quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Projecto Salto

Identificação do Projecto
O Projecto Salto pretende promover o desenvolvimento de competências para a autonomia em crianças e jovens acolhidos em instituição. Assume-se metaforicamente como uma corrida de cem metros barreiras, onde, num contexto não institucional e de forma positiva e desafiadora os/as jovens vão descobrir e treinar competências essenciais para a sua adaptação e inclusão social.

Destinatários
Crianças e jovens acolhidos em instituição.

Objectivos
 - Facilitar o desenvolvimento de competências (pessoais e sociais) essenciais ao processo de autonomia
- Promover a experiência positiva de estilos de vida e comportamentos saudáveis. Dinamizar um espaço lúdico-pedagógico, desafiador e apreciativo em contexto não institucional.

Metodologias
- Formato de colónia de férias residencial em contexto não institucional.
- Metodologias de educação não formal. Actividades lúdico-pedagógicas experienciais e reflexivas que seguem a metodologia de aprendizagem de Brander.
- Metodologias relacionais tendo em vista o estabelecimento de uma relação informal positiva e apreciativa com os jovens.

Contexto
Este projecto nasce da vontade conjunta por parte de Educadores da Casa de Acolhimento de Emergência da Alameda e de Técnicos da Associação PAR, em agir de modo a promover o desenvolvimento de competências entendidas como fundamentais para a adaptação e inclusão social futura de crianças e jovens institucionalizados.

De forma a colmatar esta necessidade, foi elaborado em 2007, em parceria com o Instituto de Segurança Social, I.P, um projecto-piloto tendo em vista o desenvolvimento de um programa de treino de competências para a autonomia ajustado às especificidades desta população.

Tendo por base a avaliação e desenvolvimento desse projecto-piloto foi criado o Projecto Salto. Para o efeito, além da revisão e avaliação metodológica realizada, foi criada uma bolsa de monitores capacitados para esta intervenção. A versão final deste projecto tem sido aplicada, com sucesso, ao longo do ano de 2008, junto de crianças e jovens provenientes de diversas casas de acolhimento.

Mais valia do projecto
O Projecto Salto assume-se como um projecto inovador, criado e desenvolvido de forma a adequar-se às especificidades e necessidades das crianças e jovens acolhidos em instituição.

Baseando-se em metodologias aferidas e dispondo de uma bolsa de técnicos capacitados para o trabalho com esta população, disponibiliza uma experiência pedagógica positiva e apreciativa em contexto não institucional, onde, o desfrutar de estilos de vida saudáveis e o ultrapassar de desafios surgem como estratégias naturais de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

A quem recorrer para saber mais sobre o projecto:
Andreia Baptista
Departamento de Intervenção Social e Comunitária 
E-Mail:

Sem comentários:

Enviar um comentário