O Livro Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental vem contribuir para a divulgação do conhecimento sobre o processo de cuidar, tornando-se numa ferramenta útil tanto para cuidadores como para todos os interessados nesta área.
Trata-se de um manual de leitura, de consulta, para profissionais e cuidadores, ajudando-os não só a adequar os cuidados às necessidades da pessoa dependente, como também a não colocar em risco a sua própria saúde.
Descreve as principais intervenções a adoptar pelos profissionais de saúde, de modo a que, quem cuida não fique por cuidar. Cuidar de idosos constitui um acto de amor da maior relevância que deve ser incentivado e preservado. “As famílias portuguesas vão ser cada vez mais postas à prova com a necessidade de dar apoio a idosos dementes. Os laços familiares são, certamente, um factor garantindo que os afectos continuam a circular entre os familiares e os idosos, mesmo quando dementificados. Citando de memória: alguém mostrava-se surpreendido com o enlevo com que um filho alimentava à colher sua mãe octogenária e tão dementificada que já não o reconhecia. Esse alguém comentou ”mas ela nem sabe quem és!”. “É verdade,” retorquiu o filho extremoso. “Ela não sabe quem eu sou, mas eu sei quem ela é!”.
Se apostamos em valorizar o quadro familiar ocupando-nos dos idosos dementificados, temos também de compreender e ajudar os cuidadores familiares informais.
Eurico Figueiredo
Conteúdo
Envelhecimento
Idoso com Dependência Física
Idoso com Dependência Mental
Cuidador/Prestador de Cuidados Informais
O Contexto Português
Fonte/Outras Informações: http://www.app.com.pt/wp-content/uploads/2011/01/717-0_Cuidar-Idosos.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário