domingo, 31 de outubro de 2010

Teleassistência ao Domicílio

A Câmara Municipal de Coimbra implementou em 2004 um projecto de Teleassistência ao Domicílio junto da população idosa do concelho que consiste no funcionamento de uma central de assistência permanente, pronta a responder a qualquer situação de emergência, 24h por dia através de um sistema de comunicação rápido e seguro.
Medida a favor da população sénior do concelho que consiste na instalação de um equipamento na linha de telefone fixo e que permite accionar, através de uma chamada telefónica, um conjunto de serviços. 

Que Serviços:


  • O envio urgente de médicos, enfermeiros, ambulâncias, polícia, bombeiros, contactos com familiares, amigos ou outras pessoas, bem como, simplesmente para combater a solidão destes idosos;


  • Assessoria médica por telefone, informação sobre unidades de saúde e farmácias de serviço;  


  • Envio de profissionais para a resolução de avarias domésticas;


  • Apoio Psicológico e Jurídico presencialmente ou por telefone, por parte da "Humana Global"(ONG que colabora com a CMC neste apoio à população sénior do concelho).
    Quem pode ser beneficiário:
    • Esta é uma acção destinada a indivíduos de idade igual ou superior a 65 anos, a residirem sós no concelho de Coimbra e com rendimentos iguais ou inferiores ao salário mínimo nacional.
    • A mensalidade do serviço é totalmente assegurada pela Câmara Municipal de Coimbra, pelo que os utentes só terão que custear os impulsos que fizerem ao custo de uma chamada local.
    Os interessados que se enquadrem no perfil delineado, devem fazer a sua inscrição junto da Divisão de Acção Social e Família.  


  • INFORMAÇÕES
    O serviço de Teleassistência ao Domicílio surgiu em 2004 e, desde então, já apoiou 125 pessoas um pouco por todo o concelho de Coimbra. Actualmente são 72 os beneficiários activos do programa.


    Fonte: http://www.cm-coimbra.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=74&Itemid=200

    Sem comentários:

    Enviar um comentário