segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano de 2013


Apesar da crise em que vivemos, desejo a todos/as que o ano de 2013
seja um ano de realizações pessoais e profissionais, com muitos detalhes
que façam a diferença.

Feliz Ano de 2013

domingo, 23 de dezembro de 2012

Guia de Boas Práticas - Intervenção Educativa na Trissomia 21


Encontra-se disponível (mediante aquisição) o Guia para Professores e Educadores que intervêm com crianças e jovens com Trissomia 21, em contexto escolar, com o objectivo de sugerir orientações pedagógicas adequadas à especificidade desta população.


Fonte/Para mais informações contactar: 
Associação Olhar 21
olhar.vinte.um@gmail.com 912 534 615 - 912 534 320 - 912 534 015

sábado, 22 de dezembro de 2012

Lista de produtos de apoio para 2013 (Ajudas Técnicas) - Instituto Nacional para a Reabilitação


Despacho n.º 16313/2012, emitido pelo Instituto Nacional para a  reabilitação, I. P., que homologa a lista de produtos de apoio, para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2013.
A lista encontra-se em anexo ao despacho.

Fonte: http://cantinhodosolhares.blogspot.pt - Clarinha

II Edição Prémio Cooperação e Solidariedade - António Sérgio


O Prémio Cooperação e Solidariedade – António Sérgio, criado pela CASES, em 2012, pretende tornar-se num acontecimento anual marcante na promoção do conhecimento e reconhecimento público do setor da Economia Social e das suas organizações, em particular, entre a juventude.
O Prémio destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no setor da Economia Social. O prémio é atribuído nas seguintes categorias: 
Boas Práticas, visando premiar personalidades e organizações do setor da economia social que se tenham distinguido pelas boas práticas, entre outros nos domínios da aplicação dos princípios e ética de atuação, da participação social, qualificação dos recursos humanos, inovação organizacional, responsabilidade social, diálogo e concertação social, cidadania empresarial, intercooperação e inserção na comunidade; 
Estudos e Investigação, visando premiar personalidades e organizações autoras de estudos e trabalhos de investigação no âmbito da economia social, designadamente, trabalhos sobre cooperativas, mutualidades, fundações, associações, misericórdias e IPSS s ou trabalhos transversais dentro do sector da economia social.
 
Trabalhos Escolares, visando premiar trabalhos da comunidade escolar, ao nível do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, ensino secundário e profissional, que envolvam alunos e professores na vivência e difusão de teorias e práticas de economia social.
A II edição do Prémio foi lançada em novembro de 2012. A entrega de trabalhos concorrentes nas três categorias do Prémio decorre no mês de março de 2013, devendo ter sido realizados para as categorias Boas Práticas e Estudos e Investigação no ano de 2012 e para a categoria Trabalhos Escolares no ano de 2012 ou no ano letivo 2012/2013.


             Regulamento Geral PCSAS

Fonte: CASES

Guia Prático do Empreendedor

O Guia Prático do Empreendedor constitui uma ferramenta de trabalho para o empreendedor, onde está sistematizada a informação essencial para quem tem uma ideia, deseja criar uma empresa ou expandir a sua atividade.

http://www.ei.gov.pt/files/institucional/5guiapraticoempreendedor.pdf

Fonte: http://www.ei.gov.pt/index/

Feliz Natal


Feliz Natal!




Candidaturas


O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, enquanto organismo intermédio, informa que decorre entre os dias 7 e 28 de Dezembro de 2012 o período para apresentação de candidaturas anuais referentes a ações a realizar no ano de 2013, no âmbito das Tipologias de Intervenção 6.2 / 8.6.2 / 9.6.2 – Qualificação das Pessoas com Deficiências e Incapacidades, e das Tipologias de Intervenção 6.4 / 8.6.4 / 9.6.4 – Qualidade dos Serviços e Organizações, especificamente, ações de formação e sensibilização dirigidas a técnicos e outros profissionais de reabilitação profissional, dos Eixos 6, 8 e 9 do Programa Operacional Potencial Humano, de acordo com o âmbito e condições definidas no respetivo aviso de abertura.
Consulte aqui o aviso de abertura;
Consulte aqui a documentação de suporte à candidatura:
- TI 6.2, 8.6.2 e 9.6.2 – Guia de Apoio;
- TI 6.4, 8.6.4 e 9.6.4 – Guia de apoio.


Fonte: POPH

Protocolo de Cooperação 2013/2014


Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social e a União das Misericórdias Portuguesas, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e a União das Mutualidades Portuguesas para 2013/2014

http://santarem.udipss.org/v1/documentos/noticias/Prot_Economia_social.pdf

Fonte: UDIPSS de Santarém

----------------------xxxxx-----------------------



FICHEIROS ANEXOS 
  - Nota Explicativa Protocolo de Cooperacao 2013-2014 


Fonte: UDIPSS de Aveiro

Universidade Sénior da Fundação ADFP lança livro “Histórias para os meus avós”


Universidade Sénior da Fundação ADFP lança livro
“Histórias para os meus avós” quer estimular o gosto pela leitura

A Universidade Sénior da Fundação ADFP vai lançar o livro “Histórias para os meus avós”, que pretende estimular o gosto pela leitura em ambiente familiar, pelas 14h00 do próximo dia 21, no cinema de Miranda do Corvo.
O livro nasce no âmbito das atividades da Universidade Sénior em 2012, ano do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações.
Trata-se de histórias contadas e escritas pelos mais velhos, dedicadas e dirigidas aos mais novos, permitindo aos avós que têm netos a cargo e não só, desenvolveratividades a partir de histórias de vida e de bons exemplos de outras gerações com elevada vivência.
Um dos objectivos deste livro é que se proporcionem espaços de aproximação,aprendizagem e partilha entre duas gerações muito distintas (ou talvez nem tanto), a infância e a velhice, potenciando deste modo a literacia familiar, perpetuando as histórias de infância dos que também já foram crianças.
As Universidades Seniores que vão proliferando por todo o país são importantes respostas sociais no domínio das transições de vida, e auguram igualmente estimular a escrita, eternizando assim as narrativas da vida de cada um.
O livro apresentará histórias preparadas para serem lidas pelas crianças aos avós, embora o inverso seja igualmente possível, concluindo todas com um desafio: “Agora é a tua vez, conta-me tu uma história”.
A Universidade Sénior da Fundação ADFP é uma resposta socioeducativa, e tem por objectivo dinamizar atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio para pessoas com mais de 50 anos. O ensino é em regime não formal, sem fins de certificação e situa-se num contexto de formação ao longo da vida.
O objectivo desta Universidade Sénior é a criação de um espaço privilegiado de inserção e participação social das pessoas idosas. Através das atividades que desenvolve faz com que os seniores se sintam úteis, ativos e participativos.
O seu planeamento estratégico assenta na valorização da pessoa idosa, adaptação às condições locais, e num ideal de autoajuda.
Além de ter já vencido o concurso de cultura geral da RUTIS (Rede das Universidades da Terceira Idade), a Universidade Sénior dispõe de um Grupo Coral e de um Grupo de Cavaquinhos que tê granjeado renome atuando de norte a sul do país.

Fonte: Fundação ADFP

Creche - Normas reguladoras


Portaria 411/2012, de 14 de dezembro (http://dre.pt/pdf1sdip/2012/12/24200/0706407065.pdf) estabelece alterações à Portaria n.º 262/2011, de 31 de agosto, referente às normas reguladoras das condições de funcionamento e instalação das creches.

Fonte: Diário da República


Conselho Nacional para a Economia Social



Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Retifica a Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2012, de 7 de dezembro, que revê a composição e o funcionamento do Conselho Nacional para a Economia Social, alterando a Resolução do Conselho de Ministros n.º 55/2010, de 4 de agosto, publicada a 7 de Dezembro no Diário da República n.º 237, I Série, de 7 de dezembro de 2012 

Fonte: Diário da República

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Conselho Nacional para a Economia Social


Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2012
 (http://dre.pt/pdf1sdip/2012/12/23700/0689606899.pdf)
Revê a composição e o funcionamento do Conselho Nacional para a Economia Social, alterando a Resolução do Conselho de Ministros n.º 55/2010, de 4 de agosto.

Fonte: Diário da República 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dia Internacional dos Direitos Humanos

 
 

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, e integrado nas Jornadas Contra a Violência (15 novembro – 15 dezembro), a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, vai realizar uma Sessão de trabalho destinada a Conselheiras e Conselheiros Locais para a Igualdade e ao pessoal técnico dos Municípios, membros de ONG representadas nos Conselhos Locais de Ação Social e público interessado em geral, a decorrer no próximo dia 10 de dezembro de 2012, entre as 9.30 e as 17 horas, na Casa do Brasil, sita no Largo Pedro Álvares Cabral, em Santarém.

Muito gostaríamos de contar com a sua presença. As inscrições poderão ser feitas através do preenchimento da folha de registo em anexo, que deverá ser enviada para joao.paiva@cig.gov.pt ou por fax para o número 217 983 098.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CIDADES Amigas das Pessoas Idosas



CIDADES Amigas das Pessoas Idosas? Implicações e recomendações de um Estudo Nacional: o que dizem os munícipes, o que pensam os especialistas e o que se vivencia nos espaços
A Associação VIDA agradece aos milhares de cidadãos anónimos, profissionais e instituições da mais diversa índole (Câmaras Municipais, Juntas de freguesia, Universidades e outras instituições académicas, IPSS’s e ONG’s, etc), que participaram quer no Estudo Nacional quer na Identificação de Boas Práticas.
Para aceder á Metodologia do Estudo clique AQUI

Comércio Solidário e Sustentável

O QUE É
O CSS - Comércio Solidário e Sustentável é um mecanismo de promoção de um consumo consciente, consolidado numa estratégia de comunicação que permita criar valor social e ambiental à comercialização dos produtos associados. O CSS é uma marca de garantia para uma produção local e nacional, assente nas características da região de origem e nos modos sustentáveis de produção. Por outro lado, é uma marca para uma opção de consumo dos consumidores conscientes e em consonância com o desenvolvimento sustentável.
O CSS é promovido pela associação EcoGerminar e financiado a 80%, no valor de 50.000 Eur, pela Fundação EDP, Programa EDP Barragens 2010. O projeto iniciou em março de 2011 e termina a setembro de 2012 a sua 1ª fase na Beira Interior, sendo que a partir desta fase será abrangido todo o território nacional.
PORQUÊ?
Acreditando nas dificuldades e fragilidades da comercialização dos produtos locais, regionais e autóctones no atual modelo económico e na importância que estes representam para um modelo alternativo de justiça económica, social e de preservação dos ecossistemas naturais e sociais (tradições), surge uma marca e garantia de um modelo comercial alternativo assente na economia solidária - o CSS.
À semelhança do modelo de comercialização FairTrade, o CSS pretende adaptar o conceito do Comércio Justo ao território nacional, associando-se aos mesmos princípios, mas localizando-os apenas em circuitos comerciais de proximidade, reduzindo assim os intermediários e a pegada de carbono (impacto de Co2) na sua comercialização.

O SELO DE GARANTIA
O selo CSS - Comércio Solidário e Sustentável é uma marca de solidariedade e sustentabilidade dos produtos regionais e autóctones, dos produtos com origem portuguesa e com recurso aos fornecedores locais, próximos da produção.
A imagem e marca do selo simbolizam o comércio, a solidariedade e sustentabilidade abraçados numa missão comum, a missão de contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável, interligados pela harmonia da solidariedade, da equidade e do equilíbrio com os recursos naturais e locais. As cores rústicas exemplificam a terra, a natureza e a responsabilidade humana na preservação dos recursos, das tradições, da cultura de cuidar a terra e dos outros (onde se incluem todos os seres vivos).
Esta é a marca da garantia consciente, da opção, da minha opção de compra, do meu contributo... Permite-me optar por um produto autóctone, garante-me que a minha opção é um contributo para o desenvolvimento local, para a preservação do ambiente e da vida, para um mundo mais justo e sustentável.
Para mais informações contactar
Email CSS - tradecss@css.org.pt
Encomendas de cabazes - encomendasarlampar@gmail.com
Telm. CSS - 917 970 214
Telm. Arlampar - 966 019 731
Fonte: http://www.css.org.pt/index.php

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Jornadas "Combate aos Maus Tratos na Deficiência"

A Rede Social de Penacova vai realizar as 1ªs Jornadas do Dia Internacional do Deficiente, sobre o tema 1ªs Jornadas do Dia Internacional do Deficiente, sobre o tema "Combate aos Maus Tratos na Deficiência", a realizar no dia 3 de dezembro de 2012, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova/Centro Cultural, a partir das 9h, onde vão ser debatidos os painéis temáticos que a seguir indicamos e cujos intervenientes têm uma larga experiência nas respetivas áreas de intervenção:  

I Painel - Crescimento, medo e preconceito
Intervenientes:
Ana Isabel Cruz - Psicóloga / Diretora Técnica da APPACDM Coimbra
Luís Borges - NeuroPediatra
Testemunho de Vida: Isabel Alexandra Reis - Mãe de cidadão portador de deficiência


II Painel - Direitos humanos e redes de suporte
Intervenientes:
António Guardado Carvalho - Enfermeiro Consultor em Direitos Humanos
Maria Barroso - Presidente da Fundação dos Direitos Humanos - Pro Dignitate
Emília Borges - Assistente Social / Chefe de Setor de Programas, Projetos da RNCCI, CDC-ISS, IP
Testemunho de Vida: António Marques - cidadão portador de deficiência, medalhado Paraolímpico

 
III Painel - Sonhos e Tabus
Intervenientes:
Fernando Vieira - Psicólogo e Diretor de Serviços/Presidente da Direção da CERCIAV
Teresa Oliveira - Assistente Social / Diretora do Lar Residencial da APPACDM de V.N. de Poiares
Testemunho de Vida: a confirmar

Consulte aqui o
programa detalhado e ficha de inscrição
,

Fonte: Munícipio de Penacova

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Lar de Infância e Juventude na Fundação ADFP - Pufs novos com calças de ganga usadas

São pufs novos feitos com calças de ganga velhas ou usadas e destinam-se ao Lar de Infância e Juventude, situado no Centro Social Comunitário da Fundação ADFP, prova de imaginação em tempo de crise.
O serviço de costura é prestado em regime de voluntariado e os pufs vão beneficiar as 28 crianças e jovens que o LIJ acolhe atualmente.
Este Lar de Infância e Juventude denominado de Centro de Acolhimento e Emergência Infantil, recebe crianças em regime de internato dos 3 meses aos 16 anos, por encaminhamento da Segurança Social, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Tribunal e Direção Regional de Reinserção Social. O lar está instalado num edifício independente e divido em 6 apartamentos, com capacidade e acordo de cooperação da Segurança Social para 27 crianças. É objectivo prioritário da valência e das suas equipas assegurar condições favoráveis ao desenvolvimento harmonioso e global da criança.
As crianças têm uma rotina diária o mais próxima possível a um meio familiar (refeições, higiene pessoal, TV, limpeza, apoio escolar, comemoração dos aniversários, treino de aptidões sociais com idas aos Correios, Centro de Saúde, Supermercado, Segurança Social, Câmara Municipal…), com acompanhamento dos monitores e voluntários e supervisão da Equipa Técnica.
Dentro em breve este tipo de pufs estarão também à venda na loja de artesanato do Parque Biológico da Serra da Lousã.
O Parque Biológico da Serra da Lousã é um negócio de turismo social e ambiental que dá emprego e ocupação a deficientes, doentes mentais e desempregados de longa duração, numa lógica de integração social e que já foi visitado por cerca de 85 mil pessoas. 

Fonte: ADFP
 

domingo, 18 de novembro de 2012

Jornadas Nacionais Contra a Violência Doméstica

 

Jornadas Nacionais Contra a Violência Doméstica 15 de novembro a 15 de dezembro

Programa [download pdf]

Dia 19 de novembro [download pdf]

Fonte: CIG

"Violência doméstica - meios de controlo, prevenção e proteção: Teleassistência a Vítimas de Violência doméstica, Vigilância Eletrónica e programa para Agressores"



"Violência doméstica - meios de controlo, prevenção e proteção: Teleassistência a Vítimas de Violência doméstica, Vigilância Eletrónica e programa para Agressores".

3 de dezembro de 2012

Procuradoria-geral Distrital de Lisboa

Programa [download pdf]

Fonte: CIG

Responsabilidade Social das Empresas - Contributo na sinalização e/ou acompanhamento de situações de violência doméstica

 

A Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) do Ministério da Economia e do Emprego em execução da Medida 6 - Distinção e divulgação de boas práticas empresariais no combate à violência doméstica inserida no IV PNCVD - IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica (2011-2013), lançou um Questionário sobre atividades empresariais com a finalidade de sinalizar e despistar eventuais situações de violência doméstica, incluindo a recolha das eventuais práticas existentes em matéria de RSE com incidência neste âmbito.

O prazo limite de resposta ao Questionário é o dia 30 de Novembro de 2012.

O tempo médio estimado para responder a este Questionário, é de aproximadamente 10 min.

Mais informações em http://www.dgae.min-economia.pt/

Fonte: CIG

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

EPI Coimbra: Chá Solidário

No próximo dia 18 de Novembro, pelas 16h, a Epi Coimbra convida todos os seus associados e amigos a participar no Chá Solidário, que se realizará no Centro Paroquial de Cantanhede. Este chá, visa para além de angariar fundos de suporte à implementação e desenvolvimento do projeto Arco-Íris, apresentar o mesmo à comunidade da região centro. Cada participante, poderá contribuir com um donativo mínimo de 2€ e provar algumas das especialidades realizadas pelos jovens que iniciaram as suas atividades no âmbito deste projeto, nomeadamente na área da pastelaria. Deixe-se surpreender pelas surpresas e miminhos doces que lhe preparamos.
Contamos consigo!
Para mais informações, contate-nos para o 239 482 865 ou por email para: epicoimbra@epilepsia.pt

Fonte: EPI

sábado, 10 de novembro de 2012

Protocolo entre Governo e 3º Setor vai custar €1.116 Milhões

O protocolo de cooperação entre o Governo e o sector social vai custar ao Estado 1.116 milhões de euros, no ano de 2013, podendo o valor ser renegociado para 2014, anunciou hoje o ministro da Solidariedade Mota Soares.
O novo protocolo de cooperação foi assinado hoje, entre o Governo e os três representantes do terceiro sector - a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas - numa cerimónia com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
De acordo com a informação distribuída aos jornalistas, o protocolo de cooperação custa anualmente 1,1 mil milhões de euros, aos quais acresce ainda um aumento de 1,3 por cento em cada um dos anos, ou seja, mais cerca de 16 milhões de euros em 2013 e igual valor em 2014.
Nas palavras do ministro Pedro Mota Soares, este protocolo demonstra o rumo que o actual Governo tem para o terceiro sector e o empenho que os parceiros sociais têm tido. "Todos os dias estas instituições se reinventam, se adequam às novas exigências, encontram novas formas de chegar a quem precisa e, por isso, faz todo o sentido que o Estado, ciente das suas limitações, com elas contratualize uma resposta social de confiança e parceria, como até hoje Portugal não teve", apontou Mota Soares.
De acordo com o ministro, uma das novidades incluídas no protocolo tem a ver com a criação de uma "rede de cuidados especializados destinada a crianças e jovens que, após intervenção médica, necessitem de cuidados continuados", acrescentando que esta medida incluirá também crianças prematuras.
Pedro Mota Soares disse ainda que já se deu início à criação de cuidados especializados para a demência "uma resposta que, para os mais idosos, agirá preventivamente através de formação específica de cuidadores e profissionais", anunciou o ministro.
Foi ainda anunciado que as instituições sociais vão passar a poder investir a poupança gerada em determinada resposta social, noutra em que faça mais falta. "Se uma instituição no interior do país não preencher a totalidade das vagas que tem comparticipadas para a creche, pode redistribuir esse apoio pela resposta do lar de idosos", deu como exemplo o governante.
Mota Soares adiantou que, da parte das instituições, há o compromisso de rentabilizarem "ao máximo" programas como o Estímulo 2012 e o Impulso Jovem, assim como "promover a contratação de pessoas com deficiência, e promover programas que ajudem à integração de pessoas no desempenho de actividades socialmente úteis".
O presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Sá e Silva, defendeu que este protocolo é "um importante acto de concertação social", apontando que, apesar de não resolver todos os problemas, importa ter soluções que tragam "um futuro melhor" para todos.
Já o padre Lino Maia, pela Confederação Nacional das Instituições Sociais (CNIS), apontou que este protocolo diferencia positivamente Portugal no contexto europeu, lembrando que, "doravante, só haverá estado social com sociedade solidária".
O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), por seu lado, defendeu que o Governo deveria dar uma boa notícia por dia aos portugueses, e que a assinatura deste protocolo confere a boa notícia do dia de hoje.

Fonte: Impulso Positivo

Projeto ACEGIS ”Qualificação do Terceiro Sector”

Este projeto, em parceria com o Instituto Piaget, será realizado em Macedo de Cavaleiros e visa:

a) Melhorar a qualidade da intervenção das equipas técnicas das entidades públicas e/ ou privadas que desenvolvam programas com população deficiente e com incapacidades e na área da reabilitação;
b) Melhorar o desempenho das respostas sociais de forma a promover a qualidade das intervenções, nomeadamente nos processos de planeamento, de monitorização e de avaliação de projetos de intervenção social.

Neste sentido, a ACEGIS pretende desenvolver a sua ação em duas áreas de intervenção que contemple:
a) Ações de sensibilização dirigidas a técnicas e outros profissionais de reabilitação profissionais;
b) Ações de consultoria na implementação e desenvolvimento de projetos de intervenção social
Público-Alvo:
Técnicos de Reabilitação Profissional, que intervenham na área de abrangência das políticas integradas de habilitação e reabilitação profissional das pessoas com deficiências e incapacidades, e necessitem de adquirir e/ou atualizar conhecimentos e competências transversais ao processo de integração socioprofissional destes públicos (dirigentes e de chefia: Diretores, Coordenadores da formação e outros; Formadores e Auxiliares de formação; Técnicos de Apoio à Inserção Profissional e/ou Técnicos de Acompanhamento à Formação e Emprego; d) Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Terapeutas e outros profissionais de reabilitação físico-funcional) 

Próximas ações:
Gestão por objetivos e desempenho em organizações – 12 e 15 de Novembro de 2012
Metodologia Construção de indicadores de avaliação – 19 e 20 de Novembro de 2012
Avaliação e Monitorização de Projetos de Intervenção Social – 26 e 27 de Novembro

Local e horários:
Campus Académico do Nordeste/Macedo de Cavaleiros
Início às 17:30 
As inscrições estão abertas no Campus Académico do Nordeste/Macedo de Cavaleiros.
Contactos:
Lucília Pires: T. 278 420 040 | F. 278 425 430

Fonte: ACEGIS

IPSS que diversifiquem fontes de financiamento serão privilegiadas

Partilho uma notícia, de Ligia Simões, do Económico de 28/06/2011

O objectivo é diminuir subvenções estatais e garantir resposta à emergência social.
No auxílio as mais vulneráveis, o Governo pretende privilegiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que conseguem diversificar as suas fontes de financiamento por via da criação de valor social e de inovação. A resposta às situações de carências sociais mais graves contará com as instituições da Economia Social do subsector Solidário, onde se enquadram as Misericórdias e IPSS, que é responsável por cerca de 180.000 postos de trabalho.
"O caminho do desenvolvimento deste sector e das respostas sociais aí prestadas deverá assentar na sustentabilidade das suas instituições através de actividades económicas que permitam o reforço da sua capacidade de intervenção", lê-se no documento, salientando que a legislação em vigor "não deve nem pode prejudicar" estas entidades que desenvolvem actividades económicas cujo lucro se destina a reinvestimentos e a alargamentos das respostas sociais. A palavra de ordem passará, pois, por privilegiar as IPSS que conseguem diversificar as suas fontes de financiamento por via da criação de valor social e de inovação.
E aponta aqui alguns caminhos através de medidas como a simplificação dos processos burocráticos de criação destas entidades ou a criação de estruturas de apoio a pequenas e médias entidades da economia social. Objectivo: reduzir a sua dependência de subvenções estatais e assegurar a sua sustentabilidade, bem como o reforço da sua capacidade de actuação local. Outras medidas, frisa o documento, passarão pela aposta na utilização e maximização da plena capacidade instalada dos equipamentos sociais do Terceiro Sector e pela transferência de equipamentos sociais que estão sob gestão directa do Estado Central para as entidades do sector solidário que integrem a rede social local.

Projeto Mais Valia - Voluntariado de Curta Duração

O Mais Valia conta com a participação profissional de todos os que, depois dos 55 anos, queiram oferecer voluntariamente o seu saber e experiência aos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

O projeto do Programa Gulbenkian de Ajuda ao Desenvolvimento será desenvolvido em missões de voluntariado de curta duração, de acordo com necessidades específicas dos vários países, nas áreas da Educação, da Saúde e das Artes.

O objetivo deste projeto centra-se na criação de uma bolsa de voluntariado qualificado, composta por profissionais experientes que, em parceria com instituições locais e organizações não governamentais no terreno, possam responder às necessidades do chamado terceiro setor. Os candidatos deverão ter: idade igual ou superior a 55 anos; formação académica ou técnica especializada; experiência profissional; e disponibilidade para integrar missões com um período máximo de dois meses.

Os selecionados farão uma formação específica para a missão antes da partida. As candidaturas estão abertas ade 20 novembro 2012 a 30 abril 2013.

Fonte: http://www.gulbenkian.pt/section65artId4046langId1.html
 
 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PROGRAMA FORMAR 2013 – Abertura de Candidaturas e Apoio Formativo Anual

No âmbito do Programa Formar, informamos que o IPDJ, I.P. irá abrir a candidatura para a modalidade Apoio Formativo Anual, dirigida a associações de jovens inscritas efetivamente no RNAJ que pretendam desenvolver um plano de formação enquadrado na educação não-formal
 Período de candidatura: de 1 a 30 de novembro de 2012 (data de correio até 30 de novembro, inclusivé).
Envio de candidaturas, por correio, para os serviços centrais do IPDJ: :Instituto Português do Desporto e JuventudeDepartamento de JuventudeRua Rodrigo da Fonseca, nº 55, 1º andar 1250-190 Lisboa.
A ACEGIS está disponível para apoiar a sua entidade na elaboração da candidatura, bem como no estabelecimento de eventuais apoios e parcerias. Para mais informações contacte-nos através do geral.acegis@gmail.com, Assunto de referência: Programa Formar 2013
Formulários de  candidatura:

Fonte: ACEGIS

Pobreza: Comissão propõe novo Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais Carenciadas

A Comissão Europeia propôs a criação de um Fundo para ajudar as pessoas mais carenciadas na UE.
O Fundo apoiará os dispositivos nacionais na distribuição de alimentos às pessoas mais carenciadas, bem como vestuário e outros bens essenciais aos sem-abrigo e às crianças em situação de privação material. A proposta transita agora para o Parlamento Europeu e o Conselho de Ministros da UE para ser aprovada.
A Comissão prevê um orçamento de 2,5 mil milhões de euros para o Fundo durante o período 2014-2020, enquanto parte da sua proposta de junho de 2011 relativa ao Quadro Financeiro Plurianual. Segundo a proposta, aos Estados-Membros caberia pagar 15% dos custos dos respetivos programas nacionais, ficando os restantes 85% a cargo do Fundo.
No âmbito do Fundo agora proposto, os Estados-Membros poderão solicitar apoio financeiro para programas operacionais que abranjam o período 2014-2020, cujo objetivo seja a distribuição, através de organizações parceiras, de alimentos às pessoas mais carenciadas e vestuário e outros bens essenciais (sapatos, sabão, champô, etc.) aos sem-abrigo e a crianças materialmente necessitadas.

Mais informações

Fonte: ACEGIS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ciclo de Debates - Saúde Mental e Dependências




Estratégia de Controlo da Agressividade


No dia 31 de outubro, das 18:00h às 19:30h, irá decorrer a Sessão II do ciclo de debates em curso, sobre Estratégias de Controlo da Agressividade, tendo como orador o Dr. António Canhão.

A sessão terá lugar na Livraria Almedina - Estádio Cidade de Coimbra.

A entrada é livre. 

Participe!


 Para mais informações contactar:

logo-menu.png
Justina  Dias
Centro de Alojamento Temporário 'Farol'
Cáritas Diocesana de Coimbra
Tel.: 239796610 ou 961014784


domingo, 21 de outubro de 2012

CURSO INTENSIVO DE GESTÃO DO VOLUNTARIADO

Destinatários:
Pessoas responsáveis pela implementação, coordenação ou acompanhamento de projetos de voluntariado em organizações públicas e privadas sem fins lucrativos.

Objetivos:
- Promover a introdução do Ciclo de Gestão de Voluntariado nas organizações e refletir sobre a sua importância;
- Refletir sobre valor do Voluntariado nas Organizações, nomeadamente no contributo para a concretização da sua missão;
- Compreender a vida do Voluntário nas organizações;
- Adquirir competência para o desenvolvimento das bases do Plano de Voluntariado nas organizações participantes;
- Desenhar um Projeto de Voluntariado nas organizações participantes;

Descrição:
Fórum Eugénio de Almeida | 20, 21, 22 e 29 e 30 Novembro | 35h

Itinerário de Formação


I. O Ciclo de Gestão de Voluntários nas organizações
    - O voluntariado e a importancia da Gestão do Voluntariado
    - Um modelo para a Gestão do Voluntariado
    - O Plano de Voluntariado

II. O Voluntariado nas Organizações: preparação e definição.
    - O papel do Coordenador
    - Definição de Perfis e política de Captação de Voluntários
    - Seleção dos Voluntários e gestão dos Voluntários não selecionados

III. A vida do Voluntário nas organizações: acolhimento e desenvolvimento
    - O compromisso voluntário
    - Manual de acolhimento
    - Organização de atividades e motivação
    - Formação, acompanhamento e avaliação
    - Comunicação e participação das pessoas voluntárias
    - A relação com a equipa remunerada

IV. Reconhecimento à pessoa voluntária: agradecimento e desvinculação
    - Reconhecimento formal e informal
    - Entrevista de saída
    - A relação após a saída

V. O Plano e o Projeto de voluntariado da organização
    - Integração das fases do ciclo no plano da organização

VI. Avaliação e Seguimento
    - Apresentação dos Trabalhos desenvolvidos
    - Avaliação da aprendizagem
    - Compromissos futuros e meios de desenvolvimento

Metodologia:
A metodologia do curso será essencialmente participativa, motivo pelo qual o itinerário dos conteúdos poderá variar em função das intervenções, do ritmo das aprendizagens, das experiências e dos contributos dos formandos.

Cronograma e Horário:
Horário: 9h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
Datas: 20, 21, 22 de Novembro | 29 e 30 de Novembro

Nota Importante: A língua de trabalho do Curso é Espanhol

Documentação de Apoio:
A documentação de apoio será disponibilizada em formato digital e inclui apresentações, artigos, livros e outra documentação complementar sobre o tema.
Será ainda disponibilizado em formato de papel um livro sobre gestão do voluntariado aos participantes.

Inscrição:
- A inscrição deverá ser realizada on-line através da área de formação do site do Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida;
- Existem 15 vagas para este curso.
- O valor da inscrição é de 50€ que deverão ser pagos após a notificação de seleção.
- Os membros das Organizações aderentes à Rede Transfronteiriça de Voluntariado (RTV), terão um desconto de 20%.
- Inscrições abertas até ao dia 31 de Outubro de 2012

Critérios de Seleção:
- Dirigente ou funcionário de Organizações do Terceiro Sector ou Entidades Públicas;
- Responsabilidade na área do voluntariado;
- Dar-se-á prioridade às instituições que integram a Rede Transfronteiriça de Voluntariado;
- Data de inscrição.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Formador:
Pau Vidal


AÇÃO DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROJETO RTV E CO-FINANCIADA PELO POCTEP/FEDER

Fonte: http://www.cruzvermelha.pt/voluntariado/formacao.html

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Candidaturas: 3ª edição do Prémio SIC Esperança - Rock in Rio Escola Solar.

Está a decorrer, até ao dia 30 de novembro de 2012, a 3ª edição do Prémio SIC Esperança - Rock in Rio Escola Solar.
Os projetos candidatos devem ter como objetivo a melhoria da qualidade de vida do tecido populacional, em situação de maior vulnerabilidade, e deverá ter em consideração a temática anual da SIC Esperança, o Envelhecimento Ativo e Solidariedade Intergeracional.
A verba para o financiamento do prémio foi gerada através da venda de eletricidade, produzida por painéis solares instalados em escolas por todo o país, na sequência da 1ª edição do Projeto Escola Solar do Rock In Rio, sendo o valor angariado para o Prémio de 2012 de 20.000,00€.
Podem apresentar candidatura as Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações sem fins lucrativos, Organizações não-governamentais, desde que legalmente constituídas e devidamente registadas no caso de IPSS ou instituições legalmente equiparadas, cumprirem as condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade, e estarem devidamente regularizadas junto da Administração Fiscal e da Segurança Social.
Para mais informações consultar o site www.sicesperanca.pt

sábado, 6 de outubro de 2012

Prémio Contra a MGF - Mudar aGora o Futuro

 Abertura de Candidaturas ao Prémio Contra a MGF – Mudar aGora o Futuro.



Esta é uma iniciativa da Comissão para Cidadania e Igualdade de Género (CIG) no âmbito do IV Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não Discriminação, 2011-2013, e do II Programa de Ação para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina.

O prémio dirige-se a associações sem fins lucrativos, que tenham inscrita no seu objeto ou denominação social a promoção dos direitos e interesses específicos de imigrantes e destina-se a distinguir projetos que contribuam para a erradicação desta prática tradicional nefasta.

O regulamento integral do Prémio, os critérios de avaliação e a ficha de candidatura podem ser consultados em Anexo.

Regulamento [download pdf]

Critérios de avaliação [download pdf]

Ficha de candidatura [download]

Fonte: CIG

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Residência Cristo Redentor celebrou 1º aniversário - Miranda do Corvo

Um singelo almoço do Conselho de Administração da Fundação ADFP na Residência Cristo Redentor, no Senhor da Serra, marcou o 1º aniversário deste lar de idosos atualmente com 45 das 55 vagas já preenchidas.
Após o almoço, Jaime Ramos, presidente da Fundação agradeceu a presença de todos e elogiou a engenheira Gabriela Andrade, autora de “um projeto bonito que não ficou caro” e a equipa que ali trabalha sob a coordenação de Judite Carvalho.
“Há que continuar a dedicarem-se e criar uma boa imagem, sem a qual não teríamos utentes” afirmou recordando que “as famílias vivem pior, com maior dificuldade para fazer face ás mensalidades, mesmo  não sendo caras”, acrescentou.
“Não somos uma Residência  luxuosa, mas temos que ser melhores que os outros, sobretudo na humanização dos cuidados prestados, para que os utentes se sintam bem e as famílias também”, concluiu, antes dos “parabéns” cantados pelos funcionários e todos os presentes, com direito a bolo de aniversário.
A Residência Cristo Redentor integra o Centro Social Comunitário do Senhor da Serra juntamente com uma creche.
O Lar é constituído por 30 quartos duplos com quarto de banho privativo (com banho assistido) e TV, 3 salas de atividades e convívio, gabinetes técnico, médico e de enfermagem, refeitório, biblioteca, espaços exteriores e terraço. A equipa desta Residência é especializada e multidisciplinar, sendo constituída por Técnica Superior de Serviço Social (Direção Técnica), Psicóloga, Animadora e Monitor de Educação Física, Médico, Equipa de Enfermagem 24 horas por dia, Fisioterapeuta, Administrativa, Equipa de Funcionárias e Motorista.
A Creche, com capacidade para 30 crianças e uma área de 350m2, è constituída por: Gabinete Administrativo / Acolhimento, Instalações Sanitárias para o pessoal, Instalações Sanitárias para Deficientes, Instalações Sanitárias para Crianças em que a zona para se guardar os bacios será de baixo da banca de mudas, Refeitório, Berçário, 2 Salas de Atividades, Hall, 2 Arrumos para Catres, Sala de Pessoal / Espaço de Isolamento e Compartimento Técnico.
É de realçar também que as atividades socioculturais do Lar se guiam por um plano semanal diversificado, complementadas por atividades do plano mensal. Assim, independentemente do mês do ano, existem uma série de diferentes atividades que são realizadas semanalmente, entre elas a ginástica, trabalhos manuais, realização de jogos de concentração e memória, caminhadas e leitura das notícias. E de acordo com várias épocas do ano, dias festivos e feriados nacionais, são propostos diferentes conjuntos adicionais de atividades. Deste modo, as atividades promovidas, as quais são adaptadas por parte das técnicas responsáveis pelas atividades de animação às capacidades físicas e cognitivas de cada um dos utentes, objetivam a ocupação dos tempos livres, o estímulo das suas capacidades, a promoção da autonomia e a melhoria da saúde física e mental. Como a Residência Cristo Redentor tem uma localização privilegiada, abrangendo a área de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, e está envolta num ambiente muito tranquilo, promovemos caminhadas/passeios diários com os nossos utentes.

Fonte: Dr. Jaime Ramos - Presidente do Conselho de Administração da ADFP

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Segundo Ano do Solidariamente.Solidário

Olá a todos/as

O Solidariamente.Solidário vai comemorar o seu segundo aniversário.
Nasceu no dia 5 de outubro de 2010, sem grandes expectativas, ou ambições, no entanto ao longo destes dois anos, foi ganhando o seu espaço, ou melhor, o seu ciberespaço.
O seu conteúdo é diversificado, tal como a realidade social, mas mesmo assim, nos cerca de 350 posts, partilhados convosco, mereceram 14 660 visitas de vários pontos do globo nomeadamente: de Portugal com 10394, dos Estados Unidos com 1752 visitas, do Brasil com 811, Rússia com 480, Alemanha com 473, França com 101, Reino Unido com 81, Holanda com 52, Suécia com 35, Ucrânia com 31 visitas, entre outras nacionalidades.
Acolheu, com muito prazer, pedidos de divulgação de iniciativas, "ouviu" palavras reconfortantes e motivadoras e, algumas repreensões, em períodos de maior inércia.
Tudo isto contribuiu para a continuidade do Solidariamente.Solidário, que não é mais do que um espaço de disseminação de informação, de ações formativas, seminários, legislação, entre outros, no âmbito da intervenção social.

O Solidariamente.Solidário está aí e vai continuar connosco (comigo e com vocês - visitantes e seguidores), visitem-no sempre que quiserem, serão sempre bem-vindos/as.

 

domingo, 30 de setembro de 2012

ISS promove Ciclo de 5 Encontros Temáticos «Envelhecimento Ativo e Solidariedade Intergeracional»

Logotipo Ano EuropeuO Centro de Recursos em Conhecimento (CRC) do Instituto da Segurança Social promove um Ciclo de 5 Encontros Temáticos subordinados ao tema “Envelhecimento Ativo e Solidariedade Intergeracional", que irão realizar-se no Auditório da Inspeção Geral do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, sito na av. Elias Garcia, n.º 12, 1049-042, em Lisboa, entre as 16h00 e as 17h30, de acordo com calendarização apresentada no Programa abaixo.
A entrada é gratuita, com inscrição obrigatória.
Confirmação de presença:
Envio dos dados (nome, telefone ou e-mail) por:
Telefone: 21 844 56 71
E-mail: ISS-CRC@seg-social.pt


PROGRAMA
Encontro 1. — Envelhecimento, Emprego e Aprendizagem ao Longo da Vida
Dia 11 de outubro, 16h00
Hélia Moura, Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P.
Luís Jacob, RUTIS

Encontro 2. — Envelhecimento, Saúde Pública e Mobilidade Urbana
Dia 25 de outubro, 16h00
Lúcia Santos, Associação Nacional de Municípios
Maria João Quintela, Direção Geral da Saúde

Encontro 3. — Envelhecimento, Família e Relações Intergeracionais
Dia 8 de novembro, 16h00
Ana Margarida de Sousa, Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Manuel Oliveira Carrageta, Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia

Encontro 4. — Envelhecimento, Voluntariado e Organizações de Solidariedade Social
Dia 22 de novembro, 16h00
Marcelo Feio, Confederação Portuguesa de Voluntariado
Nuno dos Santos Rodrigues, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Encontro 5. — Envelhecimento, Economia e Equidade Social
Dia 6 de dezembro, 16h00
Fernando Ribeiro Mendes, Ministério do Emprego e da Economia
Brenda Jonhson, Instituto da Segurança Social, I.P. (a confirmar)

Fonte: Segurança Social

Workshop "Brincar é Coisa Séria" - Covilhã

No próximo dia 2 de Outubro, a CooLabora vai promover mais um workshop destinado a pais, mães, avós e avôs e outros educadores/as desta vez com o tema “Brincar é Coisa Séria”. Nesta sessão, pretende-se abordar a importância do brincar num mundo onde muitas vezes é difícil a gestão das agendas cheias de crianças e adultos.
Este workshop insere-se na Escola de Formação Parental para a Igualdade e Cidadania que a CooLabora tem desenvolvido na Covilhã e que tem como objectivo reforçar competências em educação para a igualdade e para a resolução não violenta de conflitos.
Esta é uma iniciativa do projecto "Muda-te", financiado pela CIG/POPH, que visa contribuir para a mudança social relativa aos papéis de género e promover a igualdade de género enquanto dimensão central da cidadania.

Fonte: http://www.coolabora.pt/pt/evento/28

Para mais informações contactar:
COOLABORA, CRL
Consultoria e Intervenção Social
Quinta das Rosas, Lote 6, RCH Esq. 6200-551Covilhã PT
tel e fax: +351 275335427  telemóvel +351 967455775
www.coolabora.pt

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Passeio Solidário EpiFit - 6 de outubro - Coimbra

EPI vem, por este meio, informar que irá realizar, no próximo dia 6 de Outubro em Coimbra, um passeio solidário, intitulado: "Passeio Solidário EpiFit".
Esta é uma iniciativa que visa sobretudo reduzir o impacto de ideias erróneas e mitos associadas à prática de desporto e cuidados alimentares correlacionados com a patologia da epilepsia. Paralelamente, é nosso objectivo angariar fundos que nos permitam implementar um projecto pioneiro em Cantanhede - Coimbra - o projecto "Arco Íris". Este projecto visa colmatar as necessidades de integração ocupacional e pré-profissional de 20 jovens com epilepsia e cumulativamente um grau de incapacidade e/ou deficiência moderado, para os quais não se registam na comunidade resposta adequada.
Desta forma, vimos por este meio condida-lo(a) a juntar-se a nós e participar nesta iniciativa. Atualmente contamos já com a confirmação de outras caras conhecidas no panorama desportivo e não só, tais como:
- NAIDE GOMES (atleta multi-medalhada em campeonatos do Mundo e da Europa no pentatlo e salto em comprimento);
- BEATRIZ GOMES (atleta olímpica medalhada da Canoagem);
- GUILHERME PRATA RIBEIRO (atleta medalhado de Rugby);
- BRUNA CUNHA (atleta medalhada de Basquetebol);
- BRUNO SANTOS (Campeão do Mundo de Kickbox categoria menos de 75Kg);
- JOÃO SANTOS (atleta medalhado de Remo), etc.

Inscrições e Informações:
Epi Coimbra Av. Bissaya Barreto, n.º 268 R/c A
3000-075 Coimbra
Tel e Fax 239 482 865
Email: epicoimbra@epilepsia.pt

Custo de Participação:
5€ (t-shirt oferta)

Formalização da Inscrição:
Preenchimento da Ficha de Inscrição e envio por: Email, CTT e/ou presencial.
Os inscritos que optarem por realizar o pagamento via Transferência Bancária (TB), deverão fazer-nos chegar via CTT ou e-mail o talão comprovativo da TB e se possível identificar-se na TB. NIB: 0010 0000 384 11 42 000 314

Fonte: http://www.epilepsia.pt/articles/passeio-solidario-epifit

PARTICIPE NESTA INICIATIVA!!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cantinas Sociais em Cantanhede


(...)As Cantinas Sociais que, no âmbito do Programa de Emergência Social, visam assegurar alimentação condigna a setores da população que evidenciam necessidades a este nível, situação que tem vindo a acentuar-se por efeito da grave crise económica que o país atravessa.
No concelho de Cantanhede, a partir de 1 de outubro, vão entrar em funcionamento, três Cantinas Sociais que, através de parcerias ativas entre as instituições que integram a Rede Social, irão garantir a cobertura do território do Concelho no fornecimento de refeições, com custo até um euro por unidade, às famílias que mais necessitam.
Assim, a que vai ser implementada pela Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede tem como área de abrangência as freguesias de Bolho, Camarneira, Cantanhede, Covões, Febres, Ourentã e Pocariça; a da Fundação Ferreira Freire dará resposta às solicitações das freguesias de Ançã, Cordinhã, Murtede, Outil, Portunhos e Sepins, bem como dos lugares de Fornos e Zambujal, da freguesia de Cadima; e a que será dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha atenderá as situações sinalizadas nas freguesias de Cadima, Corticeiro de Cima, São Caetano, Sanguinheira, Tocha e Vilamar.
Poderão recorrer a este serviço os idosos em situação de carência, famílias expostas ao fenómeno do desemprego, agregados familiares com baixos rendimentos e com filhos a cargo, pessoas com deficiência e com dificuldade em ingressar no mercado do trabalho ou munícipes em situação de emergência temporária, entre outros.
A identificação e sinalização dos beneficiários deste apoio social é da responsabilidade das instituições que irão facultar as refeições confecionadas nas cantinas sociais da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, da Fundação Ferreira Freire e da Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha, designadamente as IPSS’ que, em articulação com estas entidades, estarão diretamente envolvidas no processo e na operação logística inerente.
(...)

sábado, 22 de setembro de 2012

Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos

Gestão de Organizações sem Fins LucrativosGestão de Organizações sem Fins Lucrativos
O desafio da inovação social
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 480
Editor: Vida Imobiliária
ISBN: 9789898414021
Sinopse
Uma edição que se revela oportuna dado que aborda a questão da inovação social numa altura em que a União Europeia acaba de lançar o conceito da Innovation Union [COM(2010) 546 final, de 6 de Outubro], assumido a inovação como a estratégia mais eficaz para enfrentar os desafios sociais mais urgentes, como as alterações climáticas, a escassez de energia e de recursos, a saúde ou envelhecimento.

"Em Portugal, a literatura sobre gestão tem sido, em geral, omissa quanto ao sector não lucrativo, escasseando livros técnicos ou ensaios académicos que contribuam para o seu fortalecimento e capacitação. Este livro, ao demonstrar um equilíbrio muito bem conseguido entre uma dimensão mais técnica e um conteúdo mais generalista, enquadrado em geral na temática fundamental da inovação social, tem condições para se revelar como um instrumento essencial não apenas para todos aqueles que trabalham nas organizações sem fins lucrativos, mas também para um público mais alargado que se revê e se interessa pela missão deste sector". (in prefácio por Emílio Rui Vilar)

ÍNDICE
PARTE I - FÓRUM SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL

1. Inovação social, a agenda do futuro
Diogo Vasconcelos, Cisco
2. Inovação Social / Social Innovation
Geoff Mulgan, Young Foundation
3. Bolsa de Valores Sociais: inovação e valor social
Celso Grecco, Bolsa de Valores Sociais
4. Networking: o caminho para a inovação e o impacto / Networking: the fast-track for innovation and impact
Filippo Addarii, Euclid Network
5. Para além do negócio: o papel das empresas sociais na criação de valor social
Helena Quoniam Gata, TESE - Associação para o Desenvolvimento
6. Empreendedorismo e Inovação Social
Miguel Alves Martins e Susana Frazão Pinheiro, Instituto de Empreendedorismo Social

PARTE II - GERIR ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS (OSFL)

1. Liderança e Gestão de OSFL
João Wengorovius Meneses, TESE - Associação para o Desenvolvimento
2. Gestão e Planeamento Estratégico nas OSFL
Raquel Campos Franco, Universidade Católica Portuguesa e Impulso Positivo - Grupo Editorial Vida Económica e Carlos Azevedo, União Distrital das IPSS - Porto
3. Partes Interessadas e as OSFL
Ana Roque, Inspire
4. Marketing nas OSFL
Raquel Campos Franco, Universidade Católica Portuguesa e Impulso Positivo - Grupo Editorial Vida Económica
5. Comunicação nas OSFL
Rui Martins, Associação Dianova Portugal, Nuno Santos, Press-à-Porter e Sara Batalha, MTW - Portugal
6. Gestão de Pessoas nas OSFL
Cristina Parente, Faculdade de Letras - Universidade do Porto
7.Gestão de Voluntariado nas OSFL
Graça Rojão, CooLabora e Patrícia Araújo, Universidade Católica Portuguesa
8. O desafio da sustentabilidade das OSFL e as finanças locais
Carlos Azevedo, União Distrital das IPSS - Porto e Pedro Couto, SEDES
9. A Fiscalidade nas OSFL
Rui Hermenegildo Gonçalves, Fundação Calouste Gulbenkian
10. Avaliação nas OSFL
Paulo Teixeira, Logframe
Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos de Carlos Azevedo, João Wengorovius Meneses, Raquel Campos Franco, Vários

Fonte: Wook