segunda-feira, 14 de abril de 2014

PROJETO UAW PROCURA 200 EMPREENDEDORES PARA NEGÓCIOS SOCIAIS

Projeto UAW procura 200 empreendedores para negócios sociais


O Projeto UAW – United at Work está à procura de jovens e seniores desempregados, com qualificação e perfis empreendedores, para desenvolver um programa de empreendedorismo intergeracional. As candidaturas decorrem até 27 de abril de 2014. 

Estão abertas as candidaturas ao Programa de Empreendedorismo Intergeracionaldo Projeto UAW, uma iniciativa promovida no nosso País pelo Banco de Inovação Social (BIS), e que conta com o apoio da União Europeia. O objetivo do Programa é “acelerar e apoiar a criação conjunta de empresas por jovens e seniores desempregados e qualificados”, explica o site do UAW

Podem concorrer projetos de negócios sociais intergeracionais apresentados por jovens até aos 30 anos de idade, desempregados ou à procura do primeiro emprego e com formação académica superior (licenciatura no mínimo). Mas quem tiver entre 50 e 64 anos de idade, seja qualificado pela experiência profissional, ou esteja desempregado, “e que esteja a sentir dificuldade em regressar ao mercado de trabalho”, refere Maria do Carmo Marques Pinto, diretora do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pode candidatar, de igual modo, o seu projeto.

As candidaturas são individuais, decorrem até ao próximo dia 27 de abril e realizam-se exclusivamente no site do UAW, através do formulário disponível na secção “Candidaturas”. 

Os projetos serão avaliados pelo BIS, plataforma de apoio à inovação social e ao empreendedorismo, que foi lançado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e do qual o Montepio é membro fundador. 

Entre os participantes serão selecionados 200 jovens e seniores que irão constituir, pelo menos, 40 equipas intergeracionais. O anúncio dos pré-finalistas ocorrerá no início de maio. Das 40 equipas serão depois selecionadas 24 para integrar o Programa de Empreendedorismo Intergeracional. 

O UAW é uma iniciativa de experimentação e inovação social, financiada pela União Europeia por ser "radicalmente inovadora, ao inverter o modelo de apoio ao empreendedorismo, apresentando oportunidades concretas de negócios sociais, e porque reúne gerações para o fazer", indica Maria do Carmo Marques Pinto. 

Trata-se de um modelo de empreendedorismo que visa garantir a capacitação de equipas intergeracionais e proporcionar uma carteira de oportunidades de negócio nas áreas da ação social e saúde e da cultura e património.

Para saber mais: 

Fonte: Montepio

Sem comentários:

Enviar um comentário