domingo, 6 de outubro de 2013

Fundação ADFP vai comemorar Dia Mundial da Saúde Mental

A Fundação ADFP de Miranda do Corvo vai comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra a 10 de Outubro, com uma série de atividades entre os dias 7 e 18.
A exposição “Mentes coloridas”, com trabalhos de utentes da área da saúde mental, estará patente no hall de entrada da Fundação entre os dias 7 e 13.
No dia 10, os utentes participarão num festival de atividades no Parque Biológico da Serra da Lousã, com corrida de animais, jogo das cores, jogo do saco, caça à bolacha, dominó, jogo da malha, jogo da corda, peddy paper, bowling e batalha de balões de água, a partir das 10h15. Seguir-se-á um lanche comemorativo, uma coreografia de aeróbica a cargo do professor de Educação Física, Francisco Silva e outras atividades a cargo da nutricionista e bióloga, Ana Filipa. Depois do almoço, pelas 14h30, os utentes terão um baile/concerto no Salão de Festas do Centro Social Comunitário, com a atuação do grupo “Klino concertinista”, e um lanche pelas 16h00.
Finalmente no dia 18, pelas 18h00, será exibido no cinema da vila o filme de Milos Forman “Voando sobre um ninho de cucos”, clássico que tem como protagonista Jack Nicholson, premiado com o Óscar para melhor ator em 1976.
Integrado no Ciclo de Cinema sobre Saúde Mental, o filme será depois comentado por Maria Emília, presidente da Delegação Regional da Associação dos Profissionais de Serviço Social, e pelo psicólogo clínico Pedro Tiago Franquinha.
Com respostas inovadoras na área da saúde mental, a Fundação dispõe dos serviços Diferente/ Igualmente, Serviço Comunitário de Saúde Mental, Fórum Sócio Ocupacional , tendo 46 utentes na residência Coragem (na sede),  21 na Unidade de Vida Apoiada (residência Tolerância no edifício do Cinema), 20 na residência Igualdade (Rio de Vide) e 44 na residência  Esperança (Godinhela). Recentemente foi inaugurado o Fórum Sócio Ocupacional do Senhor da Serra para 27 utentes.
A Organização Mundial da Saúde, que considera a saúde mental uma das suas prioridades, visa, com esta efeméride, chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, para além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicos. As perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade são, e serão cada vez mais, a nova grande endemia do século. A depressão é a segunda causa de incapacidade na União Europeia.
 
Fonte: ADFP

Sem comentários:

Enviar um comentário