domingo, 31 de outubro de 2010

As dimensões da exclusão social

Citando o Prof. Rogério Roque Amaro


Considera-se a exclusão social, essencialmente como
Uma situação de falta de acesso às oportunidades oferecidas pela sociedade aos seus membros
Desse modo, a exclusão social pode implicar privação, falta de recursos ou, de uma forma mais abrangente,
ausência de cidadania, se, por esta, se entender a participação plena na sociedade, aos diferentes níveis
em que esta se organiza e se exprime: ambiental, cultural, económico, político e social.
Daí que a exlusão social seja necessariamente multidimensional e se exprima naqueles diferentes níveis
(ambiental, cultural, económico, político e social), não raramente sendo cumulativa, ou seja, compreendendo
vários deles ou mesmo todos.
De outra forma, pode-se dizer que a exclusão social se exprime em 6 dimensões principais do quotidiano
real dos indivíduos, ao nível:

 
- do SER, ou seja da personalidade, da dignidade e da auto-estima e do auto-reconhecimento individual;

- do ESTAR, ou seja das redes de pertença social, desde a família, às redes de vizinhança, aos grupos de 
convívio e de interacção social e à sociedade mais geral;

- do FAZER, ou seja das tarefas realizadas e socialmente reconhecidas, quer sob a forma de emprego
remunerado (uma vez que a forma dominante de reconhecimento social assenta na possibilidade de se
auferir um rendimento traduzível em poder de compra e em estatuto de consumidor), quer sob a forma de
trabalho voluntário não remunerado;

- do CRIAR, ou seja da capacidade de empreender, de assumir iniciativas, de definir e concretizar projectos,
de inventar e criar acções, quaisquer que elas sejam;

- do SABER, ou seja do acesso à informação (escolar ou não; formal ou informal), necessária à tomada
fundamentada de decisões, e da capacidade crítica face à sociedade e ao ambiente envolvente;

- do TER, ou seja do rendimento, do poder de compra, do acesso a níveis de consumo médios da sociedade,
da capacidade aquisitiva (incluindo a capacidade de estabelecer prioridades de aquisição e consumo).
A exclusão social é, portanto, segundo esta leitura, uma situação de não realização de algumas ou de todas
 estas dimensões.

É o “não ser”, o “não estar”, o “não fazer”, o “não criar”, o “não saber” e/ou o “não ter”.
Esta formulação permite ainda estabelecer a relação entre a exclusão social, entendida desta forma
abrangente, e a pobreza, que é basicamente a privação de recursos (exprimindo-se nomeadamente
ao nível da exclusão social do fazer, do criar, do saber e/ou do ter), ou seja uma das dimensões daquela.

2 comentários:

  1. Ainda de acordo com o Prof. Rogério roque Amaro existem cinco pressupostos para sairmos da crise, eles são:
    - Democracia Participativa;
    - Solidariedade;
    - Co-responsabilidade;
    - Criatividade;
    - Conjugar a eficiência com a eficácia.

    Missão complicada...mas possível...depende de cada um de nós.

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  2. A Pobreza e a Exclusão Social acentuaram-se com a crise.
    A Pobreza (conceito multidimensional) implica a falta de rendimentos, privação na satisfação das necessidades básicas, o não acesso aos recursos fundamentais à vida humana(emprego, saúde, habitação, educação, ambiente...).

    Lutar contra a Pobreza e a Exclusão Social é diferente de lutar contra a privação. A Exclusão Social pressupõe a ruptura dos laços sociais (isto é um índividuo pode estar integrado profissionalmente e ser excluído atendendo à fragilidade/inexistência dos laços sociais - ruptura com a família, colegas de trabalho, vizinhança...).

    Compete a todos nós, sobretudo àqueles que se encontram em situação de pobreza e/ou exclusão (ou a partir destes), activarmos competências (capacitação) e promovermos a inserção, a partir da sociedade e das suas organizações (nomeadamente: melhorando as políticas; tornando os recursos mais acessíveis e evitando os custos com o rivalismo). Desta forma estamos a potenciar a inclusão.

    Assim, da junção da inserção e da inclusão, emerge a integração sistémica, isto é a coesão social.

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