sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Violência contra mulheres idosas em contexto familiar: Reconhecer e agir

A brochura " Violência contra mulheres idosas em contexto familiar: Reconhecer e agir" é um dos resultado do projecto “Quebrar o Tabu”, co-fi nanciado pela Comissão Europeia e desenvolvido entre 2007 e 2009 pelas entidades parceiras do projecto - Áustria, Finlândia, Itália, Polónia e Alemanha – e com a colaboração de entidades parceiras de França, Bélgica e Portugal.
Esta brochura dirige-se, por um lado, a profissionais que trabalham na área dos cuidados domiciliários (cuidados de  nfermagem no domicílio, apoio domiciliário e outros serviços domésticos), especialmente com pessoas idosas.
Trata-se de um grupo importante porque frequentemente são as únicas pessoas que mantém um contacto continuado com a pessoa idosa e que não pertencem à família, sendo que, muitas vezes, têm uma boa relação de confiança com as pessoas que apoiam. Deste modo, querendo ou não querendo, são por vezes as únicas pessoas que têm a possibilidade de denunciar casos de violência contra pessoas idosas.
Por outro lado, a brochura destina-se às equipas de coordenação que são responsáveis pela organização quotidiana dos serviços, pelo apoio e pela formação do pessoal técnico e pelo seu bem-estar físico e psicológico. Aquelas equipas têm de lidar com as denúncias que lhes são reportadas e encontrar os parceiros e os procedimentos adequados para desenhar soluções apropriadas e eficazes, em situações frequentemente muito delicadas.
Esta brochura pode ainda dar a pessoas de outros campos profissionais (tais como membros de instituições de apoio à vítima ou de casas-abrigo, bem como gestores/as de topo ou decisores/as políticos/as) algumas perspectivas sobre este assunto e, desta forma, contribuir para tornar mais próximos diferentes sectores e níveis de responsabilidade social.

Sem comentários:

Enviar um comentário