Eventos locais em diversas regiões europeias
Decorre, de 4 a 7 de Outubro de 2010, a oitava edição do OPEN DAYS – Semana Europeia das Regiões e das Cidades, em Bruxelas, contemplando no seu Programa 130 seminários, já com cerca de 6000 participantes, além 260 eventos locais, que se realizam em toda a Europa, incluindo Portugal, que se prolongam até Novembro..
Organizado anualmente desde 2003, o maior evento de Política Regional da União Europeia, atingiu em 2010 a maior participação de sempre: 247 regiões e cidades de 34 países, e está alinhado com a nova estratégia europeia “Europe 2020” sobre o futuro da política de coesão pós 2013, tendo como grandes temas de debate para 2010: Competitividade, Concorrência e Coesão.
Portugal organizou vários eventos no âmbito da sua participação em Bruxelas, além de diversos eventos locais, espalhados pelo país, nomeadamente:
Pela quarta vez consecutiva, a Região de Lisboa e Vale do Tejo, através da CCDR-LVT assume a liderança de uma parceria regional que engloba onze regiões e cidades, tendo optado pela temática do “Crescimento Inteligente e o Bem-estar”, enquanto factores chave na construção de territórios inteligentes. A CCDR-LVT organizou um momento cultural, que teve lugar no dia 4 de Outubro, pelas 20h30, promovendo a presença do projecto OSAIS (projecto de ajuda financeira dos Estados Membros às PME) no Meeting Place (espaço de exposição no Comité das Regiões), durante toda a semana.
A participação da CCDR-LVT nos OD 2010 passa também pela organização do debate “Grow Smart! Focusing Regional Policy on Future Well-Being”, cuja discussão incide sobre iniciativas/projectos que promovem o talento e a criatividade, acções territoriais que incentivam a participação pública e políticas públicas que encorajam a tolerância e a inclusão social. Este evento teve lugar no dia 5 de Outubro, entre as 14h30 e as 18h00, na Representação Permanente de Portugal em Bruxelas (REPER).
A Região Centro participa nos Open Days em parceria com outras nove regiões europeias, incluindo o Norte – conglomerado que adotou a designação de “2020 Regions: Acting for the future”. No âmbito das iniciativas previstas, o Centro vai apresentar o seu “cluster do habitat sustentável” no seminário “From knowledge to growth: stimulating the green economy”, por Ana Abrunhosa, da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro. O cluster vai, de resto, estar presente no Meeting Place, na área da ‘economia verde’, com stand próprio.
A CCDRC está, ainda, presente na área da cooperação territorial, em parceria com Castilla y Léon, apresentando o MIT – Mobilidade, Inovação e Território, projecto âncora da estratégia de cooperação mútua. Na mesma linha, será divulgada a recém criada Euroregião EUROACE, uma comunidade de trabalho formada pelas regiões lusas do Centro e Alentejo e a Extremadura espanhola.
Em paralelo, a região Centro organiza um evento local, no Palace Hotel da Curia, onde, a 6 de Novembro, terá lugar o workshop “O cluster do habitat sustentável no contexto das políticas públicas de apoio à competitividade regional e à economia verde”.
A Região Alentejo está mais uma vez presente participando num conglomerado formado por regiões e cidades italianas, polacas, checas, turcas, holandesas e búlgaras que abordarão as boas práticas experimentadas no contexto da cooperação transfronteiriça, genericamente subordinadas ao tema “Juntos para uma melhor qualidade de vida: lições sobre a cooperação transfronteiriça”. O Alentejo aborda, de forma genérica, a sua experiência de quase duas décadas de cooperação transfronteiriça e, de modo mais actual e prospectivo, as virtualidades da recém criada Euroregião EUROACE, levando ao conhecimento dos participantes a metodologia e as linhas gerais da Estratégia EUROACE 2020. As três regiões que compõem a EUROACE - Alentejo, o Centro de Portugal e a Extremadura -, estarão também presentes na "aldeia temática" dedicada à cooperação transfronteiriça na Europa, onde, no final da manhã do dia 6 de Outubro, se realizou uma apresentação geral e uma conferência de imprensa com os altos responsáveis pela EUROACE.
Por sua vez a Região Autónoma dos Açores organiza, em Ponta Delgada, de 4 a 6 de Novembro, o congresso internacional “Economia, Território e Coesão – Caminhos Possíveis na Prevenção e Luta contra a Pobreza”, através da Secretaria Regional para a Economia dos Açores.
O OPEN DAYS é uma organização conjunta da DG REGIO – Direcção-Geral de Política Regional da Comissão Europeia e do Comité das Regiões que, na sua oitava edição, conta com mais de 100 conferências e seminários em Bruxelas, bem como 260 eventos a nível local. São esperados mais de 6000 participantes incluindo representantes do poder local, regional e nacional, e ainda altas individualidades da União Europeia, académicos e meios de comunicação social.
Este grande evento foi galardoado com o Prémio “Melhor Evento de 2009”, entregue ao Comité das regiões e à DG REGIO, pela sua inovação e pelo prestígio nacional e internacional que este grande evento proporciona à cidade de Bruxelas
Fonte/Mais informação: http://ec.europa.eu/regional_policy/conferences/od2010/index.cfm
Sem comentários:
Enviar um comentário