domingo, 20 de abril de 2014

BPI tem um milhão de euros em prémios para o terceiro setor

Em 2014, o banco BPI no âmbito da sua Política de Responsabilidade Social volta a consagrar um milhão de euros para premiar projetos e instituições no terceiro sector, através de duas iniciativas distintas no valor de 500.000 euros cada: o Prémio BPI Séniores – cujas candidaturas já estão abertas-, e o Prémio BPI Capacitar – cujas candidaturas abrem a 16 de junho. Cada entidade promotora só poderá candidatar-se a um dos galardões, contudo.
Nesta fase estão já a decorrer as candidaturas ao Prémio BPI Seniores que destinou meio milhão de euros para apoiar iniciativas que promovam a integração social e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos. Até 18 de maio podem candidatar-se todas as instituições privadas sem fins lucrativos sedeadas em Portugal que apresentem projetos sólidos e inovadores nesta área, sendo que as candidaturas serão depois avaliadas pela sua qualidade técnica e pela sua sustentabilidade. O primeiro prémio irá receber até 200.000 euros e as menções honrosas até 50.000 euros cada.
Todas as entidades premiadas serão depois “objeto de acompanhamento e avaliação para verificação do cumprimento dos objetivos que justificaram a atribuição do donativo e, no final da implementação, entregarão ao BPI um relatório sobre os resultados atingidos e uma auto-avaliação da sua performance”, refere a instituição em comunicado.
O regulamento, o formulário e os diversos elementos informativos de apoio às candidaturas do Prémio BPI Seniores 2014 estão disponíveis em www.bancobpi.pt/premiobpiseniores.
Na primeira edição do BPI Séniores, no ano 
passado, foram distinguidos um total de 19 projetos. Os grandes vencedores foram a Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses e a ADENORMA - Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira, tendo recebido pela mão de Fernando Ulrich, Presidente da Comissão Executiva do BPI, 120 mil euros para apoiar, respetivamente, a implementação de um projeto com o objetivo de envolver um maior número de profissionais de saúde que trabalham com idosos e a transformação de uma escola desativada em Gabinete de Apoio ao Idoso nos Concelhos de São Vicente e Porto Moniz, na Ilha da Madeira.
Foram, ainda, distinguidas 17 instituições com menções honrosas. Estas organizações receberam verbas até 50 mil euros, para aplicação no desenvolvimento dos respetivos projetos. No total, foram recebidas 389 candidaturas.
Entretanto, o BPI está a preparar também o lançamento da 5ª edição do Prémio BPI Capacitar, também no valor de 500 mil euros. Um galardão criado para distinguir os melhores projetos de integração de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente, e cujo período de candidaturas irá decorrer de 16 de junho a 27 de julho.
Fonte: Impulso Positivo

Sem comentários:

Enviar um comentário