segunda-feira, 21 de abril de 2014

III CONGRESSO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL, APSS 2014





Depois de Aveiro, em 2002, e de Almada, em 2010, Coimbra acolhe o III Congresso Nacional de Serviço Social a 23 e 24 de maio de 2014.

O III Congresso acontece num tempo e num lugar em que diariamente temos notícia do enfraquecimento do estado social e dos direitos sociais, com consequências severas no peso e valor da concretização da justiça social.

Atribuir este recuo à crise económica e financeira é só vislumbrar uma pequena parte dos fatores interferentes na situação atual que penaliza desigualmente os cidadãos/cidadãs, os territórios e a sociedade em geral.

É com perplexidade que se assiste ao empobrecimento dos serviços sociais e das prestações sociais, designadamente as que foram construídas para proteger os mais vulneráveis. Por outro lado, a restrição dos bens e serviços de bem-estar estão a destinar os serviços públicos para os pobres dos mais pobres. Como Richard Titmuss, acreditamos que serviços sociais para pobres, se tornam pobres serviços sociais.

O(a)s Assistentes Sociais, confrontados com a dimensão dos problemas e dos recursos que lhes são destinados, são testemunhas da necessidade de um novo rumo de pensamento e ação.

Como profissionais, muitos sentem na primeira pessoa as condições de precarização dos locais de trabalho, mas também das suas condições laborais. Sabemos como têm vindo a ser arredados das condições adequadas para um exercício profissional feito de  exigência e risco, mas também de meios e recursos proporcionais às situações a prevenir e/ou  a reparar.

No centro do III Congresso está também a (re)construção do projeto ético-profissional do(a)s Assistentes Sociais que, aqui e agora,  exige a sua contribuição para o combate à pobreza e às desigualdades e para o respeito dos direitos humanos.

Este é um mandato que prolonga no presente da profissão os seus compromissos do passado, visando a preparação de um futuro de acrescida cidadania e dignidade: uma sociedade em que “justiça social” não sejam duas meras palavras vãs.

APSS – Associação dos Profissionais de Serviço Social

Delegação Regional do Centro da APSS

1 comentário:

  1. http://www.eas.pt/servico-social-e-a-profissao-mais-importante-da-atualidade/

    ResponderEliminar