COMUNICAÇÃO SOCIAL E APOIO À VÍTIMAO Seminário Victims of Terrorism in Europe será realizado nos dias 21 e 22 de Outubro de 2010, em Lisboa (Hotel VIP Grand Lisboa). Será uma importante oportunidade para investigadores e profissionais, designadamente jornalistas, interessados no tema do Apoio às Vítimas de Terrorismo (e aos seus familiares e amigos), na União Europeia.
Este evento será organizado no âmbito do Projecto PAX (JLS/2007/ISEC/473) é coordenado pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e apoiado pela Comissão Europeia através do Programa Prevenir e Combater a Criminalidade (Decisão do Conselho 2007/125/JAI, de 12.02.2007), integrado no Programa Geral Segurança e Protecção das Liberdades. As suas finalidades são:
1) Promover a partilha de saberes;
2) Promover o desenvolvimento de competências psicossociais e jurídicas;
3) Promover a cooperação entre os profissionais e as organizações de apoio à vítima na União Europeia, bem como com as forças policiais;
4) Contribuir para reforçar a cooperação e promover o desenvolvimento de redes ou de organizações que apoiam e representam as vítimas na Europa.
Este seminário será co-organizado pela Rede Europeia das Vítimas de Terrorismo (NAVT), uma plataforma europeia que tem por finalidade estimular a cooperação transnacional entre as organizações de vítimas de Terrorismo e defender os interesses das vítimas ao nível da União Europeia.
O Seminário Victims of Terrorism in Europe centra-se-á em duas abordagens: o papel dos Órgãos de Comunicação Social e o papel das Organizações de Apoio à Vítima. Assim, focará os seguintes aspectos:
a) Enfrentar um ataque terrorista – estratégias de intervenção: que serviços de emergência devem ser mobilizados?
b) Apoio Psicossocial e Jurídico a Vítimas de Terrorismo: necessidades imediatas e padrões de qualidade na intervenção;
c) Gerir a reacção a um ataque terrorista: formar profissionais;
d) Cooperação entre serviços de emergência e serviços de apoio à vítima;
e) Comunicação Social e vítimas e familiares de vítimas: desafios e limites éticos.
No primeiro dia do evento, os participantes terão a oportunidade de ouvir o testemunho pessoal de várias vítimas de Terrorismo e de lhes colocar algumas questões. Será também apresentado um manual de procedimentos sobre apoio a vítimas de Terrorismo, suas famílias e amigos.
Fonte: http://www.apav.pt/pax/index_pt.html
Sem comentários:
Enviar um comentário