sábado, 9 de outubro de 2010

Plataforma Itinerante de Animação Sócia-Educativa – Museu Móvel

A Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL foi incubada no âmbito do Projecto de Luta Contra a Pobreza e pela criação de um programa para o desenvolvimento das empresas de inserção sócio-profissional dos Açores – O Projecto IDEIA, iniciado em 1999. É equiparada a Instituição Particular de Solidariedade Social, nos termos da Lei n.º 101/97 de 13 de Setembro, adaptada à Região pelo Decreto Legislativo Regional n.º 22/2000/A, de 9 de Agosto, que equipara as Cooperativas de Solidariedade Social, que prossigam os objectivos previstos no Estatuto das IPSS’s. E sendo-lhe aplicado o mesmo estatuto de direitos, deveres e benefícios das IPSS’s, adquiriu ao abrigo do art. 8º do Decreto-Lei n.º 119/83, de 25 de Fevereiro, a natureza de pessoa colectiva de utilidade pública.
Representa na Região a Rede de Economia Solidária dos Açores, formada actualmente por 21 instituições sem fins lucrativos que apoiam e acompanham públicos em risco promovendo a sua inclusão, nomeadamente através da formação e empregabilidade, tendo como referencia os princípios de Economia Solidária. Integra também a Rede de Economia Solidária da Macaronésia constituída pelas Regiões Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira.

No âmbito das suas actividades a Cresaçor dinamiza em parceria a Plataforma Itinerante de Animação Sócia-Educativa - Museu Móvel.
Este projecto é o resultado de uma parceria estabelecida entre o Museu Carlos Machado e a Cresaçor, apoiado pela Direcção Regional da Cultura e pelo Instituto de Acção Social, com o qual se pretende levar o Museu às várias comunidades da Ilha de S. Miguel, especialmente àquelas cujo afastamento dos centros urbanos as impedem de usufruir de certos bens culturais. Assim, a carrinha museu desloca-se às localidades levando além de peças da colecção do Museu Carlos Machado, exposições, ateliers e outras actividades relacionadas com esta instituição cultural.

Fonte: http://www.cresacor.org/areasactividade.php

1 comentário:

  1. “O caminho para a inclusão de todas as pessoas assenta nas parcerias, complementariedade e partilhas, numa lógica de igualdade, solidariedade e liberdade.”


    Elza Pais
    Secretária de Estado da Igualdade

    ResponderEliminar