candidaturas online, de 20 de novembro a 20 de dezembro de 2013. 
Encontram-se abertas as candidaturas aos Programas de Apoio ao Associativismo Jovem:
  • PAJ – Programa de Apoio Juvenil,
  • PAI – Programa de Apoio Infraestrutural e
  • PAE – Programa de Apoio Estudantil
para o ano de 2014, nas modalidades anual e pontual.
As candidaturas anuais, cujo prazo decorre entre 20 de novembro e 20 de dezembro de 2013 devem ser efetuadas on-line no Portal da Juventude, em www.juventude.gov.pt, a partir dos formulários disponíveis na área de Associativismo.
Fonte: ACEGIS

domingo, 1 de dezembro de 2013

Livro "Economia social e envelhecimento"


Autores: Luís Jacob, Ricardo Pocinho, Hélder Fernandes e Eduardo Santos
Ano: 2013
Editora: Psicosoma
Num momento em que a Europa e Portugal atravessam uma crise financeira e económica, e para alguns também uma crise de valores, a Economia Social é uma esperança e uma alternativa aos modelos económicos tradicionais, nomeadamente aos mais liberais. A economia social é a economia da colaboração em vez da competição, é a economia de muitos em vez de um e é a economia onde a ciência dominante é a social e não a matemática. A economia social representa hoje em Portugal 5% do PIB e 5,5% da população ativa, mais trabalhadores que o setor da saúde e dos transportes. Tem sido o único setor da atividade a crescer e a criar emprego e valor nos últimos 10 anos. No seio da economia social, tem destaque os serviços de apoio e ação social com 41,4% do Valor Acrescentado Bruto (VAB). Dentro destes serviços destacam-se os serviços de apoio a idosos. Com a população a envelhecer e a necessitar de cuidados especializados, as respostas sociais para idosos assumem um papel importantíssimo a nível económico e social, assim como a intervenção das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).Este livro pretende ilustrar de uma forma simples e forçosamente redutora o papel da economia social, e em especial dos serviços a idosos, no tecido económico do nosso pais. Iremos destacar quatro respostas sociais e alguns aspetos da gestão dos recursos humanos e da qualidade nas IPSS. É nosso objetivo que este livro seja para o leitor o inicio de uma aprendizagem sobre a economia social. No final indicamos alguns documentos, disponíveis on-line, que consideramos importantes para um melhor aprofundamento deste tema.
 
Fonte: Socialgest

Legislação no âmbito das Autarquias Locais que contemplam a promoção da igualdade de género em programas e domínios de ação dos Municípios

Publicação de Legislação no âmbito das Autarquias Locais que contemplam a promoção da igualdade de género em programas e domínios de ação dos Municípios
Diário da República Eletrónico
Alínea q), do ponto 1, do artigo 33º (Competências materiais da Câmara Municipal) da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro – Regimento jurídico das autarquias locais e entidades intermunicipais - e ponto 3 do artigo 30º da Lei n.º 73/2013, de 3 de Setembro – Regime Financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais.
Fonte: CITE